Escola Makiguti promove a 20ª edição da Feira de Saúde

Evento apresentará atividades e perfil profissional dos cursos.

A Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti promove na próxima quinta-feira, 1 de novembro, das 8h às 22h, a 20ª edição da Feira de Saúde. O evento tem como objetivo aproximar a instituição da comunidade local por meio de ações que utilizam o conhecimento de alunos e professores para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

Estarão presentes o prefeito Bruno Covas, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, a diretora geral da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, Jasmin Eymery, e a supervisora da unidade escolar da Escola Makiguti, Valdirene Tizzano da Silva.

A Feira de Saúde fez parte das atividades da Escola Makiguti entre 2005 e 2012, tendo sido retomada em 2016. Realizada semestralmente pelos alunos, com supervisão dos coordenadores de curso, recebe um público aproximado de 2 mil pessoas por edição e inclui atividades multidisciplinares que contribuem com a qualificação de futuros professionais em competências exigidas por um mercado de trabalho em constante transformação. Além disso, oferece prestação de serviços à comunidade e contribui com a visibilidade da instituição.

A programação da feira conta com atrações ligadas aos cursos oferecidos pela Escola Makiguti, que são Análises Clínicas, Farmácia, Gerência em Saúde, Saúde Bucal, Hemoterapia e Cuidados de Idosos. As especialidades terão uma sala temática para demonstrar algumas práticas de suas áreas e também explicar aos visitantes alguns aspectos da profissão e do mercado de trabalho. O Coral Encanto da Melhor Idade, composto por 40 conviventes do núcleo de conivência de idosos, fará uma apresentação na abertura do evento.

Atividades da Feira

O curso de Saúde Bucal apresentará aos presentes práticas como radiografia, remoção de sutura, preenchimento com Amálgama de Prata e Resina Composta, limpeza com jato de bicarbonato e biossegurança. A área também terá um Escovódromo, que vai promover uma atividade de escovação supervisionada com 50 crianças do CEI Nossa Senhora do Divino Pranto.

As rotinas de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) serão atrações do curso de Gerência em Saúde. Os visitantes vão conhecer melhor o funcionamento de setores como recepção, arquivo e documentação do paciente.

Já o curso de Análises Clínicas vai apresentar vidrarias e pequenos equipamentos utilizados no laboratório, além de práticas de Parasitologia, Espermograma, Urinálise e Placas de bactérias – Lâminas Gram.

A área do curso de Farmácia vai contar com exposição de fórmulas como xarope, água boricada, tintura de iodo, pomadas, pó mentolado, cápsulas, além de itens de cosmetologia como sabonetes, shampoo, cremes iônico não iônico, hidratante, perfume, desodorante e óleo bifásico.

O curso de Hemoterapia oferecerá uma exposição de lâminas, células sanguíneas, hematócrito e tipagem sanguínea enquanto o de Cuidados de Idosos terá uma apresentação do curso oferecido pela escola Makiguti.

Sobre a Escola Makiguti

A Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti foi inaugurada em 2005, tendo sido a primeira escola de saúde pública do Brasil. A instituição segue sendo a única da área no estado de São Paulo. Até o primeiro semestre de 2018, foram formados 2.947 auxiliares e 6.452 técnicos profissionais.

Atualmente, a escola oferece os cursos técnicos de Análises Clínicas, Farmácia, Gerência em Saúde, Saúde Bucal, Hemoterapia e Cuidados de Idosos. Ao todo, a instituição promove dois processos seletivos anuais e oferece 1.080 vagas.