Escola Makiguti completa 17 anos como referência de ensino técnico gratuito na área da saúde de São Paulo

Responsável pela formação de mais de 15,1 mil profissionais, unidade celebrará data com programação especial

Fundada em 15 de agosto de 2005, a Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti completa 17 anos na próxima segunda-feira. Responsável pela formação de mais de 15 mil profissionais, sendo 5,9 mil auxiliares e 9,2 mil técnicos, a unidade de ensino localizada em Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital, é tida como referência nacional em formação pública de qualidade.

Para celebrar a importante data, a administração da Escola preparou uma programação especial para os alunos, que conta com apresentações musicais, oficinas e uma viagem no tempo que fará a retrospectiva da unidade de ensino.

“São 17 anos de muita dedicação de todo o corpo docente da Makiguti, que entrega tudo com muita dedicação e amor. Temos muito orgulho do que a Escola faz por Cidade Tiradentes e toda a Capital, e hoje vemos nela um espelho do que as demais instituições de ensino devem ser para os alunos e a comunidade do entorno”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Expandimos a Makiguti para a zona norte com a missão de atender um novo público, e a ideia é gradativamente capacitar e formar ainda mais profissionais na área da saúde de todas as regiões da cidade”, finaliza.

Administrada pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, a Makiguti oferece atualmente seis opções de cursos, são eles: Análises Clínicas; Cuidador de Idosos; Farmácia; Hemoterapia; Gerência em Saúde e Saúde Bucal.

“A Makiguti com a sua força em Cidade Tiradentes, região extremamente carente, se tornou ao longo do tempo referência de ensino para muitos jovens, que têm a oportunidade de se capacitar gratuitamente em uma área que cresce a cada dia”, destaca a diretora geral da Fundação Paulistana Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

A inserção na escola acontece por meio de um vestibular, realizado no fim de cada semestre, que oferta em média 420 vagas para os três turnos: manhã, tarde e noite. O processo seletivo é por uma avaliação, que pode ser via questionário ou redação mediante a um pagamento mínimo de taxa. Alunos que são de Cidade Tiradentes ou que estudam na rede pública de ensino são prioridade.

A técnica em análises clínicas Edileuza Caetano Martins, de 45 anos, é uma das mais de 15 mil alunas da Makiguti. Ela fez o curso em 2007 e trabalha na área há 11 anos, atualmente técnica de laboratório, vai concorrer ao cargo de analista. “Fiz o curso de Análises Clínicas em 2007 para 2008 e em 2010 fiz o curso de Farmácia. A importância e a relevância que a Makiguti teve na minha vida foi grandiosa, porque através dela eu mudei a situação da minha vida”, afirma.

A programação de aniversário acontecerá durante a terceira semana de agosto, durante a retomada das aulas da escola após as férias, e contará com uma retrospectiva no pátio da escola e parabéns coletivo. A escola também preparou atrações culturais, como uma apresentação musical, sarau, além de uma contação de história. Os alunos de Gerência em Saúde também poderão participar de uma oficina complementar de excel. A programação é exclusiva aos alunos matriculados da Escola.

Além de Cidade Tiradentes, a Escola Makiguti conta também com um polo descentralizado em Santana, zona norte da Capital, que oferece os cursos de Farmácia e Saúde Bucal. Conheça mais sobre a instituição em: https://bit.ly/makigutiescola.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura tem cursos de qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, pela Makiguti Núcleo Norte I e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.