Prefeitura de São Paulo encerra o ano com formatura de 190 jovens em cursos gratuitos na área de tecnologia

Destinados aos jovens das periferias, cursos do programa StarTI oferecem qualificação profissional gratuita no universo da tecnologia

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou nesta quinta-feira, 16 de dezembro, a entrega de certificados aos 190 jovens que concluíram a formação em cursos gratuitos de tecnologia do programa StarTI. Iniciado em 2020, mais de mil alunos já passaram por essa qualificação profissional na Capital.

A cerimônia, no auditório da sede da Prefeitura, teve as presenças do prefeito Ricardo Nunes, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Júnior e da diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel, além de Sergio Paulo Gallindo, presidente da Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, que mostrou aos alunos números recentes do crescimento do mercado de tecnologia e as possibilidades de trabalho nesta área.

“É muito importante que a Prefeitura de São Paulo esteja atenta para o trabalho em conjunto com parceiros para ofertar cursos como estes, ainda mais na área de tecnologia, que tem ampliado oportunidades e possiblidades de geração de emprego”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

“Nós temos números que indicam que durante a pandemia todas as expectativas e previsões do setor de tecnologia foram ultrapassadas. A área contratou 43 mil pessoas no ano de 2020 e outras 143 mil em 2021”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

“E há as expectativas atualizadas, devemos ter em São Paulo, para os próximos anos, mais 200 mil vagas no setor. De fato, é a melhor cidade no mundo para se estar procurando trabalho na área de tecnologia!”, finalizou Aline Cardoso.

 

Cursos StarTI

Iniciado em 2020, o StarTI é um projeto da Fundação Paulistana que tem cursos profissionalizantes gratuitos voltados ao universo da tecnologia e dos computadores. O público-alvo é de jovens de 15 a 29 anos, preferencialmente mulheres e pessoas negras moradoras das periferias de São Paulo.

As aulas ministradas pelo IOS (Instituto da Oportunidade Social), contratada por meio de Edital, acontecem em formato híbrido nas três unidades da empresa: na zona norte, em Santana e também na zona sul, nos bairros Jardim Ângela e Santo Amaro.

Os cursos de Introdução à Programação Web, Montagem e Manutenção de Computadores e Atendimento ao Cliente com Plataforma Zendesk têm a carga horária de 160 horas. Com essa turma, o número de formados chega a 1.025 alunos.

“Os cursos são em nível técnico, podendo ser feitos por pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

"Esse curso gratuito foi construído pensando no mercado de trabalho e no futuro do trabalho, além da inclusão e no desenvolvimento local", comentou a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

"O setor de tecnologia é um dos mais pujantes da cidade de São Paulo. É uma área que vem crescendo com a pandemia, pelo home office e as compras on-line, e necessita de profissionais qualificados. São cursos como esse que a Prefeitura cada vez mais vai apoiar", afirmou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Júnior.

 

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, pela Makiguti Núcleo Norte I e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.