Ato pelo Direito de Brincar celebra a Semana da Criança

Evento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a dra. Ana Estela Haddad, reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes no Vale do Anhangabaú, nesta quinta-feira, para uma manhã de diálogo e muitas brincadeiras

Mais do que um prazer ou diversão, brincar é um direito da criança, reconhecido na Declaração Universal de Direitos Humanos e pela Convenção dos Direitos da Criança, das quais o Brasil é signatário, assim como no Estatuto da Criança e do Adolescente. Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, data normalmente relacionada a hábitos de consumo, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a dra. Ana Estela Haddad, coordenadora da Política da Primeira Infância, realizará na quinta-feira, dia 10, o Ato pelo Direito de Brincar.

A atividade reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes no Vale do Anhangabaú, das 9h30 às 11h30. O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, a dra. Ana Estela e o coordenador de Políticas para Criança e Adolescentes da SMDHC, Fábio Silvestre, receberão, para o #DiálogoSPDH/PeloDireitodeBrincar, 60 crianças entre 6 e 14 anos, eleitas delegadas na etapa municipal da Conferência Lúdica, realizada no início de agosto, e que participarão da etapa estadual, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.

Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e da Fundação Terre des Hommes, uma estrutura de equipamentos de diversão será montada no Vale do Anhangabaú. Durante toda a manhã, as 300 crianças e adolescentes poderão resgatar brincadeiras tradicionais, como pula corda, carrinhos de rolimã, perna de pau, peteca e ioiô, além de fazer atividades mais radicais, como paraquedas e skate.

Também haverá tendas com contação de história, canto de leitura, fantoches e brinquedos de madeira, além de espaço de blocos de construção (Lego) e espaço dos jogos gigantes, como dama, dominó e jogo da memória.

Prioridades

A atuação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na área de crianças e adolescentes, por meio da Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes, tem quatro eixos principais, que atendem às prioridades da gestão do prefeito Fernando Haddad para essa população: enfrentamento à exploração sexual, fortalecimento dos Conselhos Tutelares, atenção à criança e ao adolescente em situação de rua e promoção dos direitos da primeira infância, esta última coordenada pela primeira-dama, Ana Estela Haddad.

 

Ato pelo Direito de Brincar
Vale do Anhangabaú
Dia 10/10, das 9h30 às 11h30
Entrada gratuita