Programa Elabora atinge a marca de 20 mil atendimentos

São oficinas gratuitas preparatórias para o mercado de trabalho realizadas desde 2019

O programa Elabora, da Fundação Paulistana entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, foi criado em 2019 para auxiliar os paulistanos na reinserção ao mercado de trabalho.

Com oficinas temáticas sobre “Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional" e "Currículo e Processo Seletivo”, dentre outras. Os instrutores trazem métodos práticos aos participantes sobre marketing pessoal e técnicas para se destacar no processo seletivo, além de como elaborar currículo.

Pela internet, as aulas acontecem todas as quintas-feiras, a noite, no portal Cate, basta fazer o cadastro em www.bit.ly/portalcate.

Já as atividades presenciais, ocorrem em toda a cidade em espaços de parceiros, tanto da administração pública, quanto da sociedade civil, como associações de moradores, escolas e OSCs, além dos CEUs e Teias.

“Nos atendimentos das unidades do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, que encaminha os munícipes para os processos seletivos, a Prefeitura percebeu que muitas pessoas passavam por dificuldades ao montar um currículo e tinham dúvidas de como se apresentar em uma entrevista. Há quatro anos, as oficinas Elabora vieram para mostrar a esses munícipes o potencial que eles têm", afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

"O Elabora, sem dúvidas, é um dos grandes projetos da Fundação Paulistana. Não é à toa que mais de 20 mil munícipes já foram beneficiados, e esses números vêm crescendo, principalmente devido às transformações da economia pós-pandemia que têm acirrado as disputas por vagas no mercado de trabalho, impondo novos desafios aos profissionais. Levar conhecimento às pessoas que mais precisam é reduzir as distâncias sociais", diz a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel. "Ao fazer os nossos cursos, os munícipes saem preparados para as entrevistas e também para empreender. A Prefeitura entende a importância de se pensar no futuro do trabalho e nos trabalhos do futuro", afirma.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura tem cursos de qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, pela Makiguti Núcleo Norte I e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.