Secretário visita o Projeto Quixote

Na quarta-feira, 5 de agosto, o secretario Municipal de participação e parceria foi à uma unidade do projeto Quixote, localizada na Praça da República em São Paulo. O objetivo da visita foi fazer com que o projeto possa fazer parte futuramente dos convênios do FUNCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que busca beneficiar entidades com projetos que apóiem crianças e adolescentes.

O trabalho que o Secretário Ricardo Montoro foi o “Refugiados Urbanos”, que é realizado por 16 educadores que fazem a abordagem nas ruas englobando as visões clínicas, pedagógica e social, além de uma equipe com assistente social, psicólogo e psiquiatra que realizam também os contatos com as famílias e comunidades de origem.

Criado há 13 anos, o Projeto Quixote iniciou suas atividades buscando transformar a história de meninos e meninas de ruas moradoras da região central de São Paulo. Essa entidade visa assegurar o acesso aos direitos humanos básicos assim como atendimento clínico, pedagógico, social, psicológico e psiquiátrico com o programa Refugiados Urbanos que possui três fases: Abordagem nas ruas por meio de atividades lúdicas, durante um período que varia de 1 dia a 6 meses; Abrigos da rede social; Retorno das crianças e jovens as suas comunidades de origem.

A sede do projeto é ponto de apoio para a rede social que atende esta população e para realização de cursos, capacitações, discussões de caso e supervisões para educadores da área.

Desde sua implantação, em 2005, já foram realizados 16 mil atendimentos e em 2008, foram atendidas em média 330 pessoas por mês, sendo 20% jovens. Desde o início, o projeto conseguiu fazer com que 88 crianças e jovens voltassem a morar com suas famílias.