ROTEIROS DE MEMÓRIA

 
São passeios culturais na cidade de São Paulo desenvolvidos com o objetivo de revelar personagens, histórias, práticas sociais, espaços urbanos e edifícios que interagem compondo as múltiplas memórias da cidade. Os roteiros podem divulgar, destacar ou envolver os diferentes aspectos do patrimônio cultural, material e imaterial da cidade de São Paulo, de acordo com os objetivos da Jornada do Patrimônio de 2022.

 

 Jornada do Patrimônio 2022


Roteiros de Memória

SÁBADO, 20/08


CENTRO

Visita mediada ao Centro de Memória do Circo
O Centro de Memória do Circo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, é a única instituição de toda a América Latina consagrado exclusivamente à memória e cultura circense. Inaugurado em 2009, tem como missão resgatar, reunir, pesquisar, preservar e difundir o circo brasileiro - sua história, suas artes, seus artistas, seus saberes. Entre os reconhecimentos que lhe foram concedidos, o CMC recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, em 2015, e em 2016 o título Memória do Mundo Brasil, da UNESCO, concedido para o Arquivo Circo Garcia que se encontra sob sua guarda. O Centro de Memória do Circo recebe a exposição “Piolin, o Palhaço Modernista” que será apresentada durante a visita mediada e estará aberta para visitação espontânea durante o Sábado das 10h às 20h e Domingo das 10h às 18h.
Sábado, 20/08, das 12h às 13h - Galeria Olido, Av. São João, 473 - Centro histórico.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Visita mediada: Casa de Portugal
Visita guiada ao edifício e bibliotecas com 87 anos no centro de São Paulo.
Sábado, 20/08, das 10h às 12h30. Casa de Portugal - Av. da Liberdade, 602 - Liberdade.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

(P)Artes do Bairro da Luz - Um Passeio Artístico pela Região
Roteiro a pé pelo quadrilátero em torno do Largo General Osório (Luz), onde as linguagens artísticas serão abordadas: Memorial da Resistência (memória e patrimônio); Estação Pinacoteca (artes visuais) e Teatro de Contêiner Cia. Mungunzá (teatro). Abordaremos ainda, a história da Boca do Lixo (cinema). Encerraremos nosso passeio na EMESP - Escola Tom Jobim (música).
Sábado 20/08 das 9h às 13h - Sesc Bom Retiro: Alameda Nothmann, 185 - Campos Elíseos.
Inscrições: No local de 5/8, às 10h, a 15/8, 25 vagas

Territórios da Prostituição: espaços invisíveis, vidas ocultadas
O roteiro pretende percorrer os territórios invisíveis que foram ocupados pelo Alto e Baixo meretrício na zona central da cidade de São Paulo entre o final do século XIX até o ano de 1938, quando Prestes Maia tomou posse como prefeito e começou uma série de reformas urbanas. Na caminhada, vamos trazer à tona memórias ocultas de tantas mulheres que viveram do meretrício e tiverem o registro de suas histórias invisibilizadas na cidade e por seus governantes.
Sábado 20/08 das 10h30 às 11h50. Rua Líbero Badaró, 425, Centro histórico. Em frente à prefeitura
Classificação: 16 anos
Inscrições: mairosin@gmail.com

Beco da Preta Presença
Visita mediada no logradouro patrimonial Beco do Pinto com duração média de 1h, por meio do projeto Beco da Preta Presença, do Museu da Cidade de São Paulo, que tem como objetivo promover o resgate e a valorização da memória das mulheres negras presentes no local na região da Sé durante o século XIX.
Sábado dia 20, das 11h às 12h. Solar da Marquesa de Santos (Auditório), R. Roberto Simonsen, 136 - Centro Histórico.
Inscrições: Googleform

A presença africana no Brás
Um dos maiores pólos de venda de roupas no atacado da capital paulista, o Brás é também marcado pela presença africana: seja nas lojas, nos restaurantes, nos hotéis, nas ruas, entre os camelôs, nos mercados, na feira da madrugada. Para celebrar os 204 anos desse bairro, que é um dos mais tradicionais da cidade, realizaremos um percurso a pé pela região, acompanhando de perto essa presença africana no comércio local.
Sábado 20/08 das 10h às 11h30 - (Na saída CPTM- Brás) Praça Agente Cícero, Brás.
Inscrições: tatawald@gmail.com

Olhares do novo e antigo: Brás e arredores
O Walking Tour "Olhares do novo e antigo" têm o objetivo de dialogar os espaços cotidianos, bem como as impressões do território. A ideia é percorrer os lugares que ajudam a pensar o Bairro e suas diversas contradições. O Bairro do Brás, tem referências históricas e culturais fortemente entrelaçadas e no presente, surgem novos desafios, novos cenários e novas narrativas que possibilitam repensar as práticas, preservar a memória cultural e seus suportes possíveis para gerações futuras.
Sábado 20/08 das 12h às 17h. Metrô Brás - Saída – Rua Domingos Paiva, Brás.
Inscrições: rbarros.eventos@gmail.com

Explore o centro histórico caminhando
Quer conhecer o centro histórico de São Paulo? Saber sobre grandes nomes da história da nossa cidade? Então venha conhecer o centro histórico em um passeio onde você vai conhecer a história cultural e arquitetura da cidade. Você vai com certeza ver a cidade com outros olhos e descobrir como São Paulo virou uma cidade de tantas culturas e tradições diferentes.
Sábado 20/08, das 10h às 12h30 - Edifício Itália - Avenida Ipiranga, 344 – República – Centro histórico
Inscrições: emily_borges_1@live.com

Trabalho, Festa e fé: Memórias Negras no centro de São Paulo
O roteiro Trabalho, Festa e Fé: Memórias Negras no centro de São Paulo apresentará entre o Largo do Paissandú e a Capela dos Aflitos no bairro da Liberdade, o cotidiano do trabalho, das festas e da fé das personalidades e comunidades negras da cidade colonial aos dias atuais; a partir de relatos, imagens, músicas e, sobretudo, lugares em que a leitura e relação entre passado e presente é possível. O roteiro tem a intenção de valorizar e divulgar as raízes afrodiaspóricas da nossa cultura popular.
Sábado 20/08, das 14h30 às 16h30. Lg. do Paissandú, s/nº - Centro Histórico.
Inscrições: Googleform

Conhecendo a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa
Esse roteiro se iniciará na Estação da Luz onde caminharemos dentro da estação e em seu entorno abordando temas históricos, fatos importantes e datas marcantes na construção de uma das mais importantes estações de trem do Brasil. Em seguida entraremos no Museu da Língua Portuguesa, pois além de fazer parte da estrutura da estação e possuir um terraço de onde podemos ver o Parque da Luz, a Pinacoteca, a Estação Júlio Prestes e um pouco do bairro Bom Retiro, é um lugar repleto de história.
Sábado, 20/08, das 15h às 17h. Em frente à entrada - Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz - Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Parque Augusta – Visita ao primeiro parque arqueológico do município de São Paulo
O Centro de Arqueologia de São Paulo –CASP (DPH/SMC) realizou, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, pesquisa arqueológica no terreno do Parque Augusta. Durante essa pesquisa foram identificadas diversas estruturas e artefatos pertencentes ao Colégio Des Oiseaux e ao Colégio Santa Mônica. Será realizada uma visita guiada pelo Parque, indicando os locais onde foram encontrados vestígios arqueológicos, após o roteiro será realizada uma roda de conversa.
Sábado 20/08, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Parque Augusta - Portal da Rua Caio Prado (altura do número 247) - Parque Augusta - R. Augusta, 200 - Consolação.
Inscrições: dphcasp@prefeitura.sp.gov.br

Territórios Negros no Bixiga: Escavando Memórias nos Vestígios Arqueológicos do Quilombo Saracura
O Instituto Bixiga oferece a 7º Edição do RolêSP Territórios Negros no Bixiga, ação educativa que busca conduzir os participantes numa jornada por esse importante Território Negro que, juntamente com territórios centrais como a Sé, Santa Efigênia, Liberdade, Glicério e Barra Funda, representam parte importante das histórias de vida, das lutas e resistências da população negra na cidade de São Paulo. O ponto de encontro é a Escadaria do Bixiga, local onde acontece a “lavagem” do grupo Ilú Obá de Min num já tradicional ato de protesto contra a falsa abolição da escravidão nessa data. Passando pela história da Pastoral Afro na Paróquia da Nossa Senhora Achiropita, seguiremos rumo ao secular “Quilombo do Saracura”, esse importante território negro situado no Vale do Saracura, ribeirão canalizado nos anos 1920 para a construção da Avenida Anhangabaú, hoje Avenida nove de julho. No Vale, acompanhando os sinuosos caminhos do Saracura Grande, atual rua Almirante Marques Leão, seguiremos para a área onde até recentemente estava sediada a Escola de Samba Vai-Vai, hoje ocupada pelas obras da futura estação de metrô da linha 6-Laranja, onde recentemente foram encontrados vestígios arqueológicos.
Sábado 20/08, das 10h às 12h. Mirante da Escadaria do Bixiga - Rua 13 de maio, 752, Bela Vista.
Inscrições: https://institutobixiga.com.br/

Afro Sampa Walking Tour: Memória e Empreendedorismo Preto
O projeto Afro Sampa Tour faz parte das pesquisas do Coletivo Negras Memórias e tem como finalidade levar experiências turísticas aos visitantes e moradores sob a narrativa do povo preto paulistano. Histórias que durante anos foram escondidas e ignoradas. Neste roteiro de 3 h terá início no próximo às catracas do metrô Anhangabaú, seguirá pelo Largo da Memória, passará pelo centro velho e novo e finaliza em um Restaurante Africano (opcional).
Sábado 20/08, das 10h às 13h - Catracas do Metrô Anhangabaú, Centro Histórico
Inscrições: deborahtourguide@gmail.com

90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Tenho um convite especial para você: percorrer alguns lugares da região central da cidade que foram palco de ações da Revolução de 32 e que hoje guardam suas memórias – algumas bem discretas, outras, trancadas no interior de edifícios históricos. Nosso ponto de encontro será na Praça da República – estopim do conflito. Seguiremos pelos pontos marcantes que narram a história desse episódio que durou apenas 3 meses e foi muito importante para os paulistas.
Sábado 20/08, das 10h às 12h, em frente à Rua Barão de Itapetininga, Praça da República - República
Inscrições: (11) 99109-2208 Whatsapp

Tour Cafés Sampa
Um Tour caminhando e conhecendo as melhores cafeterias de São Paulo, contando a história do café na cidade. Ligando as transformações e crescimento da capital na era do café.
Sábado 20/08, das 10h às 12h. Espaço Colmeia. Largo São Bento, 109 - Centro Histórico
Inscrições: Ana.sanntos7@gmail.com

Alguém disse greve geral?
Através da história de organização do movimento operário no Brasil e a partir da Greve Geral de 1917, iniciada no Brás por melhores condições de trabalho, o roteiro contempla sua inserção no território e a ausência da materialidade dessa memória. Em conflitos entre lembrança e esquecimento, a memória de trabalhadores que parece tão próxima, encontra-se fragmentada. Assim como reivindicações grevistas foram atendidas, o roteiro busca formas plurais de preservação e impulsionamento dessa memória.
Sábado 20/08, das 10h às 11h30. Estação de trem Brás da CPTM (atual Linha 10 - Turquesa)
Inscrições: brasdetodoomundo@gmail.com

São Paulo: Da Taipa de Pilão a Belle Époque
Um roteiro a pé pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico de São Paulo, com início no Pateo do Collegio, onde tudo começou e onde há uma parede de taipa de pilão do século XVI, passando pela região da Rua XV de Novembro, onde temos os destaques do Ed Martinelli, Altino Arantes, Banco de São Paulo e adjacências, até terminarmos no Theatro Municipal, símbolo da Belle époque Paulistana, inaugurado em 1911 e marco da principal mostra de artes do país, a Semana de Arte Moderna de 1922.
Sábado 20/08, das 14h às 16h. Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro Histórico
Inscrições: almir.unimonte@uol.com.br

Brás, Bexiga e Barra Funda: um percurso no tempo e espaço paulistano
Da literatura de Alcântara Machado para o patrimônio edificado paulistano. Com o olhar histórico e geográfico, o roteiro pretende transcender os limites da obra. Saindo do Bexiga, iniciamos a proposta e caminhamos na reflexão, observando a construção de condomínios e as moradias. Debater sobre a presença negra na região que muitas vezes não é lembrada. Perceber as tensões da valorização imobiliária que vem modificando na região principalmente com a chegada do metrô e de outros empreendimentos.
Sábado, dia 20/08 , das 10h às 12h30 - Teatro Oficina - Rua Jaceguai, 520 - Bixiga
Inscrições: ulyssesgeo@gmail.com

Piolin - de palhaça pra palhaço
A atriz, palhaça e arte-educadora Nayara Rocha propõe uma visita a alguns pontos do centro histórico de São Paulo importantes na trajetória de um dos maiores artistas brasileiros, o palhaço Piolin.
Sábado 20/08, das 10h às 12h - Centro de Memória do Circo (Sala Maranhão), Galeria Olido, Av. São João, 473 - Centro histórico.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Ramos de Azevedo: Modos de usar
Todo paulistano já deve ter falado o nome desse Engenheiro-Arquiteto em algum momento. Para alguns é nome de praça no centro. Para outros é uma escultura na USP. Há quem lembre do Theatro Municipal, do Mercado Público, da Casa das Rosas. E os demais? A proposta do roteiro é restabelecer um olhar sobre 6 obras projetadas por Ramos de Azevedo no centro da cidade em 1920 que mudaram de função. Vamos caminhar percebendo os usos atuais e as dinâmicas urbanas em que esses edifícios estão inseridos hoje.
Sábado 20/08, das 10h às 13h - Sede CAU/SP - Rua XV de novembro, 194 - Centro
Inscrições: estudio.cedaelpaso@gmail.com

Parque Augusta e Praça Roosevelt: histórias que os espaços contam
Praça Roosevelt e Parque Augusta foram por muito tempo espaços degradados: mas o que houve antes e depois disso? A história dos colégios e da vida cultural ajudam a entender a sociedade paulistana da primeira metade do século XX. O roteiro pretende contar a história do Parque Augusta e do Colégio Des Oiseaux, que ali existia. Na praça Roosevelt, além de saber um pouco sobre os espaços culturais, será discutida a importância política do local, como ações de resistência à ditadura e o início da parada LGBTQIA+ de São Paulo.
Sábado 20/08, das 10h às 11h - Praça Roosevelt - Em frente à Igreja Nossa Senhora da Consolação.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Liberdade de todos os povos
O bairro da Liberdade é tradicionalmente conhecido pela cultura japonesa. Mas poucas pessoas sabem que este é um dos bairros mais cosmopolitas da história da cidade de São Paulo. Na Liberdade há marcas da presença africana, portuguesa, italiana, libanesa, alemã, norte-americana e até russa. Partindo da praça da Liberdade, esse roteiro fará um percurso por lugares em que diferentes povos do mundo, que escolheram a nossa cidade para viver e conviver, deixaram traços de sua cultura .
Sábado 20/08 das 14h às 16h. (Saída do Metrô) Praça da Liberdade, Liberdade.
Inscrições: https://forms.gle/ghXyVoSBfrg5YD41A

Arranha-céus: Trajetórias da arquitetura e sociedade no Triângulo de São Paulo
Caminhando pelo conhecido "Triângulo Histórico" propomos refletir sobre o desenvolvimento da sociedade e da cidade de São Paulo pela história da arquitetura e crescimento urbano. Como eixo central do roteiro da memória estão visitas a fachadas de edifícios que - no período de sua construção tiveram a alcunha de "arranha-céu" - são pontos de modernização, entre eles estão o Edifício Guinle e o Edifício Martinelli.
Sábado 20/08, das 14h às 16h30. Praça do Patriarca (em frente à estátua de José Bonifácio) - Centro Histórico.
Inscrições: cauedsa@gmail.com

Caminhada Luiz Gama
Vamos conhecer lugares importantes da história dos negros na cidade, com foco no maior abolicionista Luiz Gama. Vamos passar pelo Cemitério da Consolação, Sindicato dos Jornalistas, busto de Luiz Gama, no Largo do Arouche. O percurso é conduzido pelo jornalista Guilherme Soares Dias e pelo produtor cultural Heitor Salatiel. O uso de máscara é obrigatório e vamos seguir as recomendações de segurança da OMS.
Sábado 20/08, das 10h às 12h30. Rua da Consolação, 2302 - Consolação.
Inscrições: gsoaresdias@gmail.com

Memórias Alternativas
Andar em SP é ter certeza de encontrar memórias a cada esquina. Nessa caminhada que parte da Praça da República em direção ao Parque Augusta, O CalçadaSP mapeou um trajeto com prédios históricos, arte e curiosidades que valem ser conhecidas e apreciadas, mas que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia - como as histórias sobre as próprias calçadas. Venha preparado para se surpreender.
Sábado 20/08, das 10h às 12h30. Praça da República - próximo à Central de Informações Turísticas
Inscrições: wans.spiess@gmail.com

Caminhada Cultural pelo Centro de São Paulo: Semana de Arte Moderna de 1922
Neste roteiro, faremos uma caminhada cultural pelo Centro de São Paulo, comentando as transformações da cidade e sua relação com a Semana de Arte Moderna de 1922. Visitaremos algumas obras de artistas como Di Cavalcanti, Portinari e Brecheret, presentes no Centro de São Paulo e lugares frequentados ou referenciados nas obras de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Victor Brecheret.
Sábado 20/08, das 09h às 12h. Escadaria do Theatro Municipal São Paulo - República.
Inscrições: Googleform

Prostituição e confinamento em São Paulo: percurso pela antiga zona do meretrício do Bom Retiro
Quem passa pela movimentada rua José Paulino, dificilmente pode imaginar que em duas acanhadas ruas paralelas que se fecham no paredão dos trilhos dos trens que dividem os bairros de Campos Elíseos e Bom Retiro, ocorreu durante treze anos uma área de confinamento de prostitutas na cidade de São Paulo entre 1940-1953. Através de fotografias, memórias, registros policiais e literários vamos percorrer e conhecer a antiga zona do Bom Retiro nas ruas Aimorés e Césare Lombroso.
Sábado 20/08, das 10h30 às 13h. Sesc Bom - Retiro Alameda Nothmann, 185 - Campos Elíseos.
Inscrições: paulajano@gmail.com

Bom Retiro: conhecendo e discutindo seus patrimônios e memórias
Arquivo Histórico de São Paulo, Casa do Povo, Estação da Luz, entre outros lugares marcam a ocupação cultural do Bom Retiro. Mas qual a relação entre estes patrimônios, suas histórias e a memória coletiva? Em uma caminhada pelo bairro discutiremos sobre patrimônio, memória, diversidade e a história deste território, traçando uma rota que passa em frente de alguns desses lugares.
Sábado 20/08, das 14h às 15h30. Praça Cel. Fernando Prestes, 490 - Bom Retiro, (em frente ao Arquivo Histórico de SP).
Inscrições: sssofiasantoro@gmail.com

Em busca dos modernistas
O roteiro busca resgatar a memória e influência dos Modernistas nas transformações ocorridas em SP durante as primeiras décadas do século XX. Este momento é de grande efervescência no campo das artes, culminando na Semana de Arte Moderna de 1922. Passaremos por locais onde Oswald, Mário, Tarsila, Anita, Menotti, e muitos outros, frequentaram e fizeram história! Um passeio para se viajar no tempo através de fatos, versos, construções, escândalos e poesia pelo centro Velho e Novo de São Paulo.
Sábado 20/08, das 10h às 12h30. Praça da Colmeia - Estação São Bento - Largo São Bento, 109 - Centro Histórico
Inscrições: spcomafeto@gmail.com

Jardim da Luz: memórias das transformações da cidade de São Paulo
Primeiro espaço de lazer da sociedade paulistana, o Jardim da Luz, foi considerado até o final do século XIX, a principal atração da cidade de São Paulo. É local de importantes acontecimentos, sendo relevante referência para a leitura das memórias da cidade. Durante o percurso por suas sinuosas alamedas, serão abordados, a partir dos elementos patrimoniais presentes, histórias, e fatos, demonstrando as conexões entre o processo de urbanização da cidade e este importante patrimônio cultural.
Sábado 20/08 das 10h às 11h. Praça Da Luz, s/n, (portão do parque ao lado da Pinacoteca) - Bom Retiro
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência.

Caminhos das Folhas
Um roteiro que traz a proposta inusitada de encontrar em ruas dos bairros da Vila Buarque , Higienópolis e Santa Cecília, árvores sagradas para o povo de asé e para pessoas que mantêm tradições de curas ancestrais, advindas da natureza. O caminho será percorrido a pé, com duração de até 1h30min, a partir do Parque Buenos Aires- ponto de encontro, até a Rua Tupi, passando por histórias e compartilhando receitas de utilização das folhas, cascas e flores em cuidados com a saúde de maneira natural.
Sábado, 20/08, das 15h às 16h30. Parque Buenos Aires - Avenida Angélica - Higienópolis.
Inscrições: sobral.nelia@gmail.com

Entre Grafites e Murais
O muralismo e grafite são duas expressões artísticas intimamente relacionadas. Ambos são formas de arte com um claro compromisso social. É sobre essa relação que vamos conhecer neste passeio a pé pelo centro histórico de São Paulo.
Sábado 20/08, das 10h às 13h. Metrô do Anhangabaú - Centro Histórico.
Inscrições: guianadia.sp@hotmail.com

Visitação às exposições – Trilha do Peabiru e Memórias Paulistanas
Trecho paulista da antiga trilha indígena que ligava São Paulo ao Paraguai. Colaboração do cacique guarani Tukumbó Dyeguaká sobre a toponomia tupi-guarani.
Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - R. Benjamin Constant, 158 - Sé.
Sábado 20 e Domingo, 21/08, das 9h às 10 horas e das 13h30 às 14h30
Inscrições: (11) 3242 8064

Que centro? Um outro jeito de reconhecer a cidade a partir do Edifício Copan
A partir de quais perspectivas a gente define o centro de uma cidade? Centro de quem? Pra quem? Aliás, qual centro? No Edifício Copan, vamos repensar a forma que a gente enxerga a cidade no passado, presente e futuro por meio da fala e da dança. Para isso, o roteiro conta com a participação de pessoas que vivem e trabalham no edifício. Ao final, subimos até o terraço do prédio para assistirmos ao alto da cidade novas formas de observar, conhecer e coreografar São Paulo.
Sábado 20/08, das 16h às 17h30. Ponto de encontro: Rua Major Sertório, 170, Vila Buarque.
Inscrições: ulisseslisboag@gmail.com

Bicentenário da Independência: O último repouso de personalidades do Império Brasileiro
No Bicentenário da Independência do Brasil convido você a conhecer o repouso final da elite do Império Brasileiro que escolheu como repouso final o Cemitério da Consolação. Inaugurado em 1858, é considerado um museu a céu aberto devido a quantidade de obras de arte que encontramos em seu espaço.
Sábado 20/08, das 10h às 12h30. Cemitério da Consolação, Rua da Consolação, 1660 - Consolação.
Inscrições: BITYLI

Circuito de Monumentos Pichados
Atualmente, há um processo de questionamento das representações no espaço público, sobretudo nos países que foram colonizados. Monumentos ligados à memória colonial estão sendo ressignificados por diferentes grupos sociais. No Brasil, há dois casos particularmente interessantes: o do Monumento ao Anhanguera e do Monumento às Bandeiras. Através da análise deles, o roteiro tem como objetivo contribuir para o entendimento deste fenômeno contemporâneo e, assim, transformar a relação sujeito-espaço.
Sábado, 20/08, das 10h às 11h30. Catraca do Trianon Masp, Av. Paulista - Jardins.
Inscrições: tbessar96@gmail.com

Memórias e apagamentos: desvendando a paisagem dos Campos Elíseos
O percurso tem como objetivo explorar a história e as transformações urbanas do bairro, discutindo temas como seu contexto de implantação na São Paulo do final do século XIX, demolições marcantes e a construção dos novos conjuntos habitacionais. A partir de um olhar sensível para os Campos Elíseos, pretende-se identificar permanências e apagamentos na paisagem, abordando a atuação dos órgãos de preservação do patrimônio na região, discutindo os tombamentos, perímetros de entorno e outras políticas.
Sábado, 20/08 das 14h às 16h30. Frente da Sala São Paulo : Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos.
Inscrições: marinacbrandao@gmail.com

Arquitetura Modernista e Contemporânea na Paulista
A caminhada se inicia no Instituto Moreira Salles com rápida visita onde são apresentadas características de arquitetura contemporânea, depois vamos ao CJ Nacional no 2 andar em um espaço aberto, exemplo de arquitetura moderna. Logo em seguida no Masp apreciamos e abrimos discussão sobre Brutalismo, presente nesta edificação.Nesta caminhada seremos conduzidos pelo guia de turismo e engenheiro civil Márcio Mitre Jabbour na Av Paulista.
Sábado 20/08, das 10h às 12h30 . Em frente ao Instituto Moreira Salles. Av Paulista 2424, Bela Vista.
Inscrições: jabur1@yahoo.com

Memorial Orione Achiropita Bixiga - Exposição Festa da Achiropita

O Memorial Achiropita Orione Bixiga, localizado na rua Treze de Maio, 432, fará no mês de agosto sua primeira exposição. Sobre e Durante a 95.ª Edição da tradicional Festa da Achiropita, que volta após 2 anos, além de antiguidades das cantinas situadas no bairro e relíquias de Dom Orione, vindas da Itália. Fundado em 15 de agosto de 2021, gerido pela instituição Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita, foi finalizado no primeiro semestre de 2022 com recursos do Estado. Preservar e difundir o conhecimento da formação histórica do bairro, da migração negra, italiana e nordestina é o objetivo.
Sábado 20/08 das 15h30 às 17h. Rua 13 de maio, 478, Bela Vista.
Inscrições: memorialoab@gmail.com

Imigrantes ocupando e habitando o Bom Retiro, séculos 19 a 21.
O roteiro visita a história de um bairro, terreno, edifício e apartamento no Bom Retiro, desde que a várzea foi ocupada por Manfred Meyer, passando pela venda do terreno para uma família italiana que construiu sobrados no local, e sua revenda a uma família judaica que construiu um prédio de 5 andares. Será visitado um apartamento, comprado por uma imigrante, depois habitado por 2 empregadas domésticas, até ser comprado em 2022 pelo Fundo FICA que promove o aluguel a valores não especulativos.
Sábado 20/08, das 10h30 às 12h30 - Rua Anhaia, 560 - Bom Retiro.
Inscrições: Googleform

Vila Itororó: Patrimônio e Diversidade Cultural
Patrimônio histórico? Por quê? Quem foi Francisco de Castro? Para onde foram as famílias que moravam ali nas últimas décadas? Tem um rio que nasce embaixo deste conjunto de casas? A primeira piscina pública foi aqui? Onde estão as brincadeiras, encontros e histórias sem fim? Esta visita mediada pelo pátio da Vila Itororó, se baseia em relatos, fotografias e entrevistas com ex-moradores, visando tecer com o público os fios da memória do bairro do Bixiga e seu elo com a diversidade cultural.
Sábado 20/08 das 15h às 16h. Centro Cultural Vila Itororó - Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista.
Inscrições: jornadanavila@gmail.com

Fazer o Triângulo
“Fazer o triângulo” foi uma expressão usada nas primeiras décadas do século, para se referir à popular caminhada aos sábados ao redor das ruas XV de Novembro, Direita e São Bento. As mulheres caminhavam em uma direção e os homens na inversa; enquanto isso, fotógrafos registravam os passantes. Propõe-se recriar esse roteiro-ritual, incorporando os participantes como transeuntes e também como fotógrafos. As imagens serão posteriormente reveladas e deixadas no prédio do CAU-SP para serem retiradas.
Sábado 20/08 das 15h às 17h. CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo). Rua Quinze de Novembro, 194 - Centro histórico
Inscrições: inesbonduki@gmail.com

AHM + MUSPER | Um emaranhado de tensões: saúde e higiene no bairro do Bom Retiro
Tão perto do que se pretendia para a saúde pública, tão longe das camadas sociais atingidas. Como os discursos de saúde e higiene se desenvolveram na virada do século XIX para o XX? Como eles se tencionam com o território do Bom Retiro e seus entornos em diversas instâncias? Nesse roteiro de visita propomos uma caminhada pelo bairro a fim de mostrar as modificações e suas diferentes camadas temporais motivadas pelas políticas de imigração e higiene realizadas em prol da saúde pública na cidade.
Sábado 20/08 das 10h às 11h30. Arquivo Histórico Municipal - Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro.
Inscrições: vitoria.oliveira.machado@alumni.usp.br

Trançando o território a partir do Museu Judaico de São Paulo
Na efervescência do Centro Novo, vamos discutir os processos migratórios na cidade a partir do Museu Judaico. Como forma de refletir sobre a pluralidade, pensamos São Paulo por meio dos encontros culturais, tendo como pontos de parada a Praça Roosevelt, o Teatro Cultura Artística, a Ocupação 9 de julho.
Sábado 20/08, às 10h. Museu Judaico de São Paulo: Rua Martinho Prado, 128 - Bela Vista.
Inscrições: agendamento@museujudaicosp.org.br

Largo do Paissandu, sítio histórico do circo
O Largo Paissandu, situado no centro de São Paulo, foi o "terreno" de muitos circos no final do século XIX e início do XX. E nas décadas seguintes, concentrou muitos cinemas. Também, foi um local de encontro de circenses e artistas, conhecido como Café dos Artistas. Assim, a partir do entrelaçamento da história do Largo do Paissandu e da história do circo, trazer reflexões sobre os movimentos de epicentro e declínio cultural nesta região de São Paulo.
Sábado 20/08, das 10h às 11h. Em frente ao portão da Galeria Olido, na Avenida São João, Centro.
Inscrições: emilykimura@hotmail.com

Três momentos da moda no Brasil nas décadas de 1920 a 1950
O objetivo do roteiro é refletir sobre três momentos da moda no Brasil vinculados ao modernismo. O primeiro analisa o guarda-roupa de Tarsila do Amaral nos anos 1920; o segundo visa compreender as ações para moda no MASP no início dos anos 1950; e o terceiro expõe a Experiência n.3 de Flávio de Carvalho, em 1956. Compreende-se esses três momentos como fundamentais para o modernismo e o entendimento de moda no Brasil no período.
Sábado 20/08, das 10h às 11h30. Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Roteiros históricos de memórias LGBTQIAP+ de São Paulo produzido em diferentes décadas
A proposta tem como objetivo apresentar diferentes roteiros históricos LGBT presentes no Acervo Bajubá a partir de diferentes personagens com vivências, realidades e até décadas de distância para refletir sobre as relações entre memória LGBT, território e patrimônio. Os roteiros que compõem a atividade são: médico da escola de polícia de SP (1930), estudante homossexual de sociologia (1960), ativista lésbica (1990) e artista travesti (2000).
Sábado 20/08, das 9h às 11h. (sentido 24 de maio). Praça da República, República.
Inscrições: Enatan996@gmail.com

Jardim da Luz: passeio cultural pelo parque mais antigo de São Paulo e suas atrações principais
Uma caminhada com paradas nos principais pontos turísticos do Jardim da Luz para explicações simples e curiosidades. O jardim, que vai completar duzentos anos em 2025, surgiu de um viveiro criado por determinação real. Nele estão várias atrações culturais, das quais vamos destacar as principais e a sua influência europeia. De lá também podemos ver a estação ferroviária da Luz e a Pinacoteca, dois locais históricos que nasceram em terrenos cedidos do Jardim da Luz.
Sábado, dia 20/08, das 15h às 16h. Entrada do Jardim da Luz, pela rua Ribeiro de Lima s/nº, em frente ao Copom.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência |Classificação: 10 anos

Gastronomia e Imigração: o patrimônio cultural do Bom Retiro

O Bom Retiro é um bairro marcado pela ocupação de comunidades imigrantes: judeus, árabes, coreanos e diferentes povos da latina américa convivem e constroem um bairro que respira a diversidade. A gastronomia é uma maneira de se conectar com outra cultura e muitas das vezes a forma encontrada por imigrantes para se manter financeiramente. Nesse roteiro andaremos pelo bairro, conversando sobre como a comida além de encher a barriga é um patrimônio cultural.
Sábado 20/08, das 10h às 11h. Em frente a Casa do Povo - Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro.
Inscrições: aantunesfonseca@gmail.com | Classificação: 14 anos

Rua Teixeira da Silva: um advogado e sua governanta croata

O Dr. Teixeira da Silva foi um famoso advogado do fórum conhecido pela sua oratória e que esteve em importantes acontecimentos históricos. Foi um dos primeiros moradores da Avenida Paulista, onde há uma rua com seu nome. Casou-se com a irmã do Cons. Leôncio de Carvalho, ex-Ministro do Império, e contratou uma governanta que deixou histórias e polêmicas. Por não haver literatura, essas histórias são exclusivas e ao término do passeio os participantes poderão interagir com os seus descendentes.
Sábado 20/08 das 10h às 11h. Roteiro a pé, inicia na Avenida Paulista nº 266, Bela Vista.
Inscrições: ats1863@hotmail.com

Praça Roosevelt – de velódromo de elite a praça de todas as tribos
A Praça Roosevelt é muito conhecida pela diversidade, por abrigar vários grupos, desde skatistas a casais de namorados, além dos artistas e frequentadores dos teatros e bares instalados do outro lado da rua. Uma tradição cultural antiga: a Roosevelt já foi um dos redutos da Bossa Nova em São Paulo. No século 19 o local era um polo esportivo: foi instalado ali um velódromo e depois um campo de futebol. Vamos fazer um passeio contando as histórias da praça que está nas memórias de tanta gente.
Sábado 20/08, das 10h às 11h30. Em frente ao Cine Bijou. Praça Roosevelt, Consolação.
Inscrições: Sympla

Roteiro de Memória – Minha Rua conta a História
No roteiro, iremos conhecer o patrimônio cultural de São Paulo a partir dos nomes das suas ruas, avenidas, travessas, cruzamentos, pontes e praças. O Roteiro Memória - “Minha Rua conta a História” apresenta o lugar a partir das histórias das ruas no centro da cidade, promovendo a divulgação de espaço urbano e edifícios de interesse histórico e cultural que se localizam nessas “ruas”. Será realizado no Centro da Cidade de São Paulo, no dia 20/08/2022 das 9h30 às 11h30 com duração de duas horas.
Sábado 20/08, das 10h às 12h30. Escadaria do Theatro Municipal de São Paulo, Praça Ramos de Azevedo, s/n - República.
Inscrições: Googleform

Deriva LGBTQIAP+: Memórias Dissidentes e outros babados
O presente roteiro busca visitar espaços significativos para a comunidade LGBTQIAP+ de São Paulo, realizando um panorama dos principais eventos históricos em relação à luta contra a estigmatização e preconceito e relembrando personalidades e organizações importantes para sua construção, tais como Brenda Lee, Claudia Wonder, grupo SOMOS, etc. Faremos uma caminhada por pontos importantes para a memória política e afetiva da comunidade, como o Anhangabaú, o antigo Ferro’s Bar e a Galeria Metrópole.
Sábado, dia 20/08, das 15h às 17h. Escadaria do Theatro Municipal de São Paulo, Praça Ramos de Azevedo, s/n - República.
Inscrições: jgm.souza@unesp.br

Memórias de dor e Resistência do Povo Afro-brasileiro
O trajeto percorrerá o caminho que muitos corpos negros escravizados fizeram antes de
serem assassinados no período do séc. XIX. Será uma visita guiada que partirá da Igreja
Nossa Senhora da Boa Morte, passará pelo antigo Pelourinho, Capela Nossa Senhora das
Almas dos Aflitos, antiga Praça da Forca, Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados e
encerrará no local onde existiu o Cemitério dos Aflitos.
Sábado 20/08, das 15h às 17h - Igreja Nossa Senhora da Boa Morte - Rua do Carmo, 202, Centro (esquina com a R. Tabatinguera).
Inscrições: Googleform


ZONA SUL


Grafite ZN
O MAAU – Museu Aberto de Arte Urbana – é um conjunto de grafites nos pilares que sustentam o trecho elevado da Linha 1-Azul, do Metrô de São Paulo. Estão localizados no canteiro da Avenida Cruzeiro do Sul, entre as estações Portuguesa-Tietê e Santana. O roteiro traz a história do Museu, e do grafite em São Paulo, e em especial o da Zona Norte. Com Binho Ribeiro.
Sábado, 20/08, das 09h às 13h - Sesc Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana.
Inscrições: De 5/8, às 10h, a 15/8
Obs.: Em caso de chuva, o roteiro será mantido. Número de vagas regulares: 15

A cinemateca e a preservação da nossa memória
Passando por Limite (1931) de Mário Peixoto, Deus e o diabo na terra do sol (1964) de Glauber Rocha até Bacurau (2019) de Kléber Mendonça, o cinema brasileiro tem uma memória consolidada na história do cinema mundial. O trabalho e a importância de conservar nossa cinematografia vem, primordialmente, do papel da Cinemateca Brasileira. Neste roteiro iremos até a cinemateca contar sobre a história do lugar, desde sua fundação pelo historiador Paulo Emílio Salles Gomes até sua condição atual.
Sábado 20/08, das 9h30 às 11h. Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino.
Inscrições: stephanie.oliveira29@gmail.com

Além de periferia: centralidade do Heliópolis
Heliópolis é conhecido como um dos maiores territórios periféricos da cidade de São Paulo. Com base nesse fato, porém, desenvolve-se uma série de estereótipos do ser periférico.
Por meio de andanças em ruas e espaços da comunidade, dialogando sobre toponímia e memórias, esse roteiro visa trazer à tona a centralidade de Heliópolis e seus sujeitos, na cidade e no estado de São Paulo.
Sábado 20/08 das 09h às 11h - Hospital Heliópolis. R. Cônego Xavier, 276 - Sacomã.
Inscrições: Googleform

Cidade ou bairro: a história de Santo Amaro
Já imaginou saber sobre a história do município que virou bairro? Ou ainda descobrir sobre o seu passado indígena? Este ano na Jornada do Patrimônio iremos fazer uma caminhada fotográfica pelo eixo histórico de Santo Amaro, saindo da Igreja da Matriz e encerrando na Biblioteca Prestes Maia. Venha caminhar e fotografar por Santo Amaro e descobrir que o bairro vai além da estátua do Borba Gato.
Sábado 20/08, das 14h às 16h. Igreja da Matriz - Av. Adolfo Pinheiro, s/n - Santo Amaro
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Engenheiro Marsilac – Patrimônio Histórico de São Paulo
Ter essa história contata por uma liderança preta de Marsilac, sendo este um homem preto, quilombola, guia de turismo, mestre de capoeira angola se faz necessário para que os munícipes participantes desta ação, compreendam a importância de conhecer a história deste território e assim promover reflexões acerca do pertencimento e da responsabilidade de ser um residente de Engenheiro Marsilac.
Sábado 20/08, das 09h às 11h - Praça Nazareth da Costa (Ponto final do ônibus), Marsilac.
Inscrições: dapazprojetos02@gmail.com

Veias de São Paulo
O roteiro "Veias de São Paulo" vai passar por diversas estações de metrô, acima da terra, para observar as diferentes paisagens urbanas. Não será preciso sair da catraca em nenhuma estação, toda a observação e conversa será das plataformas ou locais com visão externa. Iremos parar nas estações selecionadas, observar, refletir e conversar sobre tudo o que vemos e encontramos.
Sábado, 20/08, das 18h às 20h. Estação de Metrô Vergueiro - na entrada do Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso.
Classificação: 17 anos.
Inscrições: Googleform

A Fábrica de Móveis Unilabor
O Roteiro "A Fábrica de Móveis Unilabor" buscará apresentar os aspectos de organização e sociabilidade de uma experiência de trabalho diferente, a partir da relação da auto-gestão operária e a arte moderna, em um espaço tombado.
Sábado, 20/08, das 11h às 12h30. Fábrica Unilabor (local possui Placa de Memória) Rua São Daniel, 119, Vila Brasílio Machado.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Parque do Ibirapuera: percurso desde o lazer à arte
Num roteiro cheio de Memória, Cultura e Liberdade, percorremos o Parque Ibirapuera. Contaremos desde o pântano até a arte, sobre a Semana de 22 e personagens que incentivaram o patrimônio e a arquitetura moderna.Na relação com o passado e o espaço está um parque na cidade, para ser usado por todos. Percurso por Monumento às Bandeiras, Obelisco, Planetário, Oca, Auditório, Marquise, Museu Afro-Brasil, MAM, Bienal e visita ao MAC.
Sábado, 20/08, das 14h30 às 17h30. Parque Ibirapuera (Portão 10) Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana.
Inscrições: prisciladeazevedolopes@gmail.com

Parque Ibirapuera: de local de habitações populares a sede de museus
O Parque Ibirapuera ocupou área em que moravam famílias de baixa renda, não em área vazia. Esse roteiro vai partir dessa memória muitas vezes apagada. Essa modernização forçada e excludente caracterizou a implantação do Ibirapuera, que serviu para comemorar o quarto centenário da cidade de São Paulo. Passou a ser sede de arquitetura moderna. Este roteiro vai realizar uma caminhada pelos principais prédios do parque e vai discutir como aconteceu a modernização na cidade.
Sábado, 20/08, das 9h às 11h. Entrada do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), que fica dentro do Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana.
Inscrições: luis.sandes@gmail.com

Território de Luta: A cultura da Encruzilhada
É uma proposta para acessar conhecimentos ancestrais (tecnologia de existir e resistir) como resposta aos desafios cotidianos impostos pela pandemia da COVID-19.
Sábado, 20/08, das 14h às 16h. Espaço Independente Cultural Casa Delas, Coletiva Deixa Ela Tocar! - Rua José Eid Maluf, 20. Americanópolis, Cidade Ademar.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Ocupa Santo Amaro Cultural
Você conhece os espaços públicos de cultura em Santo Amaro?
Além dos comércios e escolas, a região também conta com 6 espaços de cultura onde acontecem eventos, aulas e oficinas gratuitamente. A Ocupa Santo Amaro Cultural apresenta os serviços públicos sociais disponíveis na região e faz uma imersão na história do bairro abordando a arquitetura, as artes e convidando a conhecer os coletivos e as políticas culturais e patrimoniais que preservam e movimentam os espaços.
Sábado, 20/08, das 11h às 14h. Teatro Paulo Eiró - v. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro.
Inscrições: Googleform ou no local com meia hora de antecedência.


ZONA LESTE


Revivendo a história de São Miguel Paulista

O paulistano tem facilidade em gostar do mundo, certamente por a cidade oferecer uma programação cultural que não perde em nada para as principais metrópoles do mundo, porém pouco conhece da história de seu bairro e cidade. O roteiro a pé de turismo, educação e cultura, Revivendo a História de São Miguel Paulista, passará por questões históricas e culturais que te permitirá conhecer ou redescobrir a história, cultura e curiosidades sobre o bairro, situado na zona leste da cidade de São Paulo.
Sábado 20/08 das 14h às 15h30 - Escada da Capela de São Miguel Arcanjo - em frente a estação de trem, Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), 10 - São Miguel Paulista
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência.

Memórias e ocupações do Lajeado: outras narrativas
O roteiro Memórias do Lajeado passará por lugares do bairro observando sua narrativa histórica a partir da estrada dos tropeiros e atual cemitério do Lajeado. As memórias com a igreja Santa Quitéria, onde foi rezada a missa que fundou o bairro. A relação dos trabalhadores com as olarias da região. O percurso mostra a dinâmica de transformação do lugar pelo processo de ocupação e urbanização, mas ressalta os movimentos sociais e culturais que trazem outra narrativa de luta e construção social.
Sábado 20/08 das 16h às 18h - Igreja de Santa Quitéria. Estr. do Lageado Velho, 1206 - Guaianases.
Inscrições: cpdocguaianas@gmail.com

Jornada do Patrimônio - Morro do Cruzeiro / Trilha interpretativa da geodiversidade
Trilha interpretativa com o objetivo de apresentar a memória da geodiversidade bem como os elementos naturais e culturais da paisagem do Morro do Cruzeiro, resgatando a história local com a participação da comunidade. Focando na educação ambiental, no turismo e na cultura, a trilha também pretende divulgar, destacar ou envolver os diferentes aspectos do patrimônio cultural "Morro do Cruzeiro", Parque em Implantação, em uma Zona Especial de Preservação Cultural - Área de Proteção Paisagística (ZEPEC - APPa).
Sábado, 20/08, das 10h às 13h - Ponto de Partida/Encontro do Roteiro: início da Rua Um do Cruzeiro - Pico do Votussununga, São Rafael.
Inscrições: No local, com 30 minutos de antecedência

É tudo nosso
O grupo irá se deslocar da Casa de Cultura de São Miguel Paulista até a Praça do Forró (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra), durante o percurso refletiremos e discutiremos sobre a ocupação indígena pré-colonial na região e, posteriormente, a ocupação da população nordestina, na década de 1950. O encontro contará com a presença de um artista do bairro (Juninho ArtMuve) que irá cantar músicas de Luiz Gonzaga, contribuindo para as reflexões críticas sobre as problemáticas sociais do território através da arte.
Sábado 20/08, das 16h às 17h30. Casa de Cultura de São Miguel Paulista. R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Jornada Fotográfica: Bairro de José Bonifácio, lugar onde se dão ações educativas
O distrito de José Bonifácio possui patrimônios importantes para o fortalecimento da identidade, economia e cultura do território. Percorrer por esses espaços reconhecendo intervenções artísticas em muros, as construções e cores da COHAB II e a biodiversidade presente, fazem parte do trajeto como agente educador. A jornada fotográfica nesse sentido, permitirá aos fotógrafos um olhar atento aos detalhes para assim registrar a diversidade existente na periferia.
Sábado 20/08 das 10h às 13h - Estação da CPTM de José Bonifácio; Av. Nagib Farah Maluf, 1500 - COHAB José Bonifácio.
Inscrições: fernandaduoli@gmail.com

Uma história errante da Vila Prudente
Até o início do século 19, o território atualmente chamado de Vila Prudente era uma pacata zona alagadiça, às margens do Tamanduateí e seus afluentes. É de se imaginar que os roceiros que ocupavam a pequena freguesia viviam cercados de uma fauna e flora exuberantes.
Mas, em um período de 150 anos, tudo mudou e continua mudando: indústria, comércio, avenidas, metrô, favelas, condomínios. Frente a tamanha transformação, buscaremos os rastros do passado em nossos tempos.
Sábado 20/08 das 11h às 13h - Metrô Vila Prudente - Av. Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, 1359 - Vila Prudente.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Jornada fotográfica: Memórias e patrimônios históricos de São Miguel Paulista
O encontro será Estação São Miguel Paulista, lá iremos caminhar até a Capela histórica de São Miguel Paulista construída pelos índios e padres jesuítas, logo no caminho iremos caminhar até outro patrimônio, as ruínas bandeiristas do Sítio Mirim e encerraremos na Estação Comendador Ermelino. Todo o caminho será relatado sobre o Brasil colonial, memória e a formação desse território apresentado no percurso com as fotos apresentadas pelos participantes.
Sábado 20/08 das 09h às 10h - Estação São Miguel Paulista - R. Salvador de Medeiros, 449 - São Miguel Paulista.
Inscrições: (11) 93355-4597 Whatsapp

Cultural Cohab Tour
O roteiro reconhece o Patrimônio Histórico-Cultural da Cohab 2 e evidencia sua trajetória de luta e mobilização social por direitos básicos que antecedem sua formação com movimento de moradia e, posteriormente, os movimentos de saúde, educação, transporte e cultura. Tendo os espaços culturais independentes como pontos de partida para as reflexões e histórias que compõem o roteiro: no bairro conheceremos espaços culturais, ruas, praças e arte urbana no decorrer do percurso.
Sábado 20/08 das 10h às 13h - Av. Nagib Farah Maluf, 1500 - COHAB - José Bonifácio.
Inscrições: (11) 97733-6537 Whatsapp


Parque do Carmo: uma História Social

A ideia é fazer uma caminhada pelo parque enquanto conversamos sobre o período em que era uma fazenda de usufruto de uma única família. Posteriormente, a prefeitura adquire parte das terras e passa a ser um parque público, tornando-se parte de uma relevante área de proteção ambiental na zona leste de São Paulo. É próximo ao Sesc Itaquera, do Parque Municipal Fazenda do Carmo e o Festival das Cerejeiras, um dos mais importantes festivais da cultura japonesa.
Sábado 20/08 das 10h às 12h - Esquina da Avenida Afonso de Sampaio e Souza com a rua Venâncio Lisboa, Itaquera.
Inscrições: amandasilva.cristina@gmail.com

Caminhos de Biacica
A atividade tem como proposta um exercício de resgate da memória cultural do bairro de Itaim Paulista, junto a formação da região do extremo leste da cidade de São Paulo. O ponto de partida desse trajeto será a Praça Silva Teles, seguindo pela Avenida Marechal Tito, e encerrando no Núcleo Biacica, apresentando alguns dos principais locais e espaços históricos. O roteiro trará algumas reflexões sobre as mudanças espaciais, urbanização e preservação do patrimônio cultural nas grandes periferias.
Sábado 20/08 das 09h às 12h - Praça Silva Teles - Itaim Paulista.
Inscrições: nando_costa81@yahoo.com.br

Vila Maria Zélia: Mesmo patrimônio, novas memórias
Nesta visita à Vila Maria Zélia, no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, iremos investigar a forma como o patrimônio tombado vem recebendo outros usos e significados. A partir de uma caminhada pelas ruas da vila, o objetivo é perceber como algumas casas e prédios históricos deixaram de ser apenas patrimônio operário para fazerem parte de cenários de clipes, séries e novelas, reinventando as memórias desses espaços na contemporaneidade.
Sábado 20/08 das 14h às 15h30 . Vila Maria Zélia - Rua dos Prazeres, 362.
Inscrições: kamilla.dourado@unifesp.br

Da Fazenda do Oratório à Cidade São Mateus
A Fazenda do Oratório foi um dos territórios rurais loteados no fim dos anos de 1940 para o surgimento do distrito de São Mateus, que se tornou muito mais que um bairro dormitório de trabalhadores da Mooca e do grande ABC. A partir dessa memória conheceremos as histórias de constituição de sua centralidade por meio de lugares onde se fizeram e se fazem as lutas sociais pela sua urbanização, ouvindo as memórias de quem esteve e ainda está neles.
Sábado 20/08 das 09h às 12h. Estação Fazenda da Juta da Linha-15 Prata do Monotrilho - Av. Sapopemba, 12580 - Jardim Adutora.
Inscrições: cpdocguaianas@gmail.com

Itaquera: uma viagem ao passado
Nesta visita com a ajuda de objetos mediadores, vamos viajar ao passado e relembrar fatos importantes do bairro de Itaquera, como por exemplo: História do Bairro e Fundação, Periferia ou Quebrada? ", Bairro dormitório, Corinthians, Futebol e Samba, Referências Artísticas, Centros Culturais, etc.
Sábado 20/08 das 15h30 às 17h30. Casa da Memória de Itaquera - Rua Antônio Carlos de Oliveira César, 97 - Itaquera.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Tatuapé, caminhos da cultura
Seguimos para a Biblioteca Hans Christian Andersen que está completando 70 anos, atividade na biblioteca, saindo apresentar a Biblioteca Cassiano Ricardo que também completa 70 anos. Vamos em direção à "Casa do Tatuapé" onde haverá atividade cultural referente ao bairro. No trajeto passaremos pelo "Parque do Piqueri" pela igreja Cristo Rei apreciando as obras de arte ali existentes.
Sábado 20/08 das 10h às 13h. Metrô Tatuapé R. Melo Freire - Tatuapé.
Inscrições: laercioguiadeturismo@gmail.com

Vielas Formosa
A visitação ao projeto Vielas Formosa ocorre pelas vielas revitalizadas do bairro Vila Formosa com orientação guiada pelo artista local MES3, responsável pela articulação do grafite na área. São 5 vielas paralelas e adjacentes que preenchem quase 500 metros de muros e painéis pintados.
Sábado 20/08 das 09h às 10h. Ponto de encontro: R. Jorge Ogushi, 1323 - Jardim Vila Formosa
Inscrições: thiagodossantoz@gmail.com

A imigração no bairro da Mooca
Em uma caminhada a pé do metrô Bresser até o museu da imigração, será abordado temas como nome de ruas, personalidades, patrimônios locais e a importância da chegada dos imigrantes no Brasil, que desembarcavam na antiga hospedaria do Brás.
Sábado 20/08 das 09h às 11h. Rua do Hipódromo, 900 - Em frente ao metrô Bresser, Mooca.
Inscrições: nataliaguiatur@gmail.com

Uma casa, muitas histórias e ao mesmo tempo "Tão perto e tão longe" dos moradores locais!
A proposta consiste em revisitar a história da Antiga Casa da Fazenda, atual Casa de Cultura Hip Hop Leste, que é patrimônio público e tem 142 anos.
Vamos iniciar com bate papo sobre a história do bairro e apresentação de slide com a história do bairro, fotos e muitas curiosidades sobre nosso espaço. Após, vamos fazer uma visita guiada pelo espaço e mostrarei materiais ilustrativos que retratam a proposta inicial. Falaremos sobre o sítio arqueológico do bairro e finalizar com café.
Sábado 20/08 das 11h às 12h30. Casa de Cultura Hip Hop Leste - Rua Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes.
Inscrições: rosacamila96592@gmail.com

Tour Favela Galeria Open
O Movimento Reggae São Mateus apresenta "Tour Favela Galeria Open" o rolê pela quebrada pra clarear as ideias e ver várias obras de arte e transformação social que acontecem desse lado de cá da Leste. Movimento Cultural Zona leste São Mateus
Sábado 20/08 das 10h às 11h30. Favela Galeria - Rua Archângelo Archiná, 587 - Cidade São Mateus.
Inscrições: movimentoreggaesaomateus@gmail.com

Central e periférico: São Miguel Paulista
A ocupação de São Miguel Paulista remonta a tempos mais distantes que a fundação oficial de São Paulo. Entre o longe e o perto há um conjunto de referências que demonstram a centralidade do bairro dito periférico. A Capela de São Miguel, a Praça do Forró e a Nitro Química relacionam-se à presença indígena, memória dos trabalhadores, cultura dos migrantes e à sociabilidade que resiste e se altera dia a dia. O percurso questionará a presença dessas referências no campo do patrimônio.
Sábado 20/08 das 10h às 12h. Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), São Miguel Paulista. Ponto de encontro: Em frente à Capela de São Miguel Arcanjo.
Inscrições: yasmindarviche@gmail.com

A Casa da Minha Avó: Caça aos Tesouros Arquitetônicos da Mooca
As “casinhas de vó”, construídas no século XX na Mooca, aparecem com frequência nas ruas do bairro, formando parte da identidade e paisagem locais. Durante uma tarde de caminhada, um jogo de caça ao tesouro integrará crianças e adultos que, através de elementos visuais, irão redescobrir alguns imóveis marcantes. Conversaremos sobre memória, patrimônio e cidade, de maneira divertida e leve. O roteiro se inicia na Paróquia São Rafael e segue por ruas próximas, em área residencial e tranquila.
Sábado 20/08 das 14h às 15h30. Paróquia São Rafael (Largo São Rafael, s/nº) - Mooca.
Inscrições: raisa.rrreis@gmail.com


ZONA NORTE
 

Firmeza Permanente
O Roteiro de visita Firmeza Permanente, relembra algumas histórias da Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (patrimônio histórico municipal) e seus desdobramentos, o trabalho na fábrica, as greves, o lazer, a convivência e as Vilas operários que surgiram a partir da implantação da Indústria, para tanto percorrerá lugares históricos do bairro como a Fábrica de Cimento, o sindicato de Perus e a única vila operária, remanescente, a Vila Triângulo.
Sábado 20/08 das 09h às 11h - Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta - R. Antônio Maia, 651 - Perus.
Inscrições: (11) 96318-7379 Whatsapp

(Re)conhecendo o Jaçanã
Incentiva outros olhares sobre o bairro e discute a ideia de que nossas histórias também podem ser contadas através de espaços urbanos presentes no cotidiano de seus moradores: o Hospital São Luiz Gonzaga e Dom Pedro I antigo asilo de Jaçanã), praças, imóveis residenciais ou comerciais. A proposta é ir além das visões conhecidas, buscando demonstrar outras possibilidades de exploração do espaço urbano em regiões periféricas como o Jaçanã.
Sábado, 20/08, das 09h às 11h. Praça Comendador Alberto de Sousa - Jaçanã.
Inscrições: gustavoflpereira@gmail.com

História e Memória: As transformações do Parque da Juventude
O Parque da Juventude foi inaugurado em 2003, está localizado na ZN de SP, onde existia o maior complexo penitenciário da América Latina, o Carandiru. O projeto é exemplo de ressignificação do patrimônio e preservação da memória e história, além de ser referência de lazer, esporte e cultura para a região. É uma importante área de preservação da Mata Atlântica. Nesse sentido, o roteiro visa resgatar a história do local. Passaremos por: ruínas, biblioteca , Etec, obras de artes e museu penitenciário.
Sábado 20/08 das 10h às 11h - Dentro do Parque da Juventude, em frente a Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Santana.
Inscrições: isadorabarciela@gmail.com

Memórias & Bondes da Vila Maria
Tendo como ponto de encontro a Igreja da Candelária, que fora por quase um século o único espaço para batismo, casamento, faremos uma breve discussão sobre a memórias dos moradores admirando a vista do Mirante da Igreja, na sequência seguiremos para a Rua: Araritaguaba para discutirmos a influência indígena presente na história do bairro, conversando sobre as memórias dos trechos do Rio Tietê, barcos, enchentes que cercam o nascimento do bairro no século XX.
Sábado, 20/08, das 18h às 19h30 . Igreja da Candelária - Praça Nossa Sra. da Candelária, 1 - Vila Maria Baixa.
Inscrições: juliana.mcsp@gmail.com
Classificação: 18 anos

Santana: 3 séculos em 3 horas
O percurso acontece a pé por alguns trechos do bairro de Santana, antigo bairro da Zona Norte de São Paulo. Os participantes são estimulados a repensar seus olhares sobre edifícios, nomes de ruas, traçados urbanos, bem como a conhecer aspectos relevantes da história de Santana entre os séculos 17 e 20. Da mesma forma, em partes específicas do percurso são abordados conceitos e debates relativos ao patrimônio cultural, à construção de memórias no espaço urbano e à história da cidade de São Paulo.
Sábado, 20/08, das 10h às 13h. (Estacionamento da Paróquia Sant'Ana) Rua Voluntários da Pátria, 2060 - Santana.
Inscrições: (11) 99691-4383 Whatsapp


ZONA OESTE


Fábrica de Cimento Portland Perus - Trilha Memória Queixada
No limite noroeste da cidade de São Paulo, comunidade e território se unem em torno de uma memória comum: a da Fábrica de Cimento de Perus. Atividades culturais, como este roteiro, fazem parte da estratégia de luta dos moradores pela preservação de sua memória.
Sábado, dia 20/08, das 9h às 18h. Sesc Pinheiros - R. Pais Leme, 195 - Pinheiros.
Inscrições: No local, de 5/8, às 10h, a 19/8. 25 vagas

Pinheiros: o bairro mais antigo, hoje um dos mais sofisticados de São Paulo. Tradição e Modernidade
O bairro mais antigo de São Paulo contempla muitas histórias em seu contexto e desenvolvimento. Neste roteiro será possível conhecer o porquê da existência do Largo da Batata, o então conhecido Mercado Municipal de Pinheiros, percorrendo a Av. Brigadeiro Faria Lima podendo observar prédios que são realizações modernas da arquitetura paulista que hoje abrigam grandes empresas, finalizando no Museu da Casa Brasileira.
Sábado, 20/08, das 14h às 15h20. Mercado Municipal de Pinheiros. R. Pedro Cristi, 89 - Pinheiros.
Inscrições: no local com meia hora de antecedência

Parque Alfredo Volpi: o patrimônio ambiental da cidade de São Paulo
O território de São Paulo era originalmente ocupado pela Mata Atlântica. O processo de urbanização que a transformou em uma metrópole, deixou muito pouco de sua cobertura original. O parque Alfredo Volpi é um dos remanescentes da Mata Atlântica na cidade, que permanece até os dias atuais. O roteiro abordará o processo de urbanização existente neste território, e a biodiversidade existente neste fragmento de Mata Atlântica, permitindo resgatar a memória ambiental de São Paulo.
Sábado, 20/08, das 13h às 14h. Parque Alfredo Volpi (Casa da Administração) Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 - Morumbi.
Inscrições: tha.sauini@gmail.com
Classificação: 18 anos

Da Chácara do seu Bibi ao Charmoso Itaim Bibi
A região onde se encontra hoje o Itaim Bibi passou de dono em dono até transformar-se em chácara, “Bibi” era o apelido de Leopoldo Couto de Magalhães. Para não haver confusão com o Itaim Paulista, o povo dizia “o Itaim do Bibi”. A diferenciação tornou-se oficial e o bairro acabou levando junto o “Bibi”. Polo atual de várias empresas estrangeiras como o Google e o Facebook, e claro muita arte e cultura na região. Não podemos deixar de citar o Parque do Povo e o Museu da Casa Brasileira.
Sábado, 20/08, das 09h às 11h30. Entrada da Estação Pinheiros (linha amarela do metrô) - Rua Capri, 145 - Pinheiros.
Inscrições: normaguiasp@yahoo.com.br

Caminhada presencial e samba no Largo da banana: memória, negritude e a Barra Funda
No encontro, que prevê uma visita ao Largo da Banana, considerado o berço do samba paulistano, o público poderá dialogar com o Mestre Marquinhos Simplício, de capoeira e tiririca, e Simone Tobias, filha do Comandante Tuba e neta do sambista Inocêncio Tobias, que aproveitaram a caminhada para debater a importância do reconhecimento público de espaços de memória representativos do surgimento do samba na cidade.
Sábado, 20/08, das 16h às 18h. A saída é na Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
Inscrições: contato@casamariodeandrade.org.br

Caminhada Histórica no Parque da Ciência Butantan
Apresentar e discutir a história do Instituto Butantan a partir do olhar para o espaço e conjunto de edifícios do Parque da Ciência Butantan. Apesar de remodelado, a área de visitação do Butantan traz muitos detalhes que ajudam a entender não apenas o trabalho científico e cultural do Instituto, mas também o contexto histórico de São Paulo ao longo do século XX.
Sábado, 20/08, das 14h30 às 16h. Ponto de encontro - próximo ao "Museu da Vacina" - Parque da Ciência Butantan. Avenida Vital Brasil, 1500 - Butantã.
Inscrições: silas.couto@butantan.gov.br
 

DOMINGO, 21/08

CENTRO

São Paulo Audiovisual - oferecido pela Spcine
Tour pelo centro de São Paulo relembrando filmagens de destaque que ocorreram nos locais percorridos, contrapondo o espaço público como cenário nos trechos dessas obras em um dia comum.
Domingo 21/08, das 11h às 13h - Ponto de encontro: Viaduto do Chá, 15 - Centro (em frente a Prefeitura)
Inscrições: Googleform - As inscrições devem ser realizadas até o dia 19/08/2022.


Boulevard Burchard: a modernidade vinda de longe

O roteiro propõe um passeio pelo antigo Boulevard Burchard (1895), com sua morfologia baseada em planos higienistas. A prosperidade econômica provinda da exportação do café, os intercâmbios culturais e as novas conquistas tecnológicas traziam à região os ares da modernidade. São Paulo passava por um processo de metropolização, com a nova arquitetura dos palacetes e o novo paisagismo dos parques de acordo com as ideias de sanitarismo, como no Parque Buenos Aires.
Domingo 21/08, das 10h às 12h. Em frente à Vila Penteado, Rua Maranhão, 88, Consolação.
Inscrições: arqdanielacosta@gmail.com

Bixiga, o bairro tradicional de São Paulo
Sairemos da estação Trianon/ Masp e seguiremos para as mansões da Rua dos franceses, Rua dos Ingleses até o Museu do Óculos, Museu da Memória do Bixiga, Centro de Memória, Escadaria e Feira de Antiguidades. Seguindo a Rua 13 de maio, cantinas, Padaria Basilicata, finalizando na igreja Nossa Senhora da Achiropita.
Domingo 21/08, das 9h às 11h. Estação do Metrô Trianon MASP (linha 2 Verde) Av. Paulista - Jardins.
Inscrições: m22camporese@yahoo.com

Memórias de Orgulho e Resistência: Roteiro LGBT
Nossa proposta constrói um roteiro de memória LGBT pelas ruas de São Paulo (região da Paulista e Centro), recuperando lugares de memória dessa comunidade e sua relação com a história da cidade. A ideia do percurso é apresentar historicamente os lugares de sociabilidade, resistência e orgulho dessa comunidade.
Domingo 21/08, das 14h às 16h. Largo do Arouche, República. - Em frente ao Mercado das Flores
Inscrições: l.arouca1@outlook.com

De Ramos de Azevedo a Mário de Andrade: Arte, história e modernidade no Anhangabaú
A República é proclamada no Brasil, e a modernidade parece enfim chegar. São Paulo se torna uma das mais importantes cidades do país, mas será que a capital do café estava pronta para ser símbolo da modernidade que se aproximava? Bem, é isso que veremos! Com a ajuda do arquiteto Ramos de Azevedo, a cidade ganha uma nova aparência, digna de ser citada nos poemas de Mário de Andrade e ser palco do tão esperado Modernismo brasileiro. E é no Vale do Anhangabaú que daremos início a essa história.
Domingo 21/08, das 15h às 16h30. Em frente ao Centro Cultural Santander. R. João Brícola, 24. Centro Histórico.
Inscrições: Googleform

Pós-punk, pelos viadutos: uma São Paulo dos anos 80 a partir do livro de Cadão Volpato
Em “À sombra dos viadutos em flor”, o jornalista e escritor Cadão Volpato conta como foi o começo de sua banda, Fellini, tendo como pano de fundo a década de 1980 vivida em pleno centro de São Paulo. Partindo dessa leitura, este roteiro propõe um passeio pelos sons, imagens, locais e questões latentes trazidas no livro, em um passeio por uma cidade um tanto sombria, entrecortada por viadutos e que viu nascer uma cena musical profundamente original e criativa: o pós-punk.
Domingo, 21/08, das 15h às 17h. Bar e Lanches Estadão - Viaduto Nove de Julho, 193 - Centro histórico.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Da Periferia ao Centro: Hip Hop SP
O Hip Hop desembarcou em São Paulo há quase 40 anos. Uma cultura periférica que tomou o centro do panorama cultural da cidade, expressa principalmente no rap, trilha sonora por excelência da urbes, mas também no grafite e na dança. Nesse meio tempo, as grandes transformações não diminuíram sua importância para os grupos marginais e para todos aqueles que buscam outras narrativas sobre a cidade. Sua história só pode ser contada a partir das ruas, seu habitat natural.
Domingo, 21/08, das 14h às 15h, Praça da Sé - Escadarias da lateral
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Da ópera ao carnaval - a história de São Paulo contada através da música
A cidade de São Paulo serviu e serve, ainda hoje, de inspiração para a composição de muitas músicas. Muitas delas, nasceram de momentos vividos na região central ou em bairros próximos. Este passeio levará o participante a relembrar momentos vividos através da musicalidade da nossa cidade. A primeira ópera brasileira, os bailes e desfiles de carnaval, os sucessos da MPB. O participante terá um novo olhar sobre a cidade usando a música como ferramenta de conhecimento.
Sábado, 20/08, das 10h às 12h30. Em frente ao Sesc 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109 – República
Inscrições: contato@hnatural.com.br

Cairo, São Paulo, Nós: Patrimônios Entrelaçados
Como conectar o Cairo Islâmico (Old Cairo) e o Brás? A cultura árabe influenciou a cultura brasileira através da imigração, assim é importante compreender cidades do terceiro mundo, como São Paulo, e seu espelhamento com o centro histórico do Cairo (Patrimônio Cultural Mundial - UNESCO) abandonado pela elite e negligenciado pelo poder público. Ao nos aproximarmos de outros contextos, reconheceremos patrimônios mundiais e locais, num único nó.
Domingo 21/08, das 10h às 12h. Estação Metrô Brás, Praça Agente Cícero, sem número, Brás.
Inscrições: Googleform

Resistências Judaicas
Seja durante a Alemanha Nazista, nas ditaduras no Brasil ou no contexto brasileiro atual, sempre houveram judeus envolvidos em movimentos de resistência. A comunidade judaica, em muitos momentos, precisou lutar para existir! Este roteiro de memória visa lembrar as histórias e pessoas que fizeram parte de resistências e mantiveram sua judeidade como parte de sua luta. Visitaremos marcos como as ruas Maria Antônia e Avanhandava, Sinagoga Israelita Paulista, Ferro's Bar e o Museu Judaico.
Domingo, 21/08, às 10h. Em frente a USP - Centro Universitário Maria Antonia - R. Maria Antônia, 258/294 - Vila Buarque.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência ou Googleform

Brasil - Liberdade
A “Liberdade” nem é tão “Japão” assim, há várias histórias invisibilizadas que ajudaram a construir a identidade desse bairro, hoje turístico, mas que na sua origem, fora a periferia do “Triângulo Histórico”, onde existiu um pelourinho e um largo da forca, como também, uma rota de fuga de escravizados indígenas e negros. Que tal conhecermos o processo histórico do bairro da Liberdade? Entender as presenças de seus patrimônios históricos como igrejas, monumentos e até um sítio arqueológico!
Domingo, 21/08, das 10h às 12h30. Área próxima às catracas da Estação Sé do Metrô (Linha-1 Azul).
Inscrições: Googleform

São Paulo de cima a baixo
A cidade de São Paulo - e sua história - geralmente são contadas de cima pra baixo: quem foram os prefeitos, engenheiros, advogados e banqueiros que ergueram a cidade. Mas a verdade é que, na prática, quem carregou as pedras, assentou tijolo e asfaltou ruas foram bem outras pessoas. Em um curto percurso partindo do alto da colina onde a cidade foi fundada até a margem do rio que deu nome à cidade, vamos discutir a cidade de cima pra baixo e a história de baixo pra cima.
Domingo, 21/08, das 15h às 17h30. Pateo do Collegio, ao lado do monumento Glória imortal aos fundadores de São Paulo.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Nascer É Como Entrar em um Rio
Assim como nós, um rio não lembra de seus primeiros passos. Às vezes, é preciso calçar outros sapatos para o mundo sair do lugar. Sapatos que pisam sobre um rio vivo enterrado como morto: o córrego do Itororó. A lembrança de um afeto que se foi, sufocada pelo concreto. Podemos lembrar do rio? Fruto do 1º Edital de Ocupação e Residência Artística da Vila Itororó, o Coletivo TOCA propõe uma experiência cênica-sensorial: ver e habitar os espaços históricos da Vila Itororó com os olhos dos sentidos.
Domingo 21/08, das 14h30 às 15h20 Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência | Classificação: 12 anos

Paisagem sonora: um roteiro pela memória da música brasileira nos anos 1960 no Centro de São Paulo
A história da música brasileira dos anos 1960 teve capítulos especiais no Centro de São Paulo. A Praça Roosevelt foi um dos berços da Bossa Nova na cidade, enquanto o João Sebastião Bar, na Vila Buarque, foi o palco para os primeiros shows de Chico Buarque. Já o Bar Jogral, na Galeria Metrópole e depois na Rua Avanhandava, foi o ponto de encontro de músicos, artistas e intelectuais. Nesse roteiro guiado, vamos contar essa história visitando lugares que foram palco dessa efervescência cultural.
Domingo 21/08, das 10h às 11h30. Praça Roosevelt - Bela Vista.
Inscrições: Sympla

O Centro pelo olhar das mulheres
Conhecemos o centro histórico de São Paulo, por meio do olhar das mulheres modernistas. Tarsila do Amaral, Guiomar Novaes, Anita Malfatti e Pagu têm um tanto de coisas para nos mostrar.?? ? Visitamos os cartões-postais da ci?dade, analisando em que pontos as mulheres estão presentes ou ausentes no discurso, na arquitetura e na História. Para tanto, percorremos a República, passando por lugares como Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, COPAN e Praça Roosevelt.
Domingo, 21/08, das 10h às 12h30. Escadarias do Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República.
Inscrições: Sympla

Higienópolis: Dos Barões do café a Elite Paulistana
Neste roteiro percorremos um bairro de grande tradição paulistana, em busca de histórias e memórias dos seus personagens ilustres e desconhecidos, curiosidades de outrora e arquiteturas de estilos variados. Dos antigos palacetes dos barões do café, como a famosa residência de Dona Veridiana Prado e a Vila Penteado, passaremos ainda por muitos edifícios icônicos modernistas. Uma verdadeira aventura urbana por uma São Paulo dos tempos do café e repleta de cultura vanguardista.
Domingo 21/08, das 9h30 às 12h. Shopping Pátio Higienópolis - entrada principal (Av. Higienópolis, 618 - Centro)
Inscrições: kouli@uol.com.br

Visitação às exposições – Trilha do Peabiru e Memórias Paulistanas
Trecho paulista da antiga trilha indígena que ligava São Paulo ao Paraguai. Colaboração do cacique guarani Tukumbó Dyeguaká sobre a toponímia tupi-guarani.
Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - R. Benjamin Constant, 158 - Sé.
Sábado 20 e Domingo, 21/08, das 9h às 10 horas e das 13h30 às 14h30
Inscrições: (11) 3242 8064

Entre dois rios, no alto da colina se fez São Paulo: de burgo sonolento à metrópole nacional
Descrição completa: Trata-se do reconhecimento de aspectos histórico-geográficos que determinaram o crescimento da cidade de São Paulo: sua fundação, economia e transporte, fluxos migratórios, intervenções urbanísticas. A intenção é contar a história (des)conhecida, apesar de sua impositiva materialidade como fenômeno. Simultaneamente, sentiremos através do corpo em movimento, o movimento da (im)perceptível geografia da cidade: a topografia, a hidrografia, a morfologia.
Domingo 21/08, das 9h às 12h. Estação da Luz, Centro (Salão do Piano).
Inscrições: eupatimj@yahoo.com.br


Memórias e histórias da Irmandade do Rosário: matrizes negras da cidade de São Paulo
O roteiro tem como proposta apresentar a partir de memórias e histórias da Irmandade do Rosário que estão diretamente ligadas a história de São Paulo. A proposta se inicia na Praça Antônio Prado, tendo como ponto de encontro a estátua do Zumbi dos Palmares, e finaliza onde ela se localiza atualmente, no largo do Paissandu. Assim, pretende-se apresentar esse pequeno panorama urbano, histórico e ancestral.
Domingo 21/08, das 9h às 11h30. Praça Antônio Prado, Centro - em frente a estátua do Zumbi dos Palmares.
Inscrições: eupatimj@yahoo.com.br
Tour Virtual 360



Samuel Roder e seu monumento
O templo Beth-el, que hoje abriga o Museu Judaico, foi projetado pelo arquiteto russo Samuel Roder no estilo bizantino, em 1928. Segundo a narrativa bíblica de tradição judaica, o número 7 é rico em significado, tendo a sinagoga sido projetada com sete lados. Como era o entorno quando o templo foi construído? E como é hoje? Uma visita teatralizada que discute sobre arquitetura, território e memória.
Domingo 21/08, às 12h. Museu Judaico de São Paulo: Rua Martinho Prado, 128 - Bela Vista.
Inscrições: agendamento@museujudaicosp.org.br

Paulista Aberta: Uma caminhada de memória, pertencimento e afeto para mulheres e suas crianças.
O roteiro idealizado e produzido pela artista Jaqueline Santana, visa trazer mulheres e suas crianças para caminhar em um domingo pela mais paulista das avenidas, a multicultural Avenida Paulista, o objetivo é mostrar a diversidade de lugares culturais gratuitos que encontramos nela, assim buscando novas opções de lazer em família, criando mais enriquecimento cultural, gerando memória afetiva e trazendo um lugar de acolhida e pertencimento em meio a maior cidade da América Latina.
Domingo 21/08, das 10h às 12h30. Casa das Rosas - Avenida Paulista 37 - Bela Vista.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Imigrantes ocupando e habitando o Bom Retiro, séculos 19 a 21.
O roteiro visita a história de um bairro, terreno, edifício e apartamento no Bom Retiro, desde que a várzea foi ocupada por Manfred Meyer, passando pela venda do terreno para uma família italiana que construiu sobrados no local, e sua revenda a uma família judaica que construiu um prédio de 5 andares. Será visitado um apartamento, comprado por uma imigrante, depois habitado por 2 empregadas domésticas, até ser comprado em 2022 pelo Fundo FICA que promove o aluguel a valores não especulativos.
Sábado 20/08, das 10h30 às 12h30 - Rua Anhaia, 560 - Bom Retiro.
Inscrições: Googleform

Caminhada Heroínas Negras
A história do Brasil está cheia de mulheres importantes e incríveis que marcaram sua época. Você conhece alguma dessas mulheres? Sabemos que a história ainda é contada majoritariamente por homens e que exaltam personagens masculinos principalmente personagens brancos. Então para equilibrar um pouco essa balança, quero te apresentar mulheres negras que marcaram a história desse país. Faremos uma caminhada leve de aproximadamente 2,5 km pelo bairro da República.
Domingo 21/08, das 10h às 12h30. Em frente a Central de Informações Turísticas - CIT da Praça da República, Centro.
Inscrições: guiadeborapinheiro@gmail.com

A Memória e resistência dos trabalhadores pelas ruas e logradouros da cidade do trabalho
É possível considerar a classe trabalhadora como um patrimônio de uma grande cidade, como São Paulo? Partindo dessa premissa, o roteiro passará por locais no epicentro da capital paulista fundamentais para a organização dos trabalhadores e a luta por melhores condições de trabalho no Brasil. Avenidas, praças, estações de metrô, sedes do poder público e de representações sindicais compõem esse trajeto, revelando aos participantes a memória dos trabalhadores e sua resistência no decorrer dos anos.
Domingo 21/08, das 10h às 12h30. Claraboia da Estação Sé, Sé (Linha Azul/Vermelha do Metrô).
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

O Centro é periférico
Partindo do Marco Zero da cidade, o roteiro quer explorar no entorno a presença e, principalmente, a permanência das periferias. Incentivando o uso mais adequado (identificação, apropriação e ocupação) dos espaços culturais, históricos e artísticos de uma São Paulo que cresce para todos os lados. O projeto quer contextualizar o Antigo com as novas formas de uso para e pelo povo. Ressaltando a importância da preservação das memórias que ajudarão na criação das futuras de forma plural e inclusiva.
Domingo 21/08, das 15h às 17h30. Catracas de saída da Estação de Metrô - Sé.
Inscrições: Googleform

Na trilha dos campeões de 1902, pelo Parque Augusta, com Charles Miller

No roteiro será percorrido o mesmo caminho trilhado há 120 anos pelos participantes da final do primeiro campeonato de futebol do Brasil. O passeio parte do Estádio do Velódromo, atravessa a propriedade de Dona Veridiana Prado (atual Parque Augusta) e chega à sede do clube campeão, onde a vitória foi efusivamente celebrada, com direito a champanhe bebida na própria taça. Conduzindo o passeio, com pitadas de bom humor, o artilheiro e capitão do time vencedor: o paulistano do Brás Charles Miller!
Domingo 21/08, das 10h às 11h. Escadaria próxima à esquina com a Rua Nestor Pestana - Praça Roosevelt, Consolação.
Inscrições: sergio.m.paz@gmail.com


ZONA SUL


Caminhada São Paulo Negra
São Paulo é a cidade com a maior população negra do Brasil, mas os lugares e os personagens negros da cidade foram sendo invisibilizados ao longo dos anos pelo racismo estrutural. A Caminhada São Paulo Negra resgata as histórias negras, que estão por toda a cidade, no centro e em todos os bairros (inclusive na Liberdade e no Bixiga). No percurso de 3,5 quilômetros conhecemos lugares importantes da história dos negros na cidade, como é o caso da Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da mãe preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, o antigo Pelourinho e do antigo Morro da Forca, no bairro da Liberdade. Com Guia Negro.
Domingo, 20/08, das 14h às 18h. Sesc Vila Mariana - R. Pelotas, 141 - Vila Mariana
Inscrições: De 5/8, às 10h, a 20/8. 25 vagas

Um dia por Santo Amaro - Conhecendo suas faces
O objetivo do roteiro é conhecer o segundo centro de SP - o bairro de Santo Amaro. Altamente frequentado diariamente, Santo Amaro é conhecido pelas lojas populares, transporte público com várias integrações, fácil acesso para demais regiões da cidade, e ser um importante ponto de localização da Zona Sul de São Paulo, porém neste roteiro conheceremos pontos que às vezes não temos ideia de quão importantes são e quais as histórias por trás desse bairro populoso.
Domingo 21/08, das 10h às 11h30. Praça Floriano Peixoto - Santo Amaro
Inscrições: arq.dianecosta@gmail.com

A bocha, elos e afetos na memória do Parque da Aclimação
O jogo de bocha esteve presente por muitos anos no Parque da Aclimação. Seguindo pistas por resgates de gestos, algumas brechas confirmam elos entre tempos. O "espaço perdido" se revela vivo ainda que em ruínas. A natureza do parque "embrulhou" as canchas de bocha tal qual presente, com tempo de espera por abertura de memórias. "Dar voz", "ser escutada", a proposta deste encontro é uma convocatória a todos os que trazem na bagagem de seus gestos o jogo de bocha no Parque da Aclimação. Estes relatos tecerão, junto ao canto dos sabiás laranjeiras e pica-paus, uma rede de afetos que se fará transmitir às novas gerações. Um percurso por trilhas e a observação dos elementos construtivos com detalhes que ainda trazem características comuns aos espaços deste jogo: A paisagem faz reverência e o "presente" se revela junto às vozes protagonistas.
Domingo 21/08, das 10h às 12h. (Parque da Aclimação) Ponto de encontro: Escada à lateral da entrada do Parque da Aclimação pela rua Robertson - portão 5. - Aclimação .
Inscrições: cibelegardin@gmail.com

Coroa de Xangô - A memória de Pai Caio e sua trajetória entre a Umbanda e o Candomblé Paulista
Encontro entre a historiadora Camila Spolon e a Mãe Paula de Oyá que busca compreender, a partir da história de Pai Caio de Xangô, a chegada da Umbanda em São Paulo e seu encontro com o Candomblé.
Domingo 21/08, das 14h às 15h. AXÉ ILÊ OBÁ - R. Azor Silva, 77 - Vila Fachini.
Inscrições: camila@aruandastudios.com.br

Hip Hop Ancestral - Casa de Hip Hop - Seis anos

Traçar parte do histórico de construções de articulação do movimento hip hop da zona sul da Cidade de São Paulo, para a implantação das Casas de Hip Hop na cidade. Hip Hop Ancestral, reconstrói a trajetória do movimento, através de jovens moradores das regiões da Cidade Ademar e suas narrativas. Com mostra cultural e capas de discos de vinil, cds de rap, flyers de eventos que aconteceram nas periferias, roda de conversa interativa e tátil com o artista e produtor cultural DJ Lobato.
Domingo 21/08, das 15h às 17h. Casa Municipal de Cultura Hip Hop Zona Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Território de Luta: Carestias, Capoeiras e Feiras
É uma proposta de acessar o histórico de espaços sociais esquecidos no território periférico, refletindo os simbolismos presentes e as apropriações na atualidade. Roteiro: Praça Lígia Maria Salgado (Antiga Feira Livre) para "Futura Casa de Cultura Cidade Ademar" até o Centro Frei Tito Cidade Ademar.
Domingo, dia 21/08, das 14h30 às 16h - Espaço Independente Cultural Casa Delas - Coletiva Deixa Ela Tocar! - Rua José Eid Maluf, 20. Americanópolis, Cidade Ademar.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Dias de luta, dias de glória: Parque modernista na Vila Mariana
O roteiro irá refletir sobre o ambiente urbano e o histórico do Parque e da Casa Modernista na Vila Mariana, a partir da preservação e da transformação do bairro. Vamos percorrer os patrimônios reconhecidos e explorar outras narrativas e memórias invisibilizadas na construção da cidade, debatendo o direito à memória na cidade. Durante o roteiro, os participantes serão estimulados a registrar seus conhecimentos e percepções. Nosso ponto de encontro é na entrada do Parque Modernista.
Domingo 21/08, das 10h30 às 12h. Parque Modernista- Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Da Casa de Cultura Chico Science a Capela Católica Cristo Operário

A caminhada se inicia na Casa de Cultura Chico Science, espaço de cultura contemporânea, no qual shows, oficinas, apresentações artísticas e debates acontecem. O grupo de caminhantes vai seguir a Rua Vergueiro até a Capela Católica Cristo Operário, local que em meados da década de 50 foi precursor de atividades voltadas a ações culturais e pedagógicas, projeções de filmes, debates para conscientização política, religião e trabalho. A ideia é falar sobre a relevância e relação desses espaços no bairro.
Domingo, 21/08, das 15h às 16h30. Palco externo da casa de cultura Chico Science na rua Abagiba, 20, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho.
Inscrições: ricardo.videologia@gmail.com

Caminhada Cultural Grajaú
Na Caminhada Cultural Grajaú os participantes terão a chance de conhecer alguns locais onde acontecem atividades de cultura na região do Grajaú, zona sul de São Paulo. O roteiro explora locais como: calçadão do Centro Cultural Grajaú, murais de graffiti na Av. Belmira Marin, pista de skate e praça do Parque das Árvores e Espaço cultural Calamari. Na atividade terão diálogos sobre as atividades culturais que ocupam esses locais, além de histórias e dicas fotográficas.
Domingo, 21/08, das 10h às 11h. Calçadão do Centro Cultural Grajaú - Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência
 

ZONA LESTE


Ancestralidade Negra na Borda Leste da Paulicéia
Nesse roteiro o grupo terá a oportunidade de conhecer alguns espaços ocupados pela população negra na cidade de São Paulo, destacando-se os bairros da Penha, Vila Matilde e Vila Esperança. Tais regiões são mencionadas pelo sambista e compositor Geraldo Filme, como sendo espaços de tradição e organização, bem como de protagonismos em diferentes áreas. Este passeio revela a presença e importância histórica da população negra discorrendo sobre as formas de sociabilidade, lazer, organização política e as estratégias de luta contra o racismo nas primeiras décadas do século XX. Com acompanhamento especializado do ANGANA - Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territórios Negros em São Paulo. Almoço não incluso.
Domingo 21/08, das 8h30 às 17h. Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera - Ponto de Encontro: Área de Convivência
Inscrições no local: De 5/8 , às 10h, a 15/8


"Pedalada Histórica" da colônia ao contemporâneo Roteiro do Pantanal
Passeio de cicloturismo, com intuito de trabalhar a percepção da cidade por meio da bicicleta, que ocorrerá no bairro do Pantanal. Fomentar um olhar para patrimônios históricos e locais turísticos da região, com base na memória das pessoas que interagem com o bairro, focando no cicloturismo.
Domingo 21/08, das 9h às 12h. Estação Itaim Paulista (Linha 12–Safira da CPTM)
Inscrições: Googleform

Uma Horta em meio a COHAB
O Roteiro tem como ponto de partida o Parque Raul Seixas, tombado pela IPHAN, inaugurado em 1989, antiga sede da fazenda Morganti, e depois seguir para a horta José Bonifácio, espaço verde que resiste em meio a Cohab 2.
Domingo 21/08, das 09h às 11h. Parque Raul Seixas R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jose Bonifacio.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência

Caminhos da política habitacional: lutas sociais e conquistas dos trabalhadores de Cidade Tiradentes
Nas décadas de 1980 e 1990 o bairro de Cidade Tiradentes atingiu as mais altas taxas de crescimento populacional da cidade. Porém, a oferta de equipamentos e serviços públicos não acompanhou o processo de povoamento da região. Nesta caminhada observaremos as conquistas da articulação de trabalhadores que encabeçaram as lutas por melhorias no entorno. Mais que um teto afastado, o movimento popular do bairro buscou fazer valer direitos de acesso à saúde, abastecimento, educação e transporte.
Domingo 21/08, das 09h às 11h. Partiremos da chamada Pedra Fundamental do bairro, localizada na Rua Padre Ademar, 103, Cidade Tiradentes.
Inscrições: cpdocguaianas@gmail.com

Uma visita ao Hall of Fame do COHAB Jardim Campos
Para o dia 21 de Agosto de 2022, o artista Roger Tai convida para uma visita guiada ao Hall of Fame do COHAB Jardim Campo, Itaim Paulista, Zona Leste da Cidade de São Paulo e apresenta os muros da sua quebrada que abriga diversas obras de artistas locais e de toda cida. Este dia contemplará a realização de um Live Paint do Artista expandindo a experiência do Grafite.
Domingo 21/08, das 13h às 15h30. Praça Dona Fihica Sales, Rua Sete Estrelas, 158-284 - Jardim Bartira.
Inscrições: rogertai223@gmail.com

São Miguel Paulista: as histórias do bairro
Tudo começou por volta de 1622 com uma aldeia indígena localizada na atual e popular Praça do Forró, espaço que abriga a Capela de São Miguel de Arcanjo preservada até hoje. Ao longo do tempo, o bairro recebeu indústrias, comércios, escolas e faculdades. Sua história merece e deve ser lembrada. Assim, nosso objetivo é percorrer instituições, locais de memória e patrimônios para (re)contar histórias e memórias de São Miguel Paulista, um dos bairros mais importantes da Zona Leste de São Paulo.
Domingo 21/08, das 10h às 11h30. (Catracas da estação São Miguel Paulista, linha 12 Safira da CPTM) Rua Salvador de Medeiros, 449 - São Miguel Paulista.
Inscrições: vinicius_costa@usp.br


Descubra o bairro de São Miguel Paulista
(Re)descubra a história de um dos bairros mais importantes da cidade, São Miguel Paulista. Este local, que já foi território indígena, abriga diversos patrimônios como a primeira igreja de São Paulo, o Complexo da Companhia Nitro Química, a antiga Estação "Baquirivu", o Rio Tietê e as ruas de comércio popular.
Domingo, dia 21 das 14h às 15h30. Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, São Miguel Paulista.
Inscrições: Googleform

ZONA NORTE

 

Caminhada Histórica no Jaraguá
A terceira edição da caminhada, fruto de pesquisas de Suêrda Deboa sobre os patrimônios históricos tombados e não tombados no Jaraguá, busca passar por importantes locais históricos, de afetos e lutas do território, a fim de valorizar e ressignificar a memória e identidade do bairro.
Domingo 21/08 , das 10h às 12h30. (Estação Jaraguá CPTM- Linha Rubi)
Estrada das Taipas, 250, Jaraguá.
Inscrições: t.memoriaseidentidades@gmail.com

Caminhos do Carandiru
Para refletirmos sobre as vivências e memórias do encarceramento na cidade de São Paulo, caminharemos por partes do bairro do Carandiru, visitando áreas que abrigaram e abrigam unidades prisionais. O objetivo é observar os usos dos espaços e do patrimônio arquitetônico no Parque da Juventude, entre os que fazem e não fazem menção a Casa de Detenção de São Paulo. Para refletir sobre como a vida no cárcere pode estar tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe das relações com a cidade.
Domingo, 21/08, das 10h às 12h30. (Saída do metrô Carandiru, ao lado do Parque da Juventude) Avenida Cruzeira do Sul, 2630, Santana.
Inscrições: Googleform


Praça 7 Jovens
A Praça Sete Jovens é um local muito simbólico para o território da Brasilândia, bairro da zona norte do município de São Paulo. Espaço de movimentos coletivos desde os anos 80, a praça é construída e pensada junto com os moradores do bairro e desde então é um local de circulação do bairro em suas várias potencialidades. Localizada no Jardim Elisa Maria, a praça tem seu nome marcado por uma chacina que matou jovens em 2007. Porém, tem como história um processo constante de luta e movimentos sociais, o local tem sido reinventado pelos moradores desde 2012 como um espaço de atuação cultural da juventude. Hoje a Praça Sete Jovens é símbolo de resistência de uma juventude atuante que movimenta o território e preserva toda a memória da praça e seu entorno. Com Ana Caroline da Silva de Jesus e Regicida, do Terça Afro.
Domingo, 21/08, das 09h às 14h. Sesc Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana.
Inscrições: De 5/8, às 10h, a 15/8

Por que não na Vila Medeiros?
Recentemente a Vila Medeiros foi considerada, localização “perigosa” e “precária”. Essas foram as palavras escolhidas por uma cliente que veio visitar o restaurante "Mocotó". No entanto, o comentário pejorativo deixa explícito seu preconceito de procedência regional ou de identidade cultural. Vamos juntos desvendar as abundantes memórias que o bairro pode revelar, e compreender o que um dos bairros da 2ª maior metrópole da América Latina, guarda em suas ruas, comércios e moradores.
Domingo, 21/08, das 09h30 às 12h. Igreja Nossa Senhora do Loreto - ??Av. Nossa Sra. de Loreto, 914 - Vila Medeiros.
Inscrições: furlanandreia@hotmail.com

Caminhada Histórica no Jaraguá
A terceira edição da caminhada, fruto de pesquisas de Suêrda Deboa sobre os patrimônios históricos tombados e não tombados no Jaraguá, busca passar por importantes locais históricos, de afetos e lutas do território, a fim de valorizar e ressignificar a memória e identidade do bairro.
Domingo 21/08 , das 10h às 12h30. (Estação Jaraguá CPTM- Linha Rubi)
Estrada das Taipas, 250, Jaraguá.
Inscrições: t.memoriaseidentidades@gmail.com

Por dentro do Parque Parque Estadual do Jaraguá - quatro trilhas para fazer caminhada
O Parque Estadual do Jaraguá, nos oferece as seguintes trilhas para caminhada: Trilha do Lago, Trilha do Silêncio, Trilha da Bica e por fim a Trilha do Pai Zé (a maior que possui uma incrível transição de habitat e vegetação e que leva diretamente ao Pico do Jaraguá), considerado o ponto mais alto da cidade de São Paulo (possui 1.135 metros de altitude), proporcionando uma visão ampla e deslumbrante da cidade de São Paulo. Recomenda-se levar: água, repelente e binóculos.
Domingo, 21/08, das 09h às 11h - Entrada Principal do Parque Estadual do Jaraguá. R. Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa.
Inscrições: professorricardodefilosofia@gmail.com

Caminhos do Carandiru
Para refletirmos sobre as vivências e memórias do encarceramento na cidade de São Paulo, caminharemos por partes do bairro do Carandiru, visitando áreas que abrigaram e abrigam unidades prisionais. O objetivo é observar os usos dos espaços e do patrimônio arquitetônico no Parque da Juventude, entre os que fazem e não fazem menção a Casa de Detenção de São Paulo. Para refletir sobre como a vida no cárcere pode estar tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe das relações com a cidade.
Domingo, 21/08, das 10h às 12h30. (Saída do metrô Carandiru, ao lado do Parque da Juventude) Avenida Cruzeira do Sul, 2630, Santana.
Inscrições: Googleform


Memórias e História da Vila Guilherme
Com partida saindo do primeiro ponto de ônibus da vila guilherme , localizado na praça do Casarão convido a todos para dividir suas memórias sobre a região, desde a vila operária, passando pelo armazém, canalização do Rio Tiête, trenzinho da Cantareira, discutindo o entorno e crescimento do bairro. Ao decorrer da caminhada vamos utilizar de fotografias para despertar a memórias do bairro.
Domingo, 21/08, das 18h às 19h. Casarão da Vila Guilherme, na Praça Oscar da Silva - Vila Guilherme.
Inscrições: priscilapoltroniere@gmail.com

Perus-Pirapora, Ferrovia-Parque
Trilha (Ferreotrekking) em um trecho de 10km divididos em ida e volta, de nível fácil/ iniciante, sobre o leito da antiga Estrada de Ferro Perus-Pirapora, construída em 1914 e desativada no ano de 1984, hoje sob operação turística.
Domingo, 21/08, das 10h às 14h. Estação Perus - CPTM, em frente ao endereço Rua Joaquim Antônio Arruda, 15, Perus.
Inscrições: (11) 95768-8824 Whatsapp

Mira, que vista meo
Uma viagem ao tempo com o educador na área externa do Mirante de Santana, localizado no Jardim São Paulo, ZN da cidade. É a principal estação meteorológica do município, está a 792 metros do nível do mar, sendo possível ter um adequado monitoramento da previsão do tempo e uma vista de 360 graus da cidade. Todos irão conhecer a história do bairro, a fundação e importância do mirante até os dias atuais, serão recepcionados na catraca do metrô Jardim São Paulo e caminharão por 600 m até o mirante.
Domingo, 21/08, das 10h às 11h. Catraca do Metrô Jardim São Paulo (Linha 1 - Azul) - Santana.
Inscrições: falcaoandre@gmail.com

ZONA OESTE

Galileo Emendabili e a Arte Funerária no Cemitério São Paulo
A proposta consiste em realizar uma visita mediada no "CEMITÉRIO SÃO PAULO" tratando sobre o patrimônio material da Arte Cemiterial no cemitério Necrópole São Paulo, centralizando nas produções de arte tumular do artista Galileo Emendabili. A visita aborda conceitos técnicos sobre arte tumular e o contexto histórico inserido no estudo, promovendo a desmistificação dos espaços cemiteriais configurando-os como lugares de grande valor artístico-cultural.
Domingo, 21/08, das 15h às 16h. Cemitério São Paulo - Rua Cardeal Arcoverde, 1250 - Pinheiros.
Inscrições: lucianosacheto@prof.educacao.sp.gov.br

Cemitério do Araçá: arte, memória e história
Um passeio cultural pelo Cemitério do Araçá, abordando a riqueza da arte tumular, biografias de quem ajudou a construir a cidade de São Paulo e a história dos cemitérios tradicionais paulistanos. Veremos as obras de grandes artistas, como Victor Brecheret, Eugênio Prati, Armando Zago e Raphael Galvez. A visita será mediada pela professora Vanessa Bortulucce, historiadora da imagem, da arte e da cultura, e por Nani Rezende, idealizadora da Necrotur, que promove o necroturismo nas redes sociais.
Domingo, 21/08, das 10h às 12h30. Portão principal do Cemitério do Araçá - Avenida Dr. Arnaldo, 666, Sumaré.
Inscrições: Googleform

Samba Rock em movimento e detalhes
Exposição fotográfica: "Mulheres no Samba Rock? - Presente!"
Imagens mostram a beleza desse patrimônio cultural, com detalhes registrados através do olhar da fotógrafa Camila Macedo, em diferentes momentos e dando ênfase ao protagonismo da mulher nessa dança.
Domingo 21/08, das 14h às 15h. Casa de Cultura do Butantã. Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri.
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência