Acervo SEME

Documentos, textos acadêmicos e conteúdos referentes a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Banho de Floresta
Texto acadêmico reunindo informações com base científica sobre a metodologia e benefícios da prática do “Banho de Floresta”, atividade desenvolvida pelo PEMA - Programa Esporte e Meio Ambiente.

Proposta de terminologia e codificação das práticas corporais oferecidas nos Centros Esportivos
Documento que propõe uma terminologia, codificação e descrição metodológica geral das diversas práticas corporais oferecidas nos Centros Esportivos da SEME, com vistas à orientação dos analistas na identificação, descrição e preparo de relatórios das modalidades que ministram.

Programa Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
Texto acadêmico que apresenta as definições, distinções e inter-relações entre os termos Esporte, Atividade Física, Exercício Físico e Aptidão Física, como proposta de terminologia atual a ser utilizada na SEME em seus diversos contextos de comunicação.

Retomada da atividade física na pós-pandemia de Covid-19
Conteúdo da aula online realizada em abril de 2021 no Curso “Retomada da atividade física na pós-pandemia de Covid-19” durante o isolamento social imposto em sua pandemia, ministrada aos analistas da SEME reunindo informações sobre aspectos da infecção e orientações sobre o retorno à atividade física aos pós recuperados da Covid-19.

Atividade física na população adulta
Documento com recomendações atuais na prevenção de doenças crônicas e na promoção e manuntenção da saúde.