VISITA A IMÓVEIS HISTÓRICOS
ZONA SUL
CCSP 40 ANOS: DA CRIAÇÃO AO TOMBAMENTO
O moderno e icônico edifício criado pelos arquitetos Eurico Lopes e Luiz Telles projetado para ser uma biblioteca pública já nasce com vocação de centro cultural. Espaço multidisciplinar que congrega em sua edificação aberta e acolhedora as mais diversas expressões artísticas e que abriga significativos acervos bibliográficos, históricos e artísticos comemora 40 anos em 2022. Para celebrar, compartilhamos com o público uma história visual de um dos mais importantes centros culturais da América Latina com a exposição CCSP 40 ANOS: DA CRIAÇÃO AO TOMBAMENTO, centrada em seu projeto arquitetônico. A mostra está dividida em três núcleos “Projeto e construção”, “Espaços” e “Tombamento”, convidando o público a percorrer de forma condensada o tempo e os espaços do Centro Cultural São Paulo, boa parte refletido em seu próprio acervo – Núcleo Memória, Coleção de Arte da Cidade, Acervo Histórico Oneyda Alvarenga, Arquivo Multimeios – expressa em projetos, desenhos, fotografias, obras, documentos e impressos. Um passeio pelos tempos da construção, pelos jardins, rampas de acesso, bibliotecas, acervos, salas de espetáculos, espaços de convivência.
Data: De 23/07/2022 a 25/09/2022 (de terça a domingo)
Horário de visitação: das 10h às 20h
Local: Centro Cultural da Cidade de São Paulo - Piso Flávio de Carvalho
Retirada de ingresso: LIVRE - SEM NECESSIDADE DE RETIRADA DE INGRESSOS
Faixa ou indicação etária: LIVRE
Terá visita mediada: Sim, datas e horários a confirmar nas redes sociais do CCSP
Sexta-feira, dia 19/08
ZONA SUL
Visita educativa à Cinemateca Brasileira
Durante visita pelas instalações, serão abordados aspectos históricos e técnicos da produção cinematográfica, bem como de sua preservação, a trajetória da Cinemateca Brasileira, incluindo informações sobre sua sede – edificação tombada pelos órgãos de patrimônio – CONPRESP e CONDEPHAAT.
Sexta, 19/08, às 09h e 15h. Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino.
Inscrições: atendimento@cinemateca.org.br, entre 17 e 18 de agosto - Informar nome completo, RG, telefone, profissão e horário de interesse
Inscrições no local poderão ser feitas mediante disponibilidade de vagas
Vagas: 30 por período
Duração: 1 hora e 30 minutos
SÁBADO, 20/08
CENTRO
Tão Perto do Céu, Tão Longe do Mar: as Diversas Vistas de um Mirante
Nessa visita, o público será convidado a caminhar por espaços da unidade, em busca de paisagens da cidade até chegar ao topo da construção: no mirante. A cada novo andar, a vista ganha formas e o público vai se aproximando das diferentes camadas visuais que compõem o território em que o Sesc 24 de maio está localizado. O que é centro, o que é periferia? Quais as vistas da cidade do passado? Vamos olhar para a cidade e desvendar suas diferentes vistas. Com Vanessa Lima.
Sábado e Domingo, 20 e 21/08, das 15h30 às 17h (encontros independentes)
Sesc 24 de Maio: R. 24 de Maio, 109 - República - Local de encontro: Praça do térreo.
Inscrições: Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade. Máximo de 15 pessoas por horário
Edifício IAB
O IAB São Paulo organiza concursos públicos desde 1943, quando foi lançado o concurso para projeto da sede, tendo no Júri Oscar Niemeyer, Eduardo Kneese de Mello, Hélio Uchoa e Firminio Saldanha. A proposta escolhida foi à equipe de Rino Levi que chamou os colegas que também foram premiados, para o desenvolvimento conjunto do projeto. A sede do IABsp é inaugurada em 1950 e torna-se um importante polo cultural. Tombado pelo Conpresp, Condephaat e Iphan.
Sábado 20/08, das 10h às 17h. Rua Bento Freitas, 306 - 4º andar - Vila Buarque.
Inscrições: iabsp@iabsp.org.br
Liceu Coração de Jesus
O Liceu Coração de Jesus completou 137 anos de história. Que através da sua dedicação ganhou abundante notoriedade e em 1888, já era considerado um dos maiores colégios de São Paulo com cerca de 200 alunos. Tombado pelo Condephaat.
Sábado, dia 20/08, das 9h às 16h, Alameda Dino Bueno, 285 - Campos Elíseos.
Inscrições: museu@liceusp.com.br / museu@salesianos.com.br
Arquivo Histórico Municipal
O Arquivo Histórico Municipal é responsável pela guarda permanente, conservação e divulgação de acervo documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século 16 até a primeira metade do século 20, sejam eles cartográficos, iconográficos e textuais. Atualmente é localizado no Edifício Ramos de Azevedo. Inaugurado em 1920, este edifício serviu como sede da da Escola Politécnica e ainda guarda resquícios de sua utilização prévia em sua disposição arquitetônica. Tombado pelo Iphan, Conprest, Condephaat.
Sábado dia 20/08, das 9h às 17h. Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro.
Inscrições: vanessalima@prefeitura.sp.gov.br
Centro Histórico e Cultural Mackenzie
O Edifício Mackenzie foi construído entre os anos de 1894/1896 para abrigar a primeira Escola de Engenharia privada do país. Desde a década de 1990 o imóvel é tombado e, entre os anos de 2001/2004, foi restaurado e adaptado ao novo uso. Hoje abriga o Centro Histórico e Cultural Mackenzie que, além de promover a preservação da memória da instituição, é um espaço cultural e oferece o Passeio Histórico pelo campus. Tombado pelo Conpresp e Condephaat.
Sábado, 20/08, das 10h às 17h. Rua Itambé, 143 - Higienópolis.
Inscrições: chcm@mackenzie.br / luciene.aranha@mackenzie.br
Museu da Santa Casa de São Paulo
O Museu da Santa Casa de São Paulo foi organizado em 2000 e localiza-se em umas das dependências da Santa casa, possui uma arquitetura neogótica e seu acervo é composto por equipamentos médicos, antigos documentos, pinturas, esculturas e mobiliário. O museu também conta com um material referente à revolução constitucionalista de 1932 e a famosa roda dos expostos que recebia crianças abandonadas de 1825 até meados de 1950. Tomado por Conpresp e Condephaat.
Sábado 20/08, das 8h às 17h. Rua Dr. Cesário Mota Jr, 112, Vila Buarque.
Inscrições: museu@santacasasp.org.br / barbara.carvalho@santacasasp.org.br
Visita ao prédio da Estação da Luz com Pedro Mendes da Rocha
Como parte da Jornada do Patrimônio 2022, o arquiteto Pedro Mendes da Rocha realizará visita especial à edificação do Museu da Língua Portuguesa, compartilhando a experiência de desenvolvimento e acompanhamento do projeto de restauro, suas escolhas e a abertura à visitação pública de novas áreas - como o terraço.
Sábado, 20/08, das 11h às 12h e Domingo, 21/08, das 15h às 16h - Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz - Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico.
Inscrições: agendamento@museulp.org.br
Visita ao Prédio da Estação da Luz com Educadores do Museu da Língua Portuguesa
Visita ao prédio da Estação da Luz onde está instalado o Museu da Língua Portuguesa que irá explorar os diversos usos da estação ao longo dos seus 121 anos. A estrada de ferro que ajudou na interiorização da língua e nas décadas seguintes os trens urbanos e o metrô que até hoje levam e trazem os falares dos habitantes da cidade.
Sábado, 20/08, das 15h às 16h e Domingo, 21/08, das 11h às 12h - Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz - Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico.
Inscrições: agendamento@museulp.org.br
Palácio da Justiça de São Paulo
O Palácio da Justiça de São Paulo, ícone da arquitetura na cidade, foi projetado e construído pelo Escritório do Arquiteto Ramos de Azevedo, possuindo estilo eclético e dimensões monumentais. A construção, iniciada em fevereiro de 1920, foi concluída em 25 de janeiro de 1942, data da sua inauguração oficial. Em 23 de dezembro de 1981 foi tombado pelo CONDEPHAAT, tornando-se patrimônio histórico do Estado, pelo seu significado cultural e por abrigar os nobres ideais do Direito e da Justiça.
Sábado 20 e Domingo 21/08, das 09h às 17h. Praça Clóvis Beviláqua, s/nº - Sé.
Visitas monitoradas às 10h, às 13h30 e 15h30.
Informações: visita@tjsp.jus.br
Agendamento on-line: www.tjsp.jus.br/visitamonitorada
Palácio do Comércio
Construído com o apoio do Conde Álvares Penteado, maior benfeitor da escola, o local pode ser considerado uma joia arquitetônica. Projetado por Carlos Eckman, o estilo da construção é eclético, apresenta elementos Art Nouveau presentes nas treliças de sustentação do prédio, no corrimão da escada e vitrais. Também possui estilo clássico presente nas colunas e no pé direito duplo. Os materiais para a construção foram importados. Tombado pelo Iphan.
Sábado 20 e Domingo 21/08, das 9h às 17h. Largo São Francisco, 19, Centro Histórico.
Inscrições: miriam.vale@fecap.br
CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo)
O centenário Edifício do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), situado no triângulo histórico da capital, foi projetado e construído em 1920, pelo escritório F.P. Ramos de Azevedo & Cia. Representativo do início da verticalização da cidade, foi sede do Banco Português do Brasil por décadas. Os seus 4.273 m2, distribuídos em oito andares, bem como sua fachada restaurada em 2012 compõem o acervo do Patrimônio Histórico Paulistano. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20/08, às 10h e às 14h. Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico.
Inscrições: Googleform
Complexo Cultural Funarte SP
Casarão histórico e galpões construídos na década de 1920 para a Escola de Aprendizes Artífices de São Paulo. Desde 1977, abrigam a representação regional da Funarte. Nos anos 1980, o espaço foi palco de artistas consagrados, como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Em 2004, o local foi fechado para reforma e reinaugurado, em 2007, já em sua configuração atual. O conjunto das edificações, chamado de Complexo Cultural Funarte SP, é hoje composto por salas de espetáculos, de ensaio e galerias. Tombado pelo Condephaat.
Sábado 20 e Domingo 21/08, das 14h às 21h30. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos.
Inscrições: sharine.machado@funarte.gov.br
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Espaço histórico do teatro brasileiro que foi aberto nos anos 1950 e é administrado pela Funarte desde o final dos anos 1970. Com capacidade para 99 espectadores, mantém até hoje as mesmas características de sua concepção original, com o palco circular e as arquibancadas circundantes, em formato de arena. Passaram pelo local nomes como Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri e Plínio Marcos. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20 e Domingo 21/08, a partir das 14h. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque.
Inscrições: sharine.machado@funarte.gov.br
Edifício Ermírio de Moraes
O Edifício Ermírio de Moraes atualmente é a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Sua história está ligada à história do Theatro Municipal e da cafeicultura paulista, pois seu primeiro uso foi como o Hotel Esplanada, o hotel das estrelas do teatro. Em décadas posteriores, foi sede da Votorantim e hoje abriga a secretaria de estado. Todas essas épocas e usos serão vistos na visita guiada realizada durante a Jornada do Patrimônio, mediante agendamento prévio. Tomado por Conpresp e Condephaat
Sábado 20 e domingo 21/08, das 10h às 16h. Praça Ramos de Azevedo, 254 - República.
Inscrições: tsnishida@sp.gov.br
Palacete Conde de Sarzedas/ TJSP
Palacete Conde de Sarzedas foi construído no final do século XIX no terreno da chácara Tabatinguera a mando de Luís de Lorena Rodrigues Ferreira, descendente do 5º Conde de Sarzedas. Após a morte do proprietário, sua esposa, filho e nora ainda permaneceram no local até 1939. A partir daí o Palacete passou a ser ocupado por diversos locatários e, precariamente conservado, entrou em processo de arruinamento. O imóvel foi tombado pelo Conpresp em 2002 e posteriormente restaurado, sendo musealizado em 2007.
Sábado 20 e Domingo 21/08. Das 9h às 17h. Visitas monitoradas às 9h, 11h, 13h e 15h. Rua Conde de Sarzedas, 100, Liberdade.
Agendamento on-line: www.tjsp.jus.br/visitamonitorada - Informações: museutj@tjsp.jus.br
Casa de Portugal
Dispõe de um patrimônio que ressalta a tradição e a preservação dos valores históricos, culturais e a presença dos portugueses em SP. O projeto do edifício foi inspirado numa ideia do Arquiteto Ricardo Severo num discurso proferido em 1919 sobre como deveria ser o edifício da futura Casa, autor de dezenas de projetos de grande impacto na cidade de São Paulo, o edifício foi inaugurado em 1956, inauguração ainda integrada nas comemorações do quarto centenário da fundação da cidade de São Paulo.
Sábado 20/08, às 14h. Av. da Liberdade, 602 - Liberdade.
Contato: 11 3273-5555.
Inscrições: casadeportugalsp@casadeportugalsp.com.br
Templo Beth-El - Museu Judaico de São Paulo
O Templo Beth-El, inaugurado em 1932, segue em seu projeto arquitetônico o estilo bizantino dos edifícios religiosos da Rússia. Tombada em 2013, a antiga sinagoga se modificou ao longo dos anos e testemunhou as transformações do centro paulistano. Nesta visita, Roberta Sundfeld, diretora de Acervo e Memória do Museu, propõe uma reflexão sobre a arquitetura e a memória presentes, onde hoje é o Museu Judaico de São Paulo.Tombado pelo Conpresp.
Domingo 21/08 das 15h às 17h. Rua Martinho Prado, 128 - Bela Vista.
Inscrições: roberta@museujudaicosp.org.br
Capela Nossa Senhora dos Aflitos
A Capela N Sra dos Aflitos de 1779 tem como principal atrativo a simplicidade de sua arquitetura, o ambiente acolhedor e de boas energias, suas estruturas construídas em taipa de pilão, nos remete ao passado, deixando Tão Perto o que nos parece Tão Longe.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 das 9h às 18h - Rua dos Aflitos, 70 - Liberdade.
Inscrições: amigosdacapela70@gmail.com
Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Universidade de São Paulo)
A Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Universidade de São Paulo), é a primeira instituição de ensino jurídico do país, fundada em 11 de agosto de 1827, por decreto imperial de D. Pedro I.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 das 10h às 17h. Largo São Francisco, 95, Centro.
Inscrições: thiagozambelan@gmail.com
Memorial da Resistência de São Paulo
O edifício projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo para instalar os escritórios e armazéns da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, no período de 1940 a 1983 foi utilizado como sede do Departamento de Ordem Política e Social – Deops/SP e atualmente abriga o Memorial da Resistência de São Paulo, responsável pela preservação das memórias de repressão e resistência políticas do Brasil republicano. Tombado pelo Condephaat.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 10h às 18h. Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia.
Inscrições: aalcantara@memorialdaresistenciasp.org.br
Casa Dona Yaya/ CPC USP
Exemplo das chácaras que circundavam a região central da cidade no século 19, o imóvel ficou famoso pela história de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá. Órfã, herdeira da fortuna da família, ela foi diagnosticada aos 32 anos como doente mental e foi interditada judicialmente. Em 1920, veio a morar sob tratamento médico nessa casa, transformada em sanatório particular, até sua morte, em 1961. Bem cultural e lugar de memória, a Casa de Dona Yayá é sede do Centro de Preservação Cultural da USP. Tombado pelo Conpresp e Condephaat.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 9h às 17h - Casa de Dona Yayá - R. Maj. Diogo, 353 - Bela Vista.
Sábado 20/08 - 10h30 Visita mediada
Sábado 20/08 - 14h30 Mesa-redonda: memória, patrimônio e feminismo
Sábado 20/08 - 16h CoralUSP Dona Yayá
Domingo 21/08 - 11h Sarau Modernista
Domingo 21/08 - 14h Visita mediada
Inscrições: Sem necessidade de inscrição
Edifício Sé
Concebido em estilo art déco, foi inaugurado em 1939 para ser a sede da Caixa Econômica Federal em São Paulo. Sua monumentalidade é expressa pelo pórtico, nas colunas jônicas de granito negro Piracaia da entrada principal e no revestimento de mármore das paredes internas do térreo. No térreo há o vitral do artista italiano Henrique Zucca retratando as riquezas do Estado de São Paulo e, no sexto andar, está o Museu da CAIXA, espaço que guarda as características dos anos 30. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 10h às 18h. Praça da Sé, 111, Sé.
Inscrições: soniaregina.79@gmail.com / cultura.sp@caixa.gov.br
Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
Início da obra do Edifício Ernesto de Souza Campos - 12 de novembro de 1952, sendo inaugurado dia 25/01/1954 em comemoração ao IV Centenário da fundação de São Paulo. O Instituto Histórico e Geográfico foi fundado em 1º de novembro de 1894. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 com visitas guiadas a partir das 9h com palestra “Trilha do Peabiru”. Rua Benjamin Constant, 158, Sé.
Inscrições: adm@ihgsp.org.br
Palácio das Indústrias
Desde 2009, o Palácio das Indústrias é o edifício sede do Museu Catavento. Sua construção foi iniciada em 1911, inaugurada em 1924 e teve como arquiteto responsável Domiiziano Rossi do escritório de Ramos de Azevedo. Ao longo de quase um século, o palácio passou por vários usos como Assembleia Legislativa, Delegacia de Polícia, Prefeitura de São Paulo. Ainda durante o período de construção, abrigou ateliês de vários artistas, entre eles, de Victor Brecheret. Tombado por Conpresp e Condephaat.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 11h às 14h30. Praça Cívica Ulisses Guimarães S/N - Brás.
Contato: (11) 3246-4003
Inscrições: ??anaritalima.26@gmail.com
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
O Palácio da Justiça de São Paulo, ícone da arquitetura na cidade, foi projetado e construído pelo Escritório do Arquiteto Ramos de Azevedo, possuindo estilo eclético e dimensões monumentais. A construção, iniciada em fevereiro de 1920, foi concluída em 25/01/1942, data da sua inauguração oficial. Em 23 de dezembro de 1981, foi tombado pelo CONDEPHAAT, tornando-se patrimônio histórico do Estado, pelo seu significado cultural e por abrigar os nobres ideais do Direito e da Justiça.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 9h às 17h, com palestra sobre a "Formação e Evolução do Judiciário Paulista", Praça da Sé, s/nº - Sé
Inscrições: visita@tjsp.jus.br
Edifício Matarazzo
Sábado e domingo, 20 e 21 de agosto, às 10:30h, 11h30, 14h30 e 16:30h. Viaduto do Chá, 18 - Centro.
Inscrições: mamalaquias@prefeitura.sp.gov.br
Casarão Nhonho Magalhães
Sábado e domingo, 20 e 21 de agosto, das 13h às 17h. Av. Higienópolis, 758 - Consolação .
Inscrições: toninhosarasa@gmail.com
Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Santa Ifigênia
Desde o século XVIII havia uma Capelinha com o nome de Nossa Senhora da Conceição, no alto do morro, sobre o Vale do Anhangabaú. Em seu lugar foi construída outra igreja que foi concluída em 1794. O Príncipe Regente, D. João, determinou que a Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, para negros alforriados se estabelecesse na nova igreja, em 13 de fevereiro de 1801. Um cemitério foi construído atrás.
Sábado 20/08 das 9h às 12h e das 13h às 15h. Rua Santa Ifigênia, 30 - Santa Ifigênia.
Inscrições: psantaifigenia203@gmail.com
ZONA SUL
Visita ao Instituto Biológico
O Instituto Biológico (IB) abrirá seus espaços para o público da 8° Jornada do Patrimônio, o que permitirá uma visitação ao Cafezal, Centro de Memória e laboratórios. Atividade essa que será conduzida pela diretora do Centro de Memória Márcia Rebouças ou pela vice-diretora do IB Nayte Vitiello.
Sábado 20/08, às 09h e 11h. Instituto Biológico e Museu do Instituto Biológico - Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana.
Início na portaria do IB, para conferência dos dados e retirada do crachá
Inscrições: cafezalurbanoib@biologico.sp.gov.br
Vagas: 40 por período
Após o término o público será convidado a conhecer a exposição Planeta Inseto, no Museu Biológico.
Exposição Bispo do Rosario
Um ato de criação libertário, exercido dentro de um sistema opressivo, isto é, numa cela de manicômio. Uma obra ao mesmo tempo única e feita de múltiplas partes, que exibe, sem hierarquias, mantos, estandartes, esculturas e objetos comuns, mas ressignificados. Uma representação do mundo para ser apresentada a Deus no Dia do Juízo. A partir de 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial – apresentamos na nossa sede, em São Paulo, a exposição Bispo do Rosario – eu vim: aparição, impregnação e impacto, que reúne centenas de trabalhos de Arthur Bispo do Rosário (1911-1989), em paralelo com outros artistas, modernos e contemporâneos.
Sábado 20/08, das 11h às 12h30. Itaú Cultural - Av Paulista 149 , Bela Vista.
Capacidade: 25 vagas
Casa das Rosas
Em 1928 o escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo Projetou a Casa das Rosas, uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista, local que reunia a maioria dos milionários barões do café. A mansão foi concluída em 1935. Lá, os herdeiros de Ramos de Azevedo viveram até meados dos anos 1980. Em 1991, a Casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural. Tombado pelo Condephaat. A Casa encontra-se em restauração, mas seu belo jardim está aberto para visitas.
Sábado e Domingo, 20 e 21/08, das 12h às 16h - Av. Paulista, 37 - Bela Vista.
Inscrições: Não é necessário se inscrever.
Fábrica Unilabor
O imóvel em questão, tem uma trajetória histórica extensa, mais conhecido por ter abrigado a Fábrica Unilabor, voltada a produção de móveis com autogestão operária. Ainda assim seu espaço abrigou diversas iniciativas como o Centro Social Cristo Operário e o Centro Pastoral Vergueiro, dividindo o espaço com a Capela do Cristo Operário. Sua edificação foi tombada nos 2000, o espaço constitui uma parte vital da história do bairro Ipiranga e da cidade de São Paulo. Tombado por Conpresp e Condephaat.
Sábado, 20/08, das 10h às 12:30h. Rua São Daniel, 119 - Vila Brasílio Machado.
Inscrições: coelhorafael@gmail.com
ZONA LESTE
Antiga Fábrica da Alpargatas
O complexo da Alpargatas é um dos legados do crescimento industrial da cidade de São Paulo. O primeiro edifício da Alpargatas foi construído para abrigar a fábrica em 1907, ano de fundação da empresa. Em 1922, o segundo edifício foi construído em frente ao primeiro, para a instalação da seção de sapatos de borracha. Em 1942, o terceiro edifício, contíguo ao primeiro, foi projetado para acomodar a maquinaria da área de tecelagem. Nos anos 1990, a propriedade foi vendida para a Universidade Anhembi Morumbi e as edificações receberam intervenções para acomodar o novo uso. A visita acontecerá nos três edifícios, externa e internamente, e visa contar o contexto da cidade na época de sua construção, a história de sua construção, os detalhes construtivos e sua importância para o bairro. A visita foi idealizada pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, que apresentarão os edifícios.
Sábado 20/08 às 10h e às 15h. Rua Dr. Almeida Lima, 1.134, Mooca
Inscrições: preserva.lpp@gmail.com
Biblioteca Pública Hans Christian Andersen
Primeira biblioteca da região leste, foi inaugurada em 9 de julho de 1952 como Biblioteca Infantil do Tatuapé e passou a denominar-se Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen em homenagem ao escritor dinamarquês conhecido mundialmente. Em novembro de 2007, tornou-se temática em Contos de Fadas.
Sábado 20/08 das 10h às 19h. Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé.
Contato: (11) 2295-3447.
Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
ZONA NORTE
Casa da Bomba
Desde 1887 as nascentes da Serra da Cantareira já abasteciam a capital paulista; com o rápido crescimento demográfico da cidade no início do século XX, surge a necessidade da criação de um sistema de abastecimento de água que fosse mais eficiente, desse modo são construídas a Represa do Engordador e a Casa de Bomba para suprir essa necessidade da população. Esse importante patrimônio é um museu que guarda a história do saneamento básico da cidade de São Paulo.
Sábado, dia 20, das 9h às 12h. Av. Coronel Sezefredo Fagundes, 19.100 - Jardim Cachoeira.
Inscrições: samfa461@gmail.com
CEPAV
Escola Estadual Padre Antônio Vieira, CEPAV, é um prédio centenário (datação 1911) e patrimônio. Foi construída num dos primeiros bairros - Santana - da Zona norte de São Paulo, além da edificação em si ser uma das últimas restantes da região que caracterizam a arquitetura do período republicano, destacando-se da atual paisagem urbana moderna e verticalizada do entorno, refletindo sua permanência e resistência frente à modernização e apagamento histórico. Tombado por Condephaat.
Sábado, dia 20, das 9h às 17h. Av Cruzeiro do Sul 3301. Santana.
Contato: (11) 2979-5862
Inscrições: monelima77@yahoo.com.br
Espaço Memória Carandiru
Tem como objetivo salvaguardar a memória dos moradores da Casa de Detenção e está vinculado ao curso técnico em museologia, junto a Etec PJ. As escolas, na área institucional do parque, correspondem aos antigos pavilhões 4 e 7 que foram implodidos em 2002. A exposição com curadoria de Maureen Bisilliat, possibilita a difusão do acervo e do patrimônio arquitetônico. O bairro abriga duas unidades prisionais, mas já compôs o maior complexo penitenciário da América Latina. Tombado por Conpresp.
Sábado, dia 20/08 , das 9h às 17h - Avenida Cruzeiro do Sul, 2630. Prédio 1, piso térreo. Santana.
Inscrições: nadiaslhm@gmail.com
ZONA OESTE
FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
O Edifício Vilanova Artigas foi projetado como sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP no novo campus da Cidade Universitária pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, em consonância com a implementação da reforma universitária da década de 1960. Construído entre 1961 e 1969, o prédio é uma das referências mais importantes da arquitetura brutalista paulista. Sua fluidez espacial e a grande praça interna o conformam ao mesmo tempo como edifício e lugar público.
Sábado 20/08 e domingo 21/08, às 10h30 e às 16h30, Rua do Lago, 876 - Butantã.
Inscrições: Googleform
Visitas Patrimoniais: a Fábrica da Lina
A visita é feita pela equipe de ação educativa com o intuito de explorar os detalhes da arquitetura do Sesc Pompeia e da vida da arquiteta modernista Lina Bo Bardi, que projetou o espaço. O Sesc Pompeia surgiu de um convite à Lina Bo Bardi (1914-1992), em 1976, para que projetasse um centro de cultura e lazer em um prédio anteriormente ocupado pela fábrica de tambores Pompéia, em bairro homônimo, localizado na zona oeste da capital paulista. As obras começaram em 1977, sendo concluídas definitivamente em 1986. O projeto se destaca por conciliar as antigas estruturas industriais com o novo uso do local para atividades artísticas, culturais e esportivas. O Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou no dia 05/03 o tombamento do centro cultural Sesc Pompeia, em São Paulo/SP, uma das obras-primas da arquiteta Lina Bo Bardi. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan considerou o edifício um "marco da Arquitetura brasileira por seus valores culturais e estéticos". Ponto de encontro: Hall do Teatro – Sesc Pompéia.
Com Estela Alves, Louise Lenate, Mari Valicente e Thales Marreti
Sábado e Domingo, 20 e 21/08, às 11h e às 15h (encontros independentes). Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93 - Água Branca.
Inscrições: Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade. Máximo de 20 pessoas por horário
Casa Amarela da Vila Romana
A centenária Casa Amarela da Vila Romana, de estilo neoclássico, foi tombada pelo CONPRESP em 2021. Ela foi construída pelo italiano Angelo de Bortoli, filho de camponeses, nascido em Padova em 1862. Angelo desembarcou no porto de Santos em 1880 e em 1889 comprou um grande terreno na Vila Romana. Em 1921, já casado e com filhos, construiu a Casa Amarela para abrigar imigrantes que chegavam ao Brasil. Atualmente a Casa é ocupada como moradia e centro de cultura e arte. - Tombada pelo Conpresp.
Sábado, 20/08, das 14h às 18h e Domingo 21/08, das 10h às 14h. Rua Camilo 955, Vila Romana.
Inscrições: Não é necessário se inscrever.
Casa Guilherme de Almeida
Inaugurado em 1979, o museu-casa Guilherme de Almeida – instalado na residência onde ele viveu de 1946 até o ano de sua morte – abriga o acervo composto de objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. O sobrado de aproximadamente 240 m*, situado na rua Macapá, no alto do Pacaembu, foi projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman em 1944 e teve sua construção finalizada em 1946. Tombado pelo Conpresp e Condephaat
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 16h às 18h- Rua Macapá, 187 - Sumaré.
Inscrições: Não é necessário se inscrever.
Tendal da Lapa
O Tendal da Lapa foi projetado para ser um entreposto de carnes, com construção de 8 mil metros, construído em 1934. O conjunto arquitetônico abriga antigas câmaras frigoríficas, um bloco de lojas e área administrativa. As técnicas construtivas empregadas utilizavam alvenarias de tijolos de barro, estruturas de vigas e de pilares em concreto armado, a cobertura era com telhas de fibrocimento, para acabamento utilizou-se azulejos. As fachadas têm características da arquitetura Art Déco. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20/08, das 9h às 15h e Domingo 21/08, das 15h às 21h. Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca.
Inscrições: adrilopes.historia@hotmail.com
Casa das Caldeiras
A Casa das Caldeiras (1922-1923) faz parte da memória coletiva da Cidade de São Paulo. Exemplar típico da arquitetura fabril de caráter utilitário recebeu grandes janelas, pé-direito altíssimo, três chaminés monumentais que parecem ganhar os céus, túneis-galerias que remetem a passagens subterrâneas, fornalhas que eram alimentadas por carvão. Tombada pelo Conpresp e Condephaat.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, a partir das 9h - Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca
Inscrições: saccomanno@casadascaldeiras.com.br
Complexo Esportivo do Pacaembu
Em 1902, apenas sete anos depois que Charles Miller organizou o primeiro jogo de futebol em São Paulo, foi disputado na cidade o primeiro campeonato do Brasil. Passados 120 anos, às vésperas de mais uma tentativa de conquista do “hexa”, desta vez no Catar, o próprio Charles Miller, capitão e artilheiro do time vencedor, irá relatar, com pitadas de bom humor, detalhes e curiosidades desse histórico acontecimento.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 a partir das 9h, Rua Capivari, s/n – Portão 23, Pacaembu
Inscrições: liviaribas@raddar.org
DOMINGO, 21/08
CENTRO
Tão Perto do Céu, Tão Longe do Mar: as Diversas Vistas de um Mirante
Nessa visita, o público será convidado a caminhar por espaços da unidade, em busca de paisagens da cidade até chegar ao topo da construção: no mirante. A cada novo andar, a vista ganha formas e o público vai se aproximando das diferentes camadas visuais que compõem o território em que o Sesc 24 de maio está localizado. O que é centro, o que é periferia? Quais as vistas da cidade do passado? Vamos olhar para a cidade e desvendar suas diferentes vistas. Com Vanessa Lima.
Sábado e Domingo, 20 e 21/08, das 15h30 às 17h (encontros independentes)
Sesc 24 de Maio: R. 24 de Maio, 109 - República - Local de encontro: Praça do térreo.
Inscrições: Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade. Máximo de 15 pessoas por horário
Drosophyla Bar Destilaria de Gin
Um túnel do tempo é o que você vai sentir ao entrar nesse casarão de 101 anos de idade que fica na antiga Rua Florisbela 17, atual rua Nestor Pestana 163.
Essa casa viu a história de São Paulo acontecer e viu no começo de tudo, o lugar onde a Dona Veridiana mandou construir um Velódromo e que depois virou o 1º estádio de futebol do país. Tombado pelo Conpresp.
Domingo, dia 21, das 12h ás 18h.Rua Nestor Pestana, 163. Consolação.
Inscrições: drosophyla@drosophyla.com.br
Visita ao prédio da Estação da Luz com Pedro Mendes da Rocha
Como parte da Jornada do Patrimônio 2022, o arquiteto Pedro Mendes da Rocha realizará visita especial à edificação do Museu da Língua Portuguesa, compartilhando a experiência de desenvolvimento e acompanhamento do projeto de restauro, suas escolhas e a abertura à visitação pública de novas áreas - como o terraço.
Sábado, 20/08, das 11h às 12h e Domingo, 21/08, das 15h às 16h - Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz - Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico.
Inscrições: agendamento@museulp.org.br
Visita ao Prédio da Estação da Luz com Educadores do Museu da Língua Portuguesa
Visita ao prédio da Estação da Luz onde está instalado o Museu da Língua Portuguesa que irá explorar os diversos usos da estação ao longo dos seus 121 anos. A estrada de ferro que ajudou na interiorização da língua e nas décadas seguintes os trens urbanos e o metrô que até hoje levam e trazem os falares dos habitantes da cidade.
Sábado, 20/08, das 15h às 16h e Domingo, 21/08, das 11h às 12h - Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz - Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico.
Inscrições: agendamento@museulp.org.br
Palácio da Justiça de São Paulo
O Palácio da Justiça de São Paulo, ícone da arquitetura na cidade, foi projetado e construído pelo Escritório do Arquiteto Ramos de Azevedo, possuindo estilo eclético e dimensões monumentais. A construção, iniciada em fevereiro de 1920, foi concluída em 25 de janeiro de 1942, data da sua inauguração oficial. Em 23 de dezembro de 1981 foi tombado pelo CONDEPHAAT, tornando-se patrimônio histórico do Estado, pelo seu significado cultural e por abrigar os nobres ideais do Direito e da Justiça.
Sábado 20 e Domingo 21/08, das 09h às 17h. Praça Clóvis Beviláqua, s/nº - Sé.
Visitas monitoradas às 10h, às 13h30 e 15h30.
Informações: visita@tjsp.jus.br
Agendamento on-line: www.tjsp.jus.br/visitamonitorada
Palácio do Comércio
Construído com o apoio do Conde Álvares Penteado, maior benfeitor da escola, o local pode ser considerado uma joia arquitetônica. Projetado por Carlos Eckman, o estilo da construção é eclético, apresenta elementos Art Nouveau presentes nas treliças de sustentação do prédio, no corrimão da escada e vitrais. Também possui estilo clássico presente nas colunas e no pé direito duplo. Os materiais para a construção foram importados. Tombado pelo Iphan.
Sábado 20 e Domingo 21/08, das 9h às 17h. Largo São Francisco, 19, Centro Histórico.
Inscrições: miriam.vale@fecap.br
Complexo Cultural Funarte SP
Casarão histórico e galpões construídos na década de 1920 para a Escola de Aprendizes Artífices de São Paulo. Desde 1977, abrigam a representação regional da Funarte. Nos anos 1980, o espaço foi palco de artistas consagrados, como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Em 2004, o local foi fechado para reforma e reinaugurado, em 2007, já em sua configuração atual. O conjunto das edificações, chamado de Complexo Cultural Funarte SP, é hoje composto por salas de espetáculos, de ensaio e galerias. Tombado pelo Condephaat.
Sábado 20 e Domingo 21/08, das 14h às 21h30. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos.
Inscrições: sharine.machado@funarte.gov.br
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Espaço histórico do teatro brasileiro que foi aberto nos anos 1950 e é administrado pela Funarte desde o final dos anos 1970. Com capacidade para 99 espectadores, mantém até hoje as mesmas características de sua concepção original, com o palco circular e as arquibancadas circundantes, em formato de arena. Passaram pelo local nomes como Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri e Plínio Marcos. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20 e Domingo 21/08, a partir das 14h. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque.
Inscrições: sharine.machado@funarte.gov.br
Edifício Ermírio de Moraes
O Edifício Ermírio de Moraes atualmente é a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Sua história está ligada à história do Theatro Municipal e da cafeicultura paulista, pois seu primeiro uso foi como o Hotel Esplanada, o hotel das estrelas do teatro. Em décadas posteriores, foi sede da Votorantim e hoje abriga a secretaria de estado. Todas essas épocas e usos serão vistos na visita guiada realizada durante a Jornada do Patrimônio, mediante agendamento prévio. Tomado por Conpresp e Condephaat
Sábado 20 e domingo 21/08, das 10h às 16h. Praça Ramos de Azevedo, 254 - República.
Inscrições: tsnishida@sp.gov.br
Palacete Conde de Sarzedas/ TJSP
Palacete Conde de Sarzedas foi construído no final do século XIX no terreno da chácara Tabatinguera a mando de Luís de Lorena Rodrigues Ferreira, descendente do 5º Conde de Sarzedas. Após a morte do proprietário, sua esposa, filho e nora ainda permaneceram no local até 1939. A partir daí o Palacete passou a ser ocupado por diversos locatários e, precariamente conservado, entrou em processo de arruinamento. O imóvel foi tombado pelo Conpresp em 2002 e posteriormente restaurado, sendo musealizado em 2007.
Sábado 20 e Domingo 21/08. Das 8h às 12h e das 13h às 18h. Rua Conde de Sarzedas, 100, Liberdade.
Inscrições: museutj@tjsp.jus.br / brunod@tjsp.jus.br
Templo Beth-el - Museu Judaico de São Paulo
O Templo Beth-El, inaugurado em 1932, segue em seu projeto arquitetônico o estilo bizantino dos edifícios religiosos da Rússia. Tombada em 2013, a antiga sinagoga se modificou ao longo dos anos e testemunhou as transformações do centro paulistano. Nesta visita, Roberta Sundfeld, diretora de Acervo e Memória do Museu, propõe uma reflexão sobre a arquitetura e a memória presentes, onde hoje é o Museu Judaico de São Paulo.Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20/08, das 10h às 14h e Domingo 21/08 das 10h às 15h. Rua Martinho Prado, 128 - Bela Vista.
Inscrições: roberta@museujudaicosp.org.br
Capela Nossa Senhora dos Aflitos
A Capela N Sra dos Aflitos de 1779 tem como principal atrativo a simplicidade de sua arquitetura, o ambiente acolhedor e de boas energias, suas estruturas construídas em taipa de pilão, nos remete ao passado, deixando Tão Perto o que nos parece Tão Longe.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 das 9h às 18h - Rua dos Aflitos, 70 - Liberdade.
Inscrições: amigosdacapela70@gmail.com
Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Universidade de São Paulo)
A Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Universidade de São Paulo), é a primeira instituição de ensino jurídico do país, fundada em 11 de agosto de 1827, por decreto imperial de D. Pedro I.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 das 10h às 17h. Largo São Francisco, 95, Centro.
Inscrições: thiagozambelan@gmail.com
Memorial da Resistência de São Paulo
O edifício projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo para instalar os escritórios e armazéns da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, no período de 1940 a 1983 foi utilizado como sede do Departamento de Ordem Política e Social – Deops/SP e atualmente abriga o Memorial da Resistência de São Paulo, responsável pela preservação das memórias de repressão e resistência políticas do Brasil republicano. Tombado pelo Condephaat.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 10h às 18h. Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia.
Inscrições: aalcantara@memorialdaresistenciasp.org.br
Casa Dona Yaya/ CPC USP
Exemplo das chácaras que circundavam a região central da cidade no século 19, o imóvel ficou famoso pela história de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá. Órfã, herdeira da fortuna da família, ela foi diagnosticada aos 32 anos como doente mental e foi interditada judicialmente. Em 1920, veio a morar sob tratamento médico nessa casa, transformada em sanatório particular, até sua morte, em 1961. Bem cultural e lugar de memória, a Casa de Dona Yayá é sede do Centro de Preservação Cultural da USP. Tombado pelo Conpresp e Condephaat.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 9h às 17h - Casa de Dona Yayá - R. Maj. Diogo, 353 - Bela Vista.
Sábado 20/08 - 10h30 Visita mediada
Sábado 20/08 - 14h30 Mesa-redonda: memória, patrimônio e feminismo
Sábado 20/08 - 16h CoralUSP Dona Yayá
Domingo 21/08 - 11h Sarau Modernista
Domingo 21/08 - 14h Visita mediada
Inscrições: Sem necessidade de inscrição
Edifício Sé
Concebido em estilo art déco, foi inaugurado em 1939 para ser a sede da Caixa Econômica Federal em São Paulo. Sua monumentalidade é expressa pelo pórtico, nas colunas jônicas de granito negro Piracaia da entrada principal e no revestimento de mármore das paredes internas do térreo. No térreo há o vitral do artista italiano Henrique Zucca retratando as riquezas do Estado de São Paulo e, no sexto andar, está o Museu da CAIXA, espaço que guarda as características dos anos 30. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 10h às 18h. Praça da Sé, 111, Sé.
Inscrições: soniaregina.79@gmail.com / cultura.sp@caixa.gov.br
Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
Início da obra do Edifício Ernesto de Souza Campos - 12 de novembro de 1952, sendo inaugurado dia 25/01/1954 em comemoração ao IV Centenário da fundação de São Paulo. O Instituto Histórico e Geográfico foi fundado em 1º de novembro de 1894. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 com visitas guiadas a partir das 9h com palestra “Trilha do Peabiru”. Rua Benjamin Constant, 158, Sé.
Inscrições: adm@ihgsp.org.br
Palácio das Indústrias
Desde 2009, o Palácio das Indústrias é o edifício sede do Museu Catavento. Sua construção foi iniciada em 1911, inaugurada em 1924 e teve como arquiteto responsável Domiiziano Rossi do escritório de Ramos de Azevedo. Ao longo de quase um século, o palácio passou por vários usos como Assembleia Legislativa, Delegacia de Polícia, Prefeitura de São Paulo. Ainda durante o período de construção, abrigou ateliês de vários artistas, entre eles, de Victor Brecheret. Tombado por Conpresp e Condephaat.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, das 11h às 14h30. Praça Cívica Ulisses Guimarães S/N - Brás.
Contato: (11) 3246-4003
Inscrições: ??anaritalima.26@gmail.com
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
O Palácio da Justiça de São Paulo, ícone da arquitetura na cidade, foi projetado e construído pelo Escritório do Arquiteto Ramos de Azevedo, possuindo estilo eclético e dimensões monumentais. A construção, iniciada em fevereiro de 1920, foi concluída em 25/01/1942, data da sua inauguração oficial. Em 23 de dezembro de 1981, foi tombado pelo CONDEPHAAT, tornando-se patrimônio histórico do Estado, pelo seu significado cultural e por abrigar os nobres ideais do Direito e da Justiça.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 a partir das 9h, com palestra sobre a "Formação e Evolução do Judiciário Paulista", Praça da Sé, s/nº - Sé
Inscrições: visita@tjsp.jus.br
Núcleo Memória - Memorial da Luta pela Justiça
O prédio que sediará o Memorial da Luta pela Justiça é um lugar símbolo da repressão e da resistência durante a ditadura civil-militar (1964-1985). Construído em 1919 para uso residencial, posteriormente abrigou as três Auditorias Militares (Exército, Marinha e Aeronáutica). No período ditatorial, as Auditorias Militares eram os órgãos de primeira instância da Justiça Militar que atuaram, ao lado das demais instituições associadas à segurança pública, no front da guerra contra a “subversão”.
Domingo 21/08, a partir das 9h. Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1.249 - Bela Vista.
Inscrições: educativo@nucleomemoria.com.br
Edifício Matarazzo
Sábado e domingo, 20 e 21 de agosto, às 10:30h, 11h30, 14h30 e 16:30h. Viaduto do Chá, 18 - Centro.
Inscrições: mamalaquias@prefeitura.sp.gov.br
Casarão Nhonho Magalhães
Sábado e domingo, 20 e 21 de agosto, das 13h às 17h. Av. Higienópolis, 758 - Consolação .
Inscrições: toninhosarasa@gmail.com
ZONA SUL
Coleção Brasiliana
Visitação guiada organizada pela equipe do Itaú Cultural, em uma longa pesquisa que começou em 2009, o percurso revela cinco séculos da história do Brasil, com o objetivo de dividir com o maior número de pessoas esse acervo. São nove módulos e reúne 1.312 obras. Em Brasiliana Itaú o público poderá ver 947 itens entre pinturas, tridimensionais, desenhos, aquarelas e têmperas, gravuras, mapas/cartografia, manuscritos de literatura, documentos, periódicos, livros e caricaturas e vídeo.
Domingo dia 21/08, das 11h às 12h30 Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 - Bela Vista.
Capacidade: 25 vagas
Casa das Rosas
Em 1928 o escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo Projetou a Casa das Rosas, uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista, local que reunia a maioria dos milionários barões do café. A mansão foi concluída em 1935. Lá, os herdeiros de Ramos de Azevedo viveram até meados dos anos 1980. Em 1991, a Casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural. Tombado pelo Condephaat.
Sábado e Domingo, 20 e 21/08, das 12h às 16h - Av. Paulista, 37 - Bela Vista.
Inscrições: cecilialara@museusliterarios.org.br
Palacete Jafet
A família Jafet, importante investidora na indústria e comércio, instalou-se no bairro do Ipiranga, construindo suas residências, fábricas, moradias e serviços para operários, modificando a paisagem do bairro. O Palacete Eduardo Benjamin Jafet, projetado em 1933 e implantado em um jardim com belvedere, ainda mantém muitas de suas características originais, como a distribuição dos ambientes e diversos elementos decorativos, como painéis de John Graz, vitrais, revestimentos e pinturas artísticas. Tombado pelo Conpresp, Iphan e Condephaat.
Domingo, 21/08, das 14h às 17h Rua Bom Pastor, nº 825, Bairro Ipiranga.
Inscrições: amditolvo@gmail.com
ZONA LESTE
Casa de Operário - Vila Maria Zélia
Construída em 1917 e completamente restaurada em 2019, preservando as características originais do projeto, tanto de fachada quanto de interior, esta casa faz parte do conjunto de moradias destinadas aos operários da extinta Companhia Nacional de Tecidos de Juta (CNTJ). Tombado por Conpresp e Condephaat.
Domingo 21/08, das 14h às 15h. Rua Otávio Paris, 84 - Vila Maria Zélia.
Inscrições: brunobotosso84@gmail.com
ZONA OESTE
Visitas Patrimoniais: a Fábrica da Lina
A visita é feita pela equipe de ação educativa com o intuito de explorar os detalhes da arquitetura do Sesc Pompeia e da vida da arquiteta modernista Lina Bo Bardi, que projetou o espaço. O Sesc Pompeia surgiu de um convite à Lina Bo Bardi (1914-1992), em 1976, para que projetasse um centro de cultura e lazer em um prédio anteriormente ocupado pela fábrica de tambores Pompéia, em bairro homônimo, localizado na zona oeste da capital paulista. As obras começaram em 1977, sendo concluídas definitivamente em 1986. O projeto se destaca por conciliar as antigas estruturas industriais com o novo uso do local para atividades artísticas, culturais e esportivas. O Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou no dia 05/03 o tombamento do centro cultural Sesc Pompeia, em São Paulo/SP, uma das obras-primas da arquiteta Lina Bo Bardi. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan considerou o edifício um "marco da Arquitetura brasileira por seus valores culturais e estéticos". Ponto de encontro: Hall do Teatro – Sesc Pompéia.
Com Estela Alves, Louise Lenate, Mari Valicente e Thales Marreti
Sábado e Domingo, 20 e 21/08, às 11h e às 15h (encontros independentes). Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93 - Água Branca.
Inscrições: Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade. Máximo de 20 pessoas por horário
Casa Amarela da Vila Romana
A centenária Casa Amarela da Vila Romana, de estilo neoclássico, foi tombada pelo CONPRESP em 2021. Ela foi construída pelo italiano Angelo de Bortoli, filho de camponeses, nascido em Padova em 1862. Angelo desembarcou no porto de Santos em 1880 e em 1889 comprou um grande terreno na Vila Romana. Em 1921, já casado e com filhos, construiu a Casa Amarela para abrigar imigrantes que chegavam ao Brasil. Atualmente a Casa é ocupada como moradia e centro de cultura e arte. - Tombada pelo Conpresp.
Sábado, 20/08, das 14h às 18h e Domingo 21/08, das 10h às 14h. Rua Camilo 955, Vila Romana.
Inscrições: janicedepiero@gmail.com
Casa Guilherme de Almeida
Inaugurado em 1979, o museu-casa Guilherme de Almeida – instalado na residência onde ele viveu de 1946 até o ano de sua morte – abriga o acervo composto de objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. O sobrado de aproximadamente 240 m*, situado na rua Macapá, no alto do Pacaembu, foi projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman em 1944 e teve sua construção finalizada em 1946. Tombado pelo Conpresp e Condephaat
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, manhãs e tardes - Rua Macapá, 187 - Sumaré.
Inscrições: cecilialara@museusliterarios.org.br
Casa das Caldeiras
A Casa das Caldeiras (1922-1923) faz parte da memória coletiva da Cidade de São Paulo. Exemplar típico da arquitetura fabril de caráter utilitário recebeu grandes janelas, pé-direito altíssimo, três chaminés monumentais que parecem ganhar os céus, túneis-galerias que remetem a passagens subterrâneas, fornalhas que eram alimentadas por carvão. Tombada pelo Conpresp e Condephaat.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08, manhã e tarde (a partir das 9h) Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca
Inscrições: saccomanno@casadascaldeiras.com.br
Complexo Esportivo do Pacaembu
Em 1902, apenas sete anos depois que Charles Miller organizou o primeiro jogo de futebol em São Paulo, foi disputado na cidade o primeiro campeonato do Brasil. Passados 120 anos, às vésperas de mais uma tentativa de conquista do “hexa”, desta vez no Catar, o próprio Charles Miller, capitão e artilheiro do time vencedor, irá relatar, com pitadas de bom humor, detalhes e curiosidades desse histórico acontecimento.
Sábado 20/08 e Domingo 21/08 a partir das 9h, Rua Capivari, s/n – Portão 23, Pacaembu
Inscrições: liviaribas@raddar.org
Tendal da Lapa
O Tendal da Lapa foi projetado para ser um entreposto de carnes, com construção de 8 mil metros, construído em 1934. O conjunto arquitetônico abriga antigas câmaras frigoríficas, um bloco de lojas e área administrativa. As técnicas construtivas empregadas utilizavam alvenarias de tijolos de barro, estruturas de vigas e de pilares em concreto armado, a cobertura era com telhas de fibrocimento, para acabamento utilizou-se azulejos. As fachadas têm características da arquitetura Art Déco. Tombado pelo Conpresp.
Sábado 20/08, das 9h às 15h e Domingo 21/08, das 15h às 21h. Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca.
Inscrições: adrilopes.historia@hotmail.com