Inscrições para cursos técnicos gratuitos no setor de TIC encerram nesta quinta-feira (27)

Programa StarTI oferece 450 vagas para a capacitação em programação web; montagem e manutenção de micros; e atendimento on-line

Encerram nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, as inscrições para 450 vagas em cursos técnicos no setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação. O programa StarTI, da Prefeitura de São Paulo, vai capacitar jovens de 15 a 29 anos nas disciplinas de introdução à programação web; montagem e manutenção de computadores e atendimento ao cliente por meio da plataforma Zendesk. Para participar, os interessados precisam comparecer a um dos locais onde o curso será realizado, em Santana ou Santo Amaro, para a aplicação de um teste de redação e matemática.

“Pesquisas mostram que até 2024 o Brasil terá mais de 400 mil vagas de emprego no setor de TIC. No entanto, há um déficit na capacitação de profissionais desta área. Estima-se que no país são formados 70 mil pessoas por ano, o que implicaria em oportunidades de trabalho, mas sem profissionais qualificados para preenchê-las”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Pensando nisso, criamos o StarTI justamente para incentivar jovens de 15 a 29 anos a seguirem neste setor, que é repleto de possibilidades e alternativas de geração de renda”, completa.

Com início das aulas programado para 2 de março, o StarTI é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Fundação Paulistana e do Instituto da Oportunidade Social – IOS, e com apoio da Secretaria Municipal da Educação. A iniciativa terá bimestralmente 14 turmas (350 vagas) em Santana, zona norte, e quatro turmas (100 vagas) em Santo Amaro, zona sul da capital.

Com incentivo à formação de mulheres e afrodescendentes, os cursos são de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde ou noite, com duração de 160 horas. O curso de montagem e manutenção de computadores será realizado apenas em Santana.

Buscando atender o público vulnerável da cidade e garantir a frequência dos alunos, o StarTI arcará com os custos de transportes de até 20% dos participantes. Para ter acesso ao benefício, o candidato deverá comprovar renda per capita de até um quarto do salário mínimo na residência.

Ao final do curso, os alunos receberão certificados e poderão participar do Programa IOS de Oportunidades, onde terão a chance de se candidatar às vagas de trabalho das empresas parceiras do programa.

Para participar, o interessado deverá comparecer à sede do IOS, localizada em Santana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou à EMEFM Professor Linneu Prestes, em Santo Amaro, das 10h às 19h. É necessário apresentar RG; CPF; CPF dos pais ou responsáveis (menores de idade); comprovante de escolaridade; comprovante de residência (conta de água, luz e telefone – levar os três) e comprovante de renda de todos os moradores da residência. Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

Programa StarTI – Inscrições até 27 de fevereiro

Horário de atendimento das inscrições: 10h às 17h em Santana e das 10h às 19h em Santo Amaro.
Início das aulas: 2 de março.

Locais:

Santana (Sede do Instituto da Oportunidade Social)
Av. Gen. Ataliba Leonel, 245 | Tel. (11) 2503-2617 | WhatsApp (11) 97343-9010

Cursos:
Introdução à programação web;
Montagem e manutenção de computadores;
Atendimento ao cliente com a plataforma Zendesk.

Santo Amaro (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes)
Av. Adolfo Pinheiro, 511 | WhatsApp (11) 99674-2986

Cursos:
Introdução de Programação à Web;
Atendimento ao Cliente com a plataforma Zendesk.