Em comemoração às divas do Rock, Centro Cultural da Juventude comanda show especial com Eskröta

Ciça Moreira é quem abre o show no dia 17 de Março

Os clássicos do Punk, Rock e Metal feminino são o tema principal do show da banda Eskröta, que toca desde Evanescence à Bikini Kill e Pitty neste domingo, dia 17 de março. Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad e Vicki, guitarrista do Wonders Maiden, são amigas da banda e convidadas especiais que agregam no setlist montado. Com a abertura da artista Ciça Moreira o evento ocorre no Centro Cultural da Juventude.

 

“Esse show foi pensado justamente para ser uma homenagem, né? Ao mês das mulheres e das mulheres que nos inspiraram a formar a banda e começar a tocar”, conta Yasmin Amaral, vocalista e guitarrista da Eskröta. O setlist montado é a concretização das referências musicais dela e de Tamy Leopoldo, que é a baixista da banda. 

 

The Runaways, conjunto clássico de rock composta por mulheres; Evanescence, grupo clássico do nu-metal dos anos 2000; Pitty, do cenário de rock nacional, as punks da Bulimia e Bikini Kill e mais mulheres serão homenageadas no show que também contará com as músicas autorais da Eskröta. 

 

As convidadas especiais Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad, e Vicki, guitarrista do Wonders Maiden, são essenciais para o show. Na montagem do set list, certas músicas com a presença de duas guitarras e um vocal com canto lírico se mostraram um desafio para a banda, com três integrantes. Porém a amizade da Eskröta com a cena do rock as ajudou: “Quando vamos fazer show, já combinamos de fazer alguma coisa com outras amigas artistas depois. A Eskröta é uma banda que sempre está relacionada com outras bandas de mulheres.”, explica Yasmin. “Então elas entraram no show, porque já tínhamos a intenção de se reunir de qualquer forma, mas também com essa parte importante de entregar um show completo com uma complexidade maior.“, finaliza.

 

Ano passado, elas lançaram o álbum “Atenciosamente, Eskröta” e ficaram satisfeitas com a repercussão do novo projeto, por atingirem um público novo e se aproximarem de bandas do cenário punk hardcore: “Conseguimos premiar novos públicos, novas amizades; novas mulheres começaram a conhecer nosso sonho e nossa mensagem também. Então foi muito legal poder construir um álbum que não fosse agradar somente a quem já era habituada a nos ouvir.”, comenta Yasmin. Agora, em decorrência deste trabalho, elas foram chamadas pela primeira vez para um show fora do Brasil, abrindo para a banda Napalm Death, no Chile.

 

A banda é muito enérgica e aborda diferentes tópicos nas suas músicas, como o feminismo, saúde mental e a disparidade social, devido às raízes do punk e ao gosto sobre filmes de terror. Suas performances, inclusive, sempre apresentam algo inusitado pensado para o público. Em turnês passadas, a Eskröta levou um ator fantasiado de assassino da franquia Pânico. “Você nunca sabe o que esperar, vai sempre ter alguma surpresa. Somos apaixonadas pela performance e pelo show.”, afirma a vocalista da banda, Yasmin. 

 

Ciça Moreira comandará o show de abertura no Centro Cultural da Juventude. Ciça é uma artista jovem, de 17 anos, com dois álbuns gravados e um terceiro ainda a ser lançado neste primeiro semestre de 2024. Assim como no show principal da Eskröta, Ciça Moreira tocará seu repertório autoral e músicas de artistas mulheres que a inspiraram. A artista é conhecida também por seu trabalho nos vocais na banda internacional Six Continents, formada por jovens de diversos países. 

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE


MULHERES: Eskröta apresenta clássicos do Punk, Rock e Metal feminino

 

Convidadas especiais no show da Eskröta: 

 

- Mayara Puertas (vocalista do Torture Squad)

 

- Vicki (Guitarrista do Wonders Maiden)

 

Show de abertura: Ciça Moreira

 

Uma das bandas mais representativas do hardcore do Brasil é o Eskröta, formada em 2017 e realizadora de um thrash metal / crossover de altíssima qualidade. Ya Amaral (vocal e guitarra) e Tamy Leopoldo (baixo), fundadoras do grupo, contam com o reforço do baterista Jhon França (Blasthrash, Cerberus Attack).

17/03 / 15h às 18h / Livre / Gratuito / Música / Mês da Mulher