Após fazer curso gratuito da Fundação Paulistana, jovem troca trabalho de entregas com bike por estágio em mecânica de bikes em oficina

Com certificado do curso de mecânica de bicicletas, skates e patins, morador de Parelheiros conseguiu vaga para ajudante de manutenção em oficina de bicicletas na região da Cidade Dutra

O curso gratuito M.O.V.E. (Mecânica Orientada a Veículo Ecológico) de manutenção de bikes, patins e skate da Fundação Paulistana mudou a vida do jovem Sthaley Lima Santana, de 21 anos, morador de Parelheiros, na Zona Sul da capital.

Depois de qualificado, ele pode trocar a função de entregador de refeições por aplicativos, em que pedalava mais de 100 quilômetros diariamente, pelo trabalho de ajudante na oficina Ciclo Bike Life, que fica na região da Cidade Dutra, também na Zona Sul.

“Eu fazia as entregas de iFood, Uber Eats e Rappi, e um amigo que também trabalha de entregador me falou do curso. Fiz a inscrição e gostei muito do que aprendi”, conta Sthaley, que nasceu em Brasília (DF), mas se mudou com a família para a região de Parelheiros, em São Paulo, aos 6 anos.

O curso M.O.V.E é um dos inúmeros oferecidos pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo. E acabou fazendo a ponte profissional para a recolocação de Sthaley.

É que a dedicação ao curso e ao aprendizado sobre mecânica das bikes de Sthaley foi notada nas aulas e calhou com a necessidade por um funcionário na Ciclo Bike Life, a CBL. “O funcionário que nós tínhamos aqui era da Bahia e pediu demissão para voltar à sua cidade e ficamos à procura de alguém para substituí-lo”, lembra Marcelo Nunes, 43, que fundou a Ciclo Bike Life há 7 anos. “Como o pessoal do curso da Fundação tinha passado aqui para divulgar, lembramos de pedir alguma recomendação e eles nos indicaram o Sthaley”, complementa Patricia Valêncio, que administra a loja ao lado do marido Marcelo.

Os ganhos financeiros ficaram mais ou menos equivalentes, só que Sthaley agora pedala bem menos, 30 quilômetros para ir e voltar do trabalho. Mas continua passando o dia em contato com as bikes. “Estou adorando o trabalho e a cada dia aprendo mais coisas novas, sobre modelos diferentes e vários detalhes”, diz. “A ideia é sempre buscar mais conhecimenhto e ir aprendendo. Estou gostando muito”, acrescenta o jovem, que também já tem em mente o próximo curso de qualificação: “Quero fazer um curso de inglês”, finaliza.

Qualificação e crescimento

Marcelo Nunes fundou a CBL há 7 anos, quando deixou o trabalho de motoboy, após um acidente. Aliás, o contato mais intenso com as bicicletas veio no processo de recuperação dos ferimentos. A loja está em franco processo de ampliação e também promove pedaladas em grupos com os clientes locais, a chamada Maratona CBL, com mais de 270 ciclistas inscritos para rodar 35 quilômetros em circuito off-road. “A gente não tinha demanda na região e foi construindo a rede de clientes”, afirma, em frente aos muitos diplomas e certificados de cursos que realizou ao longo dos 7 anos. “São vários cursos, alguns online, outros presenciais, sempre para aprender mais e conhecer detalhes específicos do segmento”, diz o empresário.

E o Sthaley, com o curso M.O.V.E. de mecânica de bicicletas, skate e patins, está seguindo o mesmo caminho.

“A qualificação é uma oportunidade de ingressar numa nova profissão, de mudar de carreira ou mesmo de conseguir se destacar dos demais concorrentes num processo seletivo”, destaca Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora da Fundação Paulistana. “Por isso, a Fundação Paulistana se preocupa em oferecer cursos de alta empregabilidade e pesquisa profissões que possam ajudar na mudança de realidade da vida da população de São Paulo, principalmente daqueles que estão em condições mais vulneráveis de geração de renda e qualidade de vida”, acrescenta.

Depois de trabalhar por um perído na Ciclo Bike Life, o Sthaley, inclusive, está mudando de emprego. A CBL avisa que está à procura de um substituo para ele e, se você é ex-aluno da Fundação Paulistana ou está cursando o M.O.V.E., e é da região, pode entrar em contato.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o Município e já qualificou mais de 28 mil cidadãos ao longo de sua existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.