SMPM participa do3º Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Industrias do Estado de São Paulo

A secretária Denise Motta Dau esteve presente no 3º Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias do Estado de São Paulo, em 15 de março. O evento foi realizado pela Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em parceria com as federações do trabalho: Fedtexsp, Fetivesp, Fetiesp, Ftiborsp, Fedtrabpapel, Fetivico, Fenatema e Fenatijer.

No encontro, foram abordados temas como a valorização da mulher e qualidade de vida no trabalho e a importância da presença e participação de mais mulheres na política e na organização sindical. “Existe uma necessidade urgente de as mulheres ocuparem mais os espaços políticos, pois somente assim os direitos e as políticas de equidade de gênero e raça serão garantidos e irão permitir às mulheres uma inserção maior e melhor no mercado de trabalho. As mulheres devem ter iguais oportunidades no mundo do trabalho, em todas as funções que queiram exercer, e somente a democracia pode garantir esse direito”, afirmou a secretária da SMPM. “Muitas das legislações que garantem direitos às mulheres estão persistentemente em disputa, como a licença maternidade, a aposentadoria com 30 anos de trabalho, entre outras.”


A Secretária Denise Motta Dau também ressaltou a importância de mais espaço para as mulheres em ocupações que são consideradas como tradicionalmente masculinas. A Prefeitura Municipal de São Paulo, recentemente, instituiu uma Portaria construída pelas Secretarias Municipais de Transportes, Políticas para as Mulheres e Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de garantia de no mínimo 30% de colaboradoras mulheres nas Concessionárias de Transporte da Prefeitura de São Paulo, saiba mais sobre ela aqui.


Além disso, no dia 08/03, Dia Internacional de Luta das Mulheres, o Prefeito Fernando Haddad enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que trata sobre o Assédio Sexual na Administração Pública, como forma de prevenir e combater essa prática na gestão municipal. “Vamos prestigiar este dia internacional com gestos relevantes, atitudes que valorizam a mulher. A lei é um gesto avançado porque ela fecha brechas da legislação, que é frágil. Questões que ficavam numa zona cinza vão receber luz”, afirmou Haddad. Saiba mais sobre o PL aqui (http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/9644#ad-image-0)