Biblioteca Mário de Andrade (BMA) - Programação de Março

Confira a programação completa

Exposição fotográfica

A Luz da Beleza, de Luiz Moreira

Curadoria Marcus Lontra

de 24 de fevereiro a 7 de abril

3º andar, Hall e Saguão de Entrada

 

Durante séculos, a presença de corpos pretos foi obliterada pela historiografia oficial brasileira. Com o modernismo esses corpos foram entronizados como padrão nacional; o mito da sensualidade das “mulatas”, neologismo violento e racista ao mesmo tempo que reconhece positivamente a cor brasileira, acaba por alimentar fantasias eróticas que fazem dos corpos negros femininos um objeto de posse e dominação, ecoando estruturas sociais que encontram raízes no período escravocrata. Nos tempos atuais vemos a maioria da população brasileira ocupar os espaços de ação que sempre lhe foram negados, mas jovens pretos ainda são assassinados e os casos de racismo se evidenciam. Entretanto, há um clamor por igualdade, uma voz que vocifera liberdade e inclusão. E esse compromisso também se faz presente no campo da afirmação estética, na valorização dos adereços e dos ornamentos que compõem o universo da visualidade afro-brasileira. Os trabalhos de Luiz Moreira se apropriam da extrema riqueza visual, dos ritos religiosos vindos da África dando-lhes um sentido transformador, projetando para uma estética que dialoga com técnicas e materiais tecnológicos contemporâneos: é o “afrofuturismo” que se projeta em cores vibrantes e cheias de contraste. Elas vibram diante do nosso olhar e as personagens se apresentam e caminham entre nós como um desfile de carnaval: cor, sedução e encantamento. O artista atua nas frestas do design, do artesanato e na interseção da arte popular e da chamada arte erudita. De acordo com os ditames do contemporâneo, elementos de significados antropológicos e filosóficos provocam o espectador criando ritmos de ação coreográfica em conexão direta com a dança, o transe, o batuque, os atabaques, som e movimento ampliando a ação das artes plásticas.

 

Encontros de Yoga na Mário

Com Desiree Helissa, da Yoga para Todes

5 e 7 de março, 19h

Terraço

 

Retomando uma programação de sucesso de 2023, a Biblioteca Mário de Andrade oferece, nas quintas feiras do mês de março, Encontros de Yoga no terraço, com a professora Desiree Helissa, do coletivo Yoga para Todos. Os encontros visam à discussão e prática da arte milenar da Yoga, concebendo a atividade como transformadora em seu caráter acessível e possível para todas as pessoas, independentemente de classe, cor, gênero, corpo ou orientação sexual.

 

Não é necessária inscrição.

 

 

9ª MITbr - Mostra Internacional de Teatro

Terça, quarta e sexta-feira, 5, 6 e 8 de março

Diversos espaços

 

 

MITbr - Encontra de pedagogias da teatra

Terça-feira, 5 de março

Auditório

 

Em 2024, a Encontra foca no que se avista como era pós-identitária, convocando artistas trans a repensarem estratégias e dispositivos. Neste sentido, o reconhecimento do teatro brasileiro como lastro a ser refletido, repensado e refeito nos ajuda a descolonizar os cânones e reapropriar nossa História, incluindo a intelectualidade trans definitivamente nelas.

 

Diálogos: A cena e a cidade

Com Oru FloryDoFogo e Morgana Olivia Manfrim

Terça-feira, 5 de março, 14h

 

Classificação indicativa: Livre

Auditório

 

Corpo e voz travestis

Com Ymoirá Micali e Renata Carvalho

Terça-feira, 5 de março, 15h30

Classificação indicativa: Livre

Auditório

 

Leitura comentada: Rodrigueanes

Com Bernardo de Assis, Fábia Mirassos, Leona Jhovis e Wallie Ruy

Terça-feira, 5 de março, 17h30

Classificação indicativa: Livre

Auditório

 

Baile de Vogue: miniball da Geni

Com Pioner House Hans Up e diversos outras/outros/outres artistas

Terça-feira, 5 de março, 19h

90 min

Espaço Tula Pilar

Classificação indicativa: Livre

 

 

MITbr - Plataforma Brasil

Espetáculo Ané das Pedras

Com Coletivo Flecha Lançada Arte

Terça e quarta-feira, 5 e 6 de março, 16h

Praça Dom José Gaspar

Classificação indicativa: Livre

 

 

MITbr - Plataforma Brasil

Espetáculo Eunucos

Com Irmãs Brasil

Terça e quarta-feira, 5 e 6 de março, 17h

6 de março também às 19h30 (sessão extra)

Sala Tula Pilar

Classificação indicativa: 18 anos

 

 

MITsp - Olhares Críticos

Encontro subjetivações e corporeidades

Com Ana Claudia Monteiro, Sara Wagner, Aline Rodrigues e elenco/direção do espetáculo Meu corpo está aqui

Sexta-feira, 8 de março, 10h

Auditório

Classificação indicativa: Livre

 

 

Seminário Corpos Dissidentes na Arte

Quinta-feira, 7 de março, 15h

 

Conduzida por Mona Rikumbi com mediação de uma artista preta convidada, esse seminário pretende formar o público de modo pedagógico sobre o panorama do corpo preto na arte.

 

Mona Rikumbi (Erica Andréa Martins)

Preparação de corpo - performer, modelo, atriz, poeta e ativista das questões raciais, gênero e artistas com deficiências. Participação em documentários: "Mona-Trajetória da mulher negra cadeirante no Brasil" e "Eu tô aqui". Inspiradora do dia Mundial da Criatividade, evento realizado dentro do calendário oficial da ONU, em 2020 e 2021.

 

Pesquisadora artística, ocupação no Museu Vozes Diversas, no mês das Pretas "Tem gente com fome, dá de Comer"; Participação no "Sem Barreiras", pela Secretaria de Cultura e pelo Itaú Cultural; Participação "1º Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural e Comunicação Oral".

 

Participação Festival de teatro Negro/ Quilombo artístico pedagógico poéticas cênicas; "Projeto Corpos", sujeitos e resistência Sesc/ Ipiranga. 4° circuito cultural, Projeto Entra na Roda, "Performance Kiua Matamba". Coprodução do documentário "TRANSO - Afirmação da sexualidade e vida amorosa das pessoas com Deficiências". Curadoria do mês das Pretas, Museu Vozes Diversas

 

 

Lançamento do livro Tia Amélia, de Jeanne de Castro

pocket show com Hercules Gomes

Sexta-feira, 8 de março, 19h

Auditório

 

A vida extraordinária da pianista e compositora pernambucana Amélia Brandão (1897-1983) é contada na biografia Tia Amélia – o piano e a vida incrível da compositora, da jornalista e produtora cultural Jeanne de Castro, cujo evento de lançamento contará com um recital do celebrado pianista Hercules Gomes, um dos grandes divulgadores da obra musical de Tia Amélia.

 

Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento

 

 

Teatro adulto

Os Escafandristas

Segundas-feiras, 19 e 26 de fevereiro e 11, 18 e 25 de março, 19h

Auditório

 

Os atores e atrizes do conceituado grupo Os Escafandristas voltam a se reunir depois de um longo hiato, para pensar em novo trabalho teatral. Mas o que parecia um promissor reencontro vira polaridade quando eles percebem o quanto mudaram nesse vácuo de tempo.

 

Texto Vinícius Piedade. Direção de Juliano Barone e Vinícius Piedade.Com Cris Eifler, Fernanda Mariano, Marcos Veríssimo, Pedro Casali e Vinicius Piedade. Músico: Gabriel Ferrara.

 

Classificação indicativa: 14 anos.

 

 

SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO 2024

Biblioteca Mário de Andrade

 

Profissão Bibliotecário: desafios em direitos humanos e tecnologia

 

Para celebrar o dia do bibliotecário, comemorado todo 12 de março, a Biblioteca Mário de Andrade promove, na semana de 12 a 15, atividades especialmente voltadas a profissionais da biblioteconomia, mas também abertas ao público interessado em geral. As atividades serão gratuitas e terão como temas a saúde mental da pessoa bibliotecária e os desafios e possibilidades trazidos pelo uso da tecnologia na profissão.

 

Curso Online de Preservação Digital para Profissionais da Informação, com Danilo Formenton
Mediação: Islana Ferreira da Silva
Terça, quarta e quinta-feiras, 12, 13 e 14 de março, das 11 às 13h

O ciclo de palestras visa à exploração do universo da preservação digital e aprofundamento dos conhecimentos nesta área vital para a gestão da informação. O ciclo abrange desde os fundamentos até os aspectos mais específicos da preservação digital, direcionados especialmente para profissionais da informação. Abordagem dos temas de forma leve, nível básico a intermediário. Duração de cada palestra até duas horas, com possibilidade de tempo para perguntas.

 

Alguns aspectos que serão desenvolvidos:

 

1. Introdução à Preservação Digital: Conceitos essenciais da preservação digital, sua importância e os desafios enfrentados na era digital.

 

2. Estratégias de Preservação: Estratégias e melhores práticas para preservar conteúdos digitais de forma eficaz e sustentável.

 

3. Produção Científica em Preservação Digital: Últimas pesquisas e tendências na área de preservação digital, e aprenda a aplicar os conhecimentos científicos em suas práticas profissionais.

 

4. Metadados para Preservação Digital: Como os metadados desempenham um papel crucial na preservação digital e aprenda a criar e gerenciar metadados eficientes para garantir a integridade e acessibilidade dos dados ao longo do tempo.

 

5. Arquivamento da Web: Técnicas e ferramentas para o arquivamento da web, com foco em critérios de seleção de conteúdos relevantes para preservação digital.

 

Inscrições pelo link: https://forms.gle/kWuF1oD2RiFyF8Pg9

Haverá emissão de certificado

 

Danilo Formenton - Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2013) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus de São Carlos). Mestrado e Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2015) pela UFSCar-Campus de São Carlos Tem experiência nas áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade e de Ciência da Informação, com ênfase em Técnicas de Recuperação de Informação e Preservação digital.

 

Encontro de profissionais da biblioteconomia
Terça-feira, 12 de março, das 14 às 17h
Auditório

Encontro com profissionais de biblioteconomia para partilhas de experiências e apresentação de projetos (em conjunto com SMB), especialmente nas áreas de direitos humanos, saúde mental e tecnologia. Será apresentada e discutida a Política de Direitos Humanos da BMA, juntamente com representantes da Secretaria dos Direitos Humanos. Os interessados devem se inscrever para participar.

 

Coffee break às 17h

Inscrições de projetos pelo link: https://forms.gle/V3WNk2Gh3xbkDYVz5

Haverá emissão de certificado.

 

 

Rodas de conversa
Quarta-feira, 13 de março, das 15 às 17h
Auditório

15h - A tecnologia a serviço do trabalho do profissional de biblioteconomia

Com Alan César Belo Angeluci e Caio Saraiva Coneglian

Mediação: Gabriela Yamane

 

Debate com especialistas a respeito de como a tecnologia pode ajudar no trabalho do bibliotecário.

 

Caio Saraiva Coneglian é Doutor e Mestre em Ciência da Informação na UNESP. Possui graduação em Ciência da Computação. Coordenador do cursos de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Unimar. Coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unimar. Desde 2022 participa do grupo de pesquisa Administração de Organizações Inovadoras da Universidade de Marília (UNIMAR). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP. Docente do curso de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase em Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural, Web Semântica, Banco de Dados e Repositórios Digitais.

 

Alan César Belo Angeluci - Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital, Interação Humano-Computador (IHC), Arquitetura da Informação e Ciência de Dados.

 

17h - A saúde mental do profissional da biblioteconomia

Com Lucélia Elizabeth Paiva

 

Palestra e roda de conversa com a profissional Lucélia Elizabeth Paiva sobre desafios da profissão do bibliotecário no que se refere à sua saúde mental.

 

Lucélia Elizabeth Paiva - Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário São Camilo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro (1982), mestrado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2000) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia - USP (2008). Ministra palestras, cursos, workshops nas áreas de tanatologia, biblioterapia, luto infantil, literatura infantil e cuidado ao cuidador para estudantes e profissionais das áreas da saúde e educação, além de contadores de histórias e voluntários.

 

Coffee break às 17h

Haverá emissão de certificado

 

Especial: Cacaso 80 anos

Com Vilma Arêas, Rosa Emília Dias e Mariano Morovatto

Quinta-feira, 13 de março, 19h

Espaço Tula Pilar

 

Em março de 2024, Cacaso completaria 80 anos. Figura de proa da literatura brasileira dos anos 1970, foi um dos principais nomes da geração marginal, ou geração mimeógrafo, incluído na clássica antologia "26 poetas hoje", organizada por Heloisa Teixeira (ex-Buarque de Hollanda). Para comemorar a data, vamos reunir a escritora Vilma Arêas, que organizou o "Não quero prosa", volume de ensaios do poeta; Rosa Emília Dias, cantora e poeta, que foi casada com Cacaso; e Mariano Marovatto, poeta, músico e pesquisador, com doutorado sobre a obra de Cacaso.

 

Organizado em parceria com a editora Companhia das Letras

 

Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento

 

Visita guiada performática especial

quinta-feira, 14 de março, às 11h e às 15h

 

Comemorando os 110 Anos de Carolina Maria de Jesus, com a atriz Denise Aires

 

Visita performática com duração de 60 minutos, por quase todos os espaços da Mário e dois andares da Hemeroteca.

 

Livre

 

Os interessados devem apresentar-se no saguão da Biblioteca

 

 

Exposição A Retina Sutil, de Alberto Oliveira

16 de março a 19 de maio, Corredor de Estudos

 

A exposição traz um recorte de obras com ênfase surrealista da produção de Alberto Oliveira.

 

Alberto Oliveira desenvolve trabalhos no campo das aproximações entre pintura e fotografia e dessas relações para a elaboração de sua poética visual. Começou seus estudos de artes visuais na Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo na década de 90, trabalhou como assistente para artistas passando pelo teatro, vídeo, música e literatura. Dentre alguns projetos e exposições destacam-se: Art Salon Zurich, Suíça, 2023, New York NFT, Black Box NFT Festival na The Lower Draw Gallery, 2023, "Em torno de Zumbi" 1996, organizado pelo MAC-USP Museu de Arte Contemporânea, Transparência na Artmakers Gallery, Estocolmo e a individual "Corpo Contínuo" no Gabinete D em São Paulo de 2013, exposição que investiga o corpo e seus desdobramentos no mundo, pesquisa que permanece até hoje. Alberto Oliveira vive e trabalha em São Paulo.

 

 

Sons e Letras: Ava Rocha

Com Ava Rocha. Mediação de Fabiana Ferraz

Quinta-feira, 21 de março, 19h

Auditório

 

A Biblioteca Mário de Andrade traz Ava Rocha para falar do ideário por trás das letras de seu álbum "Nektar", lançado em 2023.

 

Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento

 

 

Visitas guiadas com Mário de Andrade e Carolina Maria de Jesus

Com os intérpretes Jandilson Vieira e Denise Aires.

quarta e quinta-feira, 20 e 21 de março, às 11h e às 15h

 

Visita performática com duração de 60 minutos, por quase todos os espaços da Mário e dois andares da Hemeroteca.

 

Os interessados devem apresentar-se no saguão da Biblioteca

Leituras | Thiago Honório

Curadoria: Lilia Schwarcz

23 de março a 16 de junho de 2024

Sala Tula Pilar Ferreira, fachada e entorno da Biblioteca

Leituras | Thiago Honório, curadoria de Lilia Schwarcz, constitui-se numa exposição individual realizada na Biblioteca Mário de Andrade – BMA, que recobre o arco temporal de 20 anos da produção do artista mineiro Thiago Honório (Carmo do Paranaíba, MG, 1979), a partir de um recorte de 18 trabalhos que tomam o livro como como matéria, como lócus para a produção, discussão e elaboração de enunciados e questões no âmbito da arte contemporânea. 

 

Thiago Honório (Carmo do Paranaíba, MG,1979) é bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unesp (2000), Mestre e Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP. Desde 2006, é professor dos cursos de Artes Visuais (graduação – Licenciatura e Bacharelado) e, a partir de 2016, de Práticas artísticas contemporâneas (pós-graduação) da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Dentre as exposições individuais realizadas destacam-se: Texto, (Capela do Morumbi, SP, BR, 2023); Oração, (Galeria Luisa Strina, SP, BR, 2023); Ópera, (Piero Atchugarry Gallery / CAMPO AIR, Garzón, UY, 2023); roçabarroca, (MAM/SP, SP, BR, 2020); Luzia (CAMPO AIR, Garzón, UY, 2019); The Red Studio (ISCP/NYC, NY, EUA, 2018/2019); Solo (Galeria Luisa Strina, SP, BR, 2017); Trabalho (MASP, SP, BR, 2016). Em 2020, recebeu o Gulbenkian | AiR 351 Grant, Portugal. Em 2019, foi convidado a participar da residência artística CAMPO AIR em Garzón, Uruguai; e em 2018 recebeu o prêmio “Director’s Circle” do International Studio & Curatorial Program – ISCP, em New York; em 2016, integrou a 6ª Bolsa Pampulha (Museu de Arte da Pampulha, BH); em 2015, recebeu o Prêmio Programa de Residência Artística do Paço das Artes (Paço das Artes, SP); e, em 2012, do Programa de Residência Artística da Cité Internationale des Arts, em Paris, pela FAAP. É autor dos livros DULCINÉIA (em colaboração com o coletivo Dulcinéia Catadora, 1ª edição 2017, 2ª edição 2018); Augusta (Ikrek, 2017) e {[( )]} (Ikrek, 2016). Recebeu o prêmio PROAC “Livro de artista” de 2015. O artista foi vencedor do APCA 2023, prêmio brasileiro criado em 1956 pela Associação Paulista de Críticos Teatrais, na categoria Arte Contemporânea - Artes Visuais. Sua exposição individual “Oração” ocorrida em 2023 na Galeria Luisa Strina foi considerada “The Top Ten Shows Around the World in 2023” pela Revista Freeze.

 

Estreia: ciclo musical Terças na Pauta

Cantares de Drummond

com Adriano Salhab e trio

26 de março, terça-feira, 19h

Auditório

 

A partir de março , sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, a Biblioteca Mário de Andrade apresenta o ciclo musical Terças na Pauta, trazendo música escrita em pauta, contemporânea, moderna, clássica antiga ou mesmo jazz.

 

A estreia será com o projeto Cantares de Drummond, com Adriano Salhab e trio.

 

O cantor e compositor Adriano Salhab apresenta show especial em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. Tomando fragmentos da vasta obra drummondiana para ilustrar exemplos que vão além da ruptura com a linguagem colonial e afirmação de brasilidade tão características dos Modernistas, para dar lugar a uma obra universal e atemporal.

 

Nessa apresentação, acompanhado da atriz convidada Jennifer Glass e da percussionista e cantora Fabi Ramos, Salhab canta e toca violão, viola, guitarra e baixo e recita clássicos drummondianos dos livros A rosa do povo, Sentimento do mundo e Claro enigma.

 

Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento

 

 

Palavra e Imagem: ciclo de clássicos adaptados para o cinema

de 27 de março a 13 de abril

Auditório

 

Senhas na recepção com uma hora de antecedência do evento

 

Ciclo que trará grandes clássicos da literatura adaptados por importantes diretores e diretoras. Exibições em arquivo digital e película 16mm. O último filme a ser exibido será Metrópolis, de Fritz Lang, com acompanhamento musical ao vivo do pianista Tony Berchmans.

 

27/03, qua, 19h

Vidas Secas

BRA, Nelson Pereira dos Santos, 1963

Baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos

 

28/03, qui, 19h

Zama

ARG, Lucrécia Martel, 2017

Baseado no romance homônimo de Antonio Di Benedetto

 

02/04, ter, 19h

Orgulho e Preconceito

ING, Joe Wright, 2005

Baseado no romance homônimo de Jane Austen

 

03/04, qua, 19h

Adoráveis Mulheres

EUA, Greta Gerwig, 2019

Baseado no romance Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

 

04/04, qui, 19h

Um Triângulo Diferente

EUA, James Ivory, 1984

Baseado no romance Os Bostonianos, de Henry James

exibição em película 16mm

 

05/04, sex, 19h

O Morro dos Ventos Uivantes

EUA, William Wyler, 1939

Baseado no romance homônimo de Emilie Bronte

exibição em película 16mm

 

09/04, ter, 19h

Depois da Chuva

JAP, Takashi Koizumi, 1999

Roteiro de Akira Kurosawa baseado no conto homônimo de Shûgorô Yamamoto

exibição em película 16mm

 

10/04, qui, 19h

A Hora da estrela

BRA, 1985, Suzana Amaral

Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector

 

12/04, sex, 19

Ganhando Meu Pão

RUS, Mark Donskoy, 1939

Baseado no romance homônimo de Maksim Górki

exibição em película 16mm

 

13/04, sab, 17h

Metrópolis

ALE, Fritz Lang, 1927

Baseado no romance homônimo de Thea von Harbou

Cinepiano com Tony Berchmans

exibição em película 16mm

 

 

*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO*