SMPM e SMADS unem forças para enfrentar a violência de gênero em SP

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), da Prefeitura de São Paulo, assinaram um Protocolo Único de atendimento a mulheres em situação de violência familiar e de gênero e sob risco de morte na cidade de São Paulo.

Hoje, 17/12, a Secretária Denise Motta Dau (SMPM) e a Secretária Luciana Temer (SMADS) assinaram o Protocolo que consolida a Política de Enfrentamento à Violência de Gênero do Município de São Paulo.

O Protocolo Único é resultado de um intenso trabalho de pesquisa, discussões e diálogos entre as duas secretarias, que administram e monitoram o atendimento de proteção a mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero e encontraram-se sob risco de morte.

Com o Protocolo Único, os vários serviços de atendimento às mulheres em situação de violência do município das secretarias seguirão o mesmo fluxograma. Além disso, estipulará diretrizes importantes para o enfrentamento a violência com a perspectiva de Gênero. O trabalho em conjunto das Secretarias irá otimizar e reduzir o agravamento da violência doméstica e de gênero, além de agir na sua prevenção. Possibilitará também levantamentos quantitativos e qualitativos futuros, diagnósticos que servirão de norteadores para o aprimoramento constante da política na cidade.

Uma das ações das duas Secretarias, para 2016, será a realização de um Seminário para profissionais do Atendimento a Mulheres em Situação de Violência e para profissionais que atuam na rede de Enfrentamento à Violência de Gênero, de forma a divulgar e fazer uma capacitação sobre os pontos principais deste Protocolo Único.