Oficina reúne professores de Santo Amaro para discutir combate ao trabalho infantil

Encontro fez parte das atividades preparatórias para a 7ª edição do Festival ENTRETODOS, que busca reforçar a dimensão educativa da produção audiovisual na formação sobre direitos humanos

Uma oficina com o tema ‘Combate ao trabalho infantil’ reuniu professores de Santo Amaro, no último dia 21, na Diretoria Regional de Educação (DRE) do bairro, estimulada pela previsão de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Prefeitura sobre ações de enfrentamento ao trabalho de crianças no Aeroporto de Congonhas, na mesma região da DRE.

Organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, por meio do Grupo de Trabalho Intersecretarial de Educação em Direitos Humanos, o encontro integrou as atividades preparatórias para a 7ª edição do Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS, cujas inscrições começarão em maio.

O ENTRETODOS é realizado pela SMDHC, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Secretaria Municipal de Educação (SME), buscando fomentar a cultura de direitos humanos, estimular a produção audiovisual sobre o assunto e reforçar a dimensão educativa desta produção, com a exibição dos curtas participantes em escolas da rede pública municipal. A programação do Festival prevê eventos, ao longo de todo o ano, em todas as 13 DREs da Cidade.

Em Santo Amaro, a oficina começou com a exibição de dois curtas-metragens que integraram edições passadas do ENTRETODOS – ‘Dia das Crianças’ (2008), de Cavi Borges, e ‘10 centavos’ (2007), de César Fernando de Oliveira.

Após a apresentação, houve uma roda de conversa sobre os filmes e o tema do combate ao trabalho infantil, com a participação de Fábio Silvestre, coordenador de Políticas para Crianças e Adolescentes da SMDHC e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Marina Novaes, assessora especial de Promoção do Trabalho Decente da SMDHC. Também participou do debate Thais Romoli Tavares, da área de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação (SME). Como resultado do encontro, foi formado um Grupo de Trabalho para dar continuidade às discussões e atividades nas escolas da região.