16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Durante os 16 DIAS DE ATIVISMO, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) desenvolveu inúmeras atividades contra a violência de gênero e pelo empoderamento econômico, político e cultural das mulheres. Comemorou também conquistas importantes como a criação do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM) e o lançamento da Pedra Fundamental da Casa da Mulher Brasileira (CMB).

A jornada teve inicio no Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher (25/12) e contemplou também o Dia Mundial de Combate à Aids (01/12), da Pessoa com Deficiência (03/12) e o Dia Nacional e Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06/12). Todas as datas foram temas de ações, reflexão e debate e contaram com a presença da Unidade Móvel “Mulher, Viver sem Violência”, ônibus adaptado para acolher, atender e dar orientação sobre serviços especializados no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.

Em várias regiões da cidade, a equipe da SMPM organizou rodas de conversa, caminhadas e cine-debates. Um exemplo foi a Caminhada “Balança Parelheiros pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, no dia 3 de dezembro, realizada pelo Centro de Cidadania da Mulher de Parelheiros da SMPM, com o objetivo alertar à população contra a violência doméstica e distribuir material informativo sobre os serviços de atendimento à mulher vítima de violência.

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Mostra de Economia Solidária e Feminista, reuniu centenas de pessoas no vão Livre da Praça das Artes e ofereceu oficinas, palestras e exposição de artesanato, roupas, alimentos, biojóias. Tudo produzido e comercializado de acordo com os princípios da economia solidária e feminista.

Durante a jornada, foi fechada também uma importante parceria entre a SMPM e os Correios, que estão distribuindo, em suas 600 agências, 70.000 Mini Guias com informações, telefones e endereços dos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da cidade de São Paulo.

Os 16 Dias de Ativismo foram encerrados com duas grandes vitórias para o município de São Paulo: o início da construção da Casa da Mulher Brasileira, espaço que irá integrar acolhimento, atendimento social e psicológico e jurídico, alojamento de passagem e promoção da autonomia econômica, e a criação do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (link), pelo decreto 56.702, de 9/12/2015.

A elaboração de tais agendas cumpre o papel de construirmos, enquanto sociedade, uma narrativa de combate efetivo à violência contra as mulheres na cidade de São Paulo.