Seminário discute direitos humanos e cultura para crianças

Encontro aconteceu na última quinta-feira, dia 17, e reuniu autoridades em palestras e mesas-redondas

O 1º Seminário sobre Direito à Infância e Políticas Culturais para as Crianças, promovido pela Biblioteca Mário de Andrade em parceria com o Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação da Infância, Cultura e Sociedade da PUC/MG, propôs uma reflexão a respeito das atuais políticas culturais voltadas às crianças.

Com a presença de especialistas, o seminário levantou os avanços e desafios de políticas, programas, estratégias e iniciativas na defesa dos direitos das crianças ao acesso a bens culturais e às mídias contemporâneas, estabelecendo uma pauta de ações articuladas entre as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Planejamento, entre outras.

“As políticas de cultura para crianças e adolescentes precisam avançar. Mais do que permitir o acesso deles à cultura, é necessário também estimular as iniciativas de produção cultural deles”, disse o coordenador de Políticas para Crianças e Adolescentes da SMDHC, Fábio Silvestre.

Fábio ressaltou ainda a importância de que o setor público crie estratégias para ouvir as crianças e adolescentes sobre as políticas que os envolvem. Um exemplo disso foi #DiálogoSPDH/PeloDireitodeBrincar, promovido pela SMDHC no último dia 10, quando cerca de 60 crianças puderam apresentar suas demandas sobre a qualidade da escola, da comunidade onde vivem e o que esperam para São Paulo nos próximos anos.