SMPM na formatura do projeto "Costurando o Futuro"

Desde 2011, projeto já capacitou mais de 2 mil pessoas em 7 CEUs da Zona Leste. Foram entregues 56 certificados, de 80 alunos desta nova turma

A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, participou, no último dia 13/11 da cerimônia de formatura de mais uma turma do “Projeto Costurando o Futuro”, realizada no CEU Três Pontes, bairro Jardim Romano, na Zona Leste da Capital. Criado em 2011, o projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho em parceria com o SENAI, SEBRAE-SP, Escolas de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e Singer do Brasil, já capacitou mais de 2 mil pessoas em 7 CEUs da Zona Leste. Foram entregues 56 certificados, de 80 alunos desta nova turma.

Ao cumprimentar a turma de formandas, o Secretário Municipal de Trabalho e Desenolvimento Social, Artur Henrique destacou o conjunto de iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela SDTE para fortalecer a economia solidária e o empreendedorismo na Cidade, Segundo ele, a certificação para os formandos está incluída dentro dessa política de geração de emprego e renda e incentivo ao empreendedorismo e o cooperativismo.

O secretário anunciou ainda a implantação de uma incubadora de cooperativa do setor têxtil envolvendo mulheres e as imigrantes que trabalham na confecção. A ideia é que essas profissionais possam produzir roupas para grandes empresas e ainda tenham possibilidade de abastecer a demanda da Prefeitura por uniformes escolares e da Guarda Municipal.

O Secretário destacou ainda a parceria feita entre a Prefeitura e a Caixa Crescer, para a concessão de linha de microcrédito com taxas de juros a 0,4% ao mês ao ano com recursos que possam garantir o fortalecimento do empreendedorismo na cidade de São Paulo.

Ao parabenizar as formandas e os dois formandos da turma, a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau ressaltou a importância de serem implementadas políticas afirmativas que ajudem a agilizar a superação das desigualdades de gênero e que promovam a inclusão social. Ela também convidou os (as) presentes a participar da programação dos "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher", campanha internacional, que reúne mais de 150 países do mundo, que tem por objetivo promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

As (os) formandas (os) receberam o certificado de capacitação de cursos realizados entre 2013 e 2014. Neles, os alunos aprendem a costurar, nomenclaturas e funções das máquinas retas e overloque, tipos de linha, agulha e tecidos, entre outras atividades.

Estiveram na mesa de formatura: o Secretário Artur Henrique, A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Mota Dau, a Chefa de Gabinete da Subprefeitura de São Miguel Paulista, Celia Assumpção; o Gestor do CEU Três Pontes, João Batista Soares de Carvalho; a Professora do SENAI, Florinda Ramirez; representante regional da Secretaria da Educação, Adriana Jesus de Souza e representante do SEBRAE , Maria Alice Alves.