Biblioteca Mário de Andrade recebe Douglas Germano, compositor gravado por Elza Soares e Fundo de Quintal

Bate-papo acontece nesta quarta-feira, dia 8

Nesta quarta-feira (8), às 19h, a Biblioteca Mário de Andrade recebe Douglas Germano para um evento gratuito em que o compositor, cantor e instrumentista comenta as composições de Escumalha (2019), num bate-papo com a jornalista e locutora de rádio Fabiana Ferraz.

Neste álbum, tido como um dos mais importantes de sua carreira, Germano canta a realidade dos que vivem na periferia das cidades, empunhando mais uma vez o violão vigoroso, marcante em toda sua obra.

O álbum apresenta canções feitas com Kiko Dinucci e João Poleto, seus colaboradores de longa data, além da parceria inaugural com Aldir Blanc (1946-2020), responsável pela letra de "Valhacouto".

Nas palavras do crítico Mauro Ferreira, um dos muitos que elogiaram Escumalha, a obra "afronta o discurso oficial de um Brasil justo para expor as vísceras de país corroído pelas mazelas".

Cantado por artistas como Arlindo Cruz e Fabiana Cozza, Germano é autor da canção histórica “Maria da Vila Matilde”, gravada por Elza Soares (1930-2022) em 2015 e vencedora do “Prêmio Multishow” na categoria “Melhor Música do Ano”.

Além do álbum discutido no bate-papo, o artista tem outros três discos solo: Orí (2011), Golpe de Vista (2016) e Partido Alto (2021), gravado em parceria com o grupo Batuqueiros e Sua Gente.

O bate-papo com Douglas Germano integra o ciclo “Sons e Letras”, iniciado em 2023, em que a Biblioteca convida grandes compositores da atualidade para dividirem seus processos de criação com o público. Já passaram pelo programa nomes como Rashid, Rico Dalasam, Tulipa Ruiz e Lulina.

SERVIÇO

Sons e letras - As histórias por trás de das composições de “Escumalha” (2019), com Douglas Germano
mediação de Fabiana Ferraz
Gratuito
8 de novembro, quarta-feira, 19h
Senhas na recepção com uma hora de antecedência