Suplicy participa de reunião da Plataforma dos Centros Urbanos no Grajaú

Encontro discute ações problemas ligados ao uso abusivo de drogas entre jovens da região

Na última semana (dia 9) o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, reuniu-se com representantes da sociedade civil e membros do governo local da região do Grajaú. O encontro é parte das ações realizadas dentro do programa Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa da Secretaira Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Unicef. 

A reunião aconteceu na Subprefeitura da Capela do Socorro e contou com a participação do subprefeito Antônio Dias Barroso. A elevada taxa de evasão escolar, o uso de substâncias psicoativas entre os jovens e problemas de saúde decorrentes do abuso de inalantes, alguns levando ao óbito, foram discutidos no encontro.

Os dados trazidos pelas áreas servirão de base para a realização de um mapeamento do impacto social do uso problemático de drogas entre os jovens, a ser apresentado na próxima reunião de Governo Local. Com isso, serão estruturadas ações de formação e redução de danos.

Sobre a Plataforma dos Centros Urbanos

A Plataforma dos Centros Urbanos visa monitorar a redução das desigualdades que afetam a vida das crianças e adolescentes, garantindo a todos maior e melhor acesso a educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação. Lançada pelo UNICEF em 2008 nos municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba, a primeira edição terminou em 2012 com importantes conquistas, estimulando a ampliação de sua atuação para outras cidades em sua segunda edição (2013-2016): Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Salvador e São Luis.

O monitoramento dos impactos da Plataforma através da redução das desigualdades urbanas que afetam a vida das crianças e dos adolescentes é medida através de 10 indicadores desagregados por territórios intraurbanos. Organizações sociais, empresas, mídia e a própria população – incluindo adolescentes – são importantes parceiros da iniciativa, já que a garantia dos direitos de crianças e adolescentes é uma responsabilidade conjunta.
A estratégia de atuação do projeto se dá por meio de uma parceria entre o UNICEF, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).