Central de Capacitação Popular auxilia entidades da sociedade civil a elaborar projetos

Projetos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente serão os primeiros beneficiados

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, durante o evento

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Associação Rede Cidadã Multicultural, lançou nesta quarta-feira (17) a Central de Capacitação Popular - Direitos Humanos (CECAP-DH), com o objetivo de capacitar entidades da sociedade civil a elaborar projetos de interesse público.

A Central de Capacitação Popular iniciará suas atividades em 2015 trabalhando, inicialmente, na capacitação de 91 entidades que tiveram seus projetos selecionados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Ao todo, os 91 projetos somam um investimento de R$ 51 milhões e beneficiarão cerca de 105 mil pessoas.

Presente ao ato, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, destacou a importância da sociedade civil no envolvimento das políticas públicas. Segundo ele, é necessário potencializar as parcerias entre o governo municipal e a sociedade para obter melhores resultados. “Não existe política pública sem a participação da sociedade civil. Por isso, ela é fundamental e estratégica”, disse, definindo as organizações como parceiras principais na elaboração de projetos. “As entidades conhecem as dificuldades de São Paulo e se não contarmos com elas, não vamos saber lidar com os problemas da cidade”, completou o secretário.

Representando a Associação Rede Cidadã Multicultural, Eduardo Alves Aguiar comentou que, no início, era difícil elaborar projetos por conta da falta de conhecimento em como realizá-los. “Não sabíamos fazer projetos, nem o que era um edital. Trabalhamos muito e hoje capacitamos entidades para obter financiamento público e realizar atividades de interesse da população”, disse Aguiar.


Central de Capacitação Popular - Direitos Humanos
A Central visa o desenvolvimento de atividades de capacitação, gestão e qualificação aos interessados em trabalhar com projetos sociais. As ações são divididas em três etapas: formação em áreas específicas (regularização de entidades, conveniamento, editais, elaboração de projetos, execução, prestação de contas e marco regulatório da sociedade civil), plantões (atendimento permanente) e realização de pequenos mutirões (territoriais e temáticos), produção de materiais gráficos, cartilha digital e impressa com informações dos temas.

Entre o público-alvo estão grupos que desejam construir entidades ou entidades que querem melhorar seus conhecimentos nos temas abordados. O atendimento será realizado de segunda a sexta até o dia 23 de dezembro, retornando no dia 05 de janeiro de 2015. Os interessados podem obter mais informações na Incubadora de Projetos da SMDHC (Rua Otto de Alencar, 270, Cambuci, fone (11) 3208-02399) ou pelo email cecapdh@gmail.com.