Prefeitura de São Paulo forma últimas turmas do ano nos cursos e workshops de Moda e Costura na zona leste

Ação promovida em parceria com o Instituto In-Mod, levou também costureiras da região para as passarelas do São Paulo Fashion Week

Nesta terça-feira, 21 de dezembro, a Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo, foi realizada a formatura com entrega de certificado aos 55 alunos dos cursos e workshops de Moda e Costura em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

Os alunos das turmas da manhã e tarde do módulo básico de Moda e Costura, do workshop de Construção de Corselet, e Upcycling Fashion e do projeto Cria Costura puderam expor os seus croquis (desenhos) que e produtos foram desenvolvidos no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), equipamento da Fundação Paulistana junto com a Secretaria Municipal de Cultura.

Houve, ainda, a exibição de um documentário que conta a história do projeto Cria Costura. O Cria Costura é resultado de um trabalho da Fundação Paulistana com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Instituto In-Mod, no âmbito do programa Fashion Sampa, que proporciona uma imersão no universo do design de moda.

Os participantes do módulo básico de Moda e Costura e dos workshops vão receber um certificado de conclusão para trabalhar como autônomos ou contratados. O Módulo Básico de Moda e Costura tem em seu conteúdo programático 172 horas de aulas teóricas e práticas com o básico de costura. Já os workshops de Construção de Corselet e Upcycling Fashion têm 40 horas e são destinados aos profissionais que desejam se especializar na área. Desde 2017, mais de 800 pessoas já passaram pelas qualificações.

No decorrer das aulas de Construção de Corselet, eles aprenderam a desenvolver peças que modelam o corpo e acrescentam muito estilo e sensualidade. Já nos conteúdos de Upcycling Fashion, os participantes tiveram aulas sobre a confecção de malas e acessórios de viagem a partir da reutilização de tecidos. Novas turmas devem acontecer no início do primeiro trimestre de 2022.

“Entre as profissões que mais vão crescer no futuro estão as da área da economia criativa, que tem moda e costura, uma vocação da cidade de São Paulo e fonte de geração de emprego e renda para muitas famílias. Agora com a retomada da econômica há uma busca maior por profissionais qualificados e cursos como esse, promovidos gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo, são um diferencial para quem busca se recolocar no mercado de trabalho ou começar seu próprio negócio”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, que também representou o prefeito Ricardo Nunes na cerimônia.

“A área da moda tem um grande campo de trabalho, e os cursos disponíveis muitas vezes não têm preços acessíveis, principalmente para as pessoas de baixa renda, mais afetadas pela pandemia. Levando cursos como esse, trabalhamos para reduzir as desigualdades, pois com essa formação, as pessoas conseguem ingressar no mercado de trabalho e ter uma fonte de geração de renda”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

“Muito obrigada pela Prefeitura, por trazer o conhecimento. Esses cursos ajudarão a gente ser autoficiente. Todos os que estão aqui querem isso. Poder evoluir no que sabe e ajudar os outros. Muitos empreendedores estão aqui lutando, fazendo uma rede de apoio para fazer algo maior e futuramente transformar outras vidas”, Marina Miguel de Oliveira, oradora e ex-aluna dos cursos de Moda e Costura.

Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo, é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, Makiguti Núcleo Norte I e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.


Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.