JORNADA DO PATRIMÔNIO 2022

Tão perto, tão longe

Este ano, em sua oitava edição, a Jornada do Patrimônio 2022 tem o tema “Tão perto, tão longe”, que possui como objetivo discutir as diferentes centralidades de São Paulo, e seus vínculos com o patrimônio cultural material e imaterial, invertendo certas dinâmicas e sensos comuns, e dando atenção ao patrimônio e as práticas culturais de regiões que nem sempre estão no centro dos debates. Mesmo como um evento consolidado, para continuar a cumprir o objetivo a que foi criada, a Jornada do Patrimônio deve sempre buscar atingir novos públicos, divulgando as suas pautas para diferentes grupos e regiões. 

  

TÃO PERTO, TÃO LONGE

PROGRAMAÇÃO

EM BREVE!

A motivação para o tema em questão é colocar no centro do debate este desejo, e continuar a expandir as suas ações para além do centro. E além de reconhecer as práticas culturais das diferentes regiões de São Paulo, a ideia é: investir em ações que estimulem intercâmbios culturais e a compreensão de que a memória histórica e o patrimônio cultural estão além de definições de centro e periferia. Deste modo, visando atingir novos territórios, foi instituída a destinação de uma proporção de 60 % (sessenta por cento) das propostas inscritas para ações realizadas em distritos com altos índices de vulnerabilidade social, conforme Recenseamento Geral de 2010 do IBGE. Caso essa proporção não seja atingida, serão incorporadas propostas de outras áreas. 

Por fim, cabe mencionar que nesta edição, será realizado o retorno integral as ações presenciais, visto que por consequência da pandemia de saúde pública do Covid-19, as Jornadas de 2020 e 2021 foram realizadas em sua maior parte online. A Jornada deste ano, portanto, está contextualizada como uma Jornada de retorno, inclusão, e fortalecimento da cultura e patrimônio para diferentes regiões da cidade.

Clique aqui e saiba como credenciar uma atividade na Jornada do Patrimônio