Secretário Rogério Sottili recebe a relatora da OEA, Rosa Maria Ortiz

No País para elaborar relatório sobre a situação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, a relatora conheceu o programa Juventude Viva

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, recebeu na sexta-feira, dia 4, a relatora para os Direitos da Criança da Comissão Interamericana de Diretos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), Rosa Maria Ortiz. A relatora está no País para coletar informações e elaborar relatório sobre a situação de crianças e adolescentes que vivem em zona de conflito armado no Brasil.

O encontro teve como tema justamente as possíveis respostas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em especial pela violência nas periferias e exploração pelo narcotráfico, que têm como maiores vítimas a juventude negra das periferias. Na ocasião, o secretário apresentou à relatora as ações da SMDHC, entre elas, o plano Juventude Viva, que tem como objetivo prevenir a violência nesses territórios por meio da garantia de direitos, levando para essas localidades, serviços e políticas públicas.

"Ao lançarmos o Juventude Viva em São Paulo, estamos ajudando a responder o problema da violência com políticas de prevenção. Isso é pensar uma política de segurança não apenas do aspecto da polícia, mas da garantia de direitos", disse o secretário.

Também esteve presente no encontro o coordenador de Políticas para Crianças e Adolescentes da SMDHC e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fábio Silvestre, que apresentou para Ortiz as ações da secretaria para essa população. Entre elas, está o próximo #DialogoSPDH/Crianças, que acontece no dia 10, no Vale do Anhangabaú, quando as próprias crianças serão ouvidas.