São Paulo terá Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM)

O decreto 56.702, publicando no Diário Oficial em 9/12/2015, criou o CMPM para incentivar e ampliar a participação das mulheres da sociedade civil nas políticas públicas da Prefeitura. Composto por 50 mulheres - 25 da administração municipal e 25 representantes eleitas pela sociedade civil – terá a função de propor, avaliar e fiscalizar ações de promoção da igualdade de gênero.

Vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), o CMPM tem caráter consultivo e deliberativo e consolida a participação das mulheres da sociedade civil no controle social e na formulação, em conjunto com o poder público, de ações que integrem cada vez mais e todas as mulheres na política, economia,cultura e todos os âmbitos da cidade.

Após realizar uma Audiência Pública na Câmara Municipal em outubro com essa temática, a SMPM acolheu as sugestões da sociedade civil, movimentos e entidades para a elaboração do decreto.

O CMPM será composto por 50 mulheres, paritário entre o Poder Público Municipal e a sociedade civil. Estas serão escolhidas pelo voto direto em eleição, sendo 15 representantes de entidades, associações e movimentos nacionais e locais com atuação comprovada na temática de gênero e políticas para as mulheres; e 02 representantes De cada uma das regiões da cidade.

Os Fóruns Regionais de Políticas para as Mulheres, política implementada pela SMPM, farão parte da articulação e do processo eleitoral, de forma a certificar o monitoramento e controle social em todos os territórios da cidade.
A sociedade civil e o poder público em parceria para mais avanços nas políticas para as mulheres na cidade! #‎Fazendooqueprecisaserfeito