Centro Cultural Santo Amaro comemora o Dia do Circo com muita Farra

O show da Cia Terrível também homenageia o Mês da Mulher

 

Março está cheio de datas especiais: é o mês de celebração à mulher, dia mundial do teatro e também é comemorado o Dia Nacional do Circo, nesta quarta-feira (27), com uma programação dedicada em prol desta arte centenária. A Farra, evento da Cia Terrível, está ligado a essa época especial unindo as celebrações à mulher e às práticas circenses no show feito por artistas que usam da acrobacia, malabarismo, palhaçaria, música e do humor para compor a festa do Dia do Circo. O espetáculo acontece no Centro Cultural Santo Amaro às 20h, com entrada franca e livre para todos os públicos.


Formada por quatro mulheres em cena que vem para fazer uma festa, elas listam diversos motivos para a celebração. Sempre acompanhadas da palhaçaria e da música, elas buscam alegrar o público com brincadeiras e paródias como a de Macetando" da Ivete Sangalo, que vira Diabolando”, em referência ao brinquedo usado no show - de nome Diabolô. Tudo isso para dar leveza aos temas e assuntos densos e relevantes falados durante o evento.


Mulheres importantes são alguns dos muitos motivos para celebrar a Farra, que homenageia figuras como Carolina Maria de Jesus - escritora da literatura marginal - e Nise da Silveira - psiquiatra brasileira pioneira na utilização de tratamentos humanizados. “Uns dos fios condutores do espetáculo é justamente saudar as que vieram antes e continuar buscando motivos para celebrar.”, conta Marília Mattos, uma das artistas circenses.


O Dia Nacional do Circo é escolhido para ser comemorado no nascimento do Palhaço Piolin, que se destacou no meio circense, conhecendo até o ex-presidente Washington Luiz. O Palhaço Piolin é considerado um grande artista brasileiro pelos Modernistas que fizeram um tributo a ele no Festim Antropofágico há mais de 90 anos atrás, mostrando sua relevância nesta arte e ajudando a difundir a cultura circense no Brasil inteiro.


“O circo tem dupla importância na parte de ser arte e na parte específica de ter um lugar realmente de criação muito mágico e muito tecnológico. Ele muitas vezes é visto como um lugar precarizado, um lugar de falta de abundância, quando na verdade o circo sempre foi esse lugar de criação de tecnologia, de criação de invenção, de método”, explica Marília a importância do circo.



CENTRO CULTURAL SANTO AMARO


Farra

Circo

Dia: 27/03

Horário: 20h

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Sinopse: O cabaré Farra é o show de variedades femininas da Cia Terrível com números criados por mulheres num show cômico e técnico com pluralidades de fazeres e conexões para compor a festa, ou melhor, a FARRA feminina!