Maestro mexicano Jesus Medina rege Sinfônica Municipal

A Orquestra Sinfônica Municipal apresenta, dia 29, no Theatro Municipal de São Paulo, um concerto que conta com um convidado especial e uma primeira audição nacional

O convidado é o maestro mexicano Jesus Medina, diretor artístico da Orquestra de Câmara de Belas Artes, da capital de seu país, recentemente ganhador do prêmio de Melhor Regente do Ano, da União Mexicana de Cronistas de Teatro e Música. Já a primeira audição é a do Concerto nº 2 para violoncelo e orquestra, de Dmitri Kabalevsky, tendo como solista Raiff Dantas.

Completam o programa a Sinfonia nº 2, de Brahms, e Sensemayá, do também mexicano Silvestre Revueltas, que foi utilizada como trilha sonora em um dos episódios do filme Sin City, de Robert Rodriguez. 

Outra novidade do concerto está no instrumento utilizado por Dantas durante seus solos. Trata-se do famoso violoncelo conhecido como Príncipe do Brasil, feito especialmente para o herdeiro do trono brasileiro, Dom Pedro Gastão – morto no final do ano passado –, e presenteado por ele a Dantas, em 1998, como reconhecimento pelo talento do jovem instrumentista. Confeccionado em mogno claro e com duas coroas imperiais brasileiras esculpidas em seu corpo, o violoncelo é mais uma obra temática do artesão pernambucano Saulo Barreto, que tem instrumentos de sua autoria presentes em vários países da Europa, como o quarteto de cordas que integra a coleção do Palácio Real de Madri.

Tocar o Concerto nº 2 de Kabalevsky é um sonho que o musicista acalenta desde que tinha 14 anos de idade, e que, segundo relembra, foi decisivo na escolha de sua profissão de violoncelista. “A composição, com forte inspiração nas melodias folclóricas russas, é densa no começo, explode em alegria no meio e termina calmamente”, explica Raiff. Por ser considerada de difícil execução, a obra raramente é apresentada. Essa é a razão pela qual somente agora estréia no Brasil.


Serviço
: Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo - Centro. Dia 29, 11h. R$ 10 a R$ 15