Secretaria Municipal de Cultura promove Mês da Consciência Negra com programações especiais

Confira a programação completa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, traz, neste mês, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, uma programação especial para se divertir, debater e celebrar a história negra. Durante todo o mês de novembro, os equipamentos culturais da cidade de São Paulo recebem exposições, shows, debates, workshops etc.

Entre as atrações, destacam-se o “Samba de todos os tempos com Lucas Nobile”, bate-papo na Biblioteca Mário de Andrade sobre o gênero musical brasileiro mais famoso com nomes como Fabiana Cozza, Adriana Moreira e Ilessi. Outro evento que acontece no Mês da Consciência Negra é o “Baile do Simonal e Sandra Sá, que traz ao Centro de Culturas Negras, o mega show do “O Baile do Simonal”, produzido por Max de Castro e Wilson Simoninha, ambos filhos de Wilson Simonal, com participação mais que especial de Sandra de Sá, tida como rainha do soul brasileiro.

Especial - Samba de todos os tempos com Lucas Nobile
Quarta, 29: Ilessi canta o samba dos anos 1960
Quinta, 30: Fabiana Cozza canta o samba dos anos 1970
Sexta, 1: Adriana Moreira canta o samba dos anos 1980
Sábado, 2: Xeina Barros canta o samba dos anos 1990
Domingo, 3: Luana Bayô canta o samba dos anos 2000

Em comemoração ao mês da consciência negra, em novembro, e ao dia nacional do samba, em dezembro, a Biblioteca Mário de Andrade apresenta o projeto "Samba de Todos os Tempos". Ao longo de cinco dias de atividades, o gênero musical mais brasileiro de todos será debatido e cantado em mesas com importantes cantoras e compositoras da atualidade. Nos bate-papos musicais serão apresentadas e analisadas as variações de linguagens, sonoridades, narrativas e temáticas do samba em um arco temporal que cobre mais de cinco décadas, dos anos 1960 até hoje. As rodas de debates musicais serão protagonizadas pelas cantoras Ilessi, Fabiana Cozza, Adriana Moreira, Xeina Barros e Luana Bayô. Os encontros serão mediados pelo jornalista e pesquisador Lucas Nobile.
Serviço:
|Biblioteca Mário de Andrade. Livre. Grátis.
29/11 a 1/12 às 19h. Local: Auditório.
2/12 e 3/12 às 16h. Local: Terraço

Exposição - Negro é a Raiz com Dumeen - Artes Visuais
A proposta dessa exposição é trazer uma reflexão ao público, com diversos temas do cotidiano com cores e traços da arte urbana, a partir de uma série de trabalhos do artista Dumeem que busca sempre destacar a consciência e a memória afetiva das nossas raízes. Exaltando a negritude, conquistas, histórias de vida e o empoderamento.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 01/11 às 09h00. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sarau musical da capoeira e batizado com Oralidades Pretas - Intervenção Artística
Este encontro traz a junção da oralidade oriunda de culturas tradicionais de matriz africana como a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o rap, as danças afro, em um ambiente de mistura poética - um espaço dedicado à poesia corporal, musical e falada onde a diversidade é convidada de honra na celebração por meio de ritmos e batucadas.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 04/11 às 14h. Livre. Grátis. 300 minutos.

Butantã Rock - Consciência Negra com Desacato Civil - Rock
"Desacato Civil" é uma banda de hardcore punk de São Paulo. Com mais de 10 anos, a banda tem em sua bagagem o EP “Humano Mercadoria” (2013) e o álbum “Monumentos da Barbárie” (2016) e tour pela Europa, Argentina e Brasília. Além da raiz punk dos subúrbios de São Paulo, a banda incorpora em seu repertório referências temáticas e musicais com conteúdo crítico e revolucionário, trazendo influência de bandas como The Clash, Cólera, Ratos de Porão, Black Flag e Bad Brains.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 19/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dia da Consciência Negra na Brasilândia com Canto da Raça - Samba
O evento conta com músicos moradores da cidade de São Paulo e resgata a atmosfera das rodas de samba onde a palma e a voz do público se sobressaem fazendo o espetáculo acontecer. Paralelamente expande a cultura do samba de raiz aprimorando o conhecimento de músicos e instrumentistas nos arredores da capital paulista.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia Ó. Dia: 11/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Coletivo Panelarte Comida é memória, afeto e identidade - Workshop de Consciência Negra
Oficina de aproveitamento integral dos alimentos com o intuito de disseminar bons hábitos alimentares, na conscientização de uma nova postura, favorecendo aos participantes que contribuam como sociedade em seus direitos e deveres. Uma vivência para toda a família, crianças acompanhadas pelo responsável, com intervenções lúdicas, receitas práticas e dinâmicas. A metodologia é simples e pensada para iniciantes e para quem não tem experiência com cozinha.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 15/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Consciência Contínua com Manos Urbanos - Hip Hop
A fim de fomentar a cena de Hip Hop da Zona Oeste, a Casa de Cultura do Butantã e o Coletivo Oeste Rap apresentam o Consciência Contínua, que além reunir diversos músicos e artistas da região, contará com debates e palestras estendendo a temática da Consciência Negra. O evento será um grito contra o racismo e o genocídio contra a periferia.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

África In Brasil com DMN - Música
O DMN surgiu em 1989 quando quatro pessoas envolvidas em batalhas de rimas em São Paulo reuniram-se para dar origem a um grupo, eram Markão II, Elly, Max, Eli Efi, Xis e DJ Slick. A primeira aparição importante do grupo foi na coletânea Consciência Black, Vol II, na canção "Isso não se faz", que tratava do racismo com negros mundo afora. Porém o sucesso do grupo se inicia com a composição da música "Homem de Aço” em 1998, a qual teve grande alta popularidade entre os jovens e veiculações constantes nos veículos de mídia.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 18/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Jazz Prazz Dezz - Oitava cor, homenagem a Luiz Carlos da Vila Jazz - Música
Jazz Oitava Cor com a banda Jazz Prazz Dezz, presta homenagem ao brilhante compositor e músico Luiz Carlos da Vila. Com sons e acordes na pegada do samba jazz, a banda embala grandes sucessos de ouro do artista, numa verdadeira celebração à arte negra - mês da Consciência Negra.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Realidade Urbana na Chico Science - Rap
O Realidade Urbana apresenta em suas composições, uma ideia de solução com informações e propósitos na busca dos objetivos e ideais, no combate aos problemas periféricos existentes. Uma apresentação em comemoração ao Mês da Consciência Negra e dos 50 anos do Hip Hop.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 25/11 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos.

Dia da Consciência Negra na Brasilândia com Vinisax & Banda - Música
Casa de Cultura Brasilândia apresenta Vinisax & Banda, projeto de música autoral e instrumental com foco nos ritmos afrolatinos, com destaque na improvisação, a forma espontânea de expressão e no tambor como tecnologia ancestral de comunicação. Banda afrocentrada que reúne jovens músicos da cena de São Paulo tendo como propósito a exaltação da cultura preta de forma política, musical, artística e sensível.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tardes Africanas com Ideologia Fatal - Hip Hop
Destacando o Mês da Consciência Negra que nos faz pensar em todo o sofrimento e dor que os africanos trazidos ao Brasil sofreram, as consequências continuam em nossa sociedade brasileira. O projeto Tardes Africanas pretende promover ações de educação e cultura, afirmando-se como componente fundamental na educação para a cidadania, gerando assim a reinserção social de crianças e jovens numa perspectiva de participação.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia: 26/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dia da Consciência Negra com Canto da Raça - Samba
Casa de Cultura Brasilândia apresenta Canto da Raça, um projeto que conta com músicos moradores da cidade de São Paulo, resgatando a atmosfera das rodas de samba onde a palma e a voz do público se sobressaem fazendo o espetáculo acontecer e, ainda visa expandir a cultura do samba de raiz pouco falada na região e aprimorar o conhecimento de quem já sabe nos arredores da cidade de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dia da Consciência Negra na Brasilândia com Timm Arif & Os Infinitos - Música
Um novo formato de apresentação com músicas do novo álbum intitulado: "Verão Sombrio" em banda. Tendo como diretor musical o musicista Luiz Viola e membro d'Os Infinitos, a banda conta com os membros Thiago Rocha Beats na MPC, Tiago Freitas na Guitarra, Júlio César no Baixo e o backing da dupla Canto Yori, composto por Negolias e Fahlyma.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Corpo Negro - Paulo Lima - Performance/Exposição/Audiovisual
A exposição corpo negro em movimento, de Paulo Cesar Lima traz um conjunto de fotografias emblemáticas que pauta a diversidade cultural e celebra o Dia da Consciência Negra. São 24 imagens que exploram questões de deslocamentos e hibridismos, ao envolver cor e forma sobre o popular evanescente.
Serviço:
|Centro de Referência de Dança. Dia: 26/11 às 9h. Livre. Grátis. Local: Foyer.

BAILE DO SIMONAL E SANDRA SÁ - Música
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o CCN realiza um mega show do O Baile do Simonal, produzido por Max de Castro e Wilson Simoninha, ambos filhos de Wilson Simonal. Com repertório principalmente composto por sucessos gravados pelo cantor nos anos 60 e começo dos 70, inclui hits que transcendem época como: "Mustang Cor de Sangue", "Terezinha", "Na Galha do Cajueiro", "Sá Marina", "País Tropical", "Nem Vem Que Não Tem", "Tributo a Martin Luther King", "Meu Limão, Meu Limoeiro" e muitos outros. Para o CCN, Simoninha traz como convidada a rainha do Soul brasileiro, Sandra de Sá. Cantora brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 27 de agosto de 1955 e conhecida por músicas como "Joga Fora". Antes da fama, a artista chegou a cursar a faculdade Psicologia. Atingiu o sucesso em 1978 quando sua música "Morenando" foi gravada por Leci Brandão. Na década de 1980 gravou o primeiro disco, "Demônio Colorido", e viu a canção de mesmo nome ser finalista do "Festival MPB". É detentora de diversos prêmios de melhor cantora e melhor música/disco, considerada expoente em diversos gêneros musicais, com enfoque para a música popular brasileira e black music mundial.
Serviço:
|Centro de Culturas Negras. 18/11 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

BATUCADA BREJA NO BLOCO - Música
O projeto foi criado pelos amigos e moradores do bairro do Jabaquara, feito para trazer o melhor do carnaval de rua mais próximo e acessível ao bairro, sempre com um novo tema a cada ano. A performance será o esquenta do bloco de carnaval de rua, sendo o Breja no Bloco um dos blocos mais populares e prestigiados do Jabaquara. Estará dentro da comemoração do mês da Consciência Negra.
Serviço:
|Centro de Culturas Negras. 25/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Multipolar - Intérprete: Denises (Mês da Consciência Negra) - Música
Denise Alves se reinventa como Denises e após lançar seu 1º EP, o Multipolar que mistura o R&B, Hip Hop, House e outros gêneros pretos, nasce o Show Multipolar que reúne músicas clássicas e músicas inéditas da sua trajetória. Esse é um show visceral que traz as relações afetivas como fio condutor, mas perpassa por toda a complexidade que é ser uma mulher preta, gorda e periférica.
Serviço:
|Centro Cultural Grajaú. 11/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 Minutos. Local: Teatro.

Projeto Reflexões - Mês da Consciência Negra - Novos Rumos, Bate Papo com os Coletivos do Território - Roda de Conversa - Evento articulado pela equipe de produção e Jovens monitores do CCG
Refletir sobre os processos culturais que envolvem os coletivos residentes no extremo Sul do município de São Paulo, envolvem várias questões delicadas. Pensando nestes processos, o mês de Consciência Negra, se torna uma especial oportunidade para convidar os coletivos e discutir possibilidades do fazer cultural em nosso território.
Serviço:
|Centro Cultural Grajaú. 18/11 às 20h. Livre. Grátis. 45 minutos. Local: Hall.

Dream Team do Gueto (Consciência Negra) - Hip Hop
Dream Team do Guetto se propõe como um evento multicultural de valorização das linguagens da cultura Hip Hop. Com DJ Elvis nas Pickpus, o evento é aberto à intervenções de outros DJs, MCs e cantores de rap, promovendo uma interação direta com o público. O espaço também fica aberto a intervenções de Breaking Dance e ações de grafite. O principal motivo desta interação multicultural é a conexão de diversos territórios artísticos, misturando os coletivos e fazedores de cultura da zona leste com convidados de outras regiões de São Paulo.
Serviço:
|Teatro Flávio Império. 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ficha técnica:
Elvis Leôncio - DJ
Danilo Máximo - Apresentador
Emerson Rodrigues - Grafiteiro
Davi Moreira - Grafiteiro

Afrotiziaco (Consciência Negra) - Hip Hop
Afrotiziaco é um ar fresco musical em meio ao mar de arte que nasceu durante a pandemia, após Tiziu decidir que precisava de algo novo depois de três singles lançados. Assim que começam as produções junta-se ao time o produtor Júlio Lino e o músico Woopper Black. Entre músicas com vários anos de vida e outras que surgiram em estúdio iniciam a montagem do quebra-cabeça futurista, que desenvolve e desdobra entre a vontade de criar algo novo mas ligadas às raízes que o trouxe até aqui.
Serviço:
|Teatro Flávio Império. 24/11 às 20h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Equipe técnica:
Renan Augusto Silva de Sousa (vocalista)
Julio Cesar Paulino da Silva (Baixista)
Washington Ferreira de Sousa (baterista)
Thiago dos Anjos Silva (Guitarrista)

Black Pantera - Mês da Consciência Negra no CCJ - Música
Show da banda Black Pantera com músicas consagradas da banda de hardcore.
Serviço:
|Teatro Flávio Império. 04/11 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

 Afro Brasilink - Música

O objetivo é instigar o público participante sobre a participação do negro/preto na história universal da dança, por meio de apresentações que refletem vivências e conhecimento das África(s) a partir das danças folclóricas, danças populares e reflexões sobre o corpo negro/preto nas manifestações de identidades diaspóricas e suas memórias. Afrobrasilink vai aprofundar a cooperação no domínio das artes e cultura para uma crescente valorização, reconhecimento da cultura negra/preta.

Serviço:

|Centro Cultural Olido. Dia: 18/11 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos. Local: Corredor.


Ilu Irê - Tambores da Sorte - Oficina Instrumental

O grupo Ilù Ire convida o público a experienciar os ritmos dos tambores e as batidas das culturas afro-brasileiras. Nessa vivência todos experienciarão a dança e o ouvir da musicalidade percussiva.

Serviço:

|Centro Cultural Vila Itororó. Dia: 05/11 a 12/11 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos. Local: Palco Éden.


Casa de Fayola - Teatro

Impulso Coletivo e AMMO (Associação dos Mutuários e Moradores da Cohab I) - Projeto residente no projeto de Resídencia e Ocupação na Vila Itororó: "Reintegração de Posse - Território, memória e ancestralidade negro-indígena na Vila Itororó". Fayola e Alexandre cresceram juntos na Vila Itororó, na adolescência foram o primeiro casal de mestre sala e porta-bandeira da escola de samba G.R.C.E.S Quilombo Itororó. Fayola é uma importante zeladora de tradições culturais e líder na resistência desta comunidade contra a cobiça das transformações urbanas e das pressões econômicas sobre o emblemático território, localizado no Bixiga em São Paulo. Alexandre abandona a Vila em busca de uma vida melhor, regressa do exterior na época do carnaval depois de 5 anos para um encontro decisivo com Fayola. Sonha em viver com ela longe do lugar onde cresceram juntos, mas ela se mantém firmemente unida ao lugar e à sua cultura.

A dramaturgia do espetáculo Casa de Fayola é baseada no conto “A Casa de Fayola” de Abílio Ferreira, publicado originalmente no 8o. Caderno Negro1 (1985). O conto narra a história conflituosa de Fayola e Alexandre, um casal negro que vive na Vila Itororó. A Vila Itororó é um conjunto de casas no bairro do Bixiga, histórico bairro negro na região central de São Paulo. O Impulso Coletivo atua no local desde 2008, tendo criado "Cidade Submersa" (2010), sua primeira peça no mesmo local junto aos moradores da Vila Itororó, que lutavam para permanecer lá.

Serviço:

|Centro Cultural Vila Itororó. Dia: 9/11, 16/11 e 23/11 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos. Local: Palco Éden

Ficha Técnica:

Concepção geral: Impulso Coletivo

Direção e elenco: Camila Andrade e Jorge Peloso

Dramaturgia: Alexandre Rosa, Abílio Ferreira e Impulso Coletivo

Direção Musical e Músico: Nivaldo Claudino  Claudino e Impulso Coletivo

Figurino e adereços: Gil Oliveira

Design do pavilhão: Eto Valadão

Confecção do pavilhão: Saúde Bordados

Documentarista e vídeomaker: Alícia Peres

Preparação vocal: Marina Afares

Direção de movimento: Amanda Corrêa

Preparação de mestre-sala e porta-bandeira: Sueli Silvestre, Monalisa Bueno, Jonas Mattos, Cisne do Amanhã e Amespbeesp

Identidade visual: Jorge Peloso

Design gráfico: William Briga

Iluminador: André Rodrigues

Técnica de luz: Carol Gracindo

Técnico de som: Lucas Félix Céu

Produção geral e financeira: Camila Andrade e Jorge Peloso

Produção executiva: Eunice Azevedo

 

Buena Onda Reggae Club - Música

Buena Onda Reggae Club é atualmente um dos nomes fortes da cena instrumental de SP. Seu terceiro álbum em estúdio, “Take 3” é um verdadeiro caldeirão de ritmos e foi produzido pelo produtor musical Victor Rice, nova iorquino mestre nas produções de música jamaicana. Para esse show, a banda apresenta faixas do referido álbum e passam pelos álbuns anteriores, trazendo ao público um repertório dançante baseado no reggae e ska, e recebe um sabor especial graças à fusão de estilos como o blues, o rocksteady, a cumbia, a salsa e elementos brasileiros.

Serviço:

|Centro Cultural Vila Itororó. Dia: 10/11 às 19h. Livre. Grátis. 80 minutos. Local: Palco Éden


Eranko - Circo

Espetáculo ao som de percussão ao vivo e com uma visão afrocentrista, parido na visceralidade e simplicidade da potência humana, que ao longo dos anos passou a se recompor e se reconectar em sinergia com o crescimento e ancestralidade de cada intérprete criador que compõem o espetáculo. O elenco do CIRCO DE ÉBANOS é composto totalmente por artistas negros, periféricos. São Jovens construindo um caminho artístico por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afrobrasileira.

Serviço:

|Centro Cultural Vila Itororó. Dia: 26/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Local: Éden


Caue  Marrom - Vivendo e não aprendendo - Stand Up

Caue Marrom traz muita música, improviso e texto de stand-up comedy. Em um show dinâmico e divertido, o comediante se reveza entre contar histórias que envolvem seu pai, o famoso comediante Marcelo Marrom, e transformar em música suas derrotas na arte da conquista.

Serviço:

|Centro Cultural Vila Formosa. Dia: 09/11 às 20h. 16 anos. Grátis. 70 minutos. 


A história da Áfrika - Teatro

A História da ÁFRIKA é um musical, teatral experimental com recursos de  multimídia que se inspira em personagens de grandes reis, rainhas e reinos africanos no intuito de contar uma história sobre a África na perspectiva dos próprios africanos. Todo o enredo do musical se constrói a partir do imbondeiro (baobá - uma árvore africana milenar), que presenciou todos os momentos históricos, como testemunha ocular e sua oralidade.

Serviço:

|Centro Cultural Santo Amaro. Dia: 12/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Exposição "História do Funk" - Artes Visuais

Como surge uma moda? Como um modelo de roupa se populariza? Um estilo musical, uma música de sucesso, um ”Hit”? E quando um movimento cultural soma todos esses fatores e se torna um estilo em um determinado grupo? O Funk, mais que um estilo musical é uma expressão cultural, que une moda, comportamento e estilo de vida. Inicialmente se popularizou nas comunidades e nas periferias, posteriormente movimentou uma indústria poderosa que movimenta fortunas, saindo das comunidades e expandindo para todas as regiões e classes sociais. A Exposição História do Funk apresentará como surgiu esse estilo musical, que virou um fenômeno e se transformou em expressão cultural, das periferias de SP e RJ para o mundo. Para narrar essa trajetória do Funk, a exposição utilizará fotografias, roupas, capas de discos e álbuns, letras de músicas e entrevistas. Com uma linguagem acessível para todos os públicos, desde apreciadores do funk que se identificarão com o conteúdo exposto até visitantes que não conhecem muito sobre a história do funk e serão convidados a conhecer.

Serviço:

|Centro Cultural Penha. Dia: 01/11 à 17/12 das 10h às 21h. Livre. Grátis. 


DONO DA MAGIA NEGRA - Música

No show intitulado O Dono Da Magia Negra, Timm Arif, que tem por base e característica em suas músicas e composições os elementos de sua vivência, rotina e trajetória de vida, traz conteúdos musicais específicos que definem sua personalidade com R&B, House e HipHop que através de seu arranjo na criação de sua arte, transforma-se em produções bem definidas afim de que os apreciadores de seu trabalho, encontrem de forma natural, a essência da música Negra de periferia.

Serviço:

|Centro Cultural Penha. Dia: 25/11 às 18h30. Livre. Grátis


PENHA RAP - Hip Hop

Programação especial para celebrar os 50 anos de gênero que mudou a sociedade No Brasil o hip-hop teve sua gênese em São Paulo, mais precisamente nos encontros da Rua 24 de Maio e Metrô São Bento. Desses encontros e atividades saíram grandes nomes do rap nacional como Thaide, DJ Hum, Racionais e Rappin Hood.  Para marcar esta data importante o CCP prepara o Penha Rap 2023 com grandes representantes do gênero no Brasil ASFIXIA SOCIAL A banda paulista Asfixia Social se tornou conhecida na cena independente nacional pela mistura original de rock, rap, ska e elementos que trazem toda a essência da cultura de rua e um som vibrante. O quarteto formado pelo MC e trompetista Kaneda, o guitarrista Thiko, o baixista Leonardo e o baterista Barba tem um histórico de dois álbuns em estúdio, dois DVDs ao vivo e centenas de shows em importantes festivais do Brasil, França, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Escócia e Portugal.

Serviço:

|Centro Cultural Penha. Dia: 19/11 às 19h. 12 anos. Grátis. 180 minutos.

19h00 - Vinil Forever

19h45 - Rose MC

20h30 - Asfixia Social

21h15 - $mookey Dee

 

Corpo Negro em Movimento - Paulo Lima - Performance/Exposição/Audiovisual

A exposição Corpo Negro em Movimento, de Paulo Cesar Lima traz um conjunto de fotografias emblemáticas que pauta a diversidade cultural e celebra o Dia da Consciência Negra. São 24 imagens que exploram questões de deslocamentos e hibridismos, ao envolver cor e forma sobre o popular evanescente.

Serviço:

|Centro de Referência da Dança. Dia 20/11 às 09h. Livre. Grátis. Local: Foyer

 

Festival Som&Potência - Música

O Festival Som&Potência, traz artistas LGBTQIAP+ da cena musical independente com a ideia de transformar imaginários limitantes, e transmitir potência através de narrativas de resistência e afirmação. Nesta edição se apresentarão Baobá Orin, Malúe Aba, Albert Magno e Arthur Medeiros.

Serviço:

|Centro Cultural da Diversidade. Dia 25/11 às 17h. 14 anos. Grátis. 180 minutos.

 

BRASILIDADES IYÁLODÉS - MÚSICA

As IYÁLÓDES representam uma confraria de mulheres negras que produzem, cantam, dançam, recitam e reverenciam outras mulheres negras; transformando o palco em um lugar de canto, expressões e de reflexão. Carregando o canto-manifesto protagonizado pela fala feminina, o espetáculo não fala da cor da voz, mas da cor do corpo que abriga a voz. Traz a música para um discurso de poder, para além da função de entreter, munida de significados, permitindo perpassar e imortalizar a mulher negra na música brasileira. A trajetória musical das mulheres negras é extensa e densa. Elas desejam levar ao palco a proclamação da brasilidade através das músicas de compositoras negras que fizeram sucesso em outras vozes, músicas que fizeram sucesso nas vozes de intérpretes negras e músicas que enaltecem a mulher negra. Contextualizam, cantam e compartilham um repertório baseado em quatro pilares com denominadores comuns, o empoderamento e o protagonismo da mulher negra. Cantam o lado B-side e o A-side reverenciando e revisitando desde Maria D’Apparecida a Dona Odete, Liniker a Maria Bethânia, Mart’nália a Iza, Karla da Silva a Ivone Lara e Elza Soares. Ecoam a multiplicidade dos diferentes Brasis em religiosidade, vivências e experiências. São músicas que cumprem e assumem o papel de griot, são contadoras de histórias que dialogam não apenas com suas autoras/compositoras, mas com um público que está recebendo a mensagem e que têm o poder de decodificá-las, interpretá-las ou não.

Serviço:

|Centro de Culturas Negras. Dia: 11/11 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Baile Black com Nando Sagatiba e Discotecagem DJ DIEGO SAMBLACK90 - Música / Dança

Em comemoração ao mês da consciência Negra. O Centro de Culturas Negras, irá realizar um mega show. Para abrir o Show, teremos  o Baile Black com Nando Sagatiba e discotecagem do DJ Diego SAMBLACK90. Trazendo em sua discotecagem a  música preta.

O Baile Black é um baile comemorativo que traz a vivência do Samba Rock e Black Music de SP , com objetivo real de aproximar os munícipes do Centro de Culturas Negras à um momento de lazer e inserção na cultura do samba rock, uma dança oriunda das periferias de São Paulo que traz em suas origens diversas vertentes da cultura Afro como Samba, R&B, Charme, Flash Black, Rap entre outros.

Serviço:

|Centro de Culturas Negras. Dia: 18/11 às 18h. Grátis. 

 

BAILE DO SIMONAL E SANDRA SÁ - Música

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o CCN realiza um mega show do O Baile do Simonal, produzido por Max de Castro e Wilson Simoninha, ambos filhos de Wilson Simonal. Com repertório principalmente composto por sucessos gravados pelo cantor nos anos 60 e começo dos 70, inclui hits que transcendem época como: "Mustang Cor de Sangue", "Terezinha", "Na Galha do Cajueiro", "Sá Marina", "País Tropical", "Nem Vem Que Não Tem", "Tributo a Martin Luther King", "Meu Limão, Meu Limoeiro" e muitos outros. Para o CCN, Simoninha traz como convidada a rainha do Soul brasileiro, Sandra de Sá. Cantora brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 27 de agosto de 1955 e conhecida por músicas como "Joga Fora". Antes da fama, a artista chegou a cursar a faculdade Psicologia. Atingiu o sucesso em 1978 quando sua música "Morenando" foi gravada por Leci Brandão. Na década de 1980 gravou o primeiro disco, "Demônio Colorido", e viu a canção de mesmo nome ser finalista do "Festival MPB". É detentora de diversos prêmios de melhor cantora e melhor música/disco, considerada expoente em diversos gêneros musicais, com enfoque para a música popular brasileira e black music mundial.

Serviço:

|Centro de Culturas Negras. Dia: 18/11 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos. 

 

ENCONTRO DE BAMBAS- COMUNIDADE DO SAMBA - Convida BATUCADA BREJA NO BLOCO - Música

Promover a integração dos moradores com os equipamentos públicos, evidenciar as obras de compositores sambistas através de vozes de sambistas convidados, trazendo notoriedade que o samba tem através de uma grande roda e contação de algumas passagens da história do samba através de um rico repertório, contando com obras da comunidade do samba para participação em torno do CCN .

Serviço:

|Centro de Culturas Negras. Dia: 25/11 às 16h e 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Vozes Negras na Periferia - Exposição

O projeto "Vozes Negras na Periferia" é uma exposição artística que busca dar destaque à rica cultura e história das comunidades periféricas, por meio de telas pintadas com óleo, aquarela e acrílica pelo talentoso artista Hiago Bezerra. A mostra pretende contar histórias, representar experiências e celebrar a diversidade e a resiliência da cultura negra, trazendo à tona narrativas inspiradoras e importantes para o entendimento e a valorização dessas comunidades.

Serviço:

|Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Dia: 01/11 a 30/11 às 09h. Livre. Grátis. Local: Sala de Exposição.

 

Baile de Quebrada - Música

O famoso Baile de Quebrada é um evento cultural das massas que tem como particularidade alguns elementos específicos, como as batidas tocadas em alto som, do grave envolvente, e do seu público de maioria periférica. O projeto traz consigo o estilo mais chave de São Paulo, característico de todo moleque, e mina de quebrada que evidencia a realidade da periferia em seu estilo de vida. O projeto conta com artistas locais, MCS, DJs e dançarinas que promovem um pouco da cultura raiz do funk, com beats e rimas, e uma proposta de programação segura e gratuita para quem curte.

Serviço:

|Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Dia: 10/11 às 19h. 16 anos. Grátis. 180 minutos. Local: Teatro.

 

Baile Black - Música

O Baile Black é voltado para o enriquecimento cultural e entretenimento da população da Cidade Tiradentes, que terão a oportunidade de prestigiar um momento de descontração com música, batalha de dança, intervenções artísticas, como: apresentações, grafite, pintura em tela e muito Groove, além do nosso set de DJ' s que nunca nos decepcionam! Propomos a valorização da cultura HIP-HOP, do Black Music, e o melhor, de propor gratuitamente um evento temático, com uma programação preparada para o palco do CFCCT, sempre de acordo com suas particularidades! Serão todos bem vindos a esta celebração em comemoração a cultura preta e periférica da Cidade Tiradentes!

Serviço:

|Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Dia: 17/11 às 19h. 16 anos. Grátis. 180 minutos. Local: Teatro.

 

Batalha Grajaú Rap City - Música

A Batalha Grajaú Rap City se tornou uma das maiores batalhas de mc’s do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional e novos talentos da cena.

Serviço:

|Centro Cultural Grajaú. Dia: 09/11 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos. Local: Calçadão Cultural Grajaú.

Ficha técnica:

Bruno Avolio Turuzawa ( DJ / Produtor )

Rafael Avolio Turuzawa ( MC )

Gabriel Faria Muniz ( MC )

Leomar Leite dos Santos (MC )

David Sacramento do Prado ( MC )

Gabriel Leopoldino Souza Santos ( DJ )

 

Multipolar - Intérprete: Denises (Mês da Consciência Negra) - Música

Denise Alves se reinventa como Denises e após lançar seu 1º EP, o Multipolar que mistura o R&B, Hip Hop, House e outros gêneros pretos, nasce o Show Multipolar que reúne músicas clássicas e músicas inéditas da sua trajetória. Esse é um show visceral que traz as relações afetivas como fio condutor, mas perpassa por toda a complexidade que é ser uma mulher preta, gorda e periférica.

Serviço:

|Centro Cultural Grajaú. Dia: 11/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Local: Teatro.

 

Black Pantera - Mês da Consciência Negra no CCJ - Música

Show da banda Black Pantera com músicas consagradas da banda de hardcore.

Serviço:

|Centro Cultural da Juventude. Dia: 04/11 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

 

MÚSICA ELETRÔNICA NEGRA - AFROGROOVE COM OS DJs CRITYKAL DUB, JUBAS E LEVEL - Música

Evento na Arena CCJ dedicado aos gêneros jungle e o drum’n bass, nascidos na virada do século. Com Djs convidados a serem confirmados.

Serviço:

|Centro Cultural da Juventude. Dia: 11/11 às 16h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

MÚSICA ELETRÔNICA NEGRA - AFROGROOVE COM A BANDA “AVONTZ” - Música

A banda paulistana Avontz traz para o CCJ Independente seu show que mescla os diversos estilos que culminaram no estilo afrogroove, mistura de rock com samba, hip hop com maracatu, reggae com funk, ritmos regionais com ritmos dançantes: esse é o Baile Avontz.

Serviço:

|Centro Cultural da Juventude. Dia: 11/11 às 17h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

MÚSICA ELETRÓNICA NEGRA - DJ/VJ MOLE - Música

O dj/vj Mole se apresenta no CCJ com música eletrônica negra.

Serviço:

|Centro Cultural da Juventude. Dia: 11/11 às 18h. 12 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Rota do Riso: Jhordan Matheus - Teatro

Comediante soteropolitano é destaque no stand up nacional e está excursionando pelo país em seu primeiro show solo, Batenu Tenu, já tendo passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Goiânia, Brasília, Recife, João Pessoa, Salvador...Hoje já pode dizer que vive de stand up comedy. O sonho se transformou em realidade e o humorista de Salvador - Bahia está sendo aplaudido nos maiores palcos do país. No show ele aborda as histórias da infância em Salvador, relacionamento familiar, dificuldades em fazer comédia, experiências sexuais, negritude e tudo de forma muito bem-humorada. A quebrada está entrando em todos os lugares.

Serviço:

|Centro Cultural da Juventude. Dia: 25/11 às 20h. Grátis. 90 minutos.

 

Dream Team do Gueto (Consciência Negra) - Hip Hop

Dream Team do Guetto se propõe como um evento multicultural de valorização das linguagens da cultura Hip Hop. Com DJ Elvis nas Pickpus, o evento é aberto à intervenções de outros DJs, MCs e cantores de rap, promovendo uma interação direta com o público. O espaço também fica aberto a intervenções de Breaking Dance e ações de grafite. O principal motivo desta interação multicultural é a conexão de diversos territórios artísticos, misturando os coletivos e fazedores de cultura da zona leste com convidados de outras regiões de São Paulo.

Serviço:

|Teatro Flávio Império. Dia: 18/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ficha técnica:

Elvis Leôncio - DJ

Danilo Máximo - Apresentador

Emerson Rodrigues - Grafiteiro

Davi Moreira - Grafiteiro

 

Afrotiziaco (Consciência Negra) - Hip Hop

Afrotiziaco  é um ar fresco musical em meio ao mar de arte que nasceu durante a pandemia, após Tiziu decidir que precisava de algo novo depois de três singles lançados. Assim que começam as produções junta-se ao time o produtor Júlio Lino e o músico Woopper Black. Entre músicas com vários anos de vida e outras que surgiram em estúdio iniciam a montagem do quebra-cabeça futurista, que desenvolve e desdobra entre a vontade de criar algo novo mas ligadas às raízes que o trouxe até aqui.

Serviço:

|Teatro Flávio Império. Dia: 24/11 às 20h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Equipe técnica:

Renan Augusto Silva de Sousa (vocalista)

Julio Cesar Paulino da Silva (Baixista)

Washington Ferreira de Sousa (baterista)

Thiago dos Anjos Silva (Guitarrista)

 

Otelo, o outro - Teatro Adulto

Inspirado em Otelo de Shakespeare, Otelo, o Outro submete o protagonista à “eletro-regressão”, tratamento em que descobre um “si mesmo” difuso, múltiplo, fragmentado e contraditório, quando não cínico, cruel e perverso.

Serviço:

|Teatro Cacilda Becker. Dia: 2/11 a 17/11 Qui e Sex às 21h (exceto 9/11). 16 anos. Grátis. 80 minutos.

Sessões extras 9/11, 10/11, 16/11 e 17/11 às 15h

Ficha Técnica:

Cia Kenan Bernardes

Direção: Erika Moura

Dramaturgia: Israel Neto, Joaci Pereira Furtado e Kenan Bernardes

 

Kuami: Caminhos para a Identidade - Teatro infantil 

Em uma jornada musical, o elefante mirim africano Kuami de Lunda conhece uma nova amiga, Janaina dos Palmares, uma sereia do reino das águas. Juntos vão à procura da mãe de Kuami que foi sequestrada por traficantes de animais.

Serviço:

|Teatro Alfredo Mesquita. Dia: 11/11 a 26/11 Sáb e Dom às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ficha Técnica:

Núcleo Abre Caminhos

Direção: Martinha Soares

Adaptação do texto: Daniel Veiga

Texto original: Cidinha da Silva