Jornada do Patrimônio 2024: PATRIMÔNIO E SUSTENTABILIDADE

A décima edição da Jornada do Patrimônio abordará o tema "Patrimônio e Sustentabilidade", onde será explorada a interação entre tradição e inovação para promover uma cidade sustentável. Serão discutidas questões como a reutilização de prédios históricos, o envolvimento das comunidades locais, a economia criativa, o turismo sustentável e o uso da tecnologia. Esta jornada será uma oportunidade para compartilhar histórias e contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável.

Este ano, a Jornada do Patrimônio chega à sua décima edição, com o tema “Patrimônio e Sustentabilidade”. Esta temática oferece uma oportunidade para refletir sobre o papel do patrimônio cultural na construção de uma cidade sustentável, alinhando-se ao debate internacional, como os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Vamos explorar juntos como a tradição e a inovação se encontram! Discutiremos as várias possibilidades de reutilização de nossos prédios históricos como uma prática sustentável de preservação do nosso patrimônio cultural. Também abordaremos o envolvimento das comunidades locais na preservação e construção de uma cidade sustentável, destacando o papel da economia criativa e do turismo sustentável neste processo, além das oportunidades de valorização de nosso patrimônio cultural e memórias através da tecnologia e recursos digitais. E claro, vamos destacar a importância da valorização e preservação do nosso patrimônio natural, como nossa fauna, flora e as massas d'água, presentes nas diversas áreas de proteção ambiental e nos parques urbanos da cidade!


A discussão entre patrimônio e sustentabilidade permeia os debates sobre a qualidade de vida urbana. Nesse sentido, as ações do evento visam promover a leitura da cidade em suas múltiplas identidades, vozes e territórios, buscando atingir novos públicos. Nesta perspectiva, continuaremos a destinar 60% das propostas de atividades para a Jornada do Patrimônio inscritas via Edital de Credenciamento, para ações realizadas em distritos com altos índices de vulnerabilidade.
A Jornada do Patrimônio 2024 será um espaço aberto para que diversas histórias sejam contadas através da promoção de roteiros de memórias, visitas a imóveis, cursos e também receberemos adesões à programação e ações artísticas que dialoguem intensamente com o tema da sustentabilidade, cultura e preservação do patrimônio. Patrimônio vivo, cidade sustentável!