Fundação Paulistana forma mais de 700 alunos

Foram 50 cursos gratuitos na área da gastronomia em todas as regiões de São Paulo

A Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, por meio do programa Cozinha Escola, formou 728 pessoas.

Foram 50 cursos diferentes oferecidos ao longo desse período, dentre eles: Formação Básica em Gastronomia, Cozinha Regional Brasileira, Pizzas Doces e Salgadas, Bolos e Tortas, Salgados Para Festas, entre outros.

Todas as aulas foram ministradas por professores do Senac. A instituição foi contratada por meio de edital pela Fundação Paulistana com o objetivo de garantir a rápida geração de renda, além da inserção no mercado de trabalho.

“O objetivo do Programa Cozinha Escola é utilizar cozinhas de espaços parceiros em todos os cantos da cidade, buscando facilitar o deslocamento dos interessados. Os cursos possuem curta duração a fim de que o participante, em pouco tempo, tenha capacidade de gerar renda”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

“A Fundação Paulistana prima pela qualidade dos cursos, contratando via edital profissionais e instituições renomadas como o Senac, reconhecida no país inteiro. Nosso objetivo é levar cursos gratuitos a quem precisa, e assim reduzir as desigualdades sociais”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Entre 2017 e 2021, os cursos de qualificação oferecidos pela SMDET na área de gastronomia e segurança alimentar somam 37,6 mil inscritos, dos quais 27,4 mil foram certificados. Neste ano foram oferecidas 540 vagas por meio de 27 cursos, dos quais todos já foram realizados, com um total de 388 formados.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência.