SOBRE A JORNADA DO PATRIMÔNIO

 A Jornada do Patrimônio é um evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural, e é uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Desde 2015, ela é realizada anualmente, e foi instituída pela Lei Municipal nº 16.546 de 21 de setembro de 2016. Realizada próxima ao dia 17 de agosto, que celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Jornada do Patrimônio ocorre tradicionalmente no terceiro final de semana de agosto, com atividades no sábado e domingo.

Visando ser democrática e atingir um maior contingente populacional, e regiões mais variadas da cidade, são abertos chamamentos públicos para atividades, organizadas dentro das três tradicionais linhas de propostas, que são a abertura de imóveis históricos, a realização de roteiros de memória, a realização de oficinas e palestras. O chamamento é voltado para pesquisadores, profissionais que trabalhem com patrimônio em diversas áreas, artistas, moradores antigos, associações de bairro, coletivos, entre outros que detenham conhecimentos a serem compartilhados. As atividades propostas são avaliadas pela equipe do DPH, tendo como critério básico a exigência de ser uma ação vinculada ao patrimônio da cidade de São Paulo, ou mesmo relacionada aos assuntos pertinentes para os debates sobre a preservação do patrimônio histórico. Ao longo dos anos de realização da Jornada do Patrimônio, as ações propostas demonstram uma grande gama de assuntos tratados, desde movimentos ligados à preservação e divulgação da memória negra ou indígena na cidade; a grupos que propõem roteiros históricos, com viés mais turístico; ou pesquisadores que apresentam trabalhos bastante específicos.
É possível dizer também que a realização da Jornada do Patrimônio de São Paulo abriu portas para outras iniciativas, como em 2017 o surgimento de um projeto-piloto na escala estadual, sob responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), da Secretaria Estadual de Cultura.

Clique aqui e saiba mais sobre a edição da Jornada do Patrimônio deste ano

Clique aqui e saiba como credenciar uma atividade na Jornada do Patrimônio