Cidade Tiradentes recebeu Feira de Saúde no último sábado

A Escola realizou no dia 22 a Feira de Saúde, que foi o maior sucesso e atingiu um público de 1.170 pessoas

 

No último sábado, 22, a Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti abriu suas portas para dar verdadeiras aulas sobre assuntos extremamente importantes e necessários de serem trabalhados na comunidade. Foram 1.170 pessoas que passaram pela Escola na Feira de Saúde, onde alunos do segundo módulo dos cursos de Farmácia, Gerência em Saúde, Análises Clínicas e Saúde Bucal puderam por em prática o que aprendem em sala de aula.

Na Feira, foram abordados os temas: prevenção contra o mosquito aedes aegypti, que causa doenças como: dengue, chikungunya e zika vírus, apresentação de  diagnostico, tratamento, prevenção e distribuição do repelente produzido pelo alunos de Farmacia; tabagismo sob os aspectos econômico e prejuízos à saúde, profilaxia dentária, câncer bucal; apresentação do laboratório análises clinicas , circuito de naturologia, serviço oferecido pelo SUS.

Todos os assuntos foram pensados de maneira que o interesse da comunidade fosse despertado, já que todos falam de saúde pública e realmente estão presentes na vida de cada visitante. Além disso, vários alunos de terceiro semestre puderem expor seus Trabalhos de Conclusão de Curso, uma maneira encontrada pelos professores de prepararem os alunos para o dia oficial de apresentação.

 

A Feira de Saúde, faz parte do Projeto Interdisciplinar em Saúde, aprovado no novo plano de curso a partir deste semestre. Os alunos se dedicaram arduamente para realização deste evento, pensaram nos mínimos detalhes e em especial na participação de aproximadamente 200 crianças que foram recepcionadas em um espaço interativo, onde puderam aprender sobre os cuidados com a saúde bucal, por meio do escovódromo, jogos de tabuleiro, quebra cabeças e também puderam realizar pinturas no circuito de tabagismo. A preocupação surgiu pois muitas alunas têm filhos pequenos e essa foi a forma de transformar o evento em um atrativo para a família toda.

A aluna Marina Romeiro, que está cursando Gerência em Saúde II e nunca havia participado de uma feira estudantil antes, desenvolveu o projeto sobre tabagismo e contou um pouco sobre como foi a preparação de seu grupo para a apresentação: “Foi bem trabalhoso, tivemos que realizar bastante pesquisa, levantar muitos dados, porque nosso trabalho é sobre o custo do tabagismo, então precisamos de dados financeiros, saber quanto o governo investe. Realmente um trabalho de muita pesquisa”. Porém com sorriso nos rosto ela admitiu, todo o trabalho ajudou muito na absorção de informações e em seu processo de aprendizado.

Alunos de primeiro módulo estão realmente entusiasmados para realizarem suas apresentações no próximo semestre. Nós da Fundação Paulistana, além de orgulhosos estamos ansiosos para vermos a Feira se superar a cada edição. Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos!