Fundação realiza palestra sobre o ensino técnico no País

Professora Marise Miglioli Lorusso falou sobre as diferenças entre os cursos técnicos, tecnólogos e de graduação

 

Nesta quarta-feira (31/05), a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura realizou mais uma edição do “Café com Inteligência”, encontro mensal entre os funcionários da entidade e palestrantes ligados às áreas de atuação da Fundação. Dessa vez a convidada foi a Professora Marise Miglioli Lorusso, que fez um panorama do ensino técnico no Brasil.


Durante a palestra, Marise explicou os diferentes cursos e acessos ao ensino. Segundo Marise, o curso técnico tem o objetivo de capacitar a curto prazo o profissional, podendo isso ocorrer no próprio Ensino Médio. Na esfera Federal esses cursos são distribuídos pelos Centros de Ensino Técnico (CEETs). No Estado quem leciona essa capacitação é a Escola Técnica Estadual (ETEC). Já em âmbito municipal é Fundação Paulistana a responsável por oferecer essa capacitação.


A professora destacou ainda que o ensino técnico serve como um impulso muito importante na carreira da pessoa, e que depois disso ele deve seguir para o nível superior. “O técnico tem como função formar o cidadão para executar tarefas com habilidades. Tem por caráter ser rápido e preciso, sem ampliar muito a sua linha de ensino ou pensamento. Já o ingresso no tecnólogo e bacharelado, por exemplo, trabalha mais a questão conceitual. O ideal é que o aluno use do técnico para ir construindo sua história acadêmica”, explica.


A professora deu dicas de como escolher o curso ideal para implantar em uma rede de ensino. Ela explica que há fatores que devem ser perfeitamente observados, como o local onde será aplicado o curso, análise de mercado para saber a demanda da área em questão e ter conhecimento no assunto, para poder tratar com colaboradores, empresas parceiras e poder público.
Marise é doutoranda em Administração, mestre em Comunicação e em Gestão da Informação e do Conhecimento. É professora há 40 anos, ministra aulas de MBI em Gestão de Pessoas na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Ela também é diretora do Centro de Documentação da Secretaria de Gestão do Município de São Paulo.


Cursos técnicos Fundação – A Fundação Paulistana está preparando novos cursos profissionalizantes para Cidade Tiradentes. São eles: Cuidador de Idosos (para a Escola Makiguti) e Maquiador Cênico, Auxiliar de Biblioteca, Recreador Cultural, Auxiliar de Cenotecnia, Iluminador Cênico e Sonoplasta (para o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes). O edital para a contratação dos educadores está aberto. Entre no nosso site e confira as especificações técnicas para cada inscrição.