SPTrans e SMPM lançam Campanha nos ônibus da cidade: "Assédio Sexual é Crime"

Numa parceria entre SPTrans e SMPM, 15 mil ônibus estão circulando com a Campanha, que informa a população que o Assédio Sexual é crime e incentiva as mulheres a denunciarem.

 De 13 a 20 de dezembro, os 15 mil ônibus que circulam por todo o município de São Paulo informam a população de que o Assédio Sexual é crime e incentivam as mulheres a denunciarem os agressores.

A edição desta semana do Jornal do Ônibus informa que a pena para esta ação é de 6 a 10 anos de prisão. Além dos 15 mil ônibus, o Jornal do Ônibus está nos murais dos 29 terminais espalhados por toda a cidade e também virtualmente, nas mídias sociais.

O Assédio, infelizmente, ainda é uma realidade na vida das mulheres. Pesquisa divulgada em 2015, pelo Instituto Datafolha, aponta que os transportes públicos são os locais onde mais ocorrem casos de assédio. Dos/as 1.092 homens e mulheres entrevistadas/os, 35% admitiram ter sofrido assédio físico, verbal ou ambos, sendo destas 74% mulheres.

Relato da ONG Action Aid na América Latina apontou ainda que há estados brasileiros em que 44% das mulheres já foram vítimas desse tipo de assédio. Na Cidade do México, dados mostram que essa taxa sobe para 65%. Em diversas cidades latino-americanas, foi adotada a segregação entre homens e mulheres nos veículos de transporte, com o objetivo de proteger as passageiras do assédio – principalmente nos horários de pico. A pesquisa, contudo, revelou que muitos/as usuários/as não acreditam na eficácia dessa medida.

A SMPM acredita que as mulheres devem ter liberdade de ocupar todos os espaços da cidade, privados e públicos. Nesse sentido, é fundamental o combate à cultura sexista que muitas vezes justifica tais atitudes, por não admitir a livre ocupação das mulheres nos espaços públicos.

Com isso, a SMPM atua para que campanhas que modifique esta mentalidade garantam o direito a cidade a todas as mulheres. O incentivo à denúncia também é necessária e crucial para que a prática seja efetivamente combatida e que os casos não passem impunes e naturalizados na vida das mulheres.

Assédio Sexual é Crime: Denuncie! Modifique essa realidade!