Programas de formação PIÁ e Vocacional abrem inscrições para o público

Crianças de 5 a 14 anos podem participar do PIÁ e jovens e adultos a partir de 14 anos para o Vocacional; a atuação dos programas tem início em maio e vai até novembro

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), informa que estão abertas as inscrições para o público interessado nos programas de formação Vocacional e Programa de Iniciação Artística (PIÁ). Com duração de maio a novembro, os programas buscam democratizar o acesso à formação artística e cultural na cidade, de maneira descentralizada, por meio de ações e encontros propostos por seus artistas-educadores. As inscrições estão abertas até esgotarem as vagas - são, em média, 30 vagas por espaço ou, no caso do Vocacional, 30 vagas por linguagem em cada espaço.

O PIÁ é voltado para crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos. Inspirado na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística), relaciona processos arti?sticos e cultura da infa?ncia, por meio da convive?ncia entre artistas-educadores, fami?lias, crianc?as e adolescentes. Em 2021, o programa atende o total de 68 espaços (16 bibliotecas, 15 casas de cultura, 6 centros culturais, 29 CEUs e 2 teatros), contratando um total de 153 artistas.

Completando 20 anos em 2021, o Vocacional é voltado para jovens e adultos, a partir de 14 anos, e promove a iniciação e o aprimoramento artístico em diversas linguagens. Em 2021, o projeto atende o total de 106 espaços (17 bibliotecas, 19 casas de cultura, 11 Centros Culturais, 46 CEUs, 6 teatros e 7 espaços parceiros), contratando 124 artistas.

Nos dois programas foram realizadas ações afirmativas nos editais de credenciamento: a SMC contratou uma maioria de artistas autodeclarados pretos, pardos e indígenas - 69% no caso do PIÁ e 61% no Vocacional - além de mais artistas trans, travestis e pessoas com deficiência, reforçando, assim, o compromisso da Prefeitura com a diversidade e a representatividade em seus programas e ações.

Vocacional
Para jovens e adultos a partir de 14 anos
Artes Visuais, Dança, Literatura, Música e Teatro
De maio a novembro
Inscrições abertas clicando aqui (até esgotarem as vagas - até 30 por linguagem em cada espaço)

PIÁ
Para crianças de 5 a 14 anos
De maio a novembro
Inscrições abertas clicando aqui (até esgotarem as vagas - até 30 por espaço separadas nas faixas etárias)