Prefeitura promove Mês da Mulher com homenagens a Gal Costa e Elis Regina

Programação é gratuita e acontece ao longo de todo mês de março nos espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação do Mês da Mulher. Ao longo de todo o mês de março, os equipamentos culturais da pasta trazem programação liderada por mulheres, com shows de Negra Li, Filipe Catto, Heloá, Brisa Flow, atrações de dança e comédia stand up, entre outras. 

 

No dia 8, Dia Internacional da Mulher, na Praça das Artes, a Prefeitura promove o Praça das Mulheres, evento intersecretarial com a oferta de diversos serviços gratuitos.  O evento recebe shows de Fátima Santos, às 11h, e de Izzy Gordon cantando “as Rainhas que inspiraram a mulher”, às 15h.

 

No Centro Cultural São Paulo (CCSP), a cantora Héloa traz o show yIDé, com repertório que exalta as culturas africanas e indígenas, no dia 14. No dia 17, acontece o Tributo Elis Regina com Camila Lopez. Dia 19, é a vez da artista trans Filipe Catto fazer homenagem a Gal Costa.

 

Para quem gosta de dar boas risadas, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) traz, em apresentação única, as comediantes Renata Said, Cintia Rosini e Manu Pestana, no dia 7. Já o Centro Cultural da Penha apresenta a Sexta do Riso com a humorista Carol Morgado, no dia 8. No dia 24, o Centro Cultural da Diversidade recebe As Diferentonas, com quatro artistas LGBTQIAPN+: Cíntia Rosini, Pamela Madeira, Babu Carreira e Priscilla Com 2 LLs. 

 

As Casas de Cultura também recebem programação diversificada. Na Casa de Cultura Raul Seixas, acontece o Cortejo Tereza de Benguela com Cordão Tereza de Benguela, no dia 16. No dia 17, a Casa de Cultura Ipiranga Chico Science recebe a Batucada das Pretas. No mesmo dia, o espaço também recebe show de Gabi d'Óyá, transitando entre o rap, o trap e o R&B. No dia 30, com bloco afro percussivo e roda de samba, a apresentação Quem Samba Fica com Filhas da Mãe África acontece na Casa de Cultura M’Boi Mirim. Encerrando a programação, no dia 31, acontece show de Brisaflow na Casa de Cultura Itaim Paulista. 

 

Nas bibliotecas, a Cia Palavras Andantes apresenta Roda de Histórias Saberes da vovó, a trajetória de uma menina e a sua avó, entrelaçados por provérbios e ditados populares. As apresentações acontecem a partir do dia 5, em seis bibliotecas diferentes. Já a Cia Duo Encantado apresenta a contação Mulheres de Sabedoria, com histórias da tradição oral de diversas partes do mundo protagonizadas por mulheres. As apresentações acontecem a partir do dia 7, em 10 bibliotecas diferentes.

 

Confira a programação completa:

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

 

Stand up Comedy com Renata Said, Cintia Rosini e Manu Pestana 

Show com três minas do stand up: Renata Said, que fez parte do elenco fixo do Comedians Club, além do projeto Hillarius e Clube do Minhoca; Cintia Rosini, que faz parte da série Lugar de Mulher e atua no universo LGBTQIA+; e Manu Pestana, improvisadora e produtora cultural reconhecida na cena do humor. 

07.03 | 20h | 60 min |  14+ | Grátis

Humor / Mês da Mulher

 

Baile da Majestade

Com grande influência do som dub jamaicano, o grupo Majestic é formado pelo trio Samira Audi, Caio C. Bernardes e Carlos Costa e desenvolve seu trabalho principalmente dentro do drum'n'bass e do trip hop, fortemente mixados às raízes brasileiras do samba, bossa e MPB. 

16.03 | 18h | 180 min | Livre | Grátis - Música

 

Elas no Rock - Banda Eskrota e Convidadas da C.A.T METAL HARDCORE

Uma das bandas mais representativas do hardcore do Brasil é o Eskröta, formada em 2017 e realizadora de um thrash metal / crossover de altíssima qualidade. Ya Amaral (vocal e guitarra) e Tamy Leopoldo (baixo), fundadoras do grupo, contam agora com o reforço do baterista Jhon França (Blasthrash, Cerberus Attack), e chegam com seu primeiro full-lenght, "Cenas Brutais", recém-lançado tanto em formato físico quanto digital.

17/03 / 15h às 18h / Livre / Gratuito / Música / Mês da Mulher

 

CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

 

2º BEE Lesbian Festival Multucultural de Visibilidade Lésbica 

Festival multicultural que celebra a comunidade lésbica. Nesta segunda edição, artistas exibem filmes e realizam palestras sobre representatividade no cinema, organizam workshops de escrita criativa e de acting teatral e promovem feira de arte e gastronomia.

16 e 17.03 | Sáb 14h às 22h; Dom 14h às 19h | 14+ | Grátis - Múltiplas linguagens / Mês da Mulher

As Diferentonas

Stand-up em homenagem ao mês das mulheres com quatro minas da bandeira LGBTQIAPN+, que relatam suas inseguranças, desilusões amorosas e histórias de vida. São elas: Cíntia Rosini, Pamela Madeira, Babu Carreira e Priscilla Com 2 LLs. 

24.03 | 20h | 70 min | 14+ | Grátis - Comédia / Mês da Mulher

 

Festival JMC – Cantoras Lés

Shows da MC Marie e Amanda Lyra.  Mc Marie é uma artista e musicista celebrada por suas contribuições para a cena musical do funk e por abraçar sem remorso sua identidade lésbica. Ela deixou sua marca ao lançar seu EP de estreia, “Gosto muito”, no Dia da Visibilidade Lésbica em 2021, com a faixa de mesmo nome ganhando reconhecimento e popularidade dentro da comunidade LGBT+. Atualmente é ouvida em mais de 80 países e ocupa mais de 10 mil playlists de usuários nos spotify. Amanda Lyra é especialista em acessibilidade digital, cantora, compositora, produtora, palestrante e ativista PCD. possui atrofia muscular espinhal e é cadeirante. Luta pela diversidade e inclusão como consultora.

30/3 / 20h / 180 min / 14+ / Gratuito / Música / Mês da Mulher

 

CENTRO CULTURAL OLIDO

 

Festa de Família

Intervenção artística multilinguagem que ocupa o Centro Cultural Olido no Mês da Mulher. O tema principal é o da violência contra a Mulher no contexto Familiar e doméstico. A Mostra Festa de Família exibe vídeos, experiências VR, depoimentos audiovisuais, instalação de objetos e Oficina de Produção e Realização de uma Experiência em VR.

03 a 30/03 / das 10h às 21h / Livre / Gratuito / Vitrine Multimídia e Galeria do DJ

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

08 até 30 de março

PROGRAMAÇÃO :

 

08.03 até 30.03

Instalação, vídeos, depoimentos audiovisuais e curtas:

"Fui agredida no dia em que minha avó morreu”, de Manu Sobral, objetos e vídeo, Brasil. @ilheusofilme 

“Uma receita Familiar” e  “O que diz meu corpo”, de Lucía Paz, Argentina.@l.u._.p.a.z

“Paulinha”, depoimento Libertas, Brasil @cooperativalibertas

“Vigília”, de Maria Magdalena Maloberti 

Local: Vitrine Multimídia - HUB

Horário: das 10 às 21hs.

 

09, 10 e 23/03

Experiências VR:

 “Volver a Casa”, de Catalyna Reyes, Chile  @volveracasa

 “Lavrynthos”, Game Feminista, Delirium XR, game cedido pelo Centro Cultural da Diversidade em SP  

"Labirinto Feminino”, de Gaby Gama,Brasil - será acompanhado da Performance NÚPCIAS, de Gaby Gama

Horário: das 13 às 20hs

Local: Vitrine Multimídia

 

OFICINA GRATUITA 

Oficineiros: Bruno Lotelli e Manu Sobral (@graofilmes, @ilheusofilme)

A oficina de produção de vídeos 360o é uma experiência mão-à-obra que conduz as pessoas participantes a realizarem um curta-metragem em realidade virtual, desde a conceitualização, passando pela roteirização, organização de produção, captura das imagens, edição até a exibição dos vídeos. Em um primeiro momento, as participantes serão expostas às tecnologias e narrativas 360o mais inovadoras disponíveis e, na sequência, serão estimuladas a organizarem-se em grupos para produzir.

Inscrições via Formulário Online, gratuitas, para participantes +16 anos.

15,16 e 17.03 

Horários: 16hs até 19hs no dia 15.03 e de 14hs até 20hs no fim de semana.

Local: Galeria do DJ - Sonia Abreu

 

Porque o Silêncio Também é Fala - Marta Baião 

Em cena contrapoemas, fotogramas, música e linguagens múltiplas - audiovisual/cênica/performativa. Trata-se de uma poética épica-performativa que autoriza uma interação online e presencial, tipo mana a mana. É como se ela, atriz, mulher, pessoa, escrevesse uma carta e você respondesse, quase que simultaneamente, em poucas palavras.

16/03 / 19h /  120 min / Livre / Gratuito / Perfomance / Mês da Mulher

 

CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

 

Musas de Jorge com Erica Cardial

Apaixonada pela música de Jorge Ben Jor, Erica Cardial selecionou para este show músicas em que o compositor exalta a mulher.

09.03 | 20h | 90 min | Livre | Grátis | Música - Mês da Mulher

 

Las Manas à Obra

Três palhaças construtoras que, em meio a diversas presepadas, entregam um serviço completo e de qualidade de encanamento, elétrica e alvenaria.

14.03 | 15h | 60 min | Livre | Grátis | Circo - Mês da Mulher

 

Batalha Grajaú Rap City 

A batalha de MCs mais famosa do Grajaú promove edição especial pelo Mês da Mulher convidando minas atuantes do rap nacional.

23.03 | 19h | 180 min | Livre | Grátis | Música - Mês da Mulher

 

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS

Encontro Delas CCN com Mana Bella

Mana Bella é a convidada para animar a edição da festa que comemora o Mês da Mulher, que terá intervenções artísticas com poesia e gastronomia.

08.03 | 15h e 17h | 180 min | Livre | Grátis | Música - Mês da Mulher

 

Quintal da Elis e Convidadas 

Elis Almeida é sambista, cantora, compositora, articuladora cultural, radialista e pesquisadora, e o Quintal da Elis nasceu da inspiração do samba e de suas comunidades por toda a cidade de São Paulo, do jongo ao tiririca.

09.03 | 19h | 90 min | Livre | Grátis | Música - Mês da Mulher

 

JOTACÊ

Artista negra do jabaquara, Jotacê representa as mulheres pretas periféricas, apresentando um show com músicas autorais.

13/03 / 19h / 90 min / Livre / Música / Mês da Mulher




CENTRO CULTURAL PENHA

 

Sexta do Riso - Carol Morgado

O show fala sobre tinder, encontros fracassados, desastres relacionais, a herança de habilidades para se relacionar vinda da família, viagens com amigas e a ilusão do “QUASE” que no fundo mostra que quem está ali na trajetória são seus amigos.

O final feliz é sobre o burro shrek acompanhando sua caminhada e não sobre o Encantado te esperando no castelo.

08.03 | 20h | 60 min | 16 anos | Grátis | Humor - Mês da Mulher

 

Mariangela Zan - 30 anos de carreira

Estudiosa da música brasileira, em especial da cultura raiz caipira, ela é filha do músico Mário Zan, que dá nome a um dos espaços do Centro Cultural Penha, e apresenta show que reúne músicas de grandes compositores e alguns causos.

10.03 | 18h | 60 min | Livre | Grátis | Música - Mês da Mulher

 

O show da Olga

A palhaça Olga está de férias e descobre que tem um show (do qual havia se esquecido) marcado para daqui a 1 hora. Desesperada e atrasada, ela cria e ensaia o show junto com a plateia e, no fim das contas, este ensaio geral se torna o próprio espetáculo diante do público! Muita música, histórias e palhaçadas compõem este espetáculo leve, alegre e divertido.

16.03 | 16h | 50 min | Livre | Grátis | Circo - Mês da Mulher

 

Festim - Esmeralda Ortiz

A cantora, compositora e escritora Esmeralda Ortiz traz ao palco toda sua bagagem ao longo dos seus 20 anos de carreira com músicas do seu álbum Guerreira (Selo Sesc-SP 2015) fazendo um mix com grandes clássicos da música popular nas vozes de Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, D.Ivone Lara, Beth Carvalho, Margareth Menezes, Cartola, Paulo César Pinheiro, Gerônimo da Bahia, e sob direção musical de Everson Pessoa,onde a cantora afirma sua identidade, resgate de vida e afrofuturismo ancestral.

16.03 | 18h30 | 60 min | Livre | Grátis | Música - Mês da Mulher

 

Odisseia das Flores no Penha Rap

Único grupo de rap feminino de São Paulo que atua com a mesma formação desde o início da trajetória, há 16 anos. Com letras contundentes e relevância social, apresenta faixas dos álbuns As Palavras Voam e A.C.R.O.S.T.I.C.O.

17.03 | 19h | 60 min | 10+ | Grátis | Música - Mês da Mulher




TENDAL DA LAPA

 

Mural da artista Cléo tamojunto 

Cléo tamojunto, artista, brasileira, grafiteira, ilustradora da zona norte de São Paulo, atuante do graffiti desde 2009. O trabalho da artista tem como característica suas personagens representativas  influenciadas pela estética das periferias de São Paulo e de grande influência dos anos 90's e toda vivência cultural desse período. Já assinou trabalhos com grandes marcas como Nike, Lacoste, havaianas, Visa, entre outros projetos 

08/03 | 15h |  Livre | Grátis | Mural aberto - Mês da Mulher

 

Exposição “Pagã” de Kelly Reis 

Kelly Reis trabalha com subjetividade e intuição e produz as imagens inspiradas no surrealismo latino e no universo onírico, além de arquétipos de matriz africana, oriental e indígena. O encontro nem sempre pacífico de práticas religiosas e espirituais ocorridas ao longo de toda a história da humanidade através de grafites, pinturas e desenhos: assim é a exposição da artista plástica, arte educadora e grafiteira Kelly Reis. 

16.03 a 29.04 | 18h | Livre | Grátis | Exposição - Mês da Mulher

Raiow Rainhas com As Rainhas do Radiador 

Espetáculo de circo feito por três palhaças bastante excêntricas. Elas executam números de habilidade como Luta livre, acrobacias, coreografias e música cômica em meio à muita diversão e irreverência. Parte do repertório do Grupo Rainhas do Radiador, traz para cena a diversidade e a potência de ser mulher, mostrando, por meio de suas ações, não apenas que as mulheres podem estar em qualquer lugar, como fazem isso com muita maestria. A peça convida o público de todas idades a se divertir e se encantar com essas figuras poderosas e inusitadas, que sem medo do ridículo vieram para raiar o reinado das palhaças!

16/03 | 17h / 60 min /  Livre / Gratuito / Circo / Mês da Mulher

 

Espetáculo: “AUDÁCIA” com a Palhaça Arguta

Um espetáculo solo que utiliza de técnicas circenses, brinquedos populares e remonta jogos com toques poéticos e imaginativos. Audácia trata da coragem da Palhaça Arguta para brincar e fazer rir. Usando de grandes habilidades e do humor a protagonista subverte a expectativa sobre o papel da mulher em cena.

16/03 | 16h00 | 60 min | Livre | Gratuito | Circo - Mês da Mulher

 

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

 

Arianna Nutt 

Protagonista dos programas A Culpa é da Carlota no Comedy Central e Isso É Muito Minha Vida na Globo, Arianna compartilha histórias que vão desde a infância em Alagoas até a jornada para se tornar uma bem-sucedida humorista de stand up em São Paulo.

07.03 | 20h | 60 min | 16+ | Grátis | Humor - Mês da Mulher

 

VILA ITORORÓ

 

Marília Lopes

A cantora, compositora, instrumentista e atriz ficou conhecida popularmente ao participar do programa The Voice Brasil em 2017 e apresenta sua música popular brasileira na Vila.

16.03 | 19h | 60 min | Livre | Grátis | Música - Mês da Mulher

 

Eloá Gonçalves

Com seu show de lançamento do novo álbum Sobre o que Move as Coisas, a pianista e compositora mescla jazz aos ritmos e melodias brasileiras e sobe ao palco acompanhada pelos músicos Paulinho Vicente (bateria) e Iury Batista (contrabaixo), e pelos convidados especiais Tatiana Parra (voz) e Daniel D`Alcântara (flugelhorn). 

17.03 | 11h | 60 min | Livre | Grátis | Música - Mês da Mulher



TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

 

Quengarau – Ode à petulante Poesia de menina-véia-de-guerra

 É uma proposta multilinguagem apresenta ao público Severina Branca, poetisa viva do Sertão do Pajeú, uma região pernambucana cujo solo é fértil para semente da poesia. Severina Branca nasceu para explicar que o feminino de poeta só pode ser poesia. Severina Branca, menina-veia-de guerra, mulher porreta, que nos incita dançar, performar, cantar, acarinhar, lamentar, confessar, denunciar, rebelar e acontecer a Poesia Petulante que nos habita o ser mulher em nossos corpos e corpas de pessoas cis e trans, pretes, lgbts, e trazer à tona, com liberdade e justiça, o direito da palavra, de dizer e ser ouvides, num democrático microfone aberto em forma de Sarau.

01.03 | 19h | 40 min |12 + | Grátis | Música - Mês da Mulher

 

Não Aprendi Dizer Adeus 

O que acontece quando uma palhaça encontra a morte? Não Aprendi Dizer Adeus é um solo para adultos que narra as desventuras de uma palhaça fugindo da morte, projeto idealizado pela atriz Bárbara Salomé e dirigido pela artista Rafaela Azedo.

30.03 | 20h | 50 min | 14+ | Grátis | Teatro - Mês da Mulher


CENTRO CULTURAL SANTO AMARO 

 

Carolina Zingler - Deixa o Amor Entrar!

Carolina Zingler realiza show autoral apresentando músicas de seus 4 álbuns, introduzindo canções de seu novo lançamento previsto para maio de 2024. Será um show em torno dos gêneros Jazz, Bossa Nova, Groove. As músicas falam de amor, da crise ambiental, de desapego. Na formação da banda, violões, guitarras e voz por Carolina Zingler, Barbara Mucciollo na bateria e Tomás Oliveira no baixo.

08.03  | 19h  | 60 min  |  Livre  |Grátis  | Muisca - Mês da Mulher  

 

Sarau D’Elas 

No dia 8 de Março, o Centro Cultural Santo Amaro será palco de uma celebração inspiradora da força e da criatividade das mulheres! Junte-se a nós para uma jornada única de arte e empoderamento no evento de abertura da Exposição "D'Elas". Um evento especial repleto de arte, cultura e inspiração. No Sarau Artístico, artistas irão compartilhar suas histórias e expressões através da música, da poesia e da dança. Contará também com a exibição do mini documentário poético "Flores para Geni". Além disso, uma mesa de troca de adesivos, onde cada adesivo carrega consigo uma mensagem de força, de resistência e de esperança.

08.03  | 17h   |  120 min   | Livre   |  Grátis   |  Sarau - Mês da Mulher 

 

CCSP 

 

PROGRAMAÇÃO MÊS DA MULHER/2024

 

DANÇA

 

Deusas

12 a 14/3

 

“Deusas”, espetáculo solo de dança contemporânea criado e interpretado por Luma Preto, sob direção de Ilana Elkis, tem como fio condutor a última obra do Boia Núcleo de dança, MUSA, que sugere uma discussão acerca da objetificação do corpo feminino.

Enquanto MUSA é realizado por quatro-performers, Deusa é um trabalho solo no qual a

criadora e intérprete Luma Preto reelabora tais conteúdos e formas de forma a transformá-los em um discurso singular. 

 

A bailarina oferece imagens que apontam para figuras híbridas de uma mulher real-mítica. Este estudo é um mergulho intenso por uma realidade de conflitos, que expõe imagens esculpidas, se propondo a re-torcer, distorcer, expor, recompor, inverter e borrar essas imagens, atravessando delicadas memórias de um corpo sujeito a lugares de submissão.

 

[SERVIÇO]

Terça a quinta-feira, 21h

Sala Jardel Filho

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação indicativa: 16 anos

 

Ciclos para desvio

15 a 17/3

 

Não caber.

Localizar a matriz do desejo e não abandoná-la.

Seguir rumo ao desvio daquilo que, anterior à experiência, impede.

Saber, no coração, como ocupar o mundo e fazê-lo.

Tudo em caco. Parte deformada da coisa mesma.

Ser a faca e o sexo ao mesmo tempo.

Uma dança solitária sobre cacos de espelhos, transitando entre imagens de divas dos anos

1950 e a possibilidade de deixar emergir um corpo animalesco e vibrante. Um estudo para Lilith, o encontro entre as múltiplas possibilidades de se tornar mulher.

 

Projeto contemplado pela 34a Edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

 

[SERVIÇO]

Sexta-feira e sábado, 21h

Domingo, 20h

Sala Jardel Filho

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação indicativa: 14 anos

 

B'Girls Battle

29/3

 

O Breaking no Brasil teve os seus primeiros passos dados há cerca de 40 anos no centro da cidade de São Paulo, precisamente na esquina da Rua 24 de Maio com a Dom José de Barros. Mais tarde, por conta das constantes repressões de policiais que enxergavam aquela legítima manifestação cultural como desordem, os dançarinos precursores (B’Boys e B’Girls) se instalaram na estação São Bento do Metrô paulistano.

Com o passar do tempo a dança evolui e os movimentos se tornam cada vez mais complexos recebendo a influência de outras danças, da ginástica olímpica e principalmente da capoeira. A partir de 2007, os coletivos de Breaking (crews) Style Crew e Tsunami All Stars passam a ocupar o espaço do chamado “corredor da dança” do Centro Cultural de São Paulo. Foi o ponta pé inicial que fez o CCSP ser hoje reconhecido como “a nova São Bento”, um ponto de encontro, treinos, batalhas e trocas de informações entre B’Boys e B’Girls de todo o Brasil. Devido aos reflexos de uma sociedade patriarcal com problemáticas relacionadas a questões de gênero e raça, as mulheres são minorias dentro do cenário do Breaking e na Cultura Hip Hop, pois ainda é um lugar socialmente marginalizado e fora dos padrões comportamentais impostos a elas, impondo barreiras que dificultam e vulnerabilizam a participação e o empoderamento feminino no cenário Breaking. E inclusive dentro da própria cultura são relatados com frequência comportamentos machistas dos praticantes, resultando em afastamento, sentimento de não pertencimento e até a desistência. Acompanhando esse cenário, o Centro Cultural São Paulo lança a primeira edição do B’Girls Battle, uma Intervenção Artística com olhar para o protagonismo feminino visando a fortalecer a cena das “manas” e trazer o diálogo sobre a participação das B’Girls dentro das competições, dando destaque, lugar de pertencimento e acolhimento às suas expressões artísticas.

 

Programação completa:

16h00 | Apresentação: MC Aline Afrobreak

16h10 | Workshop de Breaking com B’Girl Dedessa (atividade aberta ao público, sem necessidade de inscrição)

17h00 | Início das Cyphers de aquecimento (atividade aberta ao público, sem necessidade de inscrição)

17h30 | Apresentação das Juradas: B’Girl Miwa, B’Girl Dedessa e B’Girl Lu Abrobreak e DJ Tati Laser

17h35 | Início das Batalhas – Oitavas de final

18h15 | Batalhas: Quartas de final

18h45 | Batalhas: Semifinal

19h00 | Cypher aberta ao público (atividade aberta ao público, sem necessidade de inscrição)

19h30 | Batalhas: Final

19h45 | Anúncio dos Melhores do evento

20h00 | Encerramento do evento

[SERVIÇO]

Sexta-feira, das 16h às 20h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação livre

 

MÚSICA

 

Héloa "yIDé"

14/3

 

yIDé é o terceiro álbum de carreira de Héloa, um marco em sua história. Com produção de Carlinhos Brown e Yuri Queiroga, conta com participações de grandes nomes da música brasileira: Margareth Menezes, Mateus Aleluia, Lia de Itamaracá, Luiz Caldas, Maestro Spok e do Grupo Indígena Sabuká Kariri-Xocó. 

 

O álbum traz canções que exaltam as forças espirituais e de matriz africana e indígena invocando deuses, orixás, caboclos, inkisis, voduns, gritos de liberdade, esperança e fé tudo isso envolto em uma linguagem pop, mas que traz o sagrado ancestral como fio condutor do projeto. Variados ritmos permeiam esse trabalho, todos de matrizes africanas espalhados mundo afora como o ijexá, o reggae, o pop, a ciranda, samba-reggae, samba duro, hip hop, dancehall, funk, rojão dão o tom do álbum que tem todas as percussões tocadas pelo mestre Carlinhos Brown. 

 

ylDé carrega uma potência do Brasil mais profundo e fortificado em suas raízes, um álbum histórico que traz a comunhão de práticas ancestrais de povos de matriz africana aportados no Brasil e os povos originários. Distribuído em 10 faixas (9 de autoria de Héloa), o álbum traz uma sonoridade pop, com elementos percussivos com arranjos de Brown, arranjos de cordas e beats eletrônicos. É neste álbum que Héloa se projeta a adentrar espaços ainda não explorados em sua carreira, que soma mais de 15 anos. 

 

[SERVIÇO]

Quinta-feira, 19h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação livre

 

Tributo Elis Regina com Camila Lopez

17/3

 

Um show surpreendente sobre a maior cantora de todos os tempos da música popular brasileira, Elis Regina Carvalho Costa. Mais do que uma experiência sonora, uma presença. Camila Lopez e seus músicos recriam a formação clássica da banda que acompanhou Elis Regina no aclamado Festival de Montreux em 79 na Suíça e fazem uma viagem no tempo em sua carreira. Trazem à tona o quê de melhor a música brasileira produziu em termos de arranjo e interpretação, que consagrou Elis Regina como a maior estrela da MPB. O espetáculo vem para contar essa história e mostrar o que Elis fez de melhor pelo Brasil: música para ouvir, pensar e sentir.

 

[SERVIÇO]

Domingo, 18h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação livre

 

Filipe Catto canta Gal

19/3

 

Catto reacende a chama transgressora de Gal Costa em álbum movido pela energia

do rock”. Foi assim que o renomado crítico musical Mauro Ferreira definiu “Belezas são coisas acesas por dentro”, projeto que estreou como espetáculo em 2023 e depois ganhou registro em estúdio.

 

[SERVIÇO]

Terça-feira, 19h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Ajuliacosta

23/3

 

Ajuliacosta faz o show de seu mais recente álbum “Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva”, que já atingiu a marca de mais de um milhão de streamings nas plataformas.

 

[SERVIÇO]

Sábado, 19h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Negra Li

21/3

 

Com mais de 20 anos de carreira, a cantora é referência no cenário musical brasileiro e na luta pelo empoderamento feminino.

 

[SERVIÇO]

Quinta-feira, 19h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação livre

 

BIA DOXUM

24/3

 

BIA DOXUM traz em um show eletrizante, seu novo álbum ÀTÚNWA. Lançado em novembro de 2019, seu recente trabalho mostra uma nova faceta da cantora e compositora da zona leste de São Paulo. BIA canta seus sucessos como, Balaio de Amor, Molinha, Woman of Power entre outros. A primeira coisa pra perceber quando estamos diante da Bia é sua intimidade com a palavra. Sua música decorre sobre temas contemporâneos, o cotidiano, o ancestral, o feminino, o afro, o sonho. Sua palavra é cortante, esperta. É uma cantora que sabe o que quer: som envolvente, flow, dança, cor e ancestralidade.

 

[SERVIÇO]

Domingo, 18h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação livre

 

Assucena - Lusco-Fusco

28/3

 

Inspirada pelas paisagens coloridas que pintam o céu durante o crepúsculo e pela diversidade de gêneros e estéticas que compõem a música popular brasileira, a cantora e compositora Assucena apresenta, neste show, todas as cores e cantos que compõem seu álbum de estreia, "Lusco-Fusco". Nascida e crescida no sertão da Bahia, Assucena constrói sua identidade artística a partir das influências da música baiana - em especial do Tropicalismo -, em composições e interpretações marcadas pela brasilidade, pelo diálogo entre a tradição e o contemporâneo e pela diversidade de ritmos, passeando pelo samba, rock, blues, música pop contemporânea, dentre outros.

 

[SERVIÇO]

Quinta-feira. 19h

Sala Adoniran Barbosa

Grátis. Retirada de ingresso na bilheteria física e online na semana anterior à data do evento.

Classificação livre

 

LITERATURA

 

Contação de história - “Elas em Narrativa" com Geni Núñez

2 e 3/3

 

“Elas em Narrativa" é um convite aos contos de mulheres extraordinárias que deixaram sua marca na história como educadoras inspiradoras e heroínas corajosas, que lutaram e lutam incansavelmente contra a desigualdade. Por meio de narrativas envolventes, celebramos o legado dessas mulheres, evidenciando suas realizações notáveis, desafios superados e contribuições valiosas. "Elas em Narrativa" representa uma celebração emocionante do poder das histórias para inspirar a equidade e a mudança. É como um abraço aconchegante, mostrando que cada uma de nós pode ser a heroína de sua própria história.

 

No primeiro fim de semana do mês, a contação fica a encargo de Geni Núñez

 

[SERVIÇO]

Sábado e domingo, 15h

Bibliotecas - Sala de Leitura Infantil

Grátis. Sem necessidade de retirada de ingresso

Classificação livre

 

Contação de Histórias - Elas em Narrativa com Ináia Araujo

9 e 10/3

 

“Elas em Narrativa" é um convite aos contos de mulheres extraordinárias que deixaram sua marca na história como educadoras inspiradoras e heroínas corajosas, que lutaram e lutam incansavelmente contra a desigualdade. Por meio de narrativas envolventes, celebramos o legado dessas mulheres, evidenciando suas realizações notáveis, desafios superados e contribuições valiosas. "Elas em Narrativa" representa uma celebração emocionante do poder das histórias para inspirar a equidade e a mudança. É como um abraço aconchegante, mostrando que cada uma de nós pode ser a heroína de sua própria história.

 

No segundo fim de semana do mês, a contação fica a encargo de Ináia Araujo.

 

[SERVIÇO]

Sábado e domingo, 15h

Bibliotecas - Sala de Leitura Infantil

Grátis. Sem necessidade de retirada de ingresso

Classificação livre

CASAS DE CULTURA


Uma Vida Só com Zicra - Artes Visuais

Em sua primeira exposição individual, a artista Zicra traz em discos de vinil desenhos de sua série "Álbuns e Singles" que são significativos e que acompanharam a vida da artista em seus processos criativos e suas vivências. A exposição "Uma Vida Só" acompanha obras do seu acervo pessoal nunca expostas para o público e ficará em exibição por 30 dias.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 09/03 às 18h. Livre. Grátis.


Sarau Papo de Mina apresenta Eluna - Música

Em seu show, Eluna convida a plateia a se conectar com suas emoções e histórias pessoais. Sua presença no palco transmite autenticidade e um sentimento de proximidade, criando um ambiente íntimo onde cada pessoa se sente parte de algo especial. Em um mundo cada vez mais agitado, eluna busca proporcionar através do seu show um refúgio de tranquilidade e autenticidade, onde você poderá se conectar consigo mesmo e com as emoções que a música evoca.


Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 17/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Sarau Papo de Mina - Literatura

Completando 7 anos de existência e resistência em 2024, o Sarau Papo de Mina foi pensado para discutir temas de extrema importância e dar voz a mulheres e LGBTQIAPN+. Formado por pessoas diversas, em sua maioria mulheres, de diferentes regiões de São Paulo (e grande São Paulo), o Sarau Papo de Mina busca criar espaços seguros e confortáveis para troca de informações, experiências e vivências por e para minas e monas.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 17/03 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 


Casa de Cultura Butantã

Sarau das Rosas com Samba com Elas - Música

Dirigido por Míriam Selma, que produziu a performance pela primeira vez para o Estéticas nas Periferias em 2019, o Samba com Elas é composto por musicistas, percussionistas, cantoras e performance, que adequam seu show para qualquer espaço, tendo na intervenção artística seu ponto forte.
O Samba é composto na maioria por mulheres que integram o Samba D Pretinha e convidadas do Samba Muketo e O BlocoBestaéTu.
Em 2023 o Samba com Elas abriu a semana da Arte Negra internacional na Casinha - Espaço Cultural e também participou como convidada da abertura do Estéticas 2023.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 09/03 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Skatantã com Maga Rude + Sistah Chilli - Música

Inspirada em diversos ritmos jamaicanos como Ska, Rocksteady e Reggae, Maga Rude sintetiza a sua interpretação com singularidade a partir de uma formação exclusivamente feminina que conta com musicistas experientes. O repertório autoral tem temas diversos passando por contextos sociais, sororidade, posicionamento feminino e, é claro, diversão.

Sistah Chilli é a idealizadora de Psicopretas e cria de sound system, onde canta desde 2006. Nascida e criada na periferia de SP, após uma violência obstétrica retomou seus trabalhos misturando o reggae e o rap, ganhando o selo fatiado de discos que foi feito em vinil numerado e teve todas suas cópias esgotadas.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 17/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte - Circo Jujuba é uma viajante indo para uma festa no Peru e Chicote é um fiscal de fronteira recém empossado, ambos se encontram em uma fronteira inesperada bem no meio do Caminho do Peabiru, um caminho ancestral que corta a América do Sul em direção ao Sol. Em algum lugar dessa estrada, onde nada pode, nem aqui, nem ali, nem lá, muito menos acolá, a única forma de acabar com tantas proibições é enfrentar Um Duelo Contra a morte!

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 24/03 às 11h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Casa de Cultura Campo Limpo

Dia delas com Beth Mandisa - Música

Beth Mandisa é referência no samba paulistano com mais de 4.000 seguidores em suas redes sociais. Musicalmente apresenta influências do samba e da música popular brasileira (MPB). Seus espetáculos apresentam músicas autorais e interpretação de cantoras(es) renomados no universo do samba.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Dia delas com Sabrina Reis - Música

De Juazeiro do Norte para o mundo, em comemoração especial ao mês das mulheres, Sabrina Reis irá realizar uma apresentação juntamente com sua banda com um repertório carregado de forró pé de serra. Sabrina é cantora, escritora, poetisa e violonista que possui sotaque e suas raízes nordestinas.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa de Cultura Freguesia do Ó

Era do rádio com Valéria Soares - Música

Valéria Soares tem em sua bagagem apresentações pelo Brasil, Europa e Japão, onde dividiu o palco com Ivan Lins e João Bosco. A intérprete reuniu sucessos dos "reis" e "rainhas" do mais importante veículo de comunicação antes da televisão: a rádio! Entremeando histórias e histórias com carisma, domínio de palco e uma voz singular, ela fará um resgate de grandes sucessos como: "Aquarela do Brasil", "Brasileirinho", "Mamãe eu Quero", "A Voz do Morro", entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 31/03 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa de cultura Hip-Hop Leste

Sarau Mulheriu Clã - Literatura

Mulheriu Clã iniciou o projeto "Tributo a Dina Di", uma das mulheres mais representativas e influentes no Rap Nacional falecida em 2009. O projeto contou com a participação dos grupos “A’s Trinca”, “Rubia RPW”, “Lauren & DJ W” e o grupo “Odisséia das Flores”. Desde então o coletivo vem se apresentando em diversas atividades e eventos mostrando a força da mulher no movimento Hip Hop.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 09/03 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Exposição Mulher Musical Brasileira com Rads - Artes Cênicas

Esta exposição é uma homenagem ao mês das mulheres, explorando a presença marcante de cantoras de rap e artistas brasileiras que moldaram as texturas da música nacional. A proposta é criar uma experiência visual e emocional que destaca a diversidade e a força das vozes femininas, ressoando nas batidas do rap e nas várias nuances das brasilidades musicais.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 20/03 às 14h. Livre. Grátis.

 


Casa de cultura Hip-Hop Sul


Hip Hop Trap Mulher com Gabi d’Oyá Show Odara - Música

O espetáculo “Odara” conta com músicas autorais do EP e outras já lançadas, transitando entre o rap, trap e RnB. É uma experiência musical que convida os ouvintes a acessarem sua ancestralidade, questionarem a realidade e buscarem nutrir seu auto-amor.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Hip Hop Trap Mulher com Kaali - Música

Kaali é rapper, arte educadora e mãe. Assim como grandes nomes do rap como Flora Matos e Mano Brown, aos 28 anos a rapper paulistana se prepara para lançar seu álbum de estreia. Primeira mulher a participar da batalha da Led em Osasco SP, participou de vários grandes projetos e os mais recentes são a música/clipe recorde no Brasil com 32 MCs falando da corrupção no país e a Conexão África-Brasil com sua música “Caminhos” que a fez ganhar visibilidade internacional.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 23/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Hip Hop Trap Mulher com Karol Kolombiana - Música

Stefanie Karoline, mais conhecida como Karol Kolombiana, é uma verdadeira lenda no cenário do Hip Hop, destacando-se por sua voz marcante e letras contundentes. Originária do grupo Sacramento, sua jornada teve início em meados dos anos 2000, quando fez sua estreia na coletânea de RAP do Rafa Zimbalde com a icônica música "Estado de Guerra". Este ano marca a promessa de uma apresentação memorável onde seu talento, paixão e compromisso com a cultura Hip Hop e o poder do coletivo serão intensamente celebrados.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 23/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Hip Hop Trap Mulher com Mc Lianna-Lado A - Música

“Lado B" não é apenas um espetáculo, é uma celebração da força, talento e resiliência das artistas femininas que moldam a paisagem musical. Um convite a todos a se unirem, compartilharem emoções e celebrarem a diversidade musical, entrando na essência poderosa do Trap e R&B feminino. É uma declaração de que as vozes das mulheres merecem ser ouvidas e celebradas!

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 30/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Hip Hop Trap Mulher com Lei Di Dai inna Dancehall - Música

Lei Di Dai é uma cantora e compositora coroada como a rainha do Dancehall pela revista RollingStone. Assim, traz uma apresentação dançante com letras positivas de seus mais de 19 anos de carreira solo, 4 álbuns e inúmeras turnês internacionais ganhando destaque na Billboard.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 30/03 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 


Casa de Cultura Chico Science - Ipiranga

As Minas da Resistência - Música NOK

A Coletiva Minas de Resistência chegou com um batuque de resistência, protagonismo feminino, trocas e fortalecimentos. Inspiradas por referências da cultura popular brasileira, a brincadeira acontece com o Maracatu de Baque Virado e o Coco de Roda. Nessa apresentação com cantos e loas autorais, reverenciaremos as nossas mestras e mestres, trazendo o protagonismo das mulheres aliada a luta feminista por direitos.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Slam das Minas na Chico - Roda de Conversa com Anna Carolina, Poliana Herica e Pamella Soares - Literatura

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Slam das Minas emerge a necessidade crucial de reconhecer e enaltecer a importância da voz da mulher na literatura. Em um contexto onde as mulheres têm histórias únicas e valiosas para compartilhar, a palestra com essas potências se torna um palco essencial para a expressão dessas narrativas.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Gabi d'Óyá - Música NOK

O espetáculo “Odara” conta com músicas autorais do EP e outras já lançadas, além de transitar entre o rap, trap e RnB. É uma experiência musical que convida os ouvintes a acessarem sua ancestralidade, questionarem a realidade e buscarem nutrir seu auto amor.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 17/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Grupo Feminino Pura Raça - Música

Com sede no Jardim Nordeste, zona leste de São Paulo, Marlene Santana em 1988 junto com as co-fundadoras Lucinha de Jesus e Benedita da Silva, funda o que mais tarde será o Grupo Feminino Pura Raça. O principal objetivo do grupo foi formar, informar e multiplicar grupos compostos por mulheres. São 35 anos ininterruptos em busca de conhecimento, respeito e resistência no meio musical pelo lugar da mulher no samba.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 17/03 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Batucada das Pretas - Música

O Batucada das Pretas nasceu na intenção de fazer do samba a ponte para falar com as mulheres que sofrem violência na periferia de são paulo. Desde então o empoderamento é uma de suas bandeiras. Ver mulheres pretas em palcos da Zona Leste até ao centro de São Paulo, falando o que precisa ser dito e fazendo música de qualidade para continuar.
Com muita cumplicidade e dedicação de muita gente envolvida pra que uma roda de samba cumpra seu papel: divertir, lutar, comunicar, transformar, curar.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 17/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Casa de Cultura Itaim Paulista

Sarau Mulheres da Leste - Carolina Vive - Literatura

No ano em que comemoramos os 110 anos de nascimento de Carolina Maria de Jesus (14/03/1914), o Sarau Mulheres da Zona Leste em sua edição especial pretende homenageá-la. Para tal feito terá poetisas, cantoras e artistas de múltiplas linguagens que além de serem ativistas pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, também são militantes pró-movimento negro. O sarau nasceu da necessidade de fazer ser ouvida as vozes de diferentes mulheres da zona Leste, buscando trazer diferentes profissionais da arte e reunir suas vivências e suas caminhadas confluindo em uma apresentação versátil, dinâmica e plural.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Brisa Flow - Música

Brisa de La Cordillera é uma cantora marrona, que mistura seu rap com cantos ancestrais, jazz, eletrônico e neo/soul. A artista mais conhecida como Brisa Flow é artista transdisciplinar, que trabalha com linguagens musicais e atua no cenário artístico como cantora, produtora musical, performer e pesquisadora. Sua música é um um encontro com as energias da Terra, desenvolvendo estéticas artísticas pela prática e pesquisa do canto que tece memórias e futuros originários.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 31/03 às 18h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.


Casa de Cultura M’Boi Mirim

Mulheres no Samba Rock - Dança

O evento conta com mulheres protagonistas no samba rock que formam um coletivo, visando profissionalizar e enaltecer a figura feminina na sociedade por meio da dança. O coletivo Mulheres irá ministrar uma oficina de samba rock com a prática de dança e encerra com um baile com DJ ao vivo, numa homenagem pelo Dia Internacional da Mulher.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Quem Samba Fica com Filhas da Mãe África - Música

Trata-se de uma apresentação musical em formato de bloco afro percussivo e uma roda de samba com samba de roda que louva o sagrado, estruturada e tocada por mulheres negras que fazem parte desse projeto de ressignificação cultural e dos batuques dos povos das diásporas africanas.

Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 30/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

Casa de Cultura Raul Seixas - Itaquera

Longevidade Artística - Perspectivas e desafios do envelhecer artístico com Anair Germana - Bate-Papo

Nesta palestra, Anair apresenta sua experiência acumulada ao longo de sua trajetória demonstrando como seu trabalho permanece vivo e pulsante junto a inúmeros grupos e coletivos de cultura popular na cidade de São Paulo. A palestra traz à tona a importância do entendimento do papel do idoso em nossa sociedade e sensibiliza públicos de diferentes faixas etárias para o sentido da longevidade na carreira artística.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 08/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Cortejo Tereza de Benguela com Cordão Tereza de Benguela - Cultura Tradicional

Grupo composto de mulheres vindas de diversos locais e por grupos parceiros que saem nas ruas do Jardim Roubrú (zona Leste de São Paulo) em celebração ao Dia da Mulher Negra. A estrutura do Cordão costuma ser composta e organizada em sete naipes, como xequerê, djembê, berimbau, alfaia, agogô, canto e dança.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 16/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Mulheres Negras no Hip-Hop e no Protagonismo Periférico com Vanessa Kryolla - Música

Mulheres negras no Hip Hop e no protagonismo periférico tem o intuito de fomentar através das apresentações artísticas o protagonismo das mulheres, bem como dar visibilidade para as mulheres negras e periféricas na cultura Hip Hop por meio da arte, informação, lazer, entretenimento e reflexões de questões sociais sobre o racismo naturalizado.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 17/03 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Fala Zita - Podcast (Evento Online)

Um projeto feito por mulheres para as manas, minas e monas! Lugar de partilha informativa, educativa e criativa sobre a vida da mulher na sociedade, diversidade cultural, regeneração ambiental e impacto social. Das minas da ZL de SP para o mundo!

Serviço:
|Live no Instagram da Casa - @ccm.raulseixas. Dia: 22/03 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Boteco das Pretas BAS - Sarau

O Boteco das Pretas consiste na apresentação de diversas intervenções culturais - no geral voltadas à arte preta e periférica - dentro de um momento de celebração, envolvendo muita conversa, comida, música e alegria. Os coletivos artísticos que são filhos do Adebankê e coletivos visitantes se unem para trocar entre si e realizar um grande sarau.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 23/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

Casa de Cultura Júlio Guerra

"A Dita Consequência a Duras Penas de Ontem e Hoje" com Núcleo CIna - Dança

Um corpo permeado de sensações traça no palco uma trajetória: vivências de tantos outros corpos femininos angustiados e violentados. Corpos femininos esquecidos, sendo elucidados, evidenciados dentro do contexto sociopolítico e cultural. Suas vozes são ouvidas e representadas neste corpo que dança e fala através dos movimentos, dos signos e das imagens.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 21/03 às 19h30. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

 

Casa de Cultura São Mateus

Love Crazy - Música

Em uma tarde vibrante e repleta de emoção, o grupo de Rap feminino "Love Crazy" transforma o palco em um cenário explosivo de autenticidade e poder. Originário da zona leste de São Paulo, o Love Crazy entrega um espetáculo hipnotizante que vai além da música com rimas afiadas de Jeane e Vera Lúcia que ecoam as narrativas das ruas, DJ Maurício comandando as batidas e criando uma atmosfera pulsante e a presença marcante de André Thais e Larissa que adicionam camadas de diversidade e profundidade ao espetáculo.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Meu Samba rumo ao Nordeste com Allys - Música

Cria de São Mateus, Allys traz para esse espetáculo um trabalho autoral cheio de influências da música brasileira que marca o início da turnê “Samba Classe B” que leva o público a uma viagem sonora dentro do samba de São Paulo com seus clássicos nacionais.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 24/03 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Partideira Sou Eu com Fefa Rafael - Música

No espetáculo "Partideira Sou Eu", Fefa Rafael canta o samba de partido alto e interpreta grandes clássicos do gênero. Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão são uma das suas referências e inspirações para esse espetáculo.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 24/03 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Samba Classe B com Giovanna Rocha - Música

O espetáculo traz as músicas do lado B dos grandes discos que marcaram a década de 80 com grandes clássicos do cancioneiro popular, assim Giovanna canta uma releitura desses sucessos.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 24/03 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

Casa de Cultura São Miguel

Sarau Mulheres da Leste - Carolina Vive - Literatura

No ano em que comemoramos os 110 anos de nascimento de Carolina Maria de Jesus (14/03/1914), o Sarau Mulheres da zona leste em sua edição especial pretende homenageá-la. Para tal feito terá poetisas, cantoras e artistas de múltiplas linguagens que além de serem ativistas pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, também são militantes pró-movimento negro. O sarau nasceu da necessidade de fazer ser ouvida as vozes de diferentes mulheres da zona Leste, buscando trazer diferentes profissionais da arte e reunir suas vivências e suas caminhadas confluindo em uma apresentação versátil, dinâmica e plural.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Casa de Cultura São Rafael

"Mulheres Negras no Hip Hop e no Protagonismo Periférico" - Música

Em 2022, Vanessa Kryolla realizou o Projeto Hip Hop contra a? Viole?ncia a? Mulher nos CEUs (Centro Unificados da Educac?a?o), tendo sido contemplada pelo PROART e SME. Além disso, articulou oficinas e vive?ncias dos elementos da Cultura Hip Hop com os estudantes dos interpolos do Projeto Guri, na zona leste de Sa?o Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 08/03 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.


Las Manas à Obra - Circo

O espetáculo "Las Manas à Obra" conta a história de três palhaças construtoras que, em meio a diversas presepadas, prestam serviços de encanamento, elétrica ou alvenaria. Mesmo com muitas trapalhadas, elas entregam um serviço completo e de muita qualidade. Buscando cada vez mais a força de trabalho feminino na palhaçaria, a trupe construiu o espetáculo “Las Manas a Obra” de forma independente, abordando as formas de trabalho consideradas masculinas realizadas por mulheres palhaças.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 20/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


A Tenda com SóLadies - Circo

O Circo di SóLadies e Nem SóLadies também apresenta “A Tenda”, um espetáculo que une a comicidade da palhaçaria, mistério, música, paródias e muita criatividade para tratar de temas importantes no que diz respeito à questões de gênero, como é o caso da violência doméstica. O Circo di SóLadies utiliza camadas simbólicas e surpreende o público por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos.

Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 27/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

 

Casa de Cultura Vila Guilherme

Agbara - Música

Agbara Crew SP traz ao palco as cantoras e irmãs pretas Ymanny, Yara e Ylanny, diretamente da zona norte de São Paulo, que vêm representando em peso o RAP e o Dancehall feminino. Cantando seus singles e seu novo EP “Da Favela Fiz Palco”, abordam temas que dialogam diretamente com a juventude, abrindo caminhos para reflexões e transformações através de suas músicas que educam e emancipam. A apresentação ainda conta com a participação do DJ Yan, colocando o público para dançar e refletir.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 09/03 às 14h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Las Manas à Obra - Circo

O espetáculo "Las Manas à Obra" conta a história de três palhaças construtoras que, em meio a diversas presepadas, prestam serviços de encanamento, elétrica ou alvenaria. Mesmo com muitas trapalhadas, elas entregam um serviço completo e de muita qualidade. Buscando cada vez mais a força de trabalho feminino na palhaçaria, a trupe construiu o espetáculo “Las Manas a Obra” de forma independente, abordando as formas de trabalho consideradas masculinas realizadas por mulheres palhaças.

Serviço:
|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 23/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.