Programação de Abril - Centros Culturais

Confira a programação completa

 

CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE


Caixa Preta
Teatro
06 e 07/04
Sábado 20h, domingo 19h
80 min
18+
Gratuito
Descubra os mistérios mais profundos do caos em "Caixa Preta", uma apresentação arrebatadora e exclusiva do Teatro da Pombagira. Neste espetáculo, mergulhamos nas profundezas da intensidade emocional e da expressão artística, explorando temas de desejo e paixão com uma abordagem única. O público é recebido no teatro em um ambiente transformado, reminiscente de um cabaré. Cada noite no Teatro da Pombagira é uma nova jornada, um espetáculo que nunca se repete, marcado por uma atmosfera vibrante e uma dedicação apaixonada à arte do teatro, onde cada performance é uma celebração do talento e da criatividade.

Harlley
Música
14/04
19h
60 min
14+
Gratuito
A artista filha do Capão, Harlley, traz inédita apresentação de seu repertório do EP “Nós Já Transcendemos” e de "Super Machine", lançados em 2022. Para a apresentação do projeto Praças da Cultura, Harlley convida a artista Thalia Abdon e o artista Murilo Zyees, conectando as periferias de São Paulo.

Femme Queen Experience - FQXP Pocket
Música
20/04
15h
480 min
14+
Gratuito
O coletivo Vogue For Life apresenta a Femme Queen Experience - FQXP Pocket 2024, uma intervenção artística composta por roda de conversa, vivências e vogue jam protagonizadas por Fem Queens da comunidade Ballroom paulistana. Na cultura Ballroom, Fem Queen é uma identidade feminina construída por mulheres trans e travestis.

NÃO-LUGAR ou ESPECULAÇÕES INQUIETAS SOBRE O QUE TÁ ENTRE
Teatro
Residência em todo mês de abril, com apresentação em 27/04
20h
50 min
14+
Gratuito
Residência sobre a necessidade de criar, ficcionar e confabular possíveis futuros para pessoas negras lgbt+. Pautado na História destes corpos e a partir dos temas-dispositivos: Gênero, Sexualidade, Racialidade e Afrofuturismo, este projeto de residência busca questionar os sistemas postos, a fim de apontar novas perspectivas. Construída em atos performáticos e abstrações, cenas audiovisuais e projeções, rimas e spoken-words, estas cenas não-lineares levarão o público a um “Não-Lugar” através de especulações inquietas sobre o que está entre. Projeto de Fhelipe Chrisostomo com provocação cênica de Roberta Estrela D'Alva e Pedro Granato.

 

 

CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

Monize Teix - Circuito

Música

05/04

20h

60 min

Livre

Gratuito

Brasileira, Mato-grossense, residente em São Paulo desde 1999, iniciou suas atividades artísticas através da música, desde os 4 anos de idade se destacava cantando na igreja, fazendo duetos com suas irmãs.

Amante dos estilos jazz-pop, Rap, Black, hoje no seu próprio estilo canta R&B e Trap Music, é compositora de suas próprias músicas. 

A cantora e compositora Monize Teix lançou, em 2015, seu primeiro single profissional '”Faz Assim”.

Fez seu primeiro show para centenas de pessoas em 2016 no Parque do Carmo, em Itaquera - Show da Transcontinental FM -  Sindicato dos Comerciários de SP - EVENTO (MULHER COM VIDA), comemorando o Dia da Mulher.

Seguindo carreira independente e passando por algumas produtoras, deu sequência nos lançamentos fazendo participações e colaborações com alguns artistas anônimos.

A cantora deu uma pausa e sua carreira em final de 2017, e em 2022 reiniciou suas atividades na música com seu lançamento “Day in Night”  fazendo seus fãs vibrarem com seu retorno.

No ano de 2023 fez um feat com um artista renomado do mundo do Funk MC Marks com “Licor chocolate”. 

A artista vem dando sequência e vindo com tudo Lançando recentemente sua nova música de trabalho “Surtado”, produzida por ''DJdan Taligado".

Monize Teix vem se destacando e deixando sua marca e apresentará sua música de trabalho autoral, “Day in Nigth” e “Surtado”, lançado recentemente,  podendo contar com uma música inédita.


Potyguara Bardo

Música

06/04
20h

60 min
Livre

Gratuito
Potyguara Bardo leva ao palco  a atemporalidade do disco “Simulacre”, acompanhada dos recentes singles “Curupira”, e das colaborações com Gaby Amarantos e Danny Bond nas faixas “Sangrando” e “Volte Sempre”. Potyguara Bardo é intérprete, compositora e drag queen natalense (RN). Em 2018, aos 22 anos de idade, estreia com o impactante disco Simulacre, após uma imersão junto à Incubadora de artistas DoSol. No álbum, a jovem drag queen apresenta a mistura viva que encarna em seus espetáculos, entre a ancestralidade, o pop e um experimentalismo que borra as fronteiras entre eles. “Meu som é uma viagem pelos aspectos que formam a personagem que a vida, com uma ajudinha minha, veio a moldar”, define.


Festival Vem Pro Palco

Múltiplas Linguagens

07/04
15h

300 min
Livre

Gratuito
O Festival Vem Pro Palco está contemplado no edital de Fomento a Múltiplas Linguagens da cidade de São Paulo. Este é um festival de múltiplas linguagens artísticas criado a partir dos moldes do "Open Mic", porém ampliando essa dinâmica com a presença de apresentadores mediando as apresentações, além de uma divisão de programação por expressões que organiza melhor a experiência do evento para o público, criando uma linha de sensações diferentes. Trazendo a música, o teatro e a literatura como principais pilares, os eventos têm duração média de 3 a 4 horas, sendo compostos por 30 números artísticos de até 5 minutos cada.


Além do Saci - Outros contos encantados - Circuito

Teatro

11/04

15h

 60 minutos 

Livre 

Gratuito

O projeto surge da emergência em contar outras histórias, lendas e causos das comunidades tradicionais paulistas e mestres de culturas populares tornando este conteúdo acessível para crianças, jovens e professores,. Os contos populares têm grande identificação com a cultura tradicional do Brasil devido a sua rica oralidade.


Batalha Grajaú Rap City

Música 
18/04
19h

180 min
Livre
Gratuito

Em meados de 2017 LADAKIPNIS (clube do berro), GAH MC (canela fina) e JPA EPYCENTRO com toda sua produção embarcaram em um projeto para o desenvolvimento de artistas locais. Assim nasceu a BATALHA GRAJAU RAP CITY que acontece duas vezes ao mês, sendo uma no Centro Cultural Grajaú e a outra no CDC (Colorado), onde reúne milhares de pessoas de todas as cidades, idades e gêneros. A BATALHA GRAJAÚ RAP CITY se tornou uma das maiores batalhas de Mc’s do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade. 


Altemar Dutra Jr. - Circuito

Música

19/04

20h

105 minutos

Livre

Gratuito

Neste show Altemar interpreta algumas faixas de seu novo CD, O Melhor de Mim, em fase final de mixagem. Ele conta com compositores do gabarito de Michael Sullivan e Paulo Massadas, Fábio Jr, Lincoln Olivetti, Arnaldo Antunes e Marisa Monte, Benito de Paula, Wando, José Augusto, Peninha e Antônio Marcos. Não esquece, entretanto, os hits de sua carreira, que o público que o consagrou exige em suas apresentações. Standards que fazem parte de um Tributo ao grande Altemar Dutra: Sentimental Demais, Risque, Contigo Aprendi e outros clássicos. Junto com ele a Banda Sensation, versátil que mistura ritmos e tradições, para fazer o público dançar.

A proposta é juntar trabalho autoral e música dançante da melhor qualidade.


Válvula de Escape - Guilherme Júnior 

Artes cênicas (stand up)

20/04
19h
60 min
Livre
Gratuito

Guilherme Júnior é ator e humorista com participações em séries como “Anderson Spider Silva” na Paramount+ e “Humor Negro” no Globoplay. Traz em seu espetáculo “Válvula de Escape” reflexões e questionamentos sobre os mais variados temas, sendo eles paternidade, masculinidade, pagode e dança, abordando tudo isso de forma leve e descontraída em um espetáculo que mistura as reflexões juntamente com a interação do público.


Funk na Praça
Música
21/04
13h
540 min
Livre
Gratuito

O Projeto Funk Na Praça tem como objetivo a valorização e reconhecimento dos artistas do gênero do funk, e também o reconhecimento dos artistas regionais que farão participação no evento. O projeto leva para as comunidades carentes artistas consolidados e nomeados do funk, proporcionando uma experiência gratuita exclusiva para aqueles que muitas vezes não têm tal oportunidade de lazer.


Slam do Grajaú

Literatura/Slam

26/04
19h30
120 min
Livre
Gratuito

A batalha de poesias faladas Slam do Grajaú, com 6 anos de atuação, tem duas coletâneas literárias lançadas ao longo de sua história e mais de 40 edições realizadas, com uma diversidade de público, poetas e jurades participando. Dos Extremos da sul, Slam do Grajaú!


Jacking Baile

Dança/Música

27/04
18h
180 min
Livre
Gratuito

O evento consiste em uma vivência  em House Dance com a proposta de experimentar a House Music, que tem como característica as batidas eletrônicas, feitas ao vivo. O evento é composto por uma Batalha House Dance 1X1 com premiação em dinheiro, showcases com grupos convidados e em sequência o baile. Tudo isso feito com presença de uma banda sonoramente diversa que tornará a experiência única, objetivando o fomento à cena House brasileira de maneira autêntica. 


Kizomba Pra Preto - A Ópera do Carnaval

Artes Cênicas/Performance

28/04
17h
80 min
Livre
Gratuito

A Ópera do Carnaval canta e conta histórias que iluminam e dão voz a tantos heróis que lutaram pela liberdade de seu povo. É a história de tantas mulheres que pariram a herança africana em nossa terra. Kizomba - a Ópera do Carnaval é um espetáculo popular que narra a travessia a partir da escravização do povo africano, a herança cultural, seus movimentos e histórias que motivaram a lutas de homens e mulheres pretas pela liberdade sufocada pelas mordaças sociais. Todas as transações e revoluções pretas tiveram o Samba como grande motivador, é ele quem move a manifestação contra a apropriação cultural e seu embranquecimento, e se o samba é o porta voz, as escola de samba, seus enredos e seus baluartes reescrevem a história, e são a grande vitrine nesta Ópera popular.

CENTROS DE CULTURAS NEGRAS


SARAU CATIVEIRO-ANIVERSÁRIO 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

10/04

20h

90 min (90 MINUTOS CADA APRESENTAÇÃO)

Livre

Gratuito

Faremos uma tradicional roda de Capoeira, no formato da Capoeira Angola com a tradição rítmica de bateria formada pelo Grupo Cativeiro Capoeira, três berimbaus, Berra Boi, Médio Gunga e Viola, dois pandeiros, um atabaque, um reco-reco e um agogô, e seus cantos tradicionais como: paranaue, manteiga derramo, camungerê, aidê, tempo do cativeiro, sai Catarina, Canoa virou entre outros cantos tradicionais e de domínio popular. Depois uma apresentação da Capoeira Regional onde os jogadores demonstram as suas destrezas e habilidades em alta performance e velocidade finalizando assim com Samba de Roda com muita alegria e ginga.


JOTACÊ 

Música

13/04 

19h

90 min

Livre

Gratuito

Jotacê é cantora e compositora da Zona Sul de São Paulo. Busca em sua arte fazer com que suas composições, potencializadas por sua voz, sejam fortes e empoderadas. A cantora traz em seu repertório uma variedade de melodias por conta da sua vivência inicial com a música gospel, que deixa seu show em um formato único e marcante, mesclando elementos do Pop e R&B. Atualmente, a artista tem se dedicado às gravações no Estúdio Casa Branca, para o lançamento de novos singles, enquanto prepara seu primeiro EP com previsão de lançamento ainda em 2024.


BAILE BLACK CCN

Música

13/04

17h

90 min

Livre

Gratuito

O Baile Black tem como proposta  reencontrar com o público que admira a Black Music e traz a nostalgia dos bailes blacks como Chic Show, Zimbabwe, Black Mad entre outros. De forma livre e aberta com o público presente, a cultura da dança faz bem para saúde e o bem estar das pessoas, pois o baile traz diversão, movimentação e descontração. Utilizando o DJ que como um maestro conduz o público com o famoso passinho, garantimos a alegria e entretenimento para o público de todas as idades. 



CENTRO CULTURAL OLIDO


Baile Do Síndico, Tim Maia por Frã Finamore 

Música 

05/04 

19h
60 min
Livre
Gratuito

Frã Finamore reuniu seus companheiros do espetáculo Homenagem Soul para prestar tributo a um dos nomes mais importantes do Soul nacional, Tim Maia.   Nessa edição especial em comemoração aos oitenta anos do artista, o repertório visitará grandes hits do cantor, mesclando suas canções mais dançantes e baladas arrebatadoras.


Realejo do Cultivo - Casa Floresta 

Intervenção Teatral 

05/04
90min
Livre
Gratuito

A intervenção artística do “Realejo do Cultivo” propõe uma ação cênica, que tem o intuito de chegar ao coração do público, desabrochando o partilhar de vivências, promovendo a escuta e a relação com a poesia. Em cena, o ator Anderson Maurício, utiliza ervas medicinais, as quais poderão ser experimentadas e tocadas, interagindo diretamente com as folhas de seu livro “Oráculo da Missão” que foi a inspiração para a criação da obra. 


Memória Hotel Mariana

Teatro

05 e 06/04

19h e 18h
60 min
Livre
Gratuito

O espetáculo Hotel Mariana foi criado a partir de relatos de sobreviventes da tragédia de Mariana (MG), que ocorreu em novembro de 2015, e foram coletados por Munir Kanaan, idealizador e pesquisador do projeto, uma semana após o desastre. Com direção de Herbert Bianchi e dramaturgia de Munir Pedrosa e Herbert Bianchi, o espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell - 2017 na categoria Autor. A peça usa a técnica verbatim e tem em cena atores que usam fones de ouvido e reproduzem instantaneamente os relatos reais que estão ouvindo. Eram quase três e meia da tarde de 5 de novembro de 2015, um dia quente, como de costume no vale do Rio Doce, quando a barragem de rejeitos de minérios de Fundão, em Mariana-MG, com cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa, rompeu-se sobre os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Depoimentos perturbadores e surpreendentes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham. Da criança do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista de direitos humanos à aposentada que escreve poemas, somos convidados a escutar os sobreviventes que, com suas histórias, traçam um panorama político, histórico e cultural do nosso país.


Homenagem Soul - Frã Finamore

Música 

26/04

19h
60 min
Livre
Gratuito

Com Friv Finamore, o show faz uma ode à artistas que ajudaram a criar essa estética moldando a cena que dominou o mundo. O espetáculo conta com releituras de artistas internacionais como Ray Charles, Marvin Gaye, Michael Jackson e Amy Winehouse. Representantes nacionais do estilo como Cassiano e Tim Maia, também ganharam versões de seus sucessos. 

 

CENTRO CULTURAL DA PENHA

SPCINE: A MENINA E O MAR
Cinema
05/04
14h
120 min
Livre
Gratuito

O filme conta a história de duas crianças, um menino e uma menina, que possuem formas completamente diferentes de enxergar o mundo. E o mar, que abraça este encontro. Ele, com medo do que as águas podem trazer, e ela, que encontra poesia em cada grão de areia, aprendem juntos, que para apreciar a vida, basta se entregar aos sentidos. É nessa conexão que nasce uma história de superação, lições e uma experiências transformadoras.

 

 

Sexta do Riso - Rodrigo Caceres e Gigi Bifulco
Artes Cênicas / Stand up
05/04
20h
60 min
Livre
Gratuito

O humorista Rodrigo Cáceres, considerado um dos melhores imitadores de vozes do Brasil, é conhecido pelas imitações de celebridades, tendo mais de 100 vozes no repertório. No show, também entrega dublagem ao vivo, música e imitações, como a sua imitação mais querida, do personagem dos Trapalhões, o eterno Zacarias, a qual surpreende e emociona o público pela semelhança. Um espetáculo versátil e engraçado. Não é à toa que Rodrigo Cáceres é conhecido como um verdadeiro "showman". 

Gigi Bifulco é comediante e atriz. É versátil e carismática. Começou no Standup Comedy setembro de 2019, mas com a pandemia só pegou firme mesmo em 2021 quando criou o grupo “Comedia das Braba” que tinha como nicho o humor feminino e o exposed dos comediantes homens no quadro Macho Frito. Atualmente integra o PPK Show,

 

 

Circo Zika 

Circo

06/04

15h
50 min
Livre
Gratuito

O palhaço Abelardo Biloba está com problemas de relacionamento com sua grande artista: A Pulga Acrobata Juliette e por isso está contratando artistas de todas as espécies para o seu cirquinho! A vaga é preenchida por um finório personagem nunca visto antes: um mosquito que é Zika! e essa nova relação pode causar um enorme estrago. Um espetáculo que cabe dentro de uma mala e está cheio de gambiarras, traquitanas e ilusões.

 

Cordel Fabuloso - Circuito 

Teatro infantil

06/04

16h
50 min
Livre
Gratuito

Com magia, humor e música, o espetáculo traz para o palco expressões e musicalidade típicas de cordel na história de duas garotas aventureiras que carregam um baú cheio de fábulas. Em um cenário envolvente e figurinos coloridos, Cora e Nina precisam transportar esse baú por uma estrada, mas o peso da bagagem faz com que as meninas dividam algumas fábulas com a plateia para facilitar a caminhada. Com reflexões e muita diversão, o público é convidado a interagir do começo ao fim do espetáculo, sendo levado para um universo lúdico e cheio de magia.


FESTIM - LIBERTAT

Música

06/04

18h30
60 min
Livre
Gratuito

O grupo LIBERTAT, por meio da música de países latinos, busca retomar e valorizar a memória, pluralidade e riquezas que as diversas culturas latinas têm no território, o grupo

apresenta canções de domínio publico ou de autores desconhecidos da Bolívia, Argentina, Peru, Equador, Colômbia, Paraguai e Chile, em formação que mescla instrumentos andinos com instrumentos sinfônicos. As canções são apresentadas em arranjos instrumentais com charango, zampoña, quena, bombo, violoncelo, vibrafone e vozes.

 

 

Altemar Dutra Jr - Circuito

Música

06/04

20h
60 min
Livre
Gratuito

Neste show Altemar interpreta algumas faixas de seu novo CD, “O Melhor de Mim”, em fase final de mixagem. Ele conta com compositores do gabarito de Michael Sullivan e Paulo Massadas, Fábio Jr, Lincoln Olivetti, Arnaldo Antunes e Marisa Monte, Benito de Paula, Wando, José Augusto, Peninha e Antônio Marcos. Não esquece, entretanto, os hits de sua carreira, que o público que o consagrou exige em suas apresentações. Standards que fazem parte de um Tributo ao grande Altemar Dutra: Sentimental Demais, Risque, Contigo Aprendi, Somos Iguais e outros clássicos. Junto com ele estará a Banda Impérium, versátil que mistura ritmos e tradições, para fazer o público dançar. A proposta é juntar trabalho autoral e música dançante da melhor qualidade.

 

Umbanda, Nossa Natureza - Musical

Música

07/04

18h
120 min
Livre
Gratuito

Uma menina em busca de entendimento sobre sua natureza humana e a espiritualidade que envolve o nosso planeta é convidada por sua mentora espiritual a fazer uma viagem mágica e inesquecível pelo mundo dos Orixás, Guias e mentores. Esta viagem lhe trará respostas sobre a Umbanda e a conexão desta religião maravilhosa com os elementos da natureza e a forma como agem com o propósito de proteger o nosso lar. O projeto Guerreiros de Aruanda Musical surgiu da necessidade de um grupo de Umbandistas de cantar para a nossa amada e querida Umbanda, fora das quatro paredes do seu Terreiro, a Irmandade Ubirajara do Peito de Aço. O Guerreiros de Aruanda Musical tem como missão levar aos corações a emoção da música, a simplicidade dos pontos, a profundidade de cada letra e o amor presente na harmonia do canto.

 

Corpos Frágeis - Abril pra Dança

Dança

10/04

20h
60 min
Livre
Gratuito

Corpos Frágeis coloca em cena a poética do feminino enquanto potência sensível. A pesquisa partiu do livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas” de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez, que reúne a vida e obra de nove mulheres, dentre as quais destacamos Frida Kahlo e Virginia Woolf. Em comum entre elas está o fato de terem sido figuras expoentes de seu tempo, desbravando questões de gênero e enfrentado condições específicas de seus corpos relacionadas a doenças, acidentes e vícios. Em Corpos Frágeis não há personagens ou traços específicos dessas mulheres, e sim o interesse em discutir o feminino, considerando fragilidade e força como paradoxos próprios da existência.

 

Sexta do riso - A Tia é Show
Artes cênicas/Humor

12/04
20h
60 min
Livre
Gratuito

O ator Guilherme Uzeda, que já foi do espetáculo Terça Insana, participou do humorístico Multishow e hoje está na TV Gazeta com sua personagem Tia no Programa Mulheres da Cátia Fonseca e Mamma Bruschetta, traz A TIA É UM SHOW.

 

Vivência de cantos e danças indígenas
Cultura indígena
13/04
15h
60 min
Livre
Gratuito

Vivência de Cantos e Danças, e roda de conversa com interação do público com o Grupo Yamititkwa Sato, composto por indígenas Fulni-ô, de Águas Belas (PE), o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua (o Ia-tê).

 

Marcelino - Circuito

Circo

13/04

16h
50 min
Livre
Gratuito

O espetáculo é um solo de um palhaço equilibrista mágico musical. Marcelino é um maestro excêntrico que compõe com tudo que está à sua volta. Clown, aporta diálogos e conflitos construindo pequenas composições com seu grande aparelho de equilíbrio, sua musicalidade e mágicas. Sob um fio ele dança, canta e emociona num tom “chapliniano”.

 

PENHA RAP - Com Marcellius b. e Zé Koé QCS - Quente Como o Sol

Hip Hop
14/04
15h
60 min
Livre
Gratuito

QC Quente como o sol (vulgo QCS) é um grupo que nasceu dia 03/03/2020 com o objetivo de resgatar a autoestima para o povo preto e desenvolver formas de pensar além dos padrões convencionais. Através da união entre artistas de áreas distintas  (samba, funk, poesia e música eletrônica), cada artista coloca sua influência e personalidade de formas particulares em cada faixa criada. O grupo adota uma postura incomum em relação aos gêneros musicais, com faixas que vão de R&B ao Dubstep. QCS tem faixas musicais no gênero de: Reggae, Love Song, Boom Bap, Trap, Funk, R&B, Rock, Dubstep e House. “Ser livre para criar” é umas das frases adotadas pelo grupo em todos os seus processos criativos.

 

O guerreiro e o Curupira 

Teatro
17/04 e 20/04
20h
60 min
Livre
Gratuito

O GUERREIRO E O CURUPIRA é uma história indígena que narra a vontade de um guerreiro ganhar o respeito do seu povo. Para isso acontecer ele decide sequestrar o filhote de curupira, mas as coisas não saíram conforme o planejado, resultando numa grande aventura e aprendizado para ele e para toda a humanidade.

 

Fulni-ô – (Re)existir – Formação para Colaboradores, Arte Educadores
Cultura indígena
19/04
10h
120 min
Livre
Gratuito

Vivência Com o Grupo Yamititkwa Sato, composto por indígenas Fulni-ô, de Águas Belas (PE), o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua (o Ia-tê). Nesta atividade a abordagem é em caráter formativo, será abordado temas como Marco Temporal, terras indígenas, escolas na aldeia, infância, oralidade.

 

Sexta do Riso – Dinho Machado
Artes cênicas / Stand up
19/04
20h
60 min
Livre
Gratuito

Dinho Machado traz aos palcos do CCP os destaques da nova geração do humor onde os artistas apresentam seu material de cara limpa de maneira irreverente com observações do cotidiano onde todos se identificam.

 

Vivência: Brincadeiras indígenas
Cultura indígena
20/04
16h
120 min
Livre
Gratuito

Vivência com o Grupo Yamititkwa Sato, composto por indígenas Fulni-ô, de Águas Belas (PE), o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua (o Ia-tê). Atividade voltada para o público infantil, infanto-juvenil, onde será realizado, pintura facial (tinta própria para rosto atóxica) cantos, danças, brincadeiras indígenas, roda de conversa e interação do público.

 

A idade da peste

Teatro adulto
24, 25, 27 e 28/04
Quarta, Quinta e Sábado às 20h. Domingo 19h
80 min
16+
Gratuito

Uma mulher branca assiste ao assassinato do filho da empregada, acossado pela polícia, dentro da sua casa de classe média alta. O episódio desencadeia um profundo exame de consciência em que os desejos inconfessados da branquitude emergem como um marcador racial aterrorizante, questionando a própria possibilidade de justiça em um mundo feito à imagem e semelhança dos brancos.

 

Sexta do Riso – Romarinho Ferreira Cassio Moys
Artes cênicas / stand up
26/04
20h
60 min
Livre
Gratuito

Através do teatro, a arte faz parte da vida de Romarinho Ferreira desde muito cedo. Natural de Bahia reside em São Paulo, atua como comediante, roteirista e ator, sendo considerado um dos grandes nomes expoentes da nova geração da comédia. No stand up comedy desde 2016, o artista traz temas como rotina, sexualidade, viagens, cultura negra, conselhos amorosos e de vida. Atualmente o artista se apresenta com textos autorais em comedy clubes de SP e região. O artista faz parte de dois grandes grupos de comédia, o Guetto composto por Yuri Marçal, Jhordan Matheus e Felipe Ko e o Fofoca Comedy com Felipe Kot e Guilherme Junior. Cassio Moys faz parte da nova geração da comédia Stand Up. Vem se destacando cada vez mais na cena da comédia, abrindo shows de grandes nomes do humor atual e participando de noites de comédia de renome como: Beverly Hills, Noite da Comedia Stand Up, Noite de Stand Up Beth Faria e entre outros.

 

A menina do candeeiro
Teatro infantil 

27/04 e 28/04
Sábado 16h. Domingo 15h
50 min
Livre
Gratuito

Uma menina que carrega seu candeeiro aceso vê-se de repente sem luz. A peça trará a saga desta menina andarilha em busca de reacender sua chama.

 

FESTIM - Rocha Man
Música 

27/04
8h30
60 min
Livre
Gratuito

Rocha Man em suas apresentações traz uma abordagem artística que mergulha no cotidiano das comunidades negras periféricas. Suas músicas são ricas em metáforas, analogias e aliterações, narrando anseios, revoltas, ambições e paixões Os ritmos que compõem sua sonoridade são uma fusão envolvente de afrobeat, trap, rasteiro, pagodão, piseiro e funk. Sua proposta é evidenciar a conexão intrínseca entre a música negra e a estética, seja nos cantos das periferias brasileiras ou transcendo fronteiras oceânicas. Além disso, em suas apresentações, Rocha Man conta com a participação especial de Beat Gueto e DJ DW.

 

 

CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

 

Um olho Sol
Artes visuais/Exposição
05/04 a 04/05
19h
30 dias
Livre
Gratuito|
A exposição “Um olho Sol” é o nome dado ao conjunto de fotografias feitas por Daniel Alexandrino após ter sofrido a perda da visão total no olho direito e oitenta por cento do olho esquerdo, devido a um glaucoma. As fotos apresentadas, revelam cenas do cotidiano periférico onde a beleza  surge em cenas simples, em que prevalece mais a sensibilidade que propriamente a técnica e onde a percepção  da iluminação natural e sombras são, de fato, a inspiração.p

Inventor de Sonhos
Teatro 
13/04
15h
60 min
Livre
Gratuito
Conta a história de dois aprendizes que entram escondidos no atelier de Leonardo da Vinci. Descobrem no mesmo uma máquina do tempo que por descuido ligam, trazendo-os para 2021, ou seja, 500 anos depois. Começa uma aventura nos dias de hoje e a encenação de fábulas do artista. Com ajuda de bonecos - teatro físico- adereços, música e muita imaginação, os atores homenageiam o mestre contando as fábulas de Leonardo da Vinci para o público.

OSL – Orquestra de cordas
Música
14/04
11h
60 min
Livre
Gratuito
Orquestra formada por músicos amadores que tiveram sua iniciação musical na Casa de Cultura de Santo Amaro. Atualmente, têm residência artística no Teatro Paulo Eiró.

World Creativity Day (evento mundial - ONU)
Multilinguagens
20/04
10h
8 horas
Livre
Gratuito

É o maior festival colaborativo do mundo. Em 2014 o Dia Mundial da Criatividade foi idealizado no Brasil por Lucas Foster e em 2017, a ONU estabeleceu o dia 21 de abril  como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O tema oficial em 2024 é INTELIGÊNCIAS PLURAIS, o evento acontecerá em 55 cidades do país e, na cidade de São Paulo, 11 bairros participarão deste evento.

Terça Maior – Homenagem ao Dia Nacional do Choro
Música
23/04
20h
60 min
Livre
Gratuito
O Regional Terça Maior é um grupo de Choro formado em 2017 por Rodrigo Moura e Edgar Moreira no Centro Cultural Santo Amaro durante as orientações artísticas de Maurício Pazz. Desde então, atuam com rodas, oficinas e apresentações didáticas. A estreia oficial foi no dia 23 de abril de 2019, data de nascimento de Pixinguinha e dia nacional do Choro. Essa proposta, em comemoração aos 5 anos do grupo, consiste em realizar um evento com uma roda de conversa e um show com o mestre Luizinho 7 cordas, além de uma roda de Choro aberta.

Dinho convida para quartas intenções 
Stand Up
10/04 e 24/04
20h
60 min
18+
Gratuito
Dinho Machado sobe aos palcos com seu novo show  de Comédia - Comédia com Pagode, onde traz histórias hilárias e  convidados da nova geração do humor nacional para fazer você gargalhar e se divertir com histórias e piadas do cotidiano. Cada show tem uma história e convidados diferentes.

Gritos no silêncio
Intervenção artística
26/04
19h
90 min
18+
Gratuito
Entre músicas e performances teatrais, as artistas vão explorando o tema sobre violência doméstica e familiar e o caminho percorrido por esta violência e as formas de enfrentamento a esta “chaga” que corroía a sociedade. Ao término da performance é realizado uma explanação sobre o assunto com bate-papo com o público.

 

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA

Fulni-ô – (Re)existir  – Construção de Maracás
Dança/ Música
05/04
10h
150 min
2+
Gratuito
Vivência Com o Grupo Yamititkwa Sato, composto por indígenas Fulni-ô, de Águas Belas (PE), o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua (o Ia-tê). O Maracá é utilizado geralmente para marcar o ritmo do canto e da dança durante cerimônias, festividades, ritos e outras manifestações culturais e sociais, possui grande poder espiritual, conecta com os ancestrais e com a espiritualidade que se manifesta nessa força, quando se balança a Maracá todo o universo entra em sintonia e equilíbrio; Sua forma redonda representa o planeta terra.

Gritando HC

Música 

06/04 

18h

60 min

Livre

Gratuito
Gritando HC foi formado oficialmente em 1995, mas desde 1992 já estavam criando os primeiros acordes nas garagens dos amigos, como já é de fato uma tradição das bandas vinculadas ao mundo do Rock, com o inspirador principal Donald junto com a Lê e algum tempo depois o Ritchie, baixista da banda. Sempre em busca de seus ideais e lutando contra as dificuldades habituais de uma banda independente, mas nunca deixando essas dificuldades abater, cada vez mais o Gritando HC se fortificava e com muita personalidade foram marcando e registrando a sua história no underground paulistano. Como resultado da dedicação do Gritando HC, o grupo tem quase 1000 demo-tapes vendidas.

 

Exposição - Bugre 

Artes Visuais/Exposição 

28/04 

15h00   

Livre

Gratuito

Kleberson Menezes Conhecido como Bugre, começou a pintar na rua em 1996, na região Central de São Paulo. Com forte influência da tipografia urbana paulistana, Bugre desenvolveu suas próprias letras abstratas que mais tarde se tornaram desenhos orgânicos. Autodidata, o artista incorporou todo cotidiano de superação das mais adversas situações de sua vida, em trabalhos com alta carga emocional.


CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

A Idade da Peste
Teatro Adulto
03/04 e 04/04
20h
90min
16+
Gratuito
Escrita por um dramaturgo negro para uma atriz branca, a peça tensiona marcadores identitários raciais e expõe o racismo como um flagelo de brancos: a que custo, e através de qual discurso, uma mulher de classe média alta se descobriria branca? Ao ver o filho da empregada ser morto pela polícia dentro de sua casa de classe média alta, Senhora C faz um profundo exame de consciência em que emergem os desejos inconfessados da branquitude e a inviabilidade da justiça em um mundo feito à imagem e semelhança dos brancos.

Delio Macnamara
Stand Up
11/04
20h
90min
16+
Gratuito
Em seu show solo, Delio Macnamara leva o público a uma jornada hilariante através de suas observações peculiares da vida cotidiana. Com seu humor afiado e perspicaz, Delio transforma situações comuns em fontes inesgotáveis de riso. Desde suas reflexões sobre tecnologia até suas experiências malucas do dia a dia, o show é uma montanha-russa de comédia inteligente e entretenimento garantido. Prepare-se para uma noite de risadas sinceras e uma perspectiva única sobre o mundo, tudo apresentado com o carisma inconfundível de Delio Macnamara.

Baile Melhor Idade
Dança
12/04
15h
120 min
Livre
Gratuito
Os bailes são a maneira mais impactante e direta de reunir não apenas a melhor idade, mas todas as gerações que buscam uma qualidade de vida. Cloves Gonçalves Marques Morador do bairro Vila Formosa com conhecimento de mais de 20 anos como professor de Dança Salão; além de coreógrafo. Desde o início da carreira com propósito de levar arte da dança para todos. Buscando sempre levar os benefícios que essa arte trás ; Já comprovados. Na região da Vila Formosa a mais de 20 anos com espaço e projetos tais como : Bloco Amigos de Vila Formosa; apresentações em praças e espaços públicos como praças. Nesse momento o objetivo é reunir um grupo que nesse momento da vida precisa  estar sempre conectado com a qualidade e com todos os benéficos que a arte da dança e música trazem.

A vida é uma comédia
Teatro Adulto
14/04
19h
60min
12+
Gratuito
Nesse solo de humor, Vida Vlatt encarna seis personagens, em uma hora de espetáculo. Cada um deles foi inspirado em tipos do cotidiano. As personagens são absolutamente diferentes, sendo que a primeira, é a conhecida do público, a empregadinha Ofrásia. Em seguida temos Carmela, uma vendedora fora da casinha , que diverte a plateia com sua espontaneidade. Severina vem em seguida contando um pouco de seus problemas por ter que sustentar 18 filhos. Logo após, teremos a presença ilustre de Sara Goldman, uma professora de arte culinária judaica,que irá preparar uma receita hilária para o público. A penúltima personagem será a vidente Mãe Maria de Fátima,que além de outras coisas, lê a sorte nos bolinhos de bacalhau. Quem não poderia faltar,é a criança de 3 anos,que se chama Magaléty e diverte a todos por sua irreverência. Ofrásia volta pra encerrar a apresentação, mas não sem antes, arrancar boas gargalhadas da plateia. Essa peça escrita por Vida Vlatt e dirigida por Cris Ferri, foi vista por mais de 100 mil pessoas e esteve em cartaz por mais de 5 anos. Uma comédia divertida que faz o tempo passar depressa.

Umbanda nossa Natureza
Peça teatral musical
20/04
20h
120 min
Livre
Gratuito
Uma menina em busca de entendimento sobre sua natureza humana e a espiritualidade que envolve o nosso planeta é convidada por sua mentora espiritual a fazer uma viagem mágica e inesquecível pelo mundo dos Orixás, Guias e Mentores. Esta viagem lhe trará respostas sobre a umbanda e a conexão desta religião maravilhosa com os elementos da natureza e a forma como agem com o propósito de proteger nosso lar.
A idealização é do grupo Guerreiros de Aruanda Musical, formado há três anos por músicos, atrizes, atabaques e bailarinos umbandistas. O Guerreiros de Aruanda abraça a missão de tocar e cantar pontos da Umbanda com uma nova roupagem, inserindo instrumentos de harmonia como os violões e teclados e produzindo arranjos vocais que elevam ainda mais o espírito de quem ouve.

Tricotando Palavras - NA VILA DO HEITOR
Música 
21/04
15h
50 min
Livre
Gratuito
O espetáculo "NA VILA DO HEITOR" narra a infância do maestro Heitor Villa-Lobos. Heitor era um menino muito inteligente e curioso, seu apelido era Tuhu, pois adorava imitar o som do trem e de tudo que escutava. E de tanto escutar ainda criança se encantou pela música. A apresentação é permeada pelas cantigas de Heitor Villa-Lobos para crianças, e conta com bonecos. O Tricotando Palavras pesquisa o Teatro, a Contação de Histórias, a Música e as Brincadeiras tradicionais há treze anos.

Paulo Mansur
Stand Up
25/04
20h
90min
16+
Gratuito
Em seu show solo, Paulo Mansur entrega um espetáculo de comédia que transcende os limites do humor convencional. Com uma abordagem irreverente e uma visão peculiar da vida, Mansur guia o público por um mundo onde o humor se encontra em cada esquina. Desde suas experiências pessoais até suas observações sarcásticas sobre a sociedade, o show é uma celebração autêntica da comédia contemporânea. Prepare-se para uma noite repleta de risadas contagiantes, histórias surpreendentes e a sagacidade única de Paulo Mansur, onde a diversão está garantida e as fronteiras do riso são constantemente desafiadas.

 

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

 

Baile Under Sesh
Música
07/04
16h às 20h
12+
Gratuito
O baile Under Sesh retorna a São Paulo no mês de abril para mais uma noite de valorização da cultura Hip Hop. A Under Sesh abre as portas em todo o Brasil para os novos nomes de destaque do rap nacional. Pela primeira vez no CCJ, o baile apresenta o rapper Supperbiro, apresentando as músicas de seu mais recente trabalho, o EP “Querência. Para enriquecer ainda mais o baile, a presença da cantora mineira Nabru, que promete agitar a noite e representar a cena underground lo-fi de São Paulo.

Gerifonsa: O Mini Circo Ambulante com Palhaço Fonso
Circo
11/04
10h às 11h e das 14h às 15h
Livre
Gratuito
Espetáculo de circo para todas as idades com Dario França, que dá vida ao palhaço Fonso, um dos integrantes da Cia Singular. O espetáculo Gerifonsa traz um pequeno circo móvel que circula pelas ruas como um carrinho de comércio, porém o produto aqui é a arte do circo. Repleto de mágicas, malabares, mímica e ventriloquia, diverte crianças e adultos com humor popular e cativante.


Encontro de Cordas
Intervenção artística
13/04
14h às 17h
Livre
Gratuito

Capoeira: Encontro de Cordas é um projeto cultural que busca promover e preservar a cultura afro-brasileira urbana, especialmente através da prática da capoeira. O termo encontro de cordas é associado à transformação do capoeirista, indicando uma jornada de consciência sobre a extensão do caminho a ser percorrido na prática da capoeira. O projeto envolve uma equipe diversificada de profissionais, incluindo professores, arte educadores, monitores e articuladores de rede. Eles trabalham em conjunto com o propósito de perpetuar e disseminar a cultura afro-brasileira urbana, realizando ações em locais públicos, escolas, ONGS e eventos sociais. 


CCJ Apresenta: Noite Pernambucana com Lúcio Maia, Tagore e Barbarize 

Música
14/04
15h às 20h
Livre
Gratuito

O músico pernambucano Tagore canta pela primeira vez no palco do CCJ, apresentando as canções de seu novo álbum, "Barra de Jangada", além de apresentar um repertório que vai passear por toda sua carreira, com músicas como "Pineal", "Drama" e "Mudo", que fizeram do artista um dos nomes mais importantes da nova cena alternativa e psicodélica do Brasil.
O repertório do Lúcio Maia Trio trafega entre as canções do álbum homônimo de 2019 do guitarrista, com canções de outros artistas, como Bill Whiters, Kraftwerk, Jorge Benjor entre outros.
E a banda Barbarize, um duo do Afro Pop de Recife, origem e regionalidade fazem parte dos seus ingredientes. Quando se pensa nessa mistura, o resultado é uma música ritmada e múltipla.


Trio Golada – Forrozin de Sábado no CCJ
Música
20/04
17h às 19h
Livre

Gratuito

O Trio Golada realiza ações e concertos que vem dando ênfase ao resgate da cultura nordestina e de toda manifestação que emita o DNA Brasil.


Cordel Fabuloso - Circuito
Teatro
25/04
10h
Livre
Gratuito
50 minutos
Com magia, humor e música, o espetáculo traz para o palco expressões e musicalidade típicas de cordel na história de duas garotas aventureiras que carregam um baú cheio de fábulas. Em um cenário envolvente e figurinos coloridos, Cora e Nina precisam transportar esse baú por uma estrada, mas o peso da bagagem faz com que as meninas dividam algumas fábulas com a plateia para facilitar a caminhada. Com reflexões e muita diversão, o público é convidado a interagir do começo ao fim  do espetáculo, sendo levado para um universo lúdico e cheio de magia.



TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO


Nós Não Andamos Só

Circo
05/05

20h
Local: Palco
65 min
14+
Gratuito
Circo, teatro, dança e música são as linguagens utilizadas para expor histórias contemporâneas relacionadas à temática LGBTQIA+. Espetáculo-manifesto circense onde trapézio, corda lisa, acrobacias, faixas aéreas, equilíbrios sobre mãos, pirâmides e tecido são usados como plataformas para a investigação de diferentes histórias. Uma amostra da diversidade do mundo contemporâneo e suas violentas contradições.

 

POETICAST EP 10
Podcast / Entrevista
10/04
10h
Local: Palco
Duração: 4h
Livre
Gratuito
CASA POETICAST é um programa de podcast (entrevista) sobre arte, cultura, educação e poesia marginal e/ou periférica. Com publicação de conteúdo mensal voltado para jovens e adolescentes, a ideia é aproximar a juventude de temas e convidados/as de reconhecimento público ou notório saber, como também apresentar a estrutura do Teatro Flávio Império, tanto física como administrativa. 

Sentido Proibido

Circo
11,12 e 13/04

20h
Local: Palco
60 min
14+
Gratuito
Sentido Proibido é um espetáculo de Circo que desafia a gravidade e preconceitos ao criar a dramaturgia a partir dos desafios encontrados no processo de criação. Em cena, três acrobatas e um ator utilizam suas pesquisas de movimentos expressivos para ressignificar padrões vazios. Mastro chinês. Trapézio, Lira, Parada de Mão e Máscara serão ferramentas para as personagens se comunicarem com o público.

 

Nome do evento: Nasci Fulni-ô
Intervenção artística / vivência indigena
14/04
10h
Local: Palco e área externa
180 min
Livre
Gratuito
O projeto Nasci Fulni-ô: A Etnia que Resiste por sua Oralidade tem por objetivo contribuir para a promoção e fomento da cultura indígena, estimulando e democratizando a diversidade cultural existente no Brasil, O projeto apresenta as tradições praticadas por povos originários do Brasil, evidenciando a oralidade como maneira de resistência. 

 

Sarau Indígena Ipamakã

Sarau
14/04

16h
Local: Oca
60 min
Livre
Gratuito
O Sarau Indígena Ipamakã traz conhecimentos herdados por seus ancestrais através de músicas, danças, contação de história e poesias, entre outras linguagens artísticas. Tudo de forma lúdica, tentando aproximar o público da história e cultura.


Bailando la Vida y la Muerte

Teatro / performance

19/04

20h

60 min

14+

Gratuito

Bailando la Vida & la Muerte trás pra cena, através do signo do duo, os fundamentos da existência e do mundo como conhecemos. Vida e Morte atravessam uma saga ao encontro do equilíbrio, se encontrando com outros polos opositores. A pesquisa das Orosboros passa pelo conhecimento popular e cultural sobre Vida e Morte, em diversos países da América Latina. Orosboros é formada pelas artistas Gabs Ambròzia e Nata da Sociedade, que trabalham juntas há quase 10 anos. Há 3 anos as artistas fundaram o coletivo para articular, entre corpos trans, possibilidades de criação.

 

O Caso Severina

Teatro Adulto
20 e 21/04

20h
Local: palco

60 min
Livre
Gratuito

Inspirada em fatos reais, ocorridos no agreste pernambucano em 2011, a peça narra a história de uma agricultora de 44 anos que mandou matar o próprio pai. A notícia de jornal serviu como base para a construção do texto e do espetáculo, através de uma metodologia desenvolvida pelo grupo onde um fator social se transforma num ato teatral.

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA


Ouvindo Passos
Dança
05 e 06/04
19h
50 min
Livre
Gratuito
Quais gestualidades acompanham as oralidades de contadores de histórias, poetas populares e familiares no universo das culturas negras? Coreografar esses gestos é a proposta aqui. O corpo é território onde transitam narrativas e memórias diversas; então parte-se da inquietação de como, cenicamente, essas narrações se corporificam do ponto de vista dos sujeitos.

Eu não sou Daqui
Dança
12 e 13/04
19h
50 min
Livre
Gratuito
A criação em dança e performance Eu Não Sou Daqui aborda a questão da identidade, das travessias entre lugares, culturas e linguagens artísticas, e a condição de estrangeira da proponente às tradições que pesquisa e com as quais trabalha há mais de uma década: o flamenco e as danças tradicionais populares brasileiras.

 

Ponte para Além dos Extremos
Dança
19/03

19h
50 min
Livre
Gratuito
Uma jornada nos bastidores da vida de artistas comuns das periferias, revelando os desafios intrínsecos de viver da arte. Este documentário mergulha nas vidas desses talentosos indivíduos, destacando suas habilidades únicas e histórias cativantes. Ao abordar a complexidade de enfrentar a vida com a arte como sustento, o filme oferece uma visão detalhada das dificuldades que moldam essas jornadas artísticas. Com performances que capturam a essência de suas trajetórias, "Ponte para Além dos Extremos" humaniza a experiência artística, apresentando uma perspectiva autêntica e inspiradora.

 

Jacking Baile
Dança
20/03
17h
180 min
Livre
Gratuito
Vivência em house dance com a proposta de experimentar a House Music, que tem como característica as batidas eletrônicas feitas ao vivo. O evento é composto por uma Batalha de House Dance 1x1 com premiação em dinheiro, showcases com grupos convidados e um baile para fechar a noite.



CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO


Exposição Hoje Tem Espetáculo
Data e horário: Segunda a sexta das 10h às 18h 

Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 18hrs.

(Fecha às terças)

Local: Centro de Memória do Circo - Térreo e Sobreloja (Av. São João, 473, Galeria Olido)

Livre
Gratuito

A Exposição Hoje tem Espetáculo! tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé. Já foi visitada por mais de 300 mil visitantes e ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, além de sala no térreo, estando dividida em três núcleos: Linha do Tempo, Famílias e Artistas de Destaque. Apresenta aspectos diversos da atividade circense representados em maquetes, e incorpora à área expositiva um espaço de convivência denominado Café dos Artistas. Possui cerca de 300 imagens de autores diversos, documentos tridimensionais e audiovisuais.

Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP)
Circo

Data e Horário: Segundas-feiras, às 14hrs

180 min

Local: Vitrine da Dança (Av. São João, 473, Galeria Olido)

Livre

Gratuito

O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria. Atualmente os Encontros ocupam o espaço no Centro de Memória do Circo e dividem sua programação em cinco tipos de ações, sendo uma maneira de se aprofundar nas diversas formas de estudo. Sendo elas:

-Apresentações de números ou espetáculos (principalmente que estão em processo de criação), na sequência acontece uma roda de conversa, momento em que o artista recebe os feedbacks do público, instigando a criatividade do artista com novas ideias;

- Dia de convidados de notório saber: conversas com artistas que, através de suas vivências no mundo da palhaçaria, estão dispostos a trocar conhecimento sobre suas trajetórias na arte, suas pesquisas cômicas, seus trabalhos futuros, entre outros;

- Dia de filmes/documentários: a pesquisa acontece através de projeções de filmes e/ou documentários e ao final do encontro, o grupo forma uma roda de bate-papo para refletir sobre o que foi visto, aprendendo uns com os outros através da experiência individual de cada pessoa;

- Dia de Estudos Teóricos: lançamento de livros, conclusões de curso, dissertações, entre outros. Sempre no fim é feita uma conversa sobre o que foi apresentado, para o grupo se aprofundar na pesquisa demonstrada.

Visitas Mediadas às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
Datas e Horários: Segunda a sexta das 10h às 18h
Linguagem: Museologia / Visitas Mediadas

Local: Centro de Memória do Circo (Av. São João, 473, Galeria Olido)

Livre

Gratuito
A equipe do Centro de Memória do Circo conduz visitas mediadas às reservas técnicas para grupos, de 5 a 10 pessoas. Agende sua visita via e-mail, inscrições: memoriadocirco@gmail.com


Picadeiro Aberto
Circo
29/04
14h

Local: Centro de Memória do Circo (Rua Dom José de Barros, em frente a Vitrine do Circo - Sala Mestre Maranhão)
180 min

Livre
Gratuito
O Picadeiro Aberto é um evento que proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros,  rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.



CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES


Teko Show
Circo
02/04
14h
Local: Biblioteca
60 min
Livre
Gratuito
Teko Show apresenta espetáculo interativo em que o público vai se divertir e se impressionar com as trapalhadas de Teko, que apresenta um show com muita recreação cultural, malabarismo, palhaçada e surpresas para crianças, jovens e adultos.


A Última Roupa do Rei
Teatro
11/04
14h
60 min
Local: Teatro
Livre
Gratuito
Um Rei que não poupa recursos e investe todo o seu ouro em roupas novas, recebe dois forasteiros tecelões que surgem oferecendo uma descoberta inovadora: a tecnologia de tecer um tecido que somente os inteligentes podem ver. O desenrolar da história conta com três funcionários do Rei: o Bispo, General e Primeiro Ministro que são encarregados de inspecionar de perto o trabalho dos tecelões. E as senhoras Delfina, Adelaide e Rosário são um recorte do povo presente no espetáculo para expor opiniões diversas sobre as extravagâncias do Rei. A notícia do tecido inovador se espalhou por todo o reino, mas e agora? Quem será capaz de ver a roupa nova do Rei? Um espetáculo da Cia do Café que surgiu em 2017 com um grupo de atores buscando expressar impressões do mundo pelas artes cênicas.

 

Baile Black
Música
13/04
19h
Local: Teatro
180 min
16+
Gratuito

Música, batalha de dança e intervenções artísticas como grafite, pintura em tela e muito groove com atividade que valoriza a cultura hip hop.

 

Labirinto A Legião
Intervenção artística
14/04
14h
Local: Teatro
180 min
12+
Gratuito

O labirinto é uma experiência interativa que coloca os jovens no centro da ação, criando um senso de imersão e estimulando os sentidos de uma forma única. Essa “sensação de pânico e excitação” compartilhada em grupo, como é desenhada a logística, cria uma atmosfera socialmente envolvente e memorável. O labirinto possui uma série de membros de produção, posicionados em locais estratégicos, para auxiliar os atores e concomitantemente o público, entendendo as limitações de cada pessoa que transpassa o espaço, corroborando para uma experiência agradável a todos, de forma segura e respeitosa.

As Aventuras Atrapalhadas de Gibiló e Graveto
Circo
16/04
14h
Local: Teatro
45 min
Livre
Gratuito
Abandonado por seus companheiros de picadeiro, Gibiló, “O Rei do Poropopó”, procura um novo parceiro para, com ele, retornar aos tempos de sucesso do Circo Pirilampo,do qual foi dono e estrela principal. Assim encontra GRAVETO, palhaço fanfarrão que, para ganhar o emprego no circo, deverá passar por vários testes. Esta atrapalhada e divertida audição fará o público, de todas as idades, rir e se emocionar, relembrando, revivendo ou conhecendo pela primeira vez, velhas e marcantes esquetes da arte circense.

Miss e Mister CFCCT – Especial Aniversário de Cidade Tiradentes 

Performance
20/04
14h
Local: Teatro
180 min
Livre
Gratuito

São 20 mulheres e 20 homens que estarão concorrendo ao título de Miss e Mister. Na passarela vão mostrar autoestima, autocuidado, animação, estilo, simpatia, personalidade e beleza, que serão avaliados por oito jurados, quatro mulheres e quatro homens.

To Velha Mais To Na Moda
Stand Up
21/04
18h
Local: Teatro
60 min
Livre
Gratuito
Através de olhar bem humorado, a atriz fala da terceira idade num texto bastante engraçado, que arranca muitas gargalhadas da plateia. Comparações hilárias e observações incríveis marcam presença neste show de humor.

Girimunda A Girafa que Queria Comer o Sol
Circo
23/04
14h
Local: Biblioteca
60 min
Livre
Gratuito

Girimunda é uma girafa muito bonita e tem o maior pescoço da floresta, mas era meio arrogante e antipática. Não satisfeita com sua beleza, um dia tem a ideia absurda de deixar a floresta em busca do sol, para comer um pedacinho dele e ficar ainda mais bonita! Vai embora, abandonando, inclusive, sua irmã mais nova, Gigi.

 

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ


Vittu

Música / MPB

05/04

19h 

60 min

Livre

Gratuito

VITTU apresenta em seu espetáculo uma celebração à soul music brasileira. Com referências a Tim Maia, Sandra de Sá, Cassiano, Ed Motta, Fat Family, Almir Ricardi, Bebeto, o artista levará ao público um show dançante, repleto de clássicos da MPB brasileira.


Show Ambulantes

Música/Reggae

06/04

19h 

60 min

Livre

Gratuito

AMBULANTES apresentam seu novo álbum homônimo, com as vozes de Regiane Cordeiro e Elaine Alves, trazendo a potência dos vocais e poesias femininas. Os versos são um convite à uma nova forma de relação humana para o bem estar social, evocando a força interior de cada um de nós na busca pela superação. O novo álbum é composto por músicas inéditas e autorais, que mostram uma música reggae conectada a uma versatilidade musical da banda. As faixas que compõem esse trabalho são frutos de um processo de composição coletiva com uma visão crítica e reflexiva da atualidade.


Jazz Café 

Música/Jazz

07/04

11h 

60 min

Livre

Gratuito

Jazz Café é um combo musical formado por Aquiles Faneco na guitarra e Geremias Tiófilo no saxofone. O duo interpreta standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas que vão do Jazz a Bossa, passando pelo Pop, Choro e Música Latina, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida no método V60.


A última roupa do Rei

Teatro Infantil

07/04

15h 

60 min

Livre

Gratuito

A Cia do Café propõe uma contextualização do conto A roupa nova do Rei (1837), de Hans Christian Andersen, apresentando cenas com linguagem não realista, e fazendo uso do bom humor. Questionamentos são apresentados de forma inteligente ao público, por meio de inserções de uma estação de rádio e de personagens como três senhoras que observam cada extravagância do Rei e às vezes interagem com o público com suas ações e falas inusitadas. O espetáculo dialoga com a realidade do público infanto-juvenil criando possibilidades para refletir sobre quais distorções e ilusões aderimos para ocuparmos um espaço nas mídias digitais ou mesmo para sermos aceitos. 


Dêza

Música / MPB

12/04

19h 

60 min

Livre

Gratuito

Dêza, cantora, compositora e alagoana radicada em São Paulo, propõe um tributo em homenagem ao renomado artista alagoano Djavan. Sua performance traz ao público canções que evocam momentos únicos e nostálgicos, celebrando a rica herança musical de sua terra natal.


Rodrigo Alarcon 

Música / MPB

13/04

19h 

60 min

Livre

Gratuito

Rodrigo Alarcon é um cantor e compositor paulista que se destaca na Música Popular Brasileira contemporânea. Dono de uma das mais deliciosas vozes da nova geração de cantores brasileiros, um compositor sagaz, cheio de emoção, drama e um senso de humor único, que instiga e convida o ouvinte a passear sempre por um novo universo a cada nova canção. Com seu show solo voz e violão, em contato íntimo com as composições, Rodrigo traz a plateia para dentro dos universos particulares de cada canção. Numa troca deliciosa, e sincera, convidando o público a preencher seu lado vazio do sofá.


Edivan Fulni-ô - Índju Preto

Música / Indigena

19/04

19h 

60 min

Livre

Gratuito

Edivan Fulni-ô Apresenta Show: “Índju Preto” em uma proposta intimista com repertório autoral contendo as composições mais destacadas de sua carreira. Em meio às crises climáticas, demarcação dos territórios indígenas e fortalecimento de identidades, o artista

usa sua voz e violão como ferramentas de luta e resistência em um show que emociona.


Frevo Bixiga Orquestra

Música / MPB

20/04

19h 

60 min

Livre

Gratuito

Celebrar o frevo em São Paulo é um dos objetivos da Frevo Bixiga Orquestra. Apesar de sua imensa diversidade artístico-musical, são raras as oportunidades de se assistir o frevo, música orquestral por excelência, tocado ao vivo na cidade. A explicação é uma só: ao longo da história, praticamente inexistiam orquestras paulistanas dedicadas a este repertório. Com um pé na tradição e outro na modernidade, nosso show de estreia "Olha o frevo!" evoca desde agrupações clássicas de grandes mestres como José Menezes, Duda e Zacarias, até o frevo-jazz do maestro Spok. Show-celebração ao frevo, música instrumental brasileira cria de Pernambuco que é sinônimo de carnaval e considerada desde 2012 pela UNESCO Patrimônio Imaterial da Humanidade, tocada agora ao vivo também em São Paulo.


Jackson Silva - Jazz/Groove Quinteto 

Música/Jazz

21/04

11h 

60 min

Livre

Gratuito

“B.R.I.O" é o segundo álbum do baixista Jackson Silva, com sete composições autorais e inéditas. O álbum perpassa por influências do bebop, funk, baladas, trazendo polirritmia, grooves arrebatadores e a potência do jazz tradicional e contemporâneo, além de carregar influências de artistas como: Billy Childs, Omer Avital, Avishay Cohen, Joshua Redman, Hermeto Pascoal, Miguel Zenón, Aaron Parks, entre outras fontes inspiradoras para o Baixista.


Feira Cultural Circular 

Linguagem: Feira Exposição

21/04

11h 

6 horas

Livre

Gratuito

Sinopse:O Circular é um projeto de apoio à Cultura, incentivando os pequenos produtores locais e marcas autorais. Circulamos pela Cidade ocupando espaços públicos levando cultura, arte, moda e oficinas. Nesta edição, ocuparemos a Vila Itororó com 20 artistas criativos de diversos segmentos: moda, autocuidado, acessórios, além de muitas comidinhas e bebidas.


A Menina das Carambolas (Circuito Rodrigo Andrade)

Teatro de Bonecos

23/04

14h 

60 min

Livre

Gratuito

Uma visita à casa da avó. O espetáculo “Carambolas” convida-nos a adentrar a casa da avó Ezinha, uma senhora com alma de menina. Embarcamos nessa viagem junto com Conforto, o neto parceiro de tantos desafios e aventuras.“Carambolas” é um espetáculo sobre memórias. As memórias que nos habitam e que habitam os objetos que nos rodeiam.


Poronominaré (Circuito Rodrigo Andrade)

Teatro de Bonecos

23/04

16h 

60 min

Livre

Gratuito

O espetáculo é um mergulho na cultura do povo Baré e nos apresenta a história dessa figura mítica, o Poronominaré, nascido entre os homens, mas que vive entre os deuses. Sua presença é pura inspiração e seus ensinamentos soam como música. Somos introduzidos às tradições e mitos desse povo tão antigo. Histórias e ritos ligados ao cotidiano da aldeia, como o plantio da mandioca, a celebração com a pimenta e a relação com as águas. São agregados ainda outros mitos, como a Cobra Grande,o Jurupari e o Curupira. 


Boombeat

Música

26/04

19h

60 min

Livre

Gratuito

Apresentação musical da Rapper Boombeat com alguns dos lançamentos do Álbum novo que será lançado em Março de 2024 e algumas de suas músicas mais ouvidas.


Renata Jambeiro

Música/Samba

27/04

19h 

60 min

Livre

Gratuito

Cantora, atriz e compositora radicada em São Paulo, Renata Jambeiro é formada em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília-UnB, finalista do Prêmio da Música Brasileira-2016, premiada com o álbum “Fogaréu” na coletânea Prêmio Grão de Música-2016, e vencedora do Prêmio Quali Cult-2021. Atuou em diversas turnês pela Europa e na África, levando sua performance que faz pular o coração, a países como França, Portugal, Alemanha, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique. Neste show, Renata Jambeiro apresenta um samba diferenciado trazendo uma mestiçagem da música popular brasileira com muito suingue, que vai do samba de terreiro ao coco, do samba-afro à ciranda, do galope ao baião, das marchas ao maracatu, fazendo um show vibrante, dançante e genuinamente brasileiro. Aliando autores e compositores consagrados à nova geração do samba, embala no repertório canções afetivas, conhecidas do grande público e músicas autorais fazendo o público vibrar, cantar e dançar junto.