SOBRE A JORNADA DO PATRIMÔNIO

A Jornada do Patrimônio foi instituída pela Lei Municipal n. 16.546/2016 e tem como objetivo a valorização do patrimônio cultural do Município de São Paulo. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural. O evento acontece em diferentes regiões e envolve espaços públicos e privados, por meio de diversas ações que contribuem para a sensibilização e apropriação do tema pela população.

Criada em 2015, a Jornada do Patrimônio nasce com inspiração nas Journées du Patrimoine. Neste projeto piloto, adotou-se a criação de um tema geral - (Re)Conheça seus bens culturais -, além da estratégia da ação de abertura de imóveis preservados para a visitação pública, aos moldes da Jornada francesa. Com base na experiência da Virada Cultural, foram realizadas também apresentações artísticas por toda a cidade, o que contribuiu para a expansão do público do evento. Nos anos seguintes, a construção do chamamento para a realização de ações oferecidas pela sociedade civil foi se consolidando, tornando-se um dos principais pilares da Jornada. Os editais de chamamento e, hoje, com amparo na Lei 14.133/21, os editais de credenciamento, são uma oportunidade para a construção de uma programação dinâmica em conjunto com a sociedade, com inscrição para o oferecimento de roteiros, cursos e visitas guiadas à imóveis protegidos. 

Esse ano, em sua décima edição, a Jornada do Patrimônio traz como tema: “Patrimônio e Sustentabilidade”.  Esta temática oferece uma oportunidade para refletir sobre o papel do patrimônio cultural na construção de uma cidade sustentável, alinhando-se ao debate internacional, como os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

O evento é uma oportunidade de reflexão sobre o papel do patrimônio nas dinâmicas municipais, reforçando sua dimensão plural e cidadã e fortalecendo nossos sentidos de pertencimento e identidade na cidade.

Conheça os Fotolivros da Jornada e saiba mais sobre as suas edições anteriores!