Zona Sul ganha Centro de Atendimento a mulheres vítimas de violência

A SMPM inaugurou, em 3 de junho de 2016, o CRM Maria de Lourdes Rodrigues, em Capão Redondo, com a presença do Prefeito Fernando Haddad, da secretária Denise Motta Dau, da ex-ministra de políticas para as mulheres Eleonora Menicucci, de Ana Estela Haddad, primeira-dama e coordenadora do São Paulo Carinhosa, de Djamila Ribeiro, secretária adjunta da SMDHC, e de várias mulheres de movimentos sociais e feministas da região. Mais uma conquista da gestão Haddad para as mulheres da cidade de SP!

 O CRM Maria de Lourdes Rodrigues - uma homenagem à falecida Lurdinha Rodrigues feminista, socióloga, ativista de vários movimentos sociais, uma das fundadoras da Liga Brasileira de Lésbicas e coordenadora-geral da Diversidade Sexual da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal até fevereiro de 2015 - fica na rua Luís de Fonseca Galvão, 145, Parque Maria Helena, Capão Redondo. 

"Os Centros de Referência são importantíssimos; ter uma porta aberta para a mulher, sem nenhum tipo de barreira, em que ela possa contar sua história, e ter do lado de cá um profissional dedicado a isso", afirmou o Prefeito Fernando Haddad, na inauguração. "Nesta região moram mulheres que enfrentam cotidianamente várias discriminações e elas contam agora com um espaço onde podem  buscar informação, orientações e serem atendidas para romper com a violência de gênero de forma efetiva”, enfatizou Denise Motta Dau,  secretária municipal de Políticas para Mulheres.

A gestão do CRM Maria de Lourdes Rodrigues - uma reivindicação antiga das mulheres na região - será feita pelo Instituto Herdeiros do Futuro (IHF), com a supervisão da SMPM.

Os CRMs oferecem atendimento psicológico, social e jurídico, cursos, palestras, oficinas e grupos reflexivos para o empoderamento e autonomia econômica da mulher. Fazem, ainda, encaminhamento para Casas Abrigo e para outros serviços, se necessário.

Em março de 2016, a SMPM inaugurou o CRM Onóris Ferreira Dias, em São Miguel Paulista, na zona Leste, primeiro serviço da SMPM especializado no atendimento a mulheres em situação de violência naquela região.

Além da abertura dos dois novos CRMs este ano, para oferecer melhor qualidade em todos os serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres reformou totalmente os CRMs Casa Brasilândia e Casa Eliane de Grammont, que receberam novos mobiliários.

A SMPM reformou também os cinco Centros de Cidadania da Mulher (CCMs): CCM Itaquera (zona Leste), CCM Perus (zona Norte); CCM Capela do Socorro, CCM Parelheiros e CCM Santo Amaro (zona Sul). Os CCMs são espaços de empoderamento econômico e político de mulheres e de primeiro atendimento a mulheres em situação de violência. 

Confira os endereços e obtenha mais informações sobre os CRMs, CCMs e toda a Rede de Atendimento da Prefeitura de SP AQUI.

Leia também: www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/10974

 

Fotos Heloisa Ballarini /SECOM