SMDHC e SMADS realizam atividades para o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Houve oficinas lúdicas e esportivas no Parque Praia do Sol, na Capela do Socorro, e uma sessão especial do Cine Direitos Humanos, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca

(Atualizado em 19/5/14)

Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA), realizaram na sexta-feira, dia 16, uma mobilização na Capela do Socorro, zona sul da Cidade, e no sábado, dia 17, uma sessão especial do Cine Direitos Humanos, seguida de debate.

Na mobilização de sexta-feira, houve diversas oficinas voltadas às crianças, promovidas por entidades da sociedade civil, além da distribuição de material informativo sobre o tema. Entre as atividades para as crianças, estavam capoeira, confecção de pipas, apresentações teatrais, confecção de flores de papel e garrafas PET, grafite, break e pintura de rosto. As oficinas foram realizadas no Parque Praia do Sol, das 14h às 18h.

Já no sábado, o Cine Direitos Humanos exibiu gratuitamente, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, o filme ‘Sonhos roubados’, da diretora Sandra Werneck, que conta a história das adolescentes Jessica, Sabrina e Daiane. Moradoras de uma favela carioca, elas têm na prostituição um meio de sobreviver e satisfazer os seus desejos de consumo.

Baseado no livro ‘As meninas da esquina – Diário dos sonhos, dores e aventuras de seis adolescentes no Brasil’, de Eliane Trindade, o longa faz uma reflexão sobre a adolescência nas periferias brasileiras e expõe uma faceta da exploração sexual contra a população jovem nessas comunidades. Após a exibição, houve um debate com a participação de membros do Projeto Pixote e da psicóloga Inês Rondello.

Pedágio

No domingo, dia 18, o Instituto Vida, que tem projetos apoiados pelo FUMCAD, promoveu o Pedágio contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na zona leste. Agentes distribuíram materiais explicativos sobre o tema em vários semáforos do centro de Guainases e de Lajeado (saiba mais).

 

Mobilização na Capela do Socorro, com oficinas lúdicas e esportivas para as crianças
Parque Praia do Sol
Avenida Atlântica, 3391, Capela do Socorro
Dia 16/5, das 14h às 18h
Entrada gratuita

Cine Direitos Humanos Especial, com exibição do filme ‘Sonhos Roubados’, de Sandra Werneck
Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Dia 17/5, às 11h
Entrada gratuita (basta retirar o ingresso na bilheteria)