Fundação Paulistana forma mais de 500 alunos em programa de Moda e Costura

A cerimônia aconteceu na zona leste e contou com desfile de roupas e acessórios produzidos pelos formandos

A Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo por meio do programa Moda e Costura já formou mais de 500 alunos desde 2017. Na última semana foram 50 alunos, do curso básico de Corte, Costura e Modelagem e os Workshops Sustentáveis de Bolsas, Acessórios e Organizadores.

O evento aconteceu no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Os alunos desfilaram com roupas e acessórios produzidos por eles durante as aulas.

Melissa Fragoso fez o curso básico de Costura e Introdução a Modelagem e afirma ter sido uma ótima oportunidade para a vida profissional. “Eu aprendi muita coisa, a como usar uma régua, como conseguir colocar um tecido e seguir certinho. Eu não sabia os detalhes e aqui a gente aprende tudo, então eu não saio crua e já posso começar a empreender”.

Rosângela Moraes já é aluna da Fundação Paulistana há dois anos. “Estou fazendo curso desde 2020, quando comecei com workshop de vestido de festas e desde então venho fazendo todos os cursos. "Tenho aprimorado muito a qualidade do meu trabalho porque eu sou MEI, então tem me aberto muitas portas. O conhecimento também tem sido um diferencial tanto para precificar os meus produtos como para saber quais tipos de roupas e acessórios eu devo fazer, quais trabalhos eu devo aceitar. E é isso, a intenção é crescer cada vez mais e quanto mais cursos tiverem, eu estarei aqui me inscrevendo e fazendo”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso esteve presente e falou da importância do programa Moda e Costura “A Cidade de São Paulo é um grande polo de economia criativa, principalmente na área da moda, que é fonte de emprego e geração de renda para muitas famílias. Com a retomada da economia, há uma busca por profissionais cada vez mais especializados e cursos como esse, promovido gratuitamente pela Fundação Paulistana, são um diferencial”.

Nas aulas de Corte, Costura e Modelagem, os alunos aprenderam a como cortar, montar, costurar e fazer acabamentos utilizando técnicas básicas e produzindo peças do mostruário. Desenvolveram competências visando a qualidade na produção do vestuário, além de aprender a manusear máquinas de costura (reta e overloque), e conhecer os tipos de tecidos e aviamentos. Já nos workshops, o enfoque das atividades foi a economia sustentável.

“Mais uma vez a Fundação Paulistana sai na frente com uma formação gratuita de qualidade. A área da moda tem um grande campo de trabalho e com essa formação, as pessoas conseguem se destacar no mercado de trabalho e ter mais possibilidades de geração de renda rapidamente”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura tem cursos de qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, pela Makiguti Núcleo Norte I e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.