Prefeitura de SP oferta mais 100 vagas em cursos de sustentabilidade na zona sul

Programa estimula a capacitação em agroecologia para a geração de renda e empreendedorismo. Inscrições vão até 20 de março.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, lançou em fevereiro o projeto EcoA Sampa. O programa promove o desenvolvimento econômico e sustentável em locais com grande potencial para a geração de trabalho e renda. Os cursos gratuitos acontecem inicialmente na região de Parelheiros (extremo sul) e em seguida serão estendidos para outras regiões da capital.


“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Parelheiros é a principal zona rural do município, que possui cerca de 25% de áreas verdes. Buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região, dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.


O EcoA Sampa abre inscrições para os cursos de Produção de Alimentos em Agroecologia, Sistema de Tratamento Alternativos de Efluentes e Tecnologias Sustentáveis, as turmas têm em média cerca de 25 vagas cada, e os cursos variam entre 27 a 72h. Todas as aulas e os conteúdos programáticos são produzidos pela Associação ProBrasil, vencedora do edital de Agricultura de Base Ecológica. Até setembro, o projeto pretende qualificar mais de 1000 munícipes nesse setor.

Cada disciplina explora a temática sustentável. Por exemplo, o curso de Produção de Alimentos apresenta o conceito agroecológico como forma de produção e preservação dos recursos naturais, contrapondo os modelos tradicionais da agricultura. É uma alternativa sustentável que estimula desde o modo produtivo até a circulação e venda dos alimentos. Já o curso Tratamento de Efluentes abordará o panorama do saneamento básico além de apresentar alternativas ecológicas para o tratamento de esgoto e a reutilização da água. Todas essas tecnologias serão desenvolvidas com materiais de baixo custo para possível implantação em pequenas comunidades.

Para participar, o interessado deve se candidatar até 20 de março através do link abaixo. Demais dúvidas poderão ser sanadas por meio do e-mail: ecoasampa@probrasil.org ou telefone: (11) 5921-3027. As vagas são limitadas.

Cursos de qualificação – EcoA Sampa
Inscrições: Até 20/3 pelo link: http://bit.ly/ecoa_sampa
 

Produção de Alimentos em Agroecologia:
Início: 30/3, nas segundas e terças-feiras
Locais: Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, 2500, Estrada da Colônia, das 8h às 12h30;
CAEC - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 4643, Jd. Casa Grande, das 13h30 às 17h30.


Oficina sobre Sistemas de Tratamento Alternativo de Efluentes
Início: 1/4, as quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h30
Local: CCInter Jd. Emburá: Estrada da Ponte Alta, 4, Jd. Emburá

Oficina sobre Tecnologias Sustentáveis
Início: 21/3, aos sábados, das 8h às 17h.
Local: CCA Fontes: Av. Dr. Nise da Silveira, 2200, Jd. das Fontes

Por Luis Antonio
lafsouza@prefeitura.sp.gov.br