Mistura do samba raiz com o circo vira espetáculo no Centro Cultural Chácara do Jockey

Varizes do Samba é o projeto de artistas circenses da companhia Portô Portér

 

Qual é a junção do samba raiz de batuque de quintal com o circo cheio de truques talentosos? A resposta é Varizes do Samba, uma roda de samba raiz acontecendo simultâneamente de uma apresentação circense, tudo realizado por artistas da companhia de circo Portô Portér e comandado por César Cara de Pau, compositor das músicas. O espetáculo é feito com uma trave acrobática no meio da roda, em que o grupo faz truques de acrobacia, inspirados pela calistenia, contorcionismo e bailarina do trapézio, enquanto o público se envolve na música com a temática focada no amor. Tudo acontece sábado dia 9 de março, no Centro Cultural Chácara do Jockey.

 

A ideia do projeto começa na companhia Portô Portér, que tem duas práticas culturais continuadas: a primeira é viver o universo do samba,  no qual os artistas tocam samba, fazem a comissão de frente de alguns desfiles, compõem músicas autorais e até vão em rodas de samba; a segunda é a prática circense ensaiada todo dia de terça à domingo. Varizes do Samba se torna a junção desses dois universos. Apesar da música já fazer parte do circo, a mistura com o samba é uma junção incomum. “De certa forma a gente rompeu com essa tradição. Eu acho que o samba está a serviço do circo assim como o circo está a serviço do samba”, explica o artista César. 

 

Além disso, muito do que foi criado para o show foi pensado durante a pandemia, como as composições e os truques de acrobacia na barra. Foi nessa época que César treinou a calistenia que é usada no espetáculo: “A galera que eu treinava, ficou muito desamparada devido à situação. Sem dinheiro, foi terrível! Aí o que a gente fez? Fizemos um acordo e íamos treinar, mas era só entre nós. Nos isolamos e acabamos desenvolvendo novos truques de calistenia”, diz César.

 

Varizes do samba conta com nove artistas da companhia circense, que enquanto fazem números de malabarismos, acrobacias virtuosas na barra fixa e no trapézio, também interagem com os ouvintes. Os acrobatas chamam o público para entrar no picadeiro e os músicos fazem perguntas às pessoas através das músicas que estão gravadas no EP, Varizes do Samba, de César Exobá.

 

O Centro Cultural Chácara do Jockey está localizado na zona oeste no bairro Ferreira e fica no parque Chácara do Jockey. Para chegar no local passam diversas linhas de ônibus no ponto da Av. Prof. Francisco Morato, vindas do centro, zona sul e zona oeste da cidade. As apresentações acontecem gratuitamente e livre para todas as idades no dia nove de março, em um sábado. 

 

Por Marcelo Lustosa

 

Varizes do Samba [Espetáculo musical/show]

Sinopse: O Varizes do Samba apresenta um repertório de habilidades comandado por César Cara de Pau Lopes numa sonoridade circense hiperbólica abrasileirada. É o samba mais circense do Brasil!

Faixa etária: Livre

| Centro Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira. Dia 09/03 às 14h.