Programação de Março - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Tribo das artes - Exposição Lampião - Artes Visuais

 

Na infância, o artista já trazia consigo a sensibilidade pelas artes nas quais usava como exemplo a cultura local da roça. Mesmo sem habilidades técnicas, criava seus próprios brinquedos com aquilo que estava ao seu alcance, como argila, sabugos, sementes, ossos e madeiras. Quando chegou a São Paulo, já tinha nove anos e meio e iniciava seu curso primário e, com o passar dos anos, seus professores iam percebendo sua habilidade de desenhar e pediam auxílio com os esboços de desenhos infantis como exercícios para os alunos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 01/03 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Roberto Esteves / Papo Café e Fotografia com Mãos Negras é o Café - Artes Visuais

 

Exposição de fotografia documental que enfoca o povo da diáspora afroatlântica nos dias atuais e ancestralidade com sua relação com o café que foi a grande base de sustentação do Brasil, iniciado no período Colonial com a chegada dos negros escravizados na América do Sul. A exposição será inaugurada na Casa de Cultura Tremembé com a curadoria do fotógrafo Roberto Esteves e com performance musical de artistas renomados.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 02/03 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bichos, Bichinhos e Bichões com Tricotando Palavras - Contação de História

 

Se engana quem pensa que bebês não estão preparados para ouvir histórias, essa prática na primeira infância, nos primeiros anos de vida, é primordial para que a criança adquira o hábito e o prazer da leitura. Escutar histórias é o primeiro passo e o grupo Tricotando Palavras contribui proporcionando um momento mágico, lúdico, emocionante, estabelecendo também uma intensa troca afetiva a partir das histórias cantadas e histórias de bichos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 02/03 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

D'Black - Música

 

O cantor e compositor D'Black foi o primeiro artista a fazer sucesso através da internet. Nesta apresentação acústica, ele relembra seus grandes sucessos como "Sem Ar" e "1 Minuto" e faz homenagens a Tim Maia, Cassiano, Roberto Carlos e Jorge Benjor, entre outros.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 02/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

rafael

 

Karla Fox - Dança

 

Karla Fox é drag há 7 anos e começou realizando apresentações como cover da Lady Gaga, passando por Pabllo Vittar e Luisa Sonza, mas sua paixão desde criança sempre foi a Joelma/Banda Calypso. Assim, decidiu reunir amigos que também são fãs da cantora para realizarem apresentações como cover da Joelma, com o intuito de homenagear e divulgar o trabalho dela.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 02/03 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Samba da Árvore - Música

 

A comunidade Samba da Árvore culturalmente junto a mãe natureza, luta pela preservação histórica e ambiental. Apresentando conhecimento de cultura e de ancestralidade resgatando a história contada e vivida no período da escravidão com todas as lutas, fugas e suicídios, a comunidade resiste e luta para que os movimentos culturais estejam presentes e que a história  do povo negro africano que não se distanciou de suas origens, foram resistentes e buscaram por liberdade, seja contada com suas majestosas letras musicais.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 03/03 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Mulher Motivacional com Mylena Barjud - Palestra

 

Março é um mês voltado a homenagear as mulheres, e nesta palestra serão apresentados assuntos com temas de cuidado centrado à mulher, passando informação numa linguagem clara e de fácil entendimento a todos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 08/03 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Longevidade Artística - Perspectivas e desafios do envelhecer artístico com Anair Germana - Bate-Papo

 

Nesta palestra, Anair apresenta sua experiência acumulada ao longo de sua trajetória demonstrando como seu trabalho permanece vivo e pulsante junto a inúmeros grupos e coletivos de cultura popular na cidade de São Paulo. A palestra traz à tona a importância do entendimento do papel do idoso em nossa sociedade e sensibiliza públicos de diferentes faixas etárias para o sentido da longevidade na carreira artística.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 08/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

"Mulheres Negras no Hip Hop e no Protagonismo Periférico" - Música

 

Em 2022, Vanessa Kryolla realizou o Projeto Hip Hop contra a? Viole?ncia a? Mulher nos CEUs (Centro Unificados da Educac?a?o), tendo sido contemplada pelo PROART e SME. Além disso, articulou oficinas e vive?ncias dos elementos da Cultura Hip Hop com os estudantes dos interpolos do Projeto Guri, na zona leste de Sa?o Paulo.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 08/03 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.



Mulheres indígenas: Resistência e Protagonismo com Ana Akanawa e Simone Pankararu - Bate-Papo

 

A palestra busca salientar as especificidades enfretadas pelas mulheres indígenas além de refletrir sobre suas vivências de múltipla discriminação e busca promover o protagonismo das mulheres indígenas na luta por Direitos Humanos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 08/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festa Dell'Arte com Cia do Liquidificador - Culturas Populares

 

Pierrot, Arlequim e Colombina são personagens populares e apresentam para o público diferentes visões da festa mais popular do Brasil. Arlequim, sempre alegre, canta as marchinhas mais populares, enquanto Pierrô declara seu amor e seus desamores com poemas para Colombina, que retribui com contos. O trio é acompanhado pelos músicos Coviello e sua banda Zanni.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 08/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Resgate da Capoeira Tradicional com Mestre Hélio - Culturas Populares

 

O grupo Resgate leva para a Casa de Cultura Tremembé mestres e formados na capoeira, com o objetivo de mostrar seu trabalho de resgate da capoeira e cantigas tradicionais. Presidido pelo mestre Hélio com 64 anos, um dos mais antigos e respeitados na atualidade, o evento terá um caráter cultural voltado para as tradições e educativo para alunos e participantes da capoeira tradicional e contemporânea.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 09/03 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Exposição ORUN com Zeni Frasão - Artes Visuais

 

A exposição apresenta processos de experimentação ancestral, afrofuturista e de liberdade imagética através de colagens e designs, visando aprofundar as histórias pretas e a relação do povo negro com a beleza, a natureza, o conhecimento, a memória, o território, os caminhos de afeto e a afrovisualidade.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 09/03 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Agbara - Música

 

Agbara Crew SP traz ao palco as cantoras e irmãs pretas Ymanny, Yara e Ylanny, diretamente da zona norte de São Paulo, que vêm representando em peso o RAP e o Dancehall feminino. Cantando seus singles e seu novo EP “Da Favela Fiz Palco”, abordam temas que dialogam diretamente com a juventude, abrindo caminhos para reflexões e transformações através de suas músicas que educam e emancipam. A apresentação ainda conta com a participação do DJ Yan, colocando o público para dançar e refletir.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 09/03 às 14h30. Livre. Grátis. 60 minutos. 



Sarau Mulheres da Leste - Literatura

 

O Sarau Mulheres da Leste nasce da necessidade de fazer ser ouvida as vozes de diferentes mulheres da zona Leste da cidade. Além de fazer emanar estas vozes, o projeto busca trazer diferentes profissionais da arte reunindo suas vivências e suas caminhadas confluindo em uma apresentação versátil, dinâmica e plural.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 09/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Futuro Caetana - Afronordestina - Música

 

Um espetáculo com banda que visa evidenciar a obra criativa autoral e poderosa da cantora e multi artista Caetana. A primeira travesti a gravar um frevo no Brasil.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 09/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau das Rosas com Samba com Elas - Música

 

Dirigido por Míriam Selma que produziu a performance pela primeira vez para o “Estéticas nas Periferias” em 2019, o Samba com Elas é composto por musicistas, percussionistas, cantoras e performers que adequam seu espetáculo para qualquer espaço, tendo a intervenção artística como seu ponto forte. O Samba é composto na maioria por mulheres que integram o Samba D Pretinha e convidadas do Samba Muketo e o BlocoBestaéTu.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 09/03 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Uma Vida Só com Zicra - Artes Visuais

 

Em sua primeira exposição individual, a artista Zicra traz em discos de vinil desenhos de sua série "Álbuns e Singles" que são significativos e que acompanharam a vida da artista em seus processos criativos e suas vivências. A exposição "Uma Vida Só" acompanha obras do seu acervo pessoal nunca expostas para o público e ficará em exibição por 30 dias.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 09/03 às 18h. Livre. Grátis.

 

Baile das Autênticas - Música

 

O funk no Brasil nasce da voz da periferia, sendo pela primeira vez na música um lugar de destaque dessas histórias esquecidas. Mas em sua maioria é cantada por vozes masculinas e apenas quando surgem as coreografias, as mulheres ocupam os espaços das pistas, tendo seus corpos como tema nas músicas. Mas as mulheres sempre estiveram presentes nas músicas e nas mais variadas linguagens, e assim o Baile das Autênticas vem para afirmar o espaço das mulheres no funk.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 09/03 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Sarau Mulheriu Clã - Literatura

 

Mulheriu Clã iniciou o projeto "Tributo a Dina Di", uma das mulheres mais representativas e influentes no Rap Nacional falecida em 2009. O projeto contou com a participação dos grupos “A’s Trinca”, “Rubia RPW”, “Lauren & DJ W” e o grupo “Odisséia das Flores”. Desde então o coletivo vem se apresentando em diversas atividades e eventos mostrando a força da mulher no movimento Hip Hop.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 09/03 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Mãeravilha com Banda Arteiros - Artes Integradas/Multilinguagens

 

Ao som de canções que embalam lares há décadas e músicas autorais da banda, convidamos o público a se reconectar com a essência afetuosa da maternidade. Durante o espetáculo, mães e filhos estarão envolvidos em vivências sensoriais, brincadeiras e experimentos que exploram a textura única do vínculo maternal num ambiente acolhedor, repleto de momentos nostálgicos e com instrumentos encantadores e histórias que remontam à infância.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 10/03 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Futuro Caetana - Afronordestina com Caetana - Música

 

Um espetáculo com banda que visa evidenciar a obra criativa autoral e poderosa da cantora e multi artista Caetana. A primeira travesti a gravar um frevo no Brasil.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 10/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Missão com Os Dinossauros - Artes Cênicas

 

O espetáculo narra a história de vida do poeta Akira Yamasaki, desde sua infância em cidades do interior do Estado de São Paulo. Sua poética aborda os anos de lutas sociais/políticas no país, junto com questões de pobreza, indigência, infância abandonada, questão indígena, luta por melhores condições de vida, cidadania e dá voz e protagonismo ao homem comum e anônimo das periferias paulistanas. Missão é uma crônica contemporânea, composta de versos e canções que conduz o espectador por um roteiro teatral cheio de emoção e reflexão.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 10/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Workshop de alongamento para terceira idade com Moiselle Marin - Acessibilidade

 

Moiselle Marin propõe um workshop de alongamento para idosos, destacando os benefícios transformadores para o bem-estar físico e mental. Com ênfase na melhoria da flexibilidade, promoção da mobilidade e fortalecimento muscular, enfatizando a importância do movimento para promover não apenas a flexibilidade, mas também o equilíbrio e a alegria.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 13, 20 e 27/03 às 09h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Bichos, bichinhos e bichões - Teatro Infantil

 

Em um mundo de descobertas e encantos, a contação de histórias para bebês é uma jornada mágica que transporta os pequenos para um universo de imaginação e aprendizado. Nesta emocionante aventura os bebês são guiados por um caminho de cores, sons e palavras, e cada conto é uma oportunidade de fortalecer os laços afetivos, estimular o desenvolvimento cognitivo e despertar a curiosidade dos bebês para o mundo que os cerca.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 13/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O que/Porque as paredes falam? com Gryllo de Oliveira  - Culturas Populares

 

O objetivo deste debate é procurar estudar e analisar o graffiti pela ótica, trajetória e vivências de um escritor de graffiti, que além de ocupar e se expressar no espaço público, traz um universo paralelo e uma filosofia de permitir que a arte circule ao encontro do público em seu trajeto urbano. Fica a base de um estudo de uma parte da complexa história de uma manifestação de arte tão antiga, intensa e efêmera, como é o graffiti.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 14/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Mundo Imaginário com Balaio D'Arte Prod. Artísticas - Artes Cênicas

 

O Mundo Imaginário retrata o quintal da casa de duas crianças que interagem com todos os pequenos animais que nele habitam, percebendo a importância de cada um deles no processo de vida da natureza. O espetáculo acontece de forma lúdica e educativa finalizado com o planeta Terra, que é representado por um inflável gigante que passa por toda a plateia para ser tocado e cuidado com carinho. Tudo isso num cenário alegre com adereços coloridos, muita música e dança.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 15/03 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.  

 

Show Boléro Freak - Música

 

Bolero Freak apresenta suas inéditas canções autorais e interpretações originais num espetáculo envolvente que explora a multiplicidade artística. Música, teatro, circo e poesia se entrelaçam e pulsam num ritmo alegre, engajado e visceral.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 15/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Rafael Ribeiro e banda - Música

 

Retomando sua história na música, Rafael conhecido no ramo musical como Rafael Ribeiro, é natural de Teofilândia (BA) e é conhecido por onde passa com uma voz potente e muito carisma. O cantor trilhou uma estrada cheia de desafios, mas nunca deixou de acreditar no sonho de viver da música. Atualmente mora em São Paulo e busca cada vez mais visibilidade!

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 15/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile Desacerto - Música

 

Num encontro de artistas de diversos ritmos onde a ideia é celebrar a música, nasce o Baile Desacerto com a proposta de reverter a lógica do DJ set e produzir um encontro de artistas e gêneros no formato b2b, onde DJs se juntam e tocam juntos. Mostrando assim, que a música é um terreno fértil para a criatividade e experimentação dos artistas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 15/03 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos. 



Sarau Carolina de Jesus convida: 


As Minas da Resistência - Música

 

A Coletiva Minas de Resistência chegou com um batuque de resistência, protagonismo feminino, trocas e fortalecimentos. Inspiradas por referências da cultura popular brasileira, a brincadeira acontece com o Maracatu de Baque Virado e o Coco de Roda. Nessa apresentação com cantos e loas autorais, reverenciaremos as nossas mestras e mestres, trazendo o protagonismo das mulheres aliada a luta feminista por direitos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Roda de Conversa com Anna Carolina, Poliana Herica e Pamella Soares - Literatura

 

Em celebração ao Mês das Mulheres, o Slam das Minas emerge a necessidade crucial de reconhecer e enaltecer a importância da voz da mulher na literatura. Em um contexto onde as mulheres têm histórias únicas e valiosas para compartilhar, a palestra com essas potências se torna um palco essencial para a expressão dessas narrativas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Live Painting por Mayara Amaral - Artes Visuais

 

Mayara Amaral é artista visual e arte educadora por formação, trancista e criadora de imagem oriunda da Vila Mara, extremo leste de São Paulo. Suas ações dialogam com sua vivência pessoal e muitas questões que a atravessam são sobre maternidade, corpos não padronizados, subculturas e manifestações que estejam ligadas a movimentos urbanos. Desde 2015 a artista realiza oficinas, consultorias e participações em projetos e eventos que relacionam arte visual e arte educação.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Slam das Minas - Música

 

Batalha de poesia com recorte de gênero aberta para todos os públicos, a Slam das Minas SP é uma batalha de poesia que visa o lugar de mulheres e pessoas trans na cena de slam. Com 3 rodadas eliminatórias, acompanharemos a trajetória poética de artistas independentes paulistas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 16/03 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Cortejo Tereza de Benguela com Cordão Tereza de Benguela - Cultura Tradicional

 

Grupo composto de mulheres vindas de diversos locais e por grupos parceiros que saem nas ruas do Jardim Roubrú (zona Leste de São Paulo) em celebração ao Dia da Mulher Negra. A estrutura do Cordão costuma ser composta e organizada em sete naipes, como xequerê, djembê, berimbau, alfaia, agogô, canto e dança.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 16/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Materinidade - Artes Integradas/Multilinguagens

 

O Coletivo Revolução Materna surgiu em 2016 organizando o 1° Rolê das Mães e as primeiras ações sociais. O foco sempre foi visar o suporte para mães vindas da periferia e em situação de vulnerabilidade, além de trazer a pauta sobre maternidade crítica como tópico de discussão importante na sociedade.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 16/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

"Essência (Acústico)" com Jéssica e Juliana - Música

 

No espetáculo intitulado "Essência" (acústico), a dupla Jéssica e Juliana traz em seu repertório grandes clássicos da música sertaneja que já tem mais de 20 anos de carreira. Num formato de pocket show acústico, a dupla faz uma viagem no tempo iniciada pela viola caipira e sanfona, trazendo o sertanejo raiz e caipira, passeando pelos "modões" dos anos 80 e 90. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 16/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Forró com Fátima Santos - Música

 

O espetáculo difunde a cultura nordestina através da música, trazendo mulheres como protagonistas em comemoração ao mês do Dia da Mulher. A participação da grande madrinha do forró da zona leste, Alzira Vianna, é mais que garantida, trazendo ainda mais representatividade nesse movimento intitulado.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 16/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Meu canto caipira com Leide e Laura - Música

 

Em comemoração aos seus 30 anos de carreira, as irmãs Leyde & Laura convidam o público a embarcar em uma viagem: seu mais novo espetáculo musical promete fazer com que o público cante, dance e se emocione. Rememorando os grandes clássicos da música sertaneja, que tanto inspiraram e marcaram sua trajetória musical, além de cantar os maiores sucessos da dupla.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 16/03 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

30 anos do grupo Mordomia comemorando o melhor do Samba Rock  - Música

 

Nesse espetáculo haverá a comemoração dos 30 anos do grupo Mordomia, que há três décadas traz o melhor da música brasileira com muito swing e muita música boa para todas as gerações - o melhor do Samba Rock.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 16/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jacking Baile com Nós D'água Companhia de Dança - Dança

 

O evento consiste em uma vivência com a proposta de experimentar a House Music, que tem como característica as batidas eletrônicas feitas ao vivo. O evento se inicia com uma aula de House Dance facilitada por um professor convidado e em sequência o baile, ambos feitos com presença de uma banda sonoramente diversa que tornará a experiência única.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 16/03 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Karla Fox - Dança

 

Karla Fox é drag há 7 anos e começou realizando apresentações como cover da Lady Gaga, passando por Pabllo Vittar e Luisa Sonza, mas sua paixão desde criança sempre foi a Joelma/Banda Calypso. Assim, decidiu reunir amigos que também são fãs da cantora para realizarem apresentações como cover da Joelma, com o intuito de homenagear e divulgar o trabalho dela.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 16/03 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos. 

 

Toda cor - 10 anos com Jae Alves - Artes Visuais

 

Jae Alves apresenta a produção de trabalhos desenvolvidos nos últimos 4 anos em ateliê, entre telas, papéis (ilustrações) e objetos customizados. Através das multicores que compõem a paleta da artista, ela propõe o despertar da criança que existe em cada um de nós com um universo lúdico, mas com muita coisa do real. O projeto pretende contribuir com a associação do Graffiti como forma de arte da periferia, partindo do movimento Hip-Hop que dá uma nova perspectiva de vida para muitas pessoas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 16/03 às 19h. Livre. Grátis. 

 

Mulheres Negras no Hip-Hop e no Protagonismo Periférico com Vanessa Kryolla - Música

 

Mulheres negras no Hip Hop e no protagonismo periférico tem o intuito de fomentar através das apresentações artísticas o protagonismo das mulheres, bem como dar visibilidade para as mulheres negras e periféricas na cultura Hip Hop por meio da arte, informação, lazer, entretenimento e reflexões de questões sociais sobre o racismo naturalizado.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 17/03 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Papo de Mina apresenta Eluna - Música

 

Eluna é uma artista independente que vem construindo o seu trabalho autoral com uma estética única, misturando suas referências musicais do Jazz, Soul, MPB, R&B, Rap e o Blues. Com um vocal marcante, conduz o público a se conectar com suas emoções e histórias pessoais a partir de uma experiência sonora acolhedora e penetrante. Sua presença no palco transmite autenticidade e um sentimento de proximidade, criando um ambiente íntimo onde cada pessoa se sente parte de algo especial.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 17/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba pra Carolina de Jesus convida:


Gabi d'Óyá - Música

 

O espetáculo “Odara” conta com músicas autorais do EP e outras já lançadas, além de transitar entre o rap, trap e RnB. É uma experiência musical que convida os ouvintes a acessarem sua ancestralidade, questionarem a realidade e buscarem nutrir seu auto amor.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 17/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Grupo Feminino Pura Raça - Música

 

Com sede no Jardim Nordeste, zona leste de São Paulo, Marlene Santana em 1988 junto com as co-fundadoras Lucinha de Jesus e Benedita da Silva, funda o que mais tarde será o Grupo Feminino Pura Raça. O principal objetivo do grupo foi formar, informar e multiplicar grupos compostos por mulheres. São 35 anos ininterruptos em busca de conhecimento, respeito e resistência no meio musical pelo lugar da mulher no samba.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 17/03 às 16h30. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Batucada das Pretas - Música

 

Batucada das Pretas é um grupo de samba criado em sua maioria por mulheres, que nasceu na Zona Leste de São Paulo com o intuito de levar mensagens de empoderamento feminino, resistência preta e social  através da música. Com muita cumplicidade e dedicação de muita gente envolvida para que uma roda de samba cumpra seu papel: divertir, lutar, comunicar, transformar e curar, o intuito era fazer do samba a ponte para falar com as mulheres que sofrem violência nas periferias de São Paulo.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 17/03 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Sarau Papo de Mina - Literatura

 

Completando 7 anos de existência e resistência em 2024, o Sarau Papo de Mina foi pensado para discutir temas de extrema importância e dar voz a mulheres e ao público LGBTQIAPN+. Formado por pessoas diversas, em sua maioria mulheres, de diferentes regiões de São Paulo (e grande São Paulo), o Sarau Papo de Mina busca criar espaços seguros e confortáveis para troca de informações, experiências e vivências por e para minas e monas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 17/03 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. 



Skatantã com Maga Rude + Sistah Chilli - Música

 

Inspirada em diversos ritmos jamaicanos como Ska, Rocksteady e Reggae, Maga Rude sintetiza a sua interpretação com singularidade a partir de uma formação exclusivamente feminina que conta com musicistas experientes. O repertório autoral tem temas diversos passando por contextos sociais, sororidade, posicionamento feminino e, é claro, diversão.

 

Sistah Chilli é a idealizadora de Psicopretas e cria de sound system, onde canta desde 2006. Nascida e criada na periferia de SP, após uma violência obstétrica retomou seus trabalhos misturando o reggae e o rap, ganhando o selo fatiado de discos que foi feito em vinil numerado e teve todas suas cópias esgotadas. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 17/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Vander Che - Artes Visuais

 

Vander, conhecido como xCHEx é morador da zona leste da cidade de São Paulo. Formado em História atua como artista urbano, muralista, grafiteiro, educador e pesquisador autônomo sobre arte urbana, cidade e os impactos decorrentes destas ações nos territórios e nas relações humanas. Em seus trabalhos utiliza a linguagem do abstrato, trazendo formas geométricas, linhas retas, círculos e semicírculos em suas composições.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 19/03 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Las Manas à Obra  - Circo

 

O espetáculo "Las Manas à Obra" conta a história de três palhaças construtoras que, em meio a diversas presepadas, prestam serviços de encanamento, elétrica ou alvenaria. Mesmo com muitas trapalhadas, elas entregam um serviço completo e de muita qualidade. Buscando cada vez mais a força de trabalho feminino na palhaçaria, a trupe construiu o espetáculo “Las Manas a Obra” de forma independente, abordando as formas de trabalho consideradas masculinas realizadas por mulheres palhaças.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 20/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Exposição Mulher Musical Brasileira com Rads - Artes Cênicas

 

Esta exposição é uma homenagem ao mês das mulheres, explorando a presença marcante de cantoras de rap e artistas brasileiras que moldaram as texturas da música nacional. A proposta é criar uma experiência visual e emocional que destaca a diversidade e a força das vozes femininas, ressoando nas batidas do rap e nas várias nuances das brasilidades musicais.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 20/03 às 14h. Livre. Grátis. 


Exposição Centro Cosmo com Manu Muniz - Artes Visuais

 

Projeto de uma exposição inédita com imagens autorais produzidas nos últimos 33 anos de atividade do artista Manu Muniz nas artes da pintura. A proposta é mostrar a trajetória do artista, sua criação e principalmente mostrar muitas das obras que foram criadas em épocas diferentes, reunidas juntas em um só lugar. Como uma grande composição, será construído um paredão de madeira com o tamanho de 14 metros de comprimento em formato de L no piso superior da Casa de Cultura para receber essa grande “Assemblagem” onde irão ser exibidas um total de 60 a 80 pinturas de diversas fases do artista, todas com a técnica acrílico sobre tela.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 20/03 às 15h. Livre. Grátis. 



Baile do DJ Gordo - Música

 

O Baile do DJ Gordo é uma festa que vem embalando as quebradas, levando alegria e diversão numa mistura de balada com show musical irreverente. Nesta edição, DJ Gordo traz Du Conceito para um espetáculo de vozes e DJ Miro para relembrar os bailes e passinhos para dançar.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 21/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

"A Dita Consequência a Duras Penas de Ontem e Hoje" com Núcleo CIna - Dança

 

Um corpo permeado de sensações traça no palco uma trajetória: vivências de tantos outros corpos femininos angustiados e violentados. Corpos femininos esquecidos, sendo elucidados, evidenciados dentro do contexto sociopolítico e cultural. Suas vozes são ouvidas e representadas neste corpo que dança e fala através dos movimentos, dos signos e das imagens.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 21/03 às 19h30. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Fala Zita - Podcast (Evento Online)

 

Um projeto feito por mulheres para as manas, minas e monas! Lugar de partilha informativa, educativa e criativa sobre a vida da mulher na sociedade, diversidade cultural, regeneração ambiental e impacto social. Das minas da ZL de SP para o mundo!

 

Serviço:

|Live no Instagram da Casa - @ccm.raulseixas. Dia: 22/03 às 12h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Circo, Alegria e Cidadania com Folias de Picadeiro - Circo

 

Os irreverentes e engraçados palhaços, o habilidoso malabarista, o misterioso mágico, a incrível contorcionista e as graciosas dançarinas junto com o MC (Mestre de Cerimônias) desenrolam um espetáculo de forma interativa com o público, homenageando a magia, a simplicidade, a ludicidade e o encantamento desse universo colorido dentro de um picadeiro. A narrativa acompanha fatos e acontecimentos sobre as famílias circenses no Brasil e as origens dessa arte no mundo, destinado a todas as faixas etárias. Venha se divertir!

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 22/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pedro e o Lobo com Cia Lúdica - Artes Cênicas

 

A Cia Lúdica é uma companhia teatral paulista de mais de 30 anos com foco na pesquisa e desenvolvimento do teatro para crianças e jovens. Dois palhaços resolvem viver a história de Pedro e o Lobo utilizando-se dos objetos que trazem em dois sacos, e assim vão criando as situações e interpretando os personagens do conto. Através de máscaras e variados adereços, eles imprimem um ritmo de aventura lúdica ao espetáculo, transformando a história em uma espécie de jogo de estratégia entre os dois.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 22/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

3GTRIO - Música

 

Com um repertório que representa o que a música brasileira tem de melhor e que conta a história do primeiro CD lançado pelo trio, o espetáculo convida o percussionista João Parahyba para levar ao palco toda a sua influência na música brasileira e sua representatividade no cenário musical há mais de meio século.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 22/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Essa Gente Que Menstrua - Teatro

 

Artistas da palavra e do corpo, narram inúmeras violências sofridas por mulheres através da poesia falada e de outras linguagens da literatura marginal e feminista interseccional. O recital apresenta um diálogo direto com o público, onde são levantados questionamentos em relação ao modelo de sociedade, inserida no sistema Cis normativo e patriarcal, e, consequentemente, opressor para mulheres. Essa gente que Menstrua propõe o desafio da reflexão e mudança de hábitos masculinos nocivos, para que mulheres possam ser reconhecidas como seres humanos e não como o "outro do homem".

 

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 23/03 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

KLR Dogtreze com Dog !3 - Música

 

A turnê “Fôlego novo” apresenta KLR Dogtreze em um grande espetáculo  azulde rap brasileiro, com um repertório de músicas de seu mais recente trabalho e mais faixas de seu álbum “Homônimo”, e de seus EPs Faces ( 2021) e Estilo Dogtreze (2023). Apresentando ao público uma autêntica festa de música black mesclando Rap, Trap e Drill com diversas fontes da música popular brasileira.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 23/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Las Manas à Obra - Circo

 

O espetáculo "Las Manas à Obra" conta a história de três palhaças construtoras que, em meio a diversas presepadas, prestam serviços de encanamento, elétrica ou alvenaria. Mesmo com muitas trapalhadas, elas entregam um serviço completo e de muita qualidade. Buscando cada vez mais a força de trabalho feminino na palhaçaria, a trupe construiu o espetáculo “Las Manas a Obra” de forma independente, abordando as formas de trabalho consideradas masculinas realizadas por mulheres palhaças.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 23/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Ópuster - Música

 

A Banda Ópuster não apenas resgata o vigor do rock dos anos 70, 80 e 90, mas também o redefine, incorporando novas dimensões ao gênero. A sinergia entre os membros da banda cria uma experiência autêntica, enquanto a plateia é levada por uma jornada emocional através dos sons ousados e cativantes.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 23/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Boteco das Pretas BAS - Sarau

 

O Boteco das Pretas consiste na apresentação de diversas intervenções culturais - no geral voltadas à arte preta e periférica - dentro de um momento de celebração, envolvendo muita conversa, comida, música e alegria. Os coletivos artísticos que são filhos do Adebankê e coletivos visitantes se unem para trocar entre si e realizar um grande sarau.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 23/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Mel Garcia & The Six - Música

 

Mel Garcia & The Six fazem o espetáculo "Live" apresentando grandes clássicos do rock e do pop internacional através da voz contagiante da jovem Mel Garcia. No repertório serão apresentadas músicas como “Material Girl” de Madonna, “Everybody Wants to Rule the World” de Tears for Fears, “Sweet Child o'mine” de Guns 'n Roses, entre outras.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 23/03 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.



Love Crazy - Música

 

Em uma tarde vibrante e repleta de emoção, o grupo de Rap feminino "Love Crazy" transforma o palco em um cenário explosivo de autenticidade e poder. Originário da zona leste de São Paulo, o Love Crazy entrega um espetáculo hipnotizante que vai além da música com rimas afiadas de Jeane e Vera Lúcia que ecoam as narrativas das ruas, DJ Maurício comandando as batidas e criando uma atmosfera pulsante e a presença marcante de André Thais e Larissa que adicionam camadas de diversidade e profundidade ao espetáculo.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip Hop Trap Mulher com Gabi d’Oyá Show Odara - Música

 

O espetáculo “Odara” conta com músicas autorais do EP e outras já lançadas, transitando entre o rap, trap e RnB. É uma experiência musical que convida os ouvintes a acessarem sua ancestralidade, questionarem a realidade e buscarem nutrir seu auto-amor.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Sarau Mulheres da Leste - Carolina Vive - Literatura

 

No ano em que comemoramos os 110 anos de nascimento de Carolina Maria de Jesus (14/03/1914), o Sarau Mulheres da zona leste em sua edição especial pretende homenageá-la. Para tal feito terá poetisas, cantoras e artistas de múltiplas linguagens que além de serem ativistas pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, também são militantes pró-movimento negro. O sarau nasceu da necessidade de fazer ser ouvida as vozes de diferentes mulheres da zona Leste, buscando trazer diferentes profissionais da arte e reunir suas vivências e suas caminhadas confluindo em uma apresentação versátil, dinâmica e plural.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Mulheres no Samba Rock - Dança 

 

O evento conta com mulheres protagonistas no samba rock que formam um coletivo, visando profissionalizar e enaltecer a figura feminina na sociedade por meio da dança. O coletivo Mulheres irá ministrar uma oficina de samba rock com a prática de dança e encerra com um baile com DJ ao vivo, numa homenagem pelo Dia Internacional da Mulher.

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 23/03 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Plugins - Cria da quebrada - Música

 

A banda pernambucana Plugins traz a São Paulo o espetáculo “Cria da Quebrada”, um verdadeiro mix de rap, hardcore e new metal; uma explosão de referências sonoras com temas que expressam a realidade periférica do nordeste, mais especificamente de Recife que é a cidade local do quarteto. As apresentações da Plugins costumam ser contagiantes e energéticas, um autêntico concerto de Rock!

 

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases. Dia: 23/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Hip Hop Trap Mulher com Kaali - Música

 

Kaali é rapper, arte educadora e mãe. Assim como grandes nomes do rap como Flora Matos e Mano Brown, aos 28 anos a rapper paulistana se prepara para lançar seu álbum de estreia. Primeira mulher a participar da batalha da Led em Osasco SP, participou de vários grandes projetos e os mais recentes são a música/clipe recorde no Brasil com 32 MCs falando da corrupção no país e a Conexão África-Brasil com sua música “Caminhos” que a fez ganhar visibilidade internacional.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 23/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Ritmos Caipiras por Adriana Farias - Música

 

A violeira Adriana Farias traz para o público um repertório ímpar, mesclando composições próprias com clássicos consagrados da música sertaneja, criando um elo entre o tradicional e o moderno, fazendo com que o público cante, dance e se emocione com um estilo único, porém sem deixar de lado as raízes que tanto inspiraram sua trajetória.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 23/03 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Velho Manco - Música

 

Velho Manco é um quarteto de indie rock brasileiro e escutá-los é transitar entre Radiohead e MPB com um tanto de referências que se dissipam e se concentram em cada faixa. Nirvana, Chico Buarque, Queens Of the Stone Age, Pink Floyd, está tudo ali. Suas apresentações ao vivo aliam voracidade à excelência técnica na execução das músicas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 23/03 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.



Hip Hop Trap Mulher com Karol Kolombiana - Música

 

Stefanie Karoline, mais conhecida como Karol Kolombiana, é uma verdadeira lenda no cenário do Hip Hop, destacando-se por sua voz marcante e letras contundentes. Originária do grupo Sacramento, sua jornada teve início em meados dos anos 2000, quando fez sua estreia na coletânea de RAP do Rafa Zimbalde com a icônica música "Estado de Guerra". Este ano marca a promessa de uma apresentação memorável onde seu talento, paixão e compromisso com a cultura Hip Hop e o poder do coletivo serão intensamente celebrados.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 23/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte - Circo

 

Jujuba é uma viajante indo para uma festa no Peru e Chicote é um fiscal de fronteira recém empossado, ambos se encontram em uma fronteira inesperada bem no meio do Caminho do Peabiru, um caminho ancestral que corta a América do Sul em direção ao Sol. Em algum lugar dessa estrada, onde nada pode, nem aqui, nem ali, nem lá, muito menos acolá, a única forma de acabar com tantas proibições é enfrentar Um Duelo Contra a morte!

 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 24/03 às 11h. Livre. Grátis. 180 minutos. 

 

Recreação e C&A com Tia Uvinha - Artes Integradas/ Multilinguagens

 

Não há dúvidas sobre os benefícios das brincadeiras durante a primeira infância, brincar é sinônimo de ser criança, é também sinônimo de descobrir, inventar, aprender e imaginar. Traga os pequenos e vem com a gente se divertir neste momento lúdico!

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Berço do Samba de São Mateus - Do Calango ao Partido - Música

 

O Reduto de Samba “Berço do Samba” de São Mateus completa mais um ciclo e apresenta um espetáculo musical com grandes sambas que homenageiam essa história. Contamos também com a participação especial da Tia Cida, matriarca do reduto e Ruão que é um grande carnavalesco paulistano que compõem a Velha Guarda do Reduto.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 24/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Dia delas com Beth Mandisa - Música

 

Beth Mandisa é referência no samba paulistano com mais de 4.000 seguidores em suas redes sociais. Musicalmente apresenta influências do samba e da música popular brasileira (MPB). Seus espetáculos apresentam músicas autorais e interpretação de cantoras(es) renomados no universo do samba.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Meu Samba rumo ao Nordeste com Allys - Música

 

Cria de São Mateus, Allys traz para esse espetáculo um trabalho autoral cheio de influências da música brasileira que marca o início da turnê “Samba Classe B” que leva o público a uma viagem sonora dentro do samba de São Paulo com seus clássicos nacionais.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 24/03 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dia delas com Sabrina Reis - Música

 

De Juazeiro do Norte para o mundo, em comemoração especial ao mês das mulheres, Sabrina Reis irá realizar uma apresentação juntamente com sua banda com um repertório carregado de forró pé de serra. Sabrina é cantora, escritora, poetisa e violonista que possui sotaque e suas raízes nordestinas. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 24/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Partideira Sou Eu com Fefa Rafael - Música

 

No espetáculo "Partideira Sou Eu", Fefa Rafael canta o samba de partido alto e interpreta grandes clássicos do gênero. Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão são uma das suas referências e inspirações para esse espetáculo.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 24/03 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Samba Classe B com Giovanna Rocha - Música

 

O espetáculo traz as músicas do lado B dos grandes discos que marcaram a década de 80 com grandes clássicos do cancioneiro popular, assim Giovanna canta uma releitura desses sucessos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Mateus. Dia: 24/03 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Abacateiras Forró de Rabeca - Culturas Populares

 

Abacateiras é um grupo de Forró de Rabeca que não se acanha em cantar maracatu, coco, ciranda e boi. Formado por artistas da cena e da música que amam cantar, tocar e compor em conjunto, fazem a poeira subir do chão e a sola da sandália arrastar sem parar ao som do sobe e desce do arco da rabeca.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 24/03 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Banda Renca - Música

 

A banda Renca lança seu primeiro single duplo “Olhos de Lua/Rebolar” e com produção própria, esse é o primeiro lançamento de uma série de 4 singles duplos que o grupo fará ao longo de 2024. A banda apresentará seu repertório completo num espetáculo repleto de nuances, evidenciando a influência que o samba, o rock e a cultura afro-brasileira exerceram em sua geração urbana.

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 24/03 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Grupo AKT - Música

 

O grupo AKT incorpora elementos de diferentes gêneros musicais como hip-hop, R&B e eletrônica, criando uma sonoridade original e vibrante em suas letras musicais poéticas faladas, profundas e impactantes que são entregues com paixão e energia, levando a plateia a uma jornada emocional e reflexiva.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 26/03 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. 

 

Dia delas com Hip-Hop Guettos nas Quebradas - ED. Mulher - Música

 

Hip Hop Guettos Mulher foi criado no ano de 2019 e é uma vertente do projeto Hip Hop Guettos nas Quebradas. Nesta versão, um grupo formado por rappers mulheres idealizado por Lilian Cristina (Lilian Dumdum/l.a.d), também vocalista no grupo Cartel$central e a organizadora Paloma Patricia (Paloma du conceito) vocalista no grupo Du Conceito, visa inserir a mulher em atividades da cultura Hip Hop e no mercado musical. Todas as apresentações contêm muita interação com o público e um bate papo, sempre com uma novidade como lançamentos exclusivos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 26/03 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. 



Meu amor não é brinquedo com Raissa Arzamendia - Música

 

Ray Arzamendia é cantora pop sertanejo e com uma levada do piseiro vem surpreendendo a todos no início de sua carreira com o seu poderoso repertório. “Tadinho Bebê” é uma faixa principal do seu repertório que se tornou sua música mais ouvida entre mulheres, ao se sentirem representadas ao ouvir o som. Com o impacto que a música trouxe, a faixa tornou-se tema do espetáculo de Ray Arzamendia.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 26/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

A Tenda com SóLadies - Circo

 

O Circo di SóLadies e Nem SóLadies também apresenta “A Tenda”, um espetáculo que une a comicidade da palhaçaria, mistério, música, paródias e muita criatividade para tratar de temas importantes no que diz respeito à questões de gênero, como é o caso da violência doméstica. O Circo di SóLadies utiliza camadas simbólicas e surpreende o público por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos.

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 27/03 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Thulla Melo - Música

 

Thulla Melo tem uma relação com a música desde muito pequena, filha de pai pianista e de tios músicos, conviveu no meio de músicas originalmente negras e com ritmos brasileiros, tornando-se altamente conhecedora. Dona de uma voz ímpar, particular e encantadora, Thulla tem o estilo musical da Black Music, R&B contemporânea e Soul Music, sempre hipnotizando seu público com um grande toque de sensibilidade e carisma. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 29/03 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.


Espetáculo Leve Contrapeso com Circo Bem Bolado - Circo

 

Pixuxu e Saracutica resolvem criar um grande espetáculo inspirado pelos grandes artistas do circo, que tomam a frente do picadeiro mostrando tudo o que sabem. Se divertem realizando diversas acrobacias e peripécias com monociclo, malabares e um chicote que rasga tudo em segundos. Em meio a essa confusão, passarão por poucas e boas, precisando da ajuda de todos para ajudar a realizar o truque final!

 

Serviço:

|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 30/03 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Quem Samba Fica com Filhas da Mãe África - Música

 

Trata-se de uma apresentação musical em formato de bloco afro percussivo e uma roda de samba com samba de roda que louva o sagrado, estruturada e tocada por mulheres negras que fazem parte desse projeto de ressignificação cultural e dos batuques dos povos das diásporas africanas.

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 30/03 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Anderson Tobias canta Gente da Antiga - Música

 

“Gente da Antiga” foi preparado para o público sentir-se nas antigas rodas de samba, revisitando clássicos de Ary Barroso, Clementina de Jesus, Cartola, Zé Kéti, Fundo de Quintal, entre outros; que embalados por partido alto, samba dolente e de roda, nos apontam que o tempo não apaga o essencial, pelo contrário dimensiona a verdadeira essência do sambista. O samba é nossa identidade cultural!

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 30/03 às 17h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Raízes da Rua - Música

 

Acalanto é uma coletânea musical que expõe a jornada de Madame Satan em busca de afeto, fazendo dos telespectadores confidentes, que escutam os relatos da performer num lugar de intimidade. Onde o pudor é desconstruído para relatar os sentimentos e os desejos de um corpo marginal, ignorado pela sociedade.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 30/03 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Hip Hop Trap Mulher com DIVAS – Edição Mês das Mulheres - Dança

 

O evento DIVAS – 1ª Edição Mês das Mulheres, tem como proposta promover um evento de protagonismo feminino a fim de fomentar a cultura afrodescendente feminina, através das danças urbanas, promovendo um evento que oferece atividades gratuitas como: showcase de um grupo de dança convidado, discotecagem de DJ’s e battle 1vs1 com premiação em dinheiro + troféu, tendo como participantes MULHERES da cena da dança da cultura hip-hop.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 30/03 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.



Nova Geração do Samba de São Paulo - apresenta Kako Chocolata - Música

 

Kako Chocolata, nova geração do Samba de São Paulo, apresenta o espetáculo musical “Meu samba me leva” que reflete a influência e trajetória do jovem artista pelas comunidades de São Paulo. Pautado no samba, pagode e na música dançante brasileira, ele traz ritmos e hits que predominam nas festas em comunidade numa apresentação que promete ser eletrizante, em que Kako dança, canta e com seu carisma conquista o público jovem ou maduro.

 

Serviço:

|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 30/03 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.




Hip Hop Trap Mulher com Lei Di Dai inna Dancehall - Música

 

Lei Di Dai é uma cantora e compositora coroada como a rainha do Dancehall pela revista RollingStone. Assim, traz uma apresentação dançante com letras positivas de seus mais de 19 anos de carreira solo, 4 álbuns e inúmeras turnês internacionais ganhando destaque na Billboard.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 30/03 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.



Asfixia Social e Projetonave - Música

 

Desde 2007 na estrada, Asfixia Social já lançou 3 álbuns em estúdio, 1 livro e 2 DVDs ao vivo ao longo de 14 anos - ao vivo em São Paulo e em Havana - tendo se tornado uma das formações independentes mais ativas do Brasil. Original da zona sul de São Paulo, a banda já realizou centenas de apresentações no Brasil e exterior, sendo destaque de diversos festivais.

 

Com 22 anos de carreira e uma discografia abrangente, o Projetonave é reconhecido como uma das mais inventivas e instigantes bandas em atividade e sua música é única caminhando pelo solo fértil da música experimental e da poesia e flui, com destreza, por vários gêneros – rock, jazz, hip-hop, dub, funk – resultado da múltipla personalidade de seus integrantes. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura Butantã. Dia: 31/03 a partir das 16h. Livre. Grátis. 

 

Brisa Flow - Música

 

Brisa de La Cordillera é uma cantora marrona que mistura seu rap com cantos ancestrais, jazz, eletrônico e neo/soul. A artista mais conhecida como Brisa Flow é artista transdisciplinar, que trabalha com linguagens musicais e atua no cenário artístico como cantora, produtora musical, performer e pesquisadora. Sua música é um um encontro com as energias da Terra, desenvolvendo estéticas artísticas pela prática e pesquisa do canto que tece memórias e futuros originários. 

 

Serviço:

|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 31/03 às 18h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Era do rádio com Valéria Soares - Música

 

Valéria Soares tem em sua bagagem apresentações pelo Brasil, Europa e Japão, onde dividiu o palco com Ivan Lins e João Bosco. A intérprete reuniu sucessos dos "reis" e "rainhas" do mais importante veículo de comunicação antes da televisão: a rádio! Entremeando histórias e histórias com carisma, domínio de palco e uma voz singular, ela fará um resgate de grandes sucessos como: "Aquarela do Brasil", "Brasileirinho", "Mamãe eu Quero", "A Voz do Morro", entre outros.

 

Serviço:

|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 31/03 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.