Novos Artistas Plásticos expõem no CCSP

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta, entre os dias 9 de agosto e 14 de setembro, a 1ª Mostra do Programa de Exposições

Por meio dela, novos artistas plásticos têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos. Em 2008, foram selecionados 21 projetos, que serão expostos durante o ano. Integram os trabalhos vídeos, pinturas, fotografias, desenhos e instalações.

Esta primeira mostra conta com a participação de Anne Cartault d’Oliver, Cristina Meirelles, Carla Chaim, Marcelo Amorim, Mônica Tinoco e Rodrigo Bivar. Todos os artistas têm como característica comum o uso de técnicas fotográficas em criações que não resultam necessariamente em fotos.

Carla expõe duas instalações. Na primeira, ela brinca com os conceitos de negativo e positivo. Na segunda, utiliza um vídeo que revela o processo de criação de dois desenhos que estarão no local. Para desenvolvê-los, amarrou bastões nas articulações dos braços, compondo imagens abstratas através dos movimentos do corpo. “O importante não é o desenho, mas o processo. A intenção é mostrar os limites do corpo, investigando como as impressões dos gestos aparecem no trabalho” diz a artista.

Bivar apresenta seis pinturas divididas em duas séries: crianças fantasiadas e retratos. Fotografias são utilizadas por ele para estruturar as formas impressas nas telas. “Emprego a técnica como uma base, não como um modelo”, explica. Sobre suas criações comenta que nas três telas em que aparecem crianças fantasiadas explorou a teatralidade. “Escolhi crianças porque elas geralmente acreditam ser o próprio personagem representado”, revela.

Amorim traz cinco trabalhos compostos por fotos de antigos aniversários seus sobrepondo imagens. “Usei álbuns de família para discutir sobre nossa memória mecânica”, conta ele. “O que aconteceu no momento registrado não é necessariamente o que lembramos ao apreciá-lo mais tarde”, completa.


Serviço: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 - Piso Flávio de Carvalho. Centro. De 9/8 a 14/9. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriado, das 10h às 18h. Grátis