Fundação Paulistana forma mais de 50 alunos em curso gratuito de manutenção de bicicletas, patins e skates na zona norte

Iniciado em novembro de 2020, curso já formou quase 200 profissionais; Próximas turmas iniciam na segunda quinzena

A  Fundação Paulistana vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo, formou nesta semana mais de 50 alunos no curso M.O.V.E ( Manutenção Orientada de Veículos Ecológicos) de bicicletas, patins e skates na Brasilândia, zona norte.

Os 52 alunos que se formaram no CDC Oswaldo Brandão e na Escola Estadual Dr. Ubaldo Costa Leite estão entre os quase 200 profissionais qualificados no curso. O MOVE tem como objetivo capacitar os alunos a desmontar, consertar e montar bicicletas, patins e skates de vários modelos.

As aulas que têm a duração de 80 horas também abordam o desenvolvimento de raciocínio lógico, relações interpessoais e conscientização ambiental. Os participantes recebem um kit de ferramentas e um certificado de conclusão de curso.

“Com a pandemia, a demanda por serviços de entrega via aplicativos aumentou e junto com ela o crescimento do uso de bicicletas, que agora além de ser um meio de transporte e lazer, é uma ferramenta de trabalho que precisa de manutenção periódica”, Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

“Além disso, é um curso dinâmico e abrangente: oferece aos jovens a partir de 16 anos, portanto inclui aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio, uma opção de gerar renda rapidamente”, acrescenta Aline Cardoso.

“A Fundação Paulistana está sempre conectada com o mercado de trabalho. O meio ambiente e a sustentabilidade são temas cada vez mais frequentes nas empresas e no nosso dia-a-dia. À medida que aparecem novas tecnologias, surgem oportunidades. Esse curso gratuito é uma excelente oportunidade para muitos que estão em busca de um primeiro emprego ou uma recolocação”, ressalta Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

Há a previsão de formação de novas turmas na segunda quinzena de novembro, também para munícipes na zona norte. Os interessados em participar desse programa podem acompanhar as notícias nas redes sociais e no portal da Fundação Paulistana.

Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.


Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.