Transcidadania completa um ano com festa de formatura

Primeira turma recebe os certificados de conclusão dos cursos de Mercado de Trabalho e Direitos Humanos, realizados em 2015. As/os 31 formandas/os do ensino fundamental ou médio também foram homenageadas/os. No evento, o Prefeito Fernando Haddad anunciou o aumento da bolsa-auxílio para R$ 910 e o dobro de vagas, dos atuais 100 para 200 beneficiárias/os.

Implantado em janeiro de 2015, o Programa Transcidadania dá oportunidade a travestis e transexuais de retornarem aos estudos, concluírem o ensino fundamental e médio e receberem qualificação profissional. Com isso, o programa visa novas oportunidades de trabalho, reintegração social e resgate da cidadania às/aos beneficiárias/os. Atualmente 200, elas/es recebem bolsa-auxílio e acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico durante os dois anos de permanência no programa.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres (SMPM), Educação (SME), Saúde (SMS); Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A SMPM mantém diálogo frequente com os movimentos e ativistas pelos direitos dos travestis e transexuais e participou da implementação do Transcidadania.