Centros de Pesquisa e Documentação

CAPES - Banco de Teses – Disponibiliza duas ferramentas de busca e consulta a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país: Resumos - relativos a teses e dissertações defendidas a partir de 1987 (As informações são fornecidos diretamente à CAPES pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam pela veracidade dos dados) e Textos Completos - contêm a íntegra de teses e dissertações da área de História (Trata-se de projeto piloto da Área de História, coordenado pelo Prof. Manolo Florentino - UFRJ - com o apoio da CAPES).

CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – Fundado em 17 de setembro de 1978, é uma sociedade de caráter cientifico que congrega profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que possuem em comum o interesse pelo desenvolvimento das Ciências do Esporte. Os Congressos Brasileiros e Regionais de Ciências do Esporte, a Revista Brasileira de Ciências do Esporte, o Jornal do CBCE, suas Secretarias Estaduais e seus Grupos de Trabalho Temático passaram a expressar, cada vez mais e mais, a própria intenção de viabilização de canais de produção e difusão de saberes.

CELAFISCS - Centro de Estudo do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul –  Fundado em 1974, com o objetivo de promover a abordagem esportiva científica da prática da atividade física. Além da produção científica, um dos propósitos fundamentais é formar e capacitar profissionais em Ciências do Esporte.

CEME - Centro de Memória do Esporte – Implantado em Dezembro de 1996, na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o objetivo de reconstruir, preservar e divulgar a memória do esporte, da educação física, do lazer e da dança no Brasil. Desde 1990, a biblioteca da Escola começou a organizar seu acervo histórico composto por obras antigas e até mesmo raras. Com a criação do CEME, esse acervo foi ampliado através da doação de livros, periódicos, fotografias, filmes, vídeos e diferentes artefatos.

COBRASE - Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte – Fundado em 17 de agosto de 2001, sob a forma de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, visando a produção, a divulgação, a difusão e o estímulo à pesquisa científica nas áreas de conhecimento da saúde, do esporte e da atividade física. Publica o Fitness & Performance Journal.

NUTESES - Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses em Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial – Centro de informação localizado no Departamento de Educação Física e Esportes da Universidade Federal de Uberlândia / MG, criado em 1994 com o objetivo de resgatar, reunir, sistematizar, analisar, difundir e assegurar o acesso às informações referentes à produção científica, dissertações e teses, da área de Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial, desenvolvida por intermédio dos cursos de pós-graduação, específicos da área ou de áreas afins, no Brasil e exterior.

SIBRADID - Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva –Rede de informações cuja Unidade Central, está sediada na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. O principal serviço é disponibilizar, através da Internet, as bases de Dados: SIBRA - Base de Dados Bibliográficos Nacional - contém referências bibliográficas da produção científica nacional (monografia, artigo de periódicos, capítulos de livros, anais de congressos, dissertações e teses) e THES - Sport Thesaurus - Tesauro bilíngue (versão português-inglês) contendo os descritores da área desportiva.