Secretaria de Mulheres reúne-se com ONU Mulheres

Durante encontro, Secretária Denise Motta Dau apresentou o trabalho da Secretaria e propôs acordo de cooperação com a entidade

No último dia 7, a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, ao lado de representantes de sua equipe e da Secretaria de Relações Internacionais, reuniu-se com Nadine Gasman, Diretora da entidade ONU Mulheres.

O objetivo do encontro foi apresentar a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a sua estrutura de trabalho. A Secretária Denise Motta Dau abordou os três pontos principais de atuação da Secretaria (autonomia econômica, enfrentamento à violência e ações temáticas) e propôs a interação de ações junto à ONU Mulheres.

A secretária falou de projetos e do debate sobre emprego doméstico, questão da geração de renda e transversalidade dentro das demais secretarias da Prefeitura, que contribuem na discussão das temáticas envolvendo as mulheres.

A diretora Nadine Gasman fez uma explanação sobre a nova perspectiva da ONU Mulheres, que agora conta com um escritório só para o Brasil, já que até o início deste ano o escritório, embora com sede no Brasil, se relacionava a estrutura dos países da América Latina.

Como resultado do encontro ficaram acordadas algumas questões como a continuidade nas conversas entre a SMPM e a ONU Mulheres, envolvendo a discussão de gênero e uma oficina, no início de novembro, na perspectiva de formatar de um acordo de cooperação entre a Prefeitura e a entidade.

Participaram do encontro pela Secretaria de Poíticas para as Mulheres: a Coordenadora de Autonomia Econômica, Maria Cristina Corral; a Coordenadora de Enfrentamento à Violência, Valdirene Gome e a Chefa da Assessoria de Ações Temáticas, Maria Lúcia da Silveira e, pela Secretaria de Relações Internacionais, Mayra Godoy Vieira e Esther Leblanc.


Trabalho com as Mulheres
A ONU Mulheres é a nova liderança global em prol das mulheres e meninas. Criada em 2010, a entidade trabalha com as premissas fundamentais de que as mulheres e meninas ao redor do mundo têm o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, e de que a igualdade de gênero é um requisito central para se alcançar o desenvolvimento.

O trabalho da entidade está pautada em quatro eixos prioritários de trabalho no Brasil: o envolvimento das mulheres na vida política, o empoderamento econômico das mulheres, a prevenção à violência contra a mulher e a transversalidade de gênero.