Servidores da GCM serão capacitados em temática de gênero e violência doméstica

Secretaria de Políticas para as Mulheres pretende firmar novas parcerias para atuar na rede de combate a violência contra a mulher

 “Percepções sobre desigualdade, violência e direitos entre homens e mulheres na sociedade”. Este é o tema da oficina que será oferecida a 40 servidores da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM), em 28 de novembro. No dia 29, será a vez dos educadores que atuam no Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) participarem da oficina que vai abordar o “Papel do Estado no Enfrentamento a Violência contra a Mulher”.

Estas oficinas foram idealizadas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, através da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência e Assessoria de Ações Temáticas e serão realizadas em conjunto com Centro de Formação em Segurança Urbana, responsável pela formação, aperfeiçoamento e capacitação dos servidores da GCM.

“A Guarda Civil Metropolitana tem um papel importante no combate a violência contra a mulher. Muitas vezes, são esses guardas que acolhem mulheres em situação de violência na cidade de São Paulo”, comentou Valdirene Gomes, coordenadora de enfrentamento à violência da SMPM.

A parceria para organizar essas capacitações foi discutida em reunião na tarde da quarta-feira (11/09), no Edifício Matarazzo com a participação da coordenadora de Enfrentamento à Violência, Valdirene Ferreira Gomes; a Chefa da Assessoria de Ações Temáticas, Maria Lucia da Silveira - ambas da SMPM; o inspetor da GCM Julio César Figueiredo - que é coordenador pedagógico do Centro de Formação em Segurança Urbana; Luiz Geraldo Souza Junqueira, coordenador geral do CFSU e Luciana Verzaro, diretora do CFSU.

Em 2014, a proposta é ministrar cinco capacitações para 200 formadores, distribuídas em duas turmas por semestre.